Ética, Ideologia e Educação

Ética, Ideologia e Educação

Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia – FACCEBA

Camargo Gestão Educacional Ltda

MBA em Gestão e Coordenação Escolar

Ética, Ideologia e Educação

POR: Abraão Erick B. da Costa.

Trabalho apresentado como requisito de avaliação

da disciplina Ética nas Relações, Ministrada

pelo professor Gino Tapparelli.

SALVADOR

JULHO - 2007

TITULO: Ética, Ideologia e Educação.

Por: Abraão Erick Brito da Costa

Resumo: Este trabalho acadêmico apresenta os principais pontos relevantes sobre a ética, ideologia e educação, levando-se em consideração as suas inter-relações, de forma que torne possível o seu entendimento.

Palavras-Chave: ética, moral, justiça, ideologia, educação

Introdução

Este trabalho busca apresentar os principais pontos relevantes sobre a ética, ideologia e educação, levando-se em consideração as suas inter-relações e os principais pensadores sobre o assunto, de forma a tornar possível o seu entendimento e elucidem as indagações colocadas a seguir.

O que é ética, a ideologia e educação? Qual a relação entre ética, ideologia e educação? Qual o papel do individuo (ser social) diante da ética, da ideologia e da educação atual?

Para facilitar o entendimento sobre ética, ideologia e educação, no primeiro momento serão referenciados separadamente. Posteriormente, será demonstrada a relação analítica entre eles.

O estudo da Ética se deu, inicialmente, de forma essencialmente especulativa. Na Grecia Antiga, a ética mostrava o que era moralmente aceito lá diante dos seus costumes, crencas, regras de conduta socias e leis.

Ao se comparar como era vista a ética na Grécia Antiga com o que é essencialmente hoje, levando–se em consideração as mudanças no comportamento humano, nas regras sociais e suas conseqüências, pode-se-á detectar problemas e indicar caminhos. A ética recebeu ao longo da historia muitos significados que algumas vezes são empregados de forma equivocada, porém nunca se afastando do que moralmente era aceito.

A partir dessa intre relaçã entre ética e moral é possivel fazer um esclarecimento sobre seus conceitos.

Ética “é uma palavra originada diretamente do latim ethica e indiretamente do grego ηθική,ethiké”. “ é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto”.1

Moral “são os costumes vividos numa determinada sociedade, aquilo que os grupos e pessoas estabeleceram como sendo comum, necessário para o andamento e prosseguimento da ordem normal estabelecida”.2

Para Romano a moral “é uma ciência que nos prescreve uma conduta sábia e os meios de a ele confrontar os nossos atos”. ... “é a ciência própria dos homens; isso porque ela é um conhecimento geralmente propiciado à sua capacidade natural...”.3

A ética além de estar vinculada a moral, também se vincula a justiça, a igualdade e a solidariadade, principios fundamentais para que se busque uma sociedade mais justa e fraterna, de libertação pessoal e social.

Nesse sentido, a ética deve sempre ser pensada para todos os cidadãos de uma sociedade, para que seja possível se chegar ao senso moral e a consiência moral.

“O senso e a conciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva”.4

Quando se chega a formação do censo e da consiência moral, forma-se a consiencia social – de pensamento comum, do melhor para a sociedade, do melhor para mim e para os outros. Assim é possível a construção de valores éticos que contemplem a todos, em contrapartida a ética que privilegia minorias, setores e/ou classes sociais.

No senso comum, ideologia é um termo usado com sentido de conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

Ideologia é vista de forma diferenciada por uma diversidade de autores e para que se tenha um melhor entendimento será colocado a visão de alguns desses.

Para Karl Marx, ideologia “pode ser considerado um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade”.5

Althusser entende ideologia como “um sistema de idéias, de representações que domina o espiríto de um homem ou de um grupo social”.6

Para John B.Thompson percebe ideologia como “uso de formas simbólicas que servem para criar ou manter relações de dominação”. ... “uma forma simbólica só é ideologia quando se puder mostrar que ela serve aos propósitos de criar ou manter relações que sejam de dominação, isto é, relações assimétricas, desiguais, injustas”.7

Nas colocações descritas acima percebe–se que a Ideologia sempre é vista como instrumento de dominação – de dominação de um grupo social em detrimento de outro(s).

No pensamento de Marx, denominado de materialismo dialético, essa dominação é imposta pela sociedade burguesa, que através de proposições elaboradas, impõe na sociedade seus valores e regras com a finalidade de fazer aparentar que são comuns a toda a sociedades, construindo a partir daí uma hegemonia da classe dominante – a classe burguesa.

Embora Althusser coloque que existe a relação de dominação através da ideologia, ele percebe que ela pode ser positiva ou negativa a depender dos interesses das pessoas que a regimentam. Esse autor coloca que a ideologia (dominação) esta presente nos Aparelhos Ideologicos do Estado (AIE), que são as instituições como igrejas, repartições públicas, escolas, dentre outras.

Thompson coloca que a ideologia impõe a dominação através da relação. Pode existir uma diversidade de relação de dominação: a dominação econômica é a que mede o poder através da capacidade de trabalho dos outros seres humanos; a dominação política é a toma o poder de decidir, de falar, de representar, de ser cidadão participativo.

As reflexões sobre ideologia, sempre colocada como de dominação, seja ela positiva ou negativa, remete a reflexão que está embasada numa ética negativa, firmadora da desigualdade, discriminação que tanto contribui para injustiça social e moral.

A ideologia negativa que contagia o momento atual é representativa dos interesses das classes dominantes que estão comprometidas com o capitalismo neoliberal e a sua forma perversa de produção e alienação dos seres sociais.

“A ideologia fatalista, imobilizante, que anima o discurso neoliberal anda solta no mundo. Com ares de pós-modernidade, insiste em convencer-nos de que nada podemos contra a realidade social que, de histórica e cultural, passa a ser ou virar ‘quase natural’”.8

Para Paulo Freire, “Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso nos fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser. