(Parte 1 de 6)

1 Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária

1 APRESENTAÇÃO GRÁFICA 1.1 Configurando as Margens

Ir ao menu Arquivo, escolher a opção configurar página e preencher os campos referentes às margens:

Superior - 3,0cm Inferior - 2,0cm Esquerda - 3,0cm Direita - 2,0cm

1.1 Espacejamentos entre Linhas

No menu Formatar, escolher aopçãoparágrafo,emseguidaespacejamento entrelinhasconfigurar para 1,5 para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referencias, legendas das ilustrações e das tabelas, fichas catalográficas, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração, que devem ser digitados em espaço simples. (ABNT, 2005).

1.2 Escrita

barras ou outros sinaisUtilizar margem justificada para o corpo do trabalho e

Editar o original utilizando somente o anverso da folha, evitando separações silábicas com alinhamento esquerdo para as referências. Escolher um tipo de letra legível (Arial, Times New Roman etc...) tamanho 12.

Papel no formato A4 [21x29, 7]

1.3 Numeração das Páginas

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da página, a 2cm da borda superior da folha (ABNT, 2005).

1.4 Indicação de Seção

O título deve ser precedido peloindicativonumérico,alinhadoà esquerda, separadopor um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem iniciar em folha distinta na parte superior da folha, separados do texto que os sucede por dois espaços 1,5 entrelinhas. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e sucede por dois espaços de 1,5.

2 Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária

2 REFERÊNCIAS

“Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de umdocumento, que permite sua identificação individual.” (ABNT, 2002a).

2.1 Localização das Referências

As referências podem estar localizadas emnota de rodapé, emlista de referências no final do texto ou de capítulo e antecedendo resumos, resenhas e recensões. As referências são alinhadas somente à margem esquerda, possibilitando a identificação de cada documento.

2.2 Elementos da Referência a) Autor pessoal

Inicia-se a referência pelo Sobrenome do autor em maiúsculo, seguido pelo nome. Emprega-se vírgula entre sobrenome e nome.

Ex.: GARCIA, J.

Quando a obra possuir atétrês(3)autores,indicam-setodos,na mesma ordememque aparecem na obra, emprega-se ( ; ) entre os autores.

Ex: GARCIA, Juarez; SILVA, Jorge; SOUZA, Standilau. GARCIA, J.; SILVA, J.; SOUZA, S.

Quando a obra possuir maisdetrês(3)autores,menciona-se o primeiro, seguidoda expressão et al.

Ex.: GARCIA, J. et al.

Obras com organizador, coordenador etc(Org., Coord., Ed., Comp.) b)

Quando houver indicaçãoderesponsabilidadeporumacoletânea de vários autores,a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, (seguida da abreviatura entre parênteses).

Ex.: GARCIA, J. (Org.).

c) Sobrenomes acompanhados de palavras que indicam parentesco

Ex: BRITO FILHO, Dilermando. AMATO NETO, Vicente.

3 Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária d) Entidades coletivas

• Órgãos de Administração governamental. (Ministério, Secretarias e outros). Deve-se indicar a entrada pelo nome geográfico (País, Estado ou Município).

Ex.: BRASIL. Ministério da Saúde.

PARANÁ. Secretaria da Educação. LONDRINA. Prefeitura Municipal.

• Entidades independentes, empresas, universidades etc...

Ex.: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. CACIQUE CAFÉ SOLÚVEL. IBGE.

e) Publicações anônimas ou não assinadas Entrar diretamente pelo título, sendo a primeira palavra impressa em maiúsculo.

Ex.: A VIDA como ela é.

f) Título

O título deve ser reproduzidotalcomoaparecenaobra,devendo ser destacadodos demais elementos da referência (negrito, itálico ou sublinhado).

- Subtítulo

Indica-se o subtítulo após o título, precedido por dois pontos (:). O subtítulo não deve ser destacado.

Ex.: Sistema de retroação e controle: aplicações para engenharia, física e biologia.

g) Edição

É indicada a partir da segunda edição, deve ser transcrita utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais, na língua do documento. Ex: 2. ed. 5th ed.

h) Local

O local deve figurar na referência tal como aparece na publicação. Quando houver mais de um local, indica-se o que estiver em destaque ou aparecer em primeiro lugar. Quando não for mencionado, utilizar-se a expressão [S.l.].

4 Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária i) Editora

palavras, Editora, Ltda, Cia, etc

Deve ser citada tal como aparece na obra. Quando possuir mais de uma editora, indica-se a que aparecer em destaque ou a que estiver em primeiro lugar. Suprimir as Se a Editora não estiver indicada na obra, utilizar a expressão [s.n.].

j) Data

Quando houver dúvidas quanto à data [2000?] Data provável.

(Parte 1 de 6)

Comentários