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Guias e Dicas
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TGA- Teoria Comportamental, Resumos de Jornalismo

slide com o resumo da teoria.

Tipologia: Resumos

2010

Compartilhado em 18/05/2010

emanuelle-sousa-2
emanuelle-sousa-2 🇧🇷

4.7

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Baixe TGA- Teoria Comportamental e outras Resumos em PDF para Jornalismo, somente na Docsity! TEORIA COMPORTAMENTAL O Surgimento da Teoria Comportamental A partir de 1947 através da Influência dos psicólogos behavioristas que lançaram a Psicologia Organizacional na qual o comportamento das pessoas dentro das organizações passa a ser analisado de maneira mais profunda e abrangente buscando-se com isso entender as características da natureza humana que influenciam suas atitudes e suas ações dentro das organizações. Surgi aí, a Teoria Comportamental da Administração. Definição “A Teoria Comportamental é a mais democrática de todas as Teorias Administrativas, sendo fundamentada sobre as características da natureza humana.” Chiavenatto “O Behaviorismo ou Teoria Comportamental, propunha-se a fornecer uma visão mais ampla, sobre o que motiva as pessoas à agirem, ou seja, a se comportarem do modo que o fazem...” Ademir Ferreira Processo Motivacional Necessidades Individuais Estímulos Comportamento Necessidades Primárias • Necessidades Fisiológicas • Necessidades de Segurança Necessidades Secundárias • Necessidades Sociais • Necessidades de Estima • Necessidades de Auto-Realização Pirâmide das Necessidades de Maslow Fisiológicas Segurança Sociais Estima Auto Realização P r i m ár ia s S ec u n d á r ia s Necessidades Fisiológicas São as necessidades relacionadas à própria natureza humana, visando a sobrevivência e preservação da própria espécie, tais como: a fome, a sede, o repouso, a necessidade sexual, etc., ou seja, são as necessidades básicas do ser humano. Ex.: Necessidades de Estima São as necessidades de reconhecimento e de valorização por parte do grupo ao qual o indivíduo pertença além da necessidade de Auto-Reconhecimento. É a busca pelo prestígio social, pelo status. Sua frustração pode levar o indivíduo ao desânimo e à atitudes compensatória. Ex.: Necessidade de Auto - Realização São as necessidades relacionadas com as vontades oriundas do amadurecimento do indivíduo que passa a desenvolver e a buscar atividades ligadas ao seu próprio potencial buscando com isso sua realização pessoal com a atividade desempenhada. É fazer aquilo, quem sempre teve vontade de fazer e nunca fez. Ex.: Considerações Importantes • Para Maslow, só buscamos atingir as necessidades de nível superior na Pirâmide, quando e somente quando as necessidades do nível imediatamente inferior, já tiverem sido satisfeitas; • Quando uma necessidade já satisfeita deixa de ser atendida abandonamos a necessidade do nível superior no qual nos encontramos e voltamos nossos esforços para restabelecermos a satisfação perdida, esquecendo a necessidade do nível superior na qual estávamos. Fatores Motivacionais ou Intrínsecos São os fatores relacionados à importância que o indivíduo dá ao cargo e às atividades que ele desempenha dentro das organizações e estão ligados a sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e de auto-realização. É fazer o que se gosta de fazer. São geradoras de satisfação contudo, quando não são alcançadas, não geram a insatisfação e sim a não-satisfação do funcionário. Refletem como a pessoa se sente em relação ao cargo que ocupa, e às atividades que desempenha. Ex.: o trabalho, o reconhecimento, o progresso. Considerações Importantes • Os Fatores Higiênicos geram a Insatisfação e a Não-insatisfação do funcionário: Higiênicos + Não InsatisfaçãoInsatisfação - • Os Fatores Motivacionais geram a Satisfação e a Não-Satisfação do funcionário: MotivacionaisNão Satisfação - + Satisfação • Herzberg defendia a necessidade de Enriquecimento do Cargo do funcionário, através do acréscimo de novas tarefas e atividades, ou a Promoção, para que se possa conseguir a motivação do funcionário, dentro da organização. Estilos de Administração • A Teoria Comportamental analisa os estilos de administração que são adotados nas organizações; • Para McGregor esses estilos de administração são resultantes do conceito que os gestores fazem a respeito da natureza humana e do comportamento dos indivíduos dentro da organização proveniente dessa natureza. E para explicar esse Estilos de Administração, surgi a Teoria X e A Teoria Y. Teoria Y O conceito acerca da natureza humana na Teoria Y é de que o homem é capaz de se motivar para o bom desempenho do seu trabalho, de poder desenvolver-se dentro da