Resumo Marketing

Resumo Marketing

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Prof.° Sidney Calgawa

Nelson Martins 4°semestre/2010 Marketing l

Resumo

Pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para obter informações sobre o mercado;

Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.

A pesquisa de mercado é uma etapa do sitema de informação de marketing (SIM).

Um sitema de informação de marketing é uma forma organizada e planejada de proporcionar informações embasada e frequentes para que possam ser tomadas as providências necessárias para solucionar possíveis problemas ou aproveitar oportunidades no mercado.

OSIM(sitema de informação de marketing) e a pesquisa de mercado são meios eficientes para alcançar sucesso nas decisões a serem tomadas; A pesquisa de mercado e oSIMsão complementares.

A Eficácia do SIM .Proporcionar e coletar informações; .Possibilitar o processamento das informações; .Permitir o uso seguro das informações obtidas.

A Pesquisa de Marketing .É um processo de definição de um problema e oportunidade, coletando e analisando de forma sitemática informações e recomendando estratégias de ações. .Conforme aAmerican Marketing Associationa pesquisa de marketing é uma função que liga o consumidor, o cliente e os vários públicos ao profissional de marketing por meio de informações. .As informações são usadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing, gerar, refinar e avaliar ações de marketing; melhorar o desempenho e melhorar o entendimento do marketing como processo. Ou seja, para antecipar ou responder às necessidades dos clientes é preciso ter informações e boa parte é obtida por meio da pesquisa de marketing.

Diferenças entre... Pesquisa de mercado?

É a busca de informação que visa determinar as características de um mercado e medir suaextensão, possibilitando a análise do potencial de vendas, ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto pelos consumidores.

Pesquisa de Marketing?

Busca influir no desenvolvimento de uma estratégia de marketing, seja na respectividade da marca, seja na comercialização de um produto ou serviço. A pesquisa de marketing se concretizaa processos de coleta de dados, registro e análise de dados quantitativos ou qualitativos e inclui diferente tipos de pesquisa.

Portanto...

O objetivo da pesquisa de marketing é identificar e definir os problemas e as oportunidades do marketing, gerar e aprimorar suas ações. É uma forma de reduzir as incertezas para melhorar a tomada de decisão.

Tarefa da Pesquisa de Marketing

Superar ou reduzir dúvidas, incertezas e possíveis riscos que o executivo encontra em seu negócio

Passos/Etapas de pesquisa de marketing

------------------------------------------------------------------------------------------- definir odesenvolvercoletar os dadosdesenvolver problemao plano deprimários?descobertassugerir ações devemos lançar --->pesquisa --->secundários? --->analisar os dados --->Marketing um novo produto? --------------------------------------------------------------------------------------------

Tipos de Pesquisas mais utilizadas em Marketing -Exploratória:fornece idéias sobre um problema ou situação relativamente vago.

-Descritiva:envolve descobrir a frequência com que algo ocorre ou a relação entre dois fatores. Ex.:pessoas X concorrentes. -Causal:mais sofisticada busca entender a relação que ocorre entre duas situações distintas. E.:um produto novoXum antigo.

Pesquisa Exploratória

Visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva;

É apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento, a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são geralmente, pouco existentes;

É útil quando se tem uma noção muito vaga do problema de pesquisa; Quando se tem várias opções que se aplicam ao problema de pesquisa e, nestes casos, os estudos exploratórios ajudam a explicar; Ajuda a estabelecer prioridades a serem pesquisadas.

Objetivos de uso da pesquisa Exploratória

Familiarizar e elevar o conhecimento e compreensão de um problema de pesquisa em perspectiva;

Auxiliará desenvolver a formulação mais precisa do problema de pesquisa; Acumular aprioriinformações disponíveis relacionadas a um problema de pesquisa conclusiva a ser efetuada ou que está em andamento.

Ajudar no desenvolvimento ou na criação de hipótese explicativas de fatos a serem verificados numa pesquisa causal.

Pesquisa Descritivas

Objetivos bem definidos Procedimentos formais Bem estruturadas Dirigidas para a solução de problemas ou avaliação de alternativas de cursos de ação. A elaboração das questões pressupõe profundo conhecimento do problema a ser estudado: é preciso saber o que se pretende com a pesquisa, o que deseja medir, quando e onde o fará, como fará e porque deverá fazê-lo.

Técnicas de coletas em pesquisa descritiva

Entrevistas pesssoais; Entrevistas por telefone; Questionário pelo correio; Questionário pessoais;

Observação formal.

Quando utilizar a pesquisa Descritiva

Descrever a caracteística de grupos: obter o perfil dos consumidores por gênero, faixa etária, etc.

Estimar a proporção de elementos de uma população específica que tenham determinados características ou comportamento. Quanto ao consumo do produtoAou B;

Descobrir a existência de relação entre variáveis: será que as pessoas de maior nível educacional preferem nosso produto?

Pesquisa Ocasional: caracterizada pelo uso de uma amostra de elementos da população de interesse, em que os elementos são medidos uma única vez no tempo e visa atender a um objetivo específico.

Pesquisa Evolutiva: baseia-se na coleta e análise periódica das mesmas variáveis de forma a permitir seus acompanhamentos evolutivos no tempo. A população pesquisada deverá ser sempre a mesma, mas a amostra pesquisada a cada evolução poderá ou não ser a mesma.

É um tipo de pesquisa muito utilizada em MKT, permitindo a obtenção de informações de forma periódica, de modo a permitir uma avaliação contínua de sua evolução no tempo.

Variáveis independentes:as que são manipuladas (e/ou controladas), e cujos efeitos sobre as variáveis de marketing se deseja medir. Ex.: Preço, gastos com propaganda, tipos de promoções, etc. Variáveis dependentes:aquelas cujos efeitos, provocados pelas variáveis independentes, interessam ao pesquisador medir. Ex.: Vendas, participaçãono mercado.

Amostra e Amostragem

Amostra é qualquer parte de uma população. Amostragem é o processo de colher amostras de uma população. Idéia básica do uso da amostragem: a coleta de dados relativos a algum elemento da população e sua análise pode proporcionar relevantes informações sobre toda a população.

Pesquisar apenas uma parte da população para inferir conhecimento para o todo, em vez de pesquisaá-la toda (censo).

Pesquisa por Amostragem

Tamanho da população: significa o universo a ser pesquisado. Quanto maior a população, maior será o tamanho da amostra.

Margem de erro ou erro amostral:variação dos resultados de uma pesquisa. Um erro de 5% indica que os percentuais de resposta podem variar para + ou - 5%.

Quanto menos variada a população, menor é amostra necessária. Nível de confiança: é a medida estatística que indica a probalidade dos resultados obtidos caso a mesma pesquisa seja realizada novamente.

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