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ANÁLISE DE SWOT 2009

1-DEFINIÇÃO:

A Análise S.W.O.T. Ou também denominada análise F.O.F.A. (português) é uma ferramenta estrutural da administração usada na análise do ambiente interno, com a finalidade de formulação de estratégias. Nesta análise identificamos as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças internas para a mesma.

2-SURGIMENTO: SWOT é uma sigla do idioma inglês, e representa : Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Sua origem desse tipo de análise, não é bem explicada, mas, o que os estudiosos aceitam é que a análise SWOT foi fundamentada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.

3-APLICAÇÃO:

A aplicação se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

As forças e fraquezas são avaliadas pela observação da situação atual da organização, em geral avaliadas , a fatores internos.

As oportunidades e ameaças são previsões futurísticas e estão intimamente ligada a fatores externos.

O ambiente interno é um meio supervisionado e controlado pelos dirigentes da organização, pois essa supervisão e controle é o próprio resultado das estratégias de atuação empresarial Na análise os pontos fortes, são enfatizados ao máximo; e um ponto fraco,quando evidente, deverá os dirigentes da empresa proceder a objetivos estratégicos que irão reduzir ou minimizá-los.

4-ANÁLISE DE SWOT , o que observar para dar certo: 1.A análise SWOT deverá ver o hoje da empresa e previsões do amanhã. 2.A análise SWOT é específica. 3.A análise é focada as empresas que competem com a sua. 4.A análise de SWOT é curta e simples e subjetiva.

5-MATRIZ DE SWOT- FOFA:

6-FUNCIONALIDADE DE CADA PONTO:

1) Internos – situações em que a organização influencia forças – elementos da Organização que primam pela situação vantajosa. fraquezas – inconformidades, objetivos da empresa que podem ser melhorados. 2) Externos – situações que advém de fora da organização , e logo não podem influenciá-lo oportunidades – tudo o que podemos enfatizar para melhorar ainda mais. Ameaças – tudo que dificultarão a obtenção de lucratividade por parte da empresa.

7-SEGUNDO PORTER- MATRIZ DE SWOT-REPRESENTAÇÃO DAS CINCO FORÇAS

Modelo das 5 Forças de Porter 1.Determinantes da rivalidade das empresas na indústria 2. Poder negocial dos fornecedores 3.Poder negocial dos clientes 4. Ameaça de entrada de novos concorrente 5. Ameaça de produtos substitutos

1-Determinantes da rivalidade das empresas e indústrias (Crescimento da indústria) - Número de concorrentes;

- Custos fixos elevados;

- Reduzida diferenciação;

- Custos de mudança;

- Sobrecapacidade intermitente;

- Diversidade de concorrentes;

- Importância estratégica de negócio;

Ilustração 1: MATRIZ DE SWOT-PORTER 5 FORÇAS

- Barreiras à saída: Ativos específicos; Custos fixos de saída; Relações estratégicas; Barreiras emocionais; Restrições sociais/governamentais.

2-Poder Negocial dos fornecedores - Concentração de fornecedores;

- (Inexistência de) produtos substitutos;

- Diferenciação das entradas;

- Custos de mudança de fornecedores;

- Importância do volume do fornecedor;

- Custo em relação ao total comprado na indústria; - Riscos de integração a jusante

3-Poder Negocial dos clientes - Concentração;

- Volume das suas compras;

- Inexistência de diferenciação;

- Custo de mudança: Reduzidos (p/cliente); Elevados (p/ empresa). - Ameaça de integração a montante;

- Informações disponíveis (sobre preços, procura, etc); - Produtos substitutos.

4-Ameaças de novos concorrentes (Barreiras à entrada) - Economia de escala;

- Diferenciação do produto;

- Imagem de marca;

- Necessidades de fundos;

- Custos de mudanças;

- Acesso aos canais de distribuição;

- Know-how (patentes, …);

- Acesso favorável a matérias-primas;

- Curva da experiência;

- Política do governo;

- Retaliação esperada

5- Ameaça de produtos substitutos - Relação preço/rendimento (desempenho); - Custo de mudança;

- Propensão do comprador para aquisição de produtos substitutos.

8-COMO CONSTRUIR A ANÁLISE DE SWOT- Como fazer a análise SWOT

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