organização, de ter auto-disciplina, e auto-controle, de poder assumir grandes responsabilidades além de poder empenhar-se, no alcance dos objetivos da organização. Continuação... Para tanto, cabe à organização proporcionar condições favoráveis para que as pessoas possam cooperar com a empresa buscando com isso alcançar os seus objetivos pessoais através da colaboração no alcance dos objetivos da organização. Continuação... A Teoria Y caracteriza o seu estilo de ministração através da delegação de autoridade e de responsabilidade, da descentralização das decisões, da maior participação dos funcionários, do enriquecimento dos cargos e através da auto avaliação de desempenho. A Teoria Y e seu estilo de administrar, é bastante adequado aos conceitos difundidos pela APO. Teoria das Decisões •A teoria comportamental vê a organização como sendo um sistema de decisões a serem tomadas diariamente e concentra seus estudos no processo de tomada de decisões adotado pela pessoas. • A decisão é a escolha entre duas ou mais alternativas possíveis de serem adotadas para a solução do problema. Esse processo de decisão deve ocorrer de maneira racional por parte dos funcionários (tomadores de decisões) que devem processar as informações, criar suas opiniões e depois decidir. Continuação... Os tomadores de decisões estão inseridos em uma situação na qual pretendem alcançar os seus objetivos levando em consideração suas preferências pessoais sobre o assunto em questão para poderem escolher entre as alternativas estratégicas existentes, qual ou quais estratégias irão adotar para o alcance dos resultados esperados. As Decisões sofrem influência de dois aspectos importantes: 1.A Percepção da Realidade 2.A Influência Organizacional Percepção da Realidade Os Tomadores de Decisões decidem através da percepção que os mesmos possuem sobre a realidade que os envolvem ou seja sobre o universo de cada um logo cada pessoa possui uma percepção diferente de outra pessoa podendo levá-las a tomar decisões diferentes sobre o mesmo problema. Continuação... Assim o homem administrativo contenta-se com as soluções que estão ao seu alcance e que nesse determinado momento para ele representa o máximo de suas condições. Não se trata do melhor caminho ( The Best Way ) e sim a maneira mais satisfatória naquele momento de se fazer. Teoria Científica / Clássica Homem Economicus Teoria Relações Humanas Homem Social Teoria Estruturalista Homem Organizacional Teoria Comportamental Homem Administrativo Teoria do Equilíbrio Organizacional A organização somente pode alcançar os seus objetivo, se as pessoas que a compõem colaborarem entre si para que juntos possam mais, do que poderia se estivessem sozinhos; As pessoas estão dispostas à cooperar com os objetivos organizacionais desde que através desta cooperação a organização também possa vir a contribuir com os seus objetivos pessoais ou seja que haja um Processo de Reciprocidade; Autoridade Teoria Clássica T.Comportamental Chefe Subordinado Objetivos Organizacionais & Individuais A teoria comportamental considera que os conflitos existentes entre os objetivos da organização e os objetivos pessoais de cada funcionário são intensificados pela imposição feita pela organização aos seus integrantes em relação aos objetivos traçados para a organização sem que para isso seja levado em consideração os anseios dos seus funcionários. Continuação... Como solução para esse impasse a Teoria Comportamental propõe que a administração da organização promova a integração entre as necessidades da organização e as necessidades dos seus integrantes estabelecendo uma relação de interdependência entre ambas de maneira que o alcance dos objetivos de uma das partes possam vir a contribuir para a consolidação dos objetivos da outra parte tornado-as complementares e não excludentes. Abordagem Motivacional A teoria comportamental contribui de maneira bastante significativa quanto aos aspectos da motivação do ser humano enfatizando a sua importância para o sucesso da organização. As pessoas passam a ser o ativo mais importante da organização. Críticas à Behaviorismo Ênfase na Abordagem Descritiva Os críticos acham que os behavioristas preocupavam-se demasiadamente em descrever e explicar as características do comportamento organizacional do que em propor um modelo de gestão aplicável a realidade das organizações dificultando assim a sua utilização prática. Padronização das Motivações A teoria comportamental peca ao tentar padronizar o comportamento humano estabelecendo um modelo e um padrão de conduta onde todas as pessoas deveriam se enquadrar desprezando a grande complexidade da natureza humana.
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