Apostila de química 3 - ceesvo - eja - 3

Apostila de química 3 - ceesvo - eja - 3

(Parte 3 de 9)

• Politereftalano de etileno – plástico usado para fabricação de garrafas plásticas.

Você já deve ter notado que as garrafas de refrigerante de 2 litros são chamadas de garrafa PET 2 litros. Estas garrafas receberam este nome porque a sigla de politereftalano de etileno é justamente PET;

• Poliuretano – usado na confecção de bolas esportivas, como as bolas de futebol;

• Poliacrilamida – tecido sintético mais conhecido como nylon, é usado na confecção de roupas, linhas de pesca, pára-quedas, etc.;

• Policarbonato – usado na fabricação de CDs.

Os polímeros são moléculas gigantes formadas pela combinação de milhares de moléculas menores de substâncias orgânicas.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO

Os polímeros competem como substitutos do aço, do ferro, da madeira, da borracha e do couro. Recentemente, os polímeros começaram a ser usados até como substitutos da pele.

Além dos polímeros, temos ainda o desenvolvimento dos carburetos metálicos, materiais à base de fibras de carbono, muito resistentes e que estão substituindo muitas peças nos automóveis. São também usados para fabricar varas de pescar, etc.

4 - A Química Orgânica e os combustíveis

Os principais combustíveis conhecidos são substâncias químicas orgânicas. Entre estes combustíveis destacamos os derivados do petróleo, que é uma mistura de substâncias orgânicas, que podem ser separadas e usadas para diferentes finalidades. Veja algumas destas substâncias e onde são usadas:

· Gás natural / gás metano (CH4) – é utilizado como combustível de automóveis e também como gás encanado;

• Gás liquefeito de petróleo (GLP) – é o gás usado como gás de cozinha (butano);

• Gasolina – é usada como combustível dos automóveis;

• Óleo diesel – usado como combustível dos caminhões, ônibus e caldeiras.

Temos também o carvão mineral ou hulha, outra mistura de substâncias orgânicas, que é usado como combustível principalmente nos fornos das siderúrgicas.

No Brasil, o álcool, que também é uma substância orgânica, é utilizado como substituto da gasolina. Suas principais vantagens são: o baixo nível de poluição produzida e sua fonte renovável, que é a cana-de-açúcar.

O acetileno é usado em soldas na siderurgia (fabricação do ferro e do aço) e na mecânica. A Química Orgânica pesquisa ainda novos combustíveis, que sejam mais econômicos e menos poluentes.

Plástico biodegradável é quebrado por bactéria

Por que o plástico demora tanto tempo para desaparecer na natureza? Como é feito o plástico biodegradável? Os plásticos são polímeros, material feito a partir da união de pequenas moléculas que formam uma grande. Cada molécula de plástico tem centenas de milhares de átomos,

Leitura Complementar

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO principalmente carbono e hidrogênio, formando o polietileno.

Pode ainda haver átomos de oxigênio, no caso do poliéster, de nitrogênio no nylon e de flúor no teflon. A molécula resultante dessa mistura é muito estável, ou seja, é difícil de ser destruída. Quando o material é jogado fora, resiste muito tempo às intempéries e não se decompõe (não é destruído pelas bactérias), formando acúmulos indesejáveis. Uma das principais formas de fazer plástico biodegradável, aquele que pode ser transformado em moléculas pequenas e destruído pela ação de bactéria, é inserir grãos de amido no material. “O amido é um polímero de origem vegetal, resultado da união de moléculas de açúcar. Ele é obtido a partir do milho, mandioca, batata e cereais”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.

Quando o plástico misturado com amido é abandonado, sofre um processo de decomposição natural porque as bactérias transformam o amido em moléculas menores, desmanchando todo o conjunto. Além disso, se o plástico for colocado no solo, os grãos de amido absorvem água e se expandem, quebrando o polímero em pequenos fragmentos que podem ser facilmente digeridos pelas bactérias.

Revista Superinteressante, ano 8, nº. 12, p.17.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO

Capítulo 3 Química Orgânica: Polímeros (Plásticos).

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO

1 - Introdução

Puxa, só faltava essa! Furar o pneu do ônibus justamente hoje que vai passar aquele filme na TV... Tudo bem, sua casa não fica longe e você esta calçando aquele tênis velho e confortável. É hora de caminhar.

Enquanto isso sua mãe prepara o jantarEla abre a geladeira, pega o queijo, retira-o

Você pressiona o interruptor da campainha, sua mãe abre a porta. Você senta no sofá de couro sintético e aperta o botão que liga a TV. Ufa! Você chegou a tempo. da embalagem e o utiliza no preparo de uma omelete na frigideira de teflon...

Todas as palavras destacadas no texto acima indicam objetos de seu cotidiano que geralmente são feitos de plásticos.

Estamos cercados pelo plástico. Mas isso é bom? Ultimamente o plástico vem substituindo materiais feitos de certos metais, vidro, lata e madeira. Por quê? Você está cercado pelos plásticos e nem o conhece bem. Vamos mudar isso agora?

Texto tirado do Projeto Escola e Cidadania.

2 - Polímeros (Plástico)

Plástico você sabe o que é? Vamos agora conhecer com mais detalhes sobre essa “matéria” chamada plástico.

Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros. Estes podem

Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros.

Cadeia polimérica Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO ser tanto naturais quanto sintéticos.

Os naturais, tais como algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex, entre outros, são comuns em plantas e animais. O sintéticos, tais como os plásticos, são obtidos pelo homem através de reações químicas.

O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico.

Você se deparou com algumas palavras diferentes como por exemplo polímeros, monômeros e outras, vamos definí-las:

· Polímero

• Monômeros • Polimerização

O termo polímero origina-se de poli que quer dizer muitas e meros que quer dizer partes, unidades de repetição.

(Parte 3 de 9)

Comentários