Apostia de-fisica-ensino-medio-total-varios-autores-apoio-Usp

Apostia de-fisica-ensino-medio-total-varios-autores-apoio-Usp

(Parte 14 de 14)

1.A posiçªoposiçªoposiçªoposiçªoposiçªo varia em funçªoem funçªoem funçªoem funçªoem funçªo do tempo, do tempo, do tempo, do tempo, do tempo, mantendo uma razªo constanterazªo constanterazªo constanterazªo constanterazªo constante; por isso o movimento Ø chamado de uniforme uniforme uniforme uniforme uniforme ou seja, sua velocidade Ø constan- constan- constan- constan- constantetetetete e o grÆfico que representa a posiçªo em funçªo do tempo Ø uma retaretaretaretareta.

2.Existe uma grandezagrandezagrandezagrandezagrandeza: a velocidadevelocidadevelocidadevelocidadevelocidade que relaciona a variaçªo da posiçªo com o tempo

variaçªo da posiçªo em um intervalo de tempo

intervalo de tempo = xf - xi tf - ti

= D x

D t

FUNÇÃO HORÁRIA DAFORMA MATEMÁTICAPODEM-SE PREVER

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) 1.No MRUV, variamvariamvariamvariamvariam a posiçªo e a velocidade.

2.2.2.2.2.A velocidadevelocidadevelocidadevelocidadevelocidade varia sempre na mesma razªona mesma razªona mesma razªona mesma razªona mesma razªo; por isso o movimento Ø chamado de uniformemente variadouniformemente variadouniformemente variadouniformemente variadouniformemente variado e o grÆfico que representa a velocidade em funçªo do tempo, Ø uma retaretaretaretareta.

3.3.3.3.3.Existe uma grandeza: a aceleraçªo aceleraçªo aceleraçªo aceleraçªo aceleraçªo, que relaciona a variaçªo da velocidade com o tempo.

variaçªo da velocidade em um intervalo de tempo

4.A grandeza aceleraçªoaceleraçªoaceleraçªoaceleraçªoaceleraçªo se define matematicamente como: a = intervalo de tempo = vf - vi tf - ti

= D v

D t

5.5.5.5.5.No MRUV, a aceleraçªo nªo varia, ela Ø constanteconstanteconstanteconstanteconstante.

POSIÇÃOx = x0 + v0t + 1

at2Posições

2 VELOCIDADEv = v0 + at Velocidades

AULAPodemos representar o conjunto de informaçıes sobre os movimentos, usando tabelastabelastabelastabelastabelas, grÆficos grÆficos grÆficos grÆficos grÆficos e funçıes funçıes funçıes funçıes funçıes como formas equivalentes de representar um mesmo conjunto de dados. Por exemplo, no MRU:

Passo-a-passo

Usando a tabela acima, obtenha a funçªo horÆria da posiçªo.

É possível verificar que, em cada intervalo de tempo, a distância x aumenta sempre com o mesmo valor, ou seja:

x2 - x1 = x3 - x2 = x4 - x3 == 4 m

ou seja, a velocidade Ø constante:

== 4 m/s = constante

essa Ø a característica do Movimento Retilíneo Uniforme. Sua funçªo horÆria Ø:

x = x0 + vt x = 20 + 4t

Onde x0 Ø a posiçªo no instante t=0! Com essa equaçªo vocŒ pode construir novamente a tabela e fazer o grÆfico x X t.

t (s) x (m)

Tabelax = x0 + vtx = 20 + 4t
x = x0 + vt

3 Gráfico

Figura 6. Formas equivalentes de se representar um MRU.

Exercício 1.Exercício 1.Exercício 1.Exercício 1.Exercício 1.

Na construçªo de um edifício, Nestor estÆ levantando uma parede de tijolos no primeiro andar. NØlson, que estÆ no tØrreo, joga os tijolos um a um para Nestor. Quanto tempo demora para que um tijolo jogado por NØlson chegue às mªos de Nestor com velocidade zero? Considere que NØlson lança cada tijolo com uma velocidade inicial de aproximadamente 7,75 m/s e que cada andar tem aproximadamente 3 metros.

Exercício Exercício Exercício Exercício Exercício 2.2.2.2.2.

Silvio, um menino levado que mora no 100” andar de um edificio, faz uma brincadeira de mau-gosto. Ele deixa cair um ovo pela janela tentando atingir uma pessoa na calçada. Qual serÆ a velocidade com que o ovo chega ao solo? (Tal como no exercício, anterior considere que cada andar tem aproximadamente 3 metros de altura.)

Exercício Exercício Exercício Exercício Exercício 3.3.3.3.3.

Um homem joga cara ou coroa com uma moeda, atirando-a para cima com uma velocidade aproximada de 10 m/s. A que altura ela chega e quanto tempo demora pra voltar à sua mªo?

Exercício Exercício Exercício Exercício Exercício 4.4.4.4.4.

Sílvio, um criador de frangos, leu vÆrios livros sobre a queda dos corpos perto da superfície da Terra. Mas nªo ficou muito satisfeito e resolveu verificar se as afirmaçıes dos livros eram verdadeiras. Foi atØ o galinheiro, pegou uma galinha e um ovo, subiu atØ o telhado de sua casa e soltou o ovo e a galinha. Quem cairÆ primeiro, o ovo ou a galinha?

(Parte 14 de 14)

Comentários