(Parte 1 de 6)

TUTORIAL PAGEMAKER 6.5 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO1
JANELA DE LAYOUT1
SALVANDO E ABRINDO DOCUMENTOS6
RECURSOS BÁSICOS PARA UMA PUBLICAÇÃO8
MODOS DE VISUALIZAÇÃO DE PÁGINAS8
TRABALHANDO COM TEXTO9
Digitando e Editando Texto9
Procurando e Substituindo Texto14

CRIANDO DOCUMENTOS _ 2 RÉGUAS E GUIAS _ 3 CAIXA DE FERRAMENTAS _ 4 Blocos de Texto _ 10 Editor de Matérias _ 10

RECURSOS PARA PÁGINAS _ 15

Deslocando entre Páginas16

Inserindo Páginas _ 15 Removendo Páginas _ 15 Ordenando páginas _ 16

DESFAZENDO ALTERAÇÕES17
IMPORTANDO TEXTOS E IMAGENS GRÁFICAS18
APLICAÇÃO DA PALETA CONTROLES20
DEFINIÇÃO DE ESTILOS24
TRABALHANDO COM COLUNAS29
CAMADAS34

FORMATAÇÃO DE TEXTOS _ 20 DEFININDO TABULAÇÕES _ 2 MARCAÇÕES E NUMERAÇÕES _ 26 TEXTO CONTORNANDO FIGURAS _ 26 TRABALHANDO COM TABELAS _ 31 CAMADAS E QUADROS _ 34

Hierarquia e Transferência de Objetos35
Excluindo e Combinando Camadas36

Criando uma Camada _ 34 QUADROS______________________________________________________ 37

FORMAS PARA FIGURAS GEOMÉTRICAS40
COLORINDO TEXTOS E FIGURAS GEOMÉTRICAS41
AGRUPANDO E DESAGRUPANDO OBJETOS43
MASCARANDO OBJETOS4
PÁGINAS MESTRAS E PAGINAÇÃO45
CRIANDO CABEÇALHOS E RODAPÉS49
COMBINANDO DOCUMENTOS57
CRIANDO O LIVRO57
IMPRIMINDO UM LIVRO58
IMPRIMINDO E DISTRIBUINDO PUBLICAÇÕES60
PREPARAÇÃO PARA UMA IMPRESSÃO SIMPLES60
IMPRESSÃO REDUZIDA OU AMPLIADA61
GERANDO PUBLICAÇÕES EM HTML62
CONVERTENDO UM ARQUIVO PARA HTML63

REDEFININDO IMAGENS, TEXTOS E GRÁFICOS________________________40 ORGANIZANDO OBJETOS _ 42 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS _ 48 SUMÁRIO E ÍNDICE _ 50 CRIANDO UM SUMÁRIO _ 50 INDEXANDO UMA PUBLICAÇÃO _ 53 LISTA DE EXECÍCIOS _ 67

PageMaker 6.5

O PageMaker é ainda o número um na área de editoração eletrônica, graças à sua versatilidade. Simples e bem objetivo, neste programa encontraremos diversos recursos que tornarão seus trabalhos bastante atrativos. Integrando imagens e fotos ao texto como nenhum outro programa, você não terá problema em criar complexos anúncios ou um livro com diversas páginas.

Após carregar o PageMaker, você encontrará uma tela bem amigável, exibindo além da tradicional barra de menus, as paletas de controle e estilos, caixa de feramentas e uma janela de layout vazia. Sem dúvida um programa discreto, mas aos poucos saberemos porque ele é o melhor.

Página: 1

PageMaker 6.5 CRIANDO DOCUMENTOS

Podemos iniciar o trabalho abrindo um documento já existente ou, criar um novo documento, neste caso, basta selecionar a opção Novo do menu Arquivo. Com este procedimento, o PageMaker exibe a caixa de diálogo Configurar

Documento para você definir os detalhes de layout da página - formato da página, tamanho (largura e altura), orientação, opções para criar documentos com frente e verso (tipo livro), quantidade de páginas (você poderá inserir páginas durante o trabalho), definição de margens e ajuste para impressora.

Vamos aceitar as opções padrão com exceção da opção Frente e verso, essa opção é mais comum na criação de livros. Após selecionar OK, é exibido uma página em branco para iniciarmos um trabalho; caso deseje ocultar a Paleta de

Controle, pressione as teclas Ctrl + ’.

Página: 2

PageMaker 6.5 RÉGUAS E GUIAS

Como padrão, são definidos as réguas horizontal e vertical. Elas ajudarão, de forma precisa, posicionar texto e imagens na página. Para mudar a unidade de medida para cada régua, basta selecionar a opção Preferências/Geral do menu Arquivo, ou pressionando as teclas Ctrl+K.

Para a definição de unidade para a régua horizontal, utilize a opção de lista

Medidas em, isto ocorre porque a régua horizontal também serve de referência para outros elementos como as endentações, margens e tabuladores.

Movimente o ponteiro do mouse e verifique as marcas de posição nas réguas. Outro detalhe é o ponto de origem. Na figura ao lado, temos o ponto de origem posicionado na borda da página, isto é, a posição zero na linha da borda superior e esquerda da página.

Este ponto de origem poderá ser alterado, arraste o ponteiro apartir do indicador de ponto de origem até a posição desejada. Este recurso será útil no momento que desejarmos medir o tamanho dos objetos, caixas de linhas ou incluir linhas de guia para um posicionamento preciso.

Página: 3

PageMaker 6.5

As linhas de guia são linhas não-imprimíveis que servem para alinhar texto e imagens em qualquer lugar da página. Para obtê-las, posicione o ponteiro sobre a régua (horizontal ou vertical) e arraste-a para a posição desejada, você poderá criar várias linhas-guias. Para eliminá-las, basta arrastá-las de volta à régua. Abaixo temos uma figura geométrica alinhada pelas guias, o alinhamento é obtido arrastando a figura para as guias, neste momento, a figura é atraída para as linhas-guias.

A caixa de ferramentas contém ícones que representam os instrumentos que você utiliza para criar o seu trabalho. Armazenados em uma paleta flutuante, isto é, você poderá movimentá-la arrastando a barra de título. O ícone quando selecionado, muda de cor e o ponteiro muda de tipo.

Esta caixa de ferramentas poderá estar exibida ou não conforme a opção selecionada no menu Janela. A seguir, temos as ferramentas e seus respectivos tipos de ponteiros.

Página: 4

PageMaker 6.5 Abaixo, temos informações específicas sobre as funções de cada ferramenta.

Ao selecionar essa ferramenta, clique em qualquer lugar para digitar o novo texto. Dê um clique no botão direito do mouse e escolha a opção Tamanho Real para obter uma ampliação rápida e digite alguma coisa. Com esta ferramenta poderemos também, selecionar o texto ou parte dele, basta arrastar o ponteiro na forma de um I sobre a região desejada.

A ferramenta ponteiro servirá basicamente para selecionar, redimensionar e mover figuras e blocos de texto. Dê um clique sobre o texto digitado anteriormente para selecioná-lo, aparecerão as alças que serão estudas mais adiante. Agora, arraste o bloco de texto para outra posição. Outro recurso dessa ferramenta, é o redimensionamento de figuras e textos, clique sobre a borda de figuras geométricas ou sobre uma figura incorporada - para selecioná-la, em seguida, arraste um dos quadradinhos localizados sobre a borda, para aumentar ou diminuir o tamanho da figura.

A ferramenta de corte permitirá a remoção de partes da imagem gráfica.

Como exemplo, pressione a tecla PrintScreen (tira uma "foto" da tela e copia para a área de transferência), em seguida, pressione CTRL+V (cola o conteúdo da área de transferência na página). Agora, selecione a ferramenta recorte e posicione o ponteiro sobre um dos quadradinhos localizados na borda da imagem, arrastando-o para o interior, obteremos o recorte da figura.

Essa ferramenta servirá para rotacionar blocos de texto e figuras. Dê um clique sobre a figura ou bloco de texto para selecioná-lo, logo após, posicione o ponteiro no local onde servirá como eixo de rotação, e arraste-o ao redor do eixo. Mantendo a tecla SHIFT pressionada antes do início da rotação, resultará em rotações precisas.

Respectivamente, desenham linhas retas em qualquer ângulo e, linhas retas em múltiplos de 45 graus.

A ferramenta retângulo permite desenhar retângulos e quadrados, a ferramenta elipse permite desenhar círculos e elipses, e a ferramenta polígono criará polígonos básicos. As três ferramentas quando utilizadas mantendo a tecla SHIFT pressionada, apresentarão formas precisas.

Estas três ferramentas criam formas geométricas iguais as ferramentas anteriores, porém permitem a entrada de texto. Mais adiante estudaremos com maiores detalhes.

Use esta ferramenta para deslocar a página dentro da janela de layout.

Use essa ferramenta para ampliar - clique sobre a região desejada, e para reduzir - dê o clique mantendo a tecla CTRL pressionada. Outra forma de ampliação, é arrastando o ponteiro sobre a região desejada.

Página: 5

PageMaker 6.5 SALVANDO E ABRINDO DOCUMENTOS

Salvar um trabalho deverá ser um hábito extremamente necessário que precisaremos desenvolver. Uma queda de energia ou falha em seu sistema, poderá resultar em frustrações que poderiam ser evitadas com apenas um comando.

Desenvolva alguns trabalhos utilizando as ferramentas já estudadas e, em seguida, selecione a opção Salvar do menu Arquivo (CTRL+S).

Após escolher a pasta (local onde será gravado o arquivo), e digitado o nome do arquivo, selecione o botão Salvar. Ao salvar pela primeira vez o arquivo, será pedido um nome, nos próximos salvamento o PageMaker executará uma operação de salvamento rápido mas, a cada salvamento seu arquivo ficará maior, mesmo quando você remove figuras ou páginas.

Para evitar este crescimento, poderemos selecionar a opção Salvar Como do menu Arquivo no lugar da opção Salvar, neste caso, teremos que confirmar a substituição para continuarmos com o mesmo nome - isto ocorre porque não é permitido ter numa mesma pasta, mais de um arquivo com o mesmo nome.

Outra forma aplicada a esta situação, é mudarmos a opção de salvamento para Menor do quadro de diálogo Preferências - menu Arquivo opção

Preferências/Geral ou pressione as teclas Ctrl+K. Neste caso, poderemos continuar a utilizar a opção Salvar do menu Arquivo.

Página: 6

PageMaker 6.5

(Parte 1 de 6)

Comentários