Psicologia e psicologias de Ana bock (pág.44)

Atividades em grupo:

Participantes: Iracema Sousa, Wanderson David e Gabriela

  1. Quais as diferenças entre a Psicologia como um ramo de Filosofia e a Psicologia Cientifica? A diferença é que a Psicologia como um ramo de filosofia estudava a alma e a variante do processo de informação e interações complexas entre o individuo e seu ambiente. Já a Psicologia científica caracteriza-se na percepção sensorial e a natureza da consciência humana, onde prova-se ser possível o estudo experimental e científico dos processos mentais superiores, ligando-se à especialidades de Medicina, assumindo antes da Psicologia , o método de investigação das ciências naturais como critério rigoroso de construção do conhecimento.

  2. Como a produção de conhecimentos está relacionada com as condicões materiais do momento histórico em que ela se dá? Exemplifique.

Esta relacionada através de seus originadores, sendo eles seres humanos, que para criar determinados objetos ou feitos de qualquer natureza, precisaram de indagações e discussões envolvendo inúmeras idéias diferentes, isto se dá com trocas de conhecimentos, criando assim descobertas históricas, pois cada ser possui experiências de alguns acontecimentos retrocessos de suas vidas, como posso citar: A construção das primeiras cidades-estados(pólis), que foi minimamente planejada e bem-sucedida, e sua manutenção implicava a necessidade de mais riquezas as quais alimentavam também aos cidadãos. Chegando a conclusão que a riqueza gera crescimento, e este crescimento exigia questões práticas da arquitetura, agricultura e organização social. E para que tudo isso fosse concretizado necessitou-se de produções desses conhecimentos.

  1. Construa uma linha do tempo e registre nela os principais marcos da história da humanidade e os principais momentos da construção da Psicologia.

(439-399 a.c) Sócrates dar consistência a Psicologia, onde sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais e postulava que a principal caractyerística do homem era a razão;

(427-347 a.c) Platão discipulo de Sócrates procurou definir um lugar para a razão do nosso próprio corpo;

Comentários