apostila sobre processamento de extrusoras basico

apostila sobre processamento de extrusoras basico

(Parte 1 de 2)

Extrusão – é um processo contínuo que consiste em transportar, fundir e forçar sob pressão o polímero no estado líquido (fundido) através de uma matriz para produzir uma seção ou perfil com forma e comprimento desejado

Constituição de uma extrusora: funil, cilindro (barril), rosca ou pistão e matriz .

Tipos de roscas: MODULARES

Aplicações:

• Produtos como barras, fitas, mangueiras, tubos, perfis, filmes, etc • Chapas e “parison” para outros processos de transformação

• Homogeneização de aditivos

• Obtenção de grânulos (virgens ou processados)

Vantagens:

Produção elevada e contínua Menor consumo de energia (por volume de material produzido)

Facilidade de manutenção e operação

É empregando o método de extrusão de um tubo de parede delgada, expandido na forma de uma bolha por jato de ar soprado e resfriado por outro jato de ar cuidadosamente controlado, posteriormente este “tubo” é achatado entre dois roletes de tração e bobinado.

Também é utilizado para a produção dos pellets (grãos) dos plásticos termoplásticos, e na reciclagem.

O processo de moldagem por extrusão também é aplicado para produção de “chapas” de maior espessura a serem utilizadas como produto ou como alimentação em novos processos como os de termoformagem/termomoldagem.

Neste caso o “bico”, matriz, da extrusora produz uma chapa mais grossa (tipo barra) que posteriormente ira sendo estirada através de cilindros laminadores até atingir a espessura final desejada.

EXTRUSÃO -Laminação EXTRUSÃO -Laminação

Injeção

Características do processo: •Taxas de produção elevadas;

•Produção de peças com precisão dimensional;

•Processo altamente suscetível a automação;

•As peças fabricadas requerem pouco ou nenhum acabamento;

•Podem ser produzidas peças com diferentes formas (complexas), tamanhos e cores; •Refugo mínimo: as perdas resultantes da partida da máquina, canais (galhos) e rejeitos podem ser reprocessados (termoplásticos);

Injeção aquecimento injeção resfriamento encosto do bico no molde Injeção

(rosca avança) recalque (compensa contração) dosagem (rosca gira e recua) início do resfriamento garganta solidificada desencosto do bico resfriamento abertura do molde extração do produto

Início do ciclo: fechamento do molde

Injeção Injeção

Rotomoldagem

Rotomoldagem (moldagem rotacional ou rotocasting) – é um processo que consiste em produzir peças ocas utilizando polímeros na forma de pó ou em suspensão (plastisol)pormeiode moldesque movimenta-seemdois eixosperpendiculares.

Aplicações: brinquedos, bolas, bombonas, tanques de grandes dimensões, de combustíveis, play-grounds, caiaques, caixas dágua, botes, containeres, paletes, manequins,etc.

Mostrar vídeo! Mostrar vídeo!

Vantagens do processo: - Moldagem de peças de grandes dimensões;

- Ausência de linhas de solda e junções;

- O produto final é essencialmente livre de tensões;

- Os moldes são relativamente de baixo custo;

-O material é consumido praticamente em todo processo;

Desvantagens: -Ciclos longos de processo;

-Materiais devem está na forma de pó (custo adicional para micronizar) ou líquidos; - Limites de geometrias;

- Controle de temperatura.

A moldagem por compressão é o mais antigo processo para moldagem em plástico. Pode ser usado para termoplásticos mas é muito usado para termofixos.

Consiste em depositar a matéria prima dosada (pó, grânulos) na parte inferior do molde aquecido (fêmea) e comprimir com a parte superior do molde ( macho). A temperatura provoca a plastificação/polimerização e escoamento do material que preencherá o molde. O molde é aberto e a peça liberada com auxilio de pinos ejetores.

macho fêmea

Termoformagem

Termoformagem – é um processo que consiste na deformação de chapas ou filmes poliméricos aquecidos, utilizando vácuo, pressão de ar ou forças mecânicas, contra as paredes de um molde para a produção de diversos produtos.

Aplicações (termoplásticos): descartáveis (copos, pratos, bandejas, embalagens de brinquedos), embalagens para doces, ovos, medicamentos, água, yogurtes, margarinas, revestimento interno de geladeiras e freezers, cadeiras, banheiras, peças de automóveis, cosméticos, etc..

Termoformagem

Chapa de polímero

Aquecimento da ChapaChapa colocada sobre o molde

Conformação da chapa por vácuo

Peça é cortada da chapa

Termoformagem – é um processo usado principalmente quando necessita-se de peças com grandes áreas de superfície e espessura; peças com paredes finas; e de pequenos lotes de produção.

Mostrar vídeo!

(Parte 1 de 2)

Comentários