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1-PRINCÍPIOS GERAIS DA BIOSSEGURANÇA:

1.1-DEFINIÇÕES GERAIS :

BIOSSEGURANÇA: é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” (Teixeira & Valle, 1996).

A biossegurança é uma ciência que surgiu para controlar e diminuir os riscos quando se praticam diferentes tecnologias, tanto aquelas desenvolvidas em laboratórios, ambulatórios como as que envolvem o meio ambiente. Também aparece em: indústrias, hospitais, clínicas, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc. A biossegurança é regulada por um conjunto de leis que ditam e orientam como devem ser conduzidas as pesquisas tecnológicas.

No Brasil está formatada legalmente para os processos envolvendo: a) organismos geneticamente modificados, de acordo com a Lei de Biossegurança - N. 8974 de 05 de Janeiro de 1995. b) os alimentos transgênicos, produtos da engenharia genética.

SAÚDE OCUPACIONAL: é uma área da saúde que cuida especificamente da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção e no tratamento de moléstias ocasionadas pelo próprio trabalho, como é o caso, por exemplo, da LER – Lesão do esforço repetitivo tão em voga ultimamente. A prática de Esportes ajuda muito, afinal Esporte É Saúde. A preocupação e o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores é um assunto debatido no mundo inteiro, sendo a Organização Internacional do Trabalho o órgão que agrega as políticas internacionais de saúde ocupacional. No Brasil o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável pela segurança do trabalho e a saúde do trabalhador objetos do conceito de saúde ocupacional. O TEM é responsável pela emissão das portarias e normas que regulamentam a legislação federal que trata sobre o assunto.

1.2-EXAMES QUE DEVEM SER SOLICITADOS NA ADMISSÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE:

•Eletroencefalograma com laudo •Eletrocardiograma com laudo

•Hemograma completo com contagem de plaquetas

•Glicemia em jejum

•Lipidograma Total (Colesterol fracionado e Triglicérides)

•Transaminsases oxalacética e pirúvica

•Sorologia para lues (VDRL)

•Sorologia para Chagas

•Grupo Sangüíneo e fator RH

•Urina rotina (EAS)

•Parasitológico de fezes

•Laudo de sanidade mental emitido por psiquiatra (com carimbo de psiquiatra).

•P.S.A – somente para os homens (idade acima de 45 anos)

•Raio X de tórax em PA – com laudo.

•Questionário para exame pré-admissional – a ser preenchido pelo candidato e apresentado juntamente com os resultados dos exames médicos.

OBS:É importante saber que as empresas são obrigadas pelas leis trabalhistas realizar exames com base no programa de controle médico de saúde ocupacional – de acordo com a (Norma regulamentadora – 7), mesmo o trabalhador não sendo obrigado a realizar determinados exames, deve estar ciente de que alguns são necessários para que o médico possa avaliar e decidir sobre a aptidão do profissional, cabendo ao médico preservar o sigilo destas informações, podemos citar alguns exames complementares, eletroencefalograma, eletrocardiograma, audiometria, exame de vista, entre outros, mais específicos de cada atividade exercida dentro da empresa.

O exame admissional é realizado antes do empregado ser contratado, o exame periódico é realizado anualmente na empresa, e o demissional é realizado no ato da demissão, além destes, exames devem ser solicitados quando o trabalhador mudar de atividade exercida ou ficar afastado por mais de 30 dias, e os exames periódicos que são realizados

Alguns exames são realmente necessários e sem dúvida devem ser realizados, verificar a capacidade do candidato para o trabalho, se ele tem as condições de saúde que o cargo requer, para o bom desenvolvimento da função, fundamental para empregador e empregado, um motorista precisa enxergar bem, caso contrário pode sofrer acidente e causar prejuízo para a própria saúde, são exames que podem impedir o trabalhador de conseguir o cargo.

Uma questão sempre polêmica é quando as empresas exigem exame de HIV, sobre isso a Portaria Interministerial Nº 869, de 1 de 08 de 1992, “Proibi, no âmbito do Serviço Público Federal, a exigência de teste para detecção do vírus de imunodeficiência adquirida, tanto nos exames pré-admissionais quanto nos exames periódicos de saúde” A positividade do HIV não pode ser condição prévia, categórica, de recusa do candidato, porém é importante para os profissionais de saúde realizarem este exame.

I.SAÚDE DO TRABALHO: A saúde do trabalhador e um ambiente de trabalho saudável são valiosos bens individuais e comunitários. A saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo. I.MEDICINA DO TRABALHO

Especialidade médica que lida com as relações entre a saúde dos homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida, através de ações articuladas capazes de assegurar a saúde individual, nas dimensões física e mental, e de propiciar uma saudável inter-relação das pessoas e destas com seu ambiente social, particularmente, no trabalho.

•CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidente. Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. É composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

•A CIPA tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT.

ocorrência através da CAT, independentemente de o segurado(funcionário)

•CAT: Comunicação de Acidente de Trabalho. Formulário que tem por objetivo registrar na Previdência Social a ocorrência de Acidentes de Trabalho. A todo e qualquer acidente de trabalho, seja por doença profissional, doença do trabalho ou acidente de trajeto, é dever da empresa informar à Previdência Social sua necessitar o recebimento do benefício previdenciário.

•O SESMT – Serviço Especializado em Medicina e Segurança do trabalho: tem por objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade física do servidor no seu local de trabalho, e a norma que rege esses serviços é a NR4, aprovada pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho.

•ACIDENTE DE TRABALHO: Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. É o que ocorre pelo exercício de trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporária, nos termos dos artigos 138 a 177 do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social. Equiparam-se também ao acidente de trabalho, para efeitos previdenciários, a doença profissional, a doença do trabalho e o acidente de trajeto: a) A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício de trabalho peculiar à determinada atividade. b) Doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente. c) O acidente de trajeto é aquele sofrido no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção.

1.3-RELAÇÃO DE VACINAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

•VACINA CONTRA dT-difteria e tétano;

1.4-RISCOS AMBIENTAIS:

A maioria dos processos pelos quais o homem modifica os materiais extraídos da natureza, para transformá-los em produtos segundo as necessidades tecnológicas atuais, capazes de dispensar no ambiente dos locais de trabalho substâncias que, ao entrarem em contato com o organismo dos trabalhadores, podem acarretar moléstias ou danos a sua saúde. Estes processos poderão originar condições físicas de intensidade inadequada para o organismo humano, sendo que ambos os tipos de riscos são geralmente de caráter acumulativo e chegam, às vezes, a produzir graves danos aos trabalhadores. · Riscos Químicos: São as diversas substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão. · Riscos Físicos: representam um intercâmbio brusco de energia entre o organismo e o ambiente, em quantidade superior àquela que o organismo é capaz de suportar, podendo acarretar uma doença profissional. # temperaturas extremas: como frio e calor.

# ruído.

# vibrações.

# pressões anormais.

# umidade.

# radiações ionizantes: são as mais perigosas e de alta freqüência: raios X, raios Gama (emitidos por materiais radiativos) e os raios cósmicos. Ionizar significa tornar eletricamente carregado. Quando uma substância ionizável é viva, sua estrutura química pode ser modificada. A exposição à radiação ionizante pode danificar nossas células e afetar o nosso material genético (DNA), causando doenças graves, levando até à morte. O maior risco da radiação ionizante é o câncer! Ela também pode provocar defeitos genéticos nos filhos de homens ou mulheres expostos. Os danos ao nosso patrimônio genético (DNA) podem passar às futuras gerações. É o que chamamos de mutação. Crianças de mães expostas à radiação durante a gravidez podem apresentar retardamento mental. # radiações não-ionizantes: são radiações de baixa freqüência: luz visível, infravermelho, microondas, freqüência de rádio, radar, ondas curtas e ultrafrequências (celular). Embora esses tipos de radiação não alterem os átomos, alguns, como as microondas, podem causar queimaduras e possíveis danos ao sistema reprodutor. Campos eletromagnéticos, como os criados pela corrente elétrica alternada a 60 Hz, também produzem radiações não ionizantes. # iluminação deficiente. # ultra-som. · Riscos Biológicos: são microorganismos que podem contaminar o trabalhador e são, basicamente: # as bactérias

# os fungos

# os bacilos

# os parasitas

# os protozoários

# os vírus Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios, etc. Estes microorganismos podem provocar diversas doenças, entre elas:tuberculose, brucelose, malária, febre amarela.

2-HIGIENE E PROFILAXIA:

Toda e qualquer medida que procure impedir que contraia doenças pode ser chamada de medida profilática. E higiene é a maior das medidas profiláticas. Consiste em lavar sempre as mãos, antes das refeições, depois de usar o banheiro, ao chegar em casa, ao manusear dinheiro, quando mexe com o lixo e em mais uma série de ocasiões. Tomar banho, escovar os dentes e outras.

2.2-DOENÇAS VEICULADAS PELA ÁGUA:

Por ingestão de água contaminada: . Cólera . Disenteria amebiana . Disenteria bacilar . Febre tifóide e paratifóide . Gastroenterite . Giardise . Hepatite infecciosa . Leptospirose . Paralisia infantil . Salmonelose

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