Apostila de química 3 - ceesvo - eja - 3

Apostila de química 3 - ceesvo - eja - 3

(Parte 5 de 9)

· Polietileno de alta densidade (PEAD) - inquebrável, resistente à baixas temperaturas, é leve, impermeável, rígido e apresenta resistência química. Suas principais aplicações são embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, tubos e conexões, engradados de bebidas, autopeças;

• Polietileno de baixa densidade (PEBD) - é flexível, leve, transparente e impermeável. Suas principais aplicações são sacolas de supermercado e lojas, filmes para embalar leite e outros alimentos, sacaria industrial;

• Polietileno tereftalato (PET) - é transparente, inquebrável, impermeável e leve. Suas principais aplicações são frascos e garrafas para uso alimentício/ hospitalar (principalmente garrafas de refrigerante) cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis;

• Polipropileno (P) - conserva o aroma, é inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente à mudanças de temperatura. Suas principais aplicações são filme para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes, utilidades domésticas, potes de margarina, fralda e seringas descartáveis;

Fonte: http://www.google.com

Fonte: http://www.google.com Fonte: http://www.google.com

Fonte: http://www.google.com Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO

· Poliestireno (PS) - é impermeável, rígido, transparente, leve e brilhante. Suas principais aplicações são potes para iogurtes, sorvetes e doces, frascos, bandejas de supermercados, parte interna da porta de geladeira, pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos, copos descartáveis;

• Policloreto de vinila (PVC) - é rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável. Suas principais aplicações são embalagens para água mineral, óleos combustíveis, maionese e sucos, perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, revestimento de fios e cabos elétricos, cortinas de chuveiro, toalhas de mesa, bolsas e roupas de couro artificial, calçados.

• ABS/SAN, EVA e PA - são flexíveis, leves, resistentes a abrasão, possibilidade de design diferenciado. Suas principais aplicações são chinelos, pneus, acessórios esportivos e náuticos, autopeças plásticas especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, peças de computador, etc.

O gráfico da página seguinte mostra, de forma aproximada, como se distribuem as aplicações dos plásticos.

Fonte: http://www.google.com Fonte: http://www.google.com

Fonte: http://www.google.com Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO Nota-se que aqui não estão incluídos alguns polímeros importantes, como as borrachas.

Fonte: http://www.google.com

O gráfico a seguir mostra o consumo aparente de plásticos utilizados no Brasil por ano.

http://www.abiquim.org.br/resinastermoplasticas/estatisticas_33.asp Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO

O gráfico a seguir mostra o consumo per capita (por habitante) de plásticos utilizados no Brasil por ano.

http://www.abiquim.org.br/resinastermoplasticas/estatisticas_33.asp

7 - Os plásticos e o meio ambiente

Agora você já sabe que o plástico é um material muito utilizado por ser versátil e eficiente. Porém existe prejuízo ao meio ambiente decorrente do avanço dos materiais sintéticos.

Pergunto: quanto tempo você leva para beber a água mineral que comprou no supermercado? Garanto que é coisa de segundos não é mesmo???? Em seguida você joga o copo descartável no lixo. Pois bem, o copo que você descartou pode demorar até cem anos para se deteriorar, isso ocorre porque os plásticos são substâncias inertes, isso é, não reagem com quase nada, dificultando assim sua degradação. O plástico possui uma péssima biodegradabilidade.

Você sabia que atualmente, o plástico representa em torno de 15% a 20% da composição do lixo urbano. Por essa grande participação dos plásticos, há uma regra chamada de três “R” (reduzir, reutilizar e reciclar), que mostra em ordem de importância o que se

Biodegradabilidade é a capacidade que uma substância descartada tem de se transformar, com auxílio de microorganismos em substâncias muito menos ofensivas à natureza em um curto prazo de tempo.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO deve fazer com o lixo em geral, neste caso com o plástico. Primeiramente deve-se tentar reduzir a disposição final de plástico. Se isto não for possível, deve-se tentar reutilizar o plástico, mas como muitos produtos plásticos não podem ser reutilizados, estes costumam ser jogados fora. A melhor solução, por fim, é reduzir o lixo que produzimos. O problema com o lixo plástico é que ele se transforma em produtos venenosos. Por exemplo, o vinil, usado para fazer garrafas, peças de carro e canetas, polui o solo se for enterrado, e libera substâncias venenosas no ar, se for queimado. Portanto, deve-se tentar reduzir a quantidade de plástico que se usa, como por exemplo comprando produtos que não venham com muita embalagem e que realmente são necessários. Por último, é necessário dizer a importância da reciclagem do plástico, que pode ser reciclado para fazer pentes de cabelo, lajes para piso e roupas de poliéster.

8 - Reciclagem Você sabe o que é reciclar?

O lixo brasileiro contém de 5% a 10% de plásticos, conforme o local. São materiais que, como o vidro, ocupam um grande espaço no meio ambiente.

Você sabia que a reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário.

Os plásticos são o que se pode chamar de "veneno dos ecologistas". Apesar de terem uma pequena "fatia" do peso dos lixos municipais, o seu volume é um quinto de todo o lixo. A maioria dos plásticos são sintéticos, compostos por polímeros contendo hidrogênio, carbono e oxigênio (habitualmente é manufaturado a partir de petróleo e seus derivados).

Os plásticos típicos não são biodegradáveis, pois se assim fossem não teriam a utilidade que têm que é "resistir" à natureza. Assim, os plásticos não só criam obstáculos no solo como também produzem enorme quantidade de detritos.

Quando incinerados ou queimados, os plásticos inertes emitem várias substâncias tóxicas, incluindo as cancerígenas como as dioxinas.

A reciclagem de plásticos exige que esses materiais sejam separados de acordo com o tipo de polímero, mas o mais difícil é identificar, apenas olhando, de que polímero determinado plástico é constituído. Isso dificulta a reciclagem do plásticos, porque ela é feita por tipos de polímero.

Assim, para facilitar a reciclagem, os objetos confeccionados a partir de plásticos reutilizáveis são classificados e marcados com códigos específicos de reciclagem, o qual

Reciclar significa recuperar um material para o uso original e ou então para outra finalidade.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO indica o tipo de material utilizado na sua confecção.

Os plásticos são representados por um triângulo eqüilátero, composto por três setas e o número de identificação ao centro. Em tese todos os materiais plásticos deveriam conter tal simbologia gravada em algum lugar da peça ou embalagem a fim de facilitar o processo de reciclagem, porém não é raro encontrarmos produtos ou embalagens que não possuem tal simbologia. Conheça agora a simbologia do plástico:

A reciclagem do plástico é muito importante pois a quantidade de plástico que nós utilizamos no nosso dia-a-dia é muito grande, mas por outro lado a matéria-prima da fabricação do plástico é extraída do petróleo, que é uma fonte que está se esgotando, pois o petróleo não é uma fonte renovável.

8.1 - A Reciclagem no Brasil

O Brasil reciclou 174 mil toneladas de garrafas em 2006, equivalente a 47% da produção nacional (dados ABIPET) . Enquanto nos Estados Unidos a reciclagem desse tipo de material está caindo ano após ano, no Brasil acontece o contrário: a reciclagem da resina de PET cresce uma média de 20%, desde 1997.

Grande parte desse trabalho deve-se à conscientização de pessoas e entidades comprometidas com o meio ambiente, como por exemplo o trabalho desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) através do programa USP Recicla. Graças a esse trabalho, anualmente são reaproveitados 230 toneladas de papel em todos os núcleos da USP no Estado. Além disso, em 5 núcleos do interior e 7 unidades de São Paulo foi tomada uma medida simples, mas muito eficiente e ambientalmente correta: os copos descartáveis

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Química Apostila I - CEESVO foram substituídos por duráveis. Com relação à reciclagem, na ocasião da pesquisa realizada pela Plastivida/IBGE, em 2005, o mercado englobava em torno de 512 empresas recicladoras e totalizava produção de 767,5 mil toneladas anuais com capacidade instalada da ordem de 1,28 milhões de toneladas/ano. Responsável por manter 17.546 empregos diretos, a reciclagem brasileira de plásticos faturou R$ 1,6 bilhões em 2005. A região que mais faturou foi a Sudeste, com 59%, seguida pelo sul, com 28% e pela região Nordeste, com 13% .

(Dados extraídos do site http://www.plastivida.org.br/reciclagem/pes_mercado05.htm)

8.2 - Como você pode ajudar

Você pode contribuir muito para facilitar a reciclagem do plástico, participando da coleta seletiva, você sabe o que é?

Para participar temos que seguir algumas regras tais como: · Enxaguar as embalagens caso seja necessário;

(Parte 5 de 9)

Comentários