(Parte 4 de 6)

Citações com três autores

• Dentro do parêntese, separar por ponto e vírgula. Ex: (RUSSO; FELIX; SOUZA, 2000, p.2).

• Incluídos na sentença, utilizar virgula para os dois primeiros autores e (e) para separar o segundo do terceiro. Ex: Russo, Felix e Souza (2000, p.2).

Citações com mais de três autores

Indicar o primeiro autor seguido da expressão et al. Ex: (SILVA et al., 2003) Silva et al. (2003)

Para citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, utilizar o acréscimo de letras minúsculas, ordenados alfabeticamente após a data e sem espacejamento. Ex: (SILVA, 1999a,1999b).

As citações indiretas de diversos documentos de um mesmo autor, publicados emanos diferentes, separar as datas por vírgula. Ex: (ANDRADE, 1999, 2000, 2002).

Para citações indiretas de vários documentos de diversos autores, mencionados simultaneamente, devem figurar em ordem alfabética, separados por ponto-e-vírgula. Ex: (ANDRADE, 1998; BACARAT, 2000).

Para citações de obras que possuem mais de um volume (RODRIGUES, 2000, v.2, p.56).

Para citações de obras sem indicação de autoria ou responsabilidade: deve-se mencionar a primeira palavra do título seguida de reticências e da data de publicação Ex: (INTERFERÊNCIA..., 2000, p.20).

1 Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária

Citação de citação (apud)

Quando se transcreve palavras textuais ou conceitos de umautor, dito por um segundo autor, utiliza-se a expressão apud (citado por).

Ex: Segundo Neuman (apud HELLER, 1999, p. 127) “a dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.”

Ou

De acordo com Neuman “a dominação não tempoder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.” (apud HELLER, 1999, p.127).

Ou

“A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.” (NEUMAN apud HELLER, 1999, p.127).

3.2 Sistema Numérico

Se for adotado o sistema numérico,ascitaçõesdosdocumentos devem ter numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do texto, do capítulo ou parte, na mesma ordem em que aparece no texto. Não se inicia nova numeração a cada página. São impressas ao pé das páginas, separadas do texto normal por uma barra horizontal. Sua numeração pode ser entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha em expoente, após a pontuação que fecha a citação.

Ex: “Pouco por força podemos, isso que é, por saber veio, todo o mal.” 15 “Pouco por força podemos, isso que é, por saber veio, todo o mal.” (15)

Na primeira citação de uma obra, a referência deve aparecer completa em nota de rodapé.

As citações seguintes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as expressões latinas.

Utilizadas apenas em notas de rodapé apud - citado por ibidem (ibid.)- na mesma obra idem (id.) - mesmo autor op cit. - obra citada sic - assim

• As notas devem estar localizadas na página emque aparecem as chamadas numéricas, evitando continuar na(s) página(s) seguinte(s).

12 Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária

Ex: (Notas bibliográficas)

1 FUTUYMA, Douglas J. Biologia evolutiva. 2.ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-RT, 2002. p.14.

Ibidem, p.16. RAMALHO, Magno Antonio Patto. Genética na agorpecuária. 3.ed. Lavras: UFLA, 2004. p.38. FUTUYMA, op. cit., p.28. Ibidem RAMALHO, op. cit., p.32.

3.3 Supressões, Interpolações comentários, ênfase ou destaques. Devem ser indicadas como segue:

a) b)

Supressões devem ser indicadas por : [...] Interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) Ênfase ou destaques: grifoou negrito ou itálico

Ex:

No caso do contrato administrativo, no entanto, a cláusula exorbitante adquire validade, vez que proveniente de lei e de princípios reguladores da atividade administrativa. A explicação é simples - tais cláusulas visam o estabelecimento de prerrogativas em favor de uma das partes para o perfeito atendimento do interesse público.

umavantagem ou uma restrição à
Administração ou ao contratado [...]A

[...] as cláusulas exorbitantes são as que excedem o direito comum para consignar cláusula exorbitante não seria lícita num contrato privado, porque desigualaria as partes na execução do avençado [...]. (MEIRELLES, 1997, p.197, grifo nosso)

3.4 Para informações Verbais, Textos Traduzidos pelo Autor, Trabalhos em Fase de Elaboração

a) Para informações verbais obtidas em(palestras, debates, comunicações etc),

indicar entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando os dados disponíveis em nota de rodapé. Para citações com textos traduzidos pelo autor, deve-se incluir após a chamada da citação, a expressão tradução nossa , entre parênteses. Citação de trabalhos em fase de elaboração, indicar entre parênteses a expressão em fase de elaboração, indicando os dados disponíveis em nota de rodapé.

b) c)

13 Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária

4 GRÁFICOS, TABELAS E FIGURAS

As Ilustrações qualquer que seja seu tipo (desenho, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, plantas, quadros entre outros), a indicação deve ser feita na parte inferior, precedida de sua designação, seguida do número de ordem em algarismo arábico e do título e/ou legenda explicativa. Para as tabelas, o título deve figurar na parte superior da mesma.

Ex: Tabela 1 - Área e produção de maçã no Brasil em2004.

58.205 533.140 41.297 1.875 686

Produção (t)

Santa Catarina Rio Grande do Sul Paraná São Paulo

Unidade da Federação

Minas Gerais Total

17.644 13.447 1.694 150 58

Área (há)

Fonte: IBGE (2006, p.58) Ex:

(Parte 4 de 6)

Comentários