WARR (Windows Apache Ruby Rails) ? Tutorial de instalação

WARR (Windows Apache Ruby Rails) ? Tutorial de instalação

WARR (Windows Apache Ruby Rails) – Tutorial de instalação

Configurar o Ruby no Windows é bastante simples, porém adicionar Rails e fazer com que tudo funcione sob o Apache 2.x não é tão fácil, ou pelo menos não encontramos tão facilmente, documentação que descreva o processo como um todo. Este post tem a finalidade de descrever esse processo, passo a passo.

Requisitos Windows XP SP2: este tutorial foi feito utilizando um XP SP2 previamente instalado. Provavelmente funcionará sem problemas em outras versões de Windows.

Apache Webserver 2.x: neste tutorial foi utilizada a versão “Win32 Binary without crypto (no mod_ssl) (MSI Installer)” que pode ser obtida no endereço:http://ftp.unicamp.br/pub/apache/httpd/binaries/win32/apache_2.2.1-win32-x86- no_ssl.msi

One-Click Ruby Installer: neste tutorial foi utilizada a versão “One-Click Ruby Installer 1.8.6-25″ que pode ser obtida no endereço:http://rubyforge.org/frs/download.php/18566/ruby186-25.exe

FastCGI: neste tutorial foi utilizada a versão “FastCGI 2.4.2″ que pode ser obtida no endereço: http://www.fastcgi.com/dist/mod_fastcgi-2.4.6-AP22.dll

Ruby for Apache: neste tutorial foi utilizada a versão “Ruby for Apache 1.3.1″ que pode ser obtida no endereço: http://rubyforge.org/frs/download.php/5256/RubyForApache-1.3.1.exe

Instalação do Apache Web Server 1.Execute o instalador do Apache Webserver, clicando sobre o arquivo “apache_2.2.1-win32-x86- no_ssl.msi” a partir do Windows Explorer. Clique então sobre o botão “Next”.

2.Selecione a opção “I accept the terms…” e clique sobre o botão “Next”.

3.Clique sobre o botão “Next”. 4.Informe os endereços solicitados e clique no botão “Next”.

5.Selecione a opção “Typical” e clique sobre o botão “Next”. 6.Clique sobre o botão “Change…” para alterar o caminho onde o servidor será instalado.

7.Informe o caminho desejado. Neste tutorial utilizamos o caminho “c:\apache”. Clique sobre o botão “Ok”.

8.Clique sobre o botão “Next”.

9.Clique sobre o botão “Install”. 10.Clique sobre o botão “Finish”.

1.Teste se o servidor foi instalado corretamente, digitando “http://localhost” no campo url do browser. Se tudo estiver ok, a tela apresentada será semelhante a tela abaixo:

Instalação do Ruby

1.Execute o instalador do Ruby, clicando sobre o arquivo “ruby186-25.exe” a partir do Windows Explorer. Clique então sobre o botão “Next”.

2.Clique sobre o botão “I Agree”. 3.Clique sobre o botão “Next”.

4.Informe o caminho desejado. Neste tutorial utilizamos o caminho “c:\ruby”. Clique sobre o botão “Next”.

5.Clique sobre o botão “Install”.

6.Clique sobre o botão “Next”. 7.Clique sobre o botão “Finish”.

Instalação do Rails

1.Os próximos passos serão executados em linha de comando do Windows, para isso clique no botão iniciar do Windows. Clique em “Executar” e na linha de comando digite “cmd” e pressione a tecla “Enter”.

2.Mude para o diretório “c:\ruby\bin” e digite o comando de atualização do gerenciador de pacotes do Ruby RubyGems: “gem update --system“. Essa operação leva alguns minutos e é necessário que você esteja conectado à internet.

3.Digite o comando de atualização e instalação do Rails: “gem install rails“. Essa operação leva alguns minutos e é necessário que você esteja conectado à internet. Se for solicitado sobre o que fazer em relação a dependências, pressione a tecla “Y” e em seguida a tecla “Enter”.

Instalação do RubyForApache

1.Renomeie o arquivo “mod_fastcgi-2.4.6-AP22.dll” para “mod_fastcgi.dll” e o copie para o diretório de módulos do Apache. Nesse tutorial o arquivo deve ser copiado para “c:\apache\modules”.

2.Renomeie o arquivo “c:\windows\system32\msvcp71.dll” para “c:\windows\system32\msvcp71.old”.

3.Execute o instalador do RubyForApache, clicando sobre o arquivo “RubyForApache-1.3.1.exe” a partir do Windows Explorer. Clique então sobre o botão “Next”.

4.Informe o diretório onde está instalado o Apache. Nesse tutorial o Apache está instalado no diretório “c:\apache”. Clique então sobre o botão “Next”.

5.Informe o diretório onde está instalado o Ruby. Nesse tutorial o Apache está instalado no diretório “c:\ruby”. Clique então sobre o botão “Next”.

6.Selecione apenas a opção “mod_fastcgi”. Clique então sobre o botão “Install”. 7.Clique sobre o botão “Close”.

Configuração do Apache 1.Edite o arquivo de configuração do Apache “c:\apache\conf\httpd.conf”. Faça as seguintes alterações:

•Retire o comentário da linha “LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so”

•Adicione a linha “LoadModule fastcgi_module modules/mod_fastcgi.dll” ao final da seção onde se encontram as demais linhas “LoadModule”

Crie uma aplicação de teste 1.Clique no botão iniciar do Windows. Clique em “Executar” e na linha de comando digite “cmd” e pressione a tecla “Enter”. Crie uma aplicação de teste no diretório de páginas do Apache, digitando o comando “rails c:\apache\htdocs\teste”

2.Crie ou edite o arquivo “c:\apache\htdocs\teste\public\.htaccess” com o seguinte conteúdo:

RewriteEngine On RewriteBase /teste RewriteRule $ index.html [QSA] RewriteRule ([.]+)$ $1.html [QSA] RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f RewriteRule (.*)$ dispatch.fcgi [QSA,L]

3.Edite o arquivo de configuração do Apache “c:\apache\conf\httpd.conf”. Ao final do arquivo acrescente as linhas de configuração da aplicação de teste:

Alias /teste “c:/apache/htdocs/teste/public” FastCgiServer c:/apache/htdocs/teste/public/dispatch.fcgi -idle-timeout 120 -initial-env

RAILS_ENV=production -processes 1

<Directory c:/apache/htdocs/teste/public>

Options ExecCGI FollowSymlinks AllowOverride All </Directory>

4.Reinicie o Apache. Teste a aplicação pelo browser, colocando no endereço da url “http://localhost/teste”. Deverá ser carregada página semelhante a seguinte:

Comentários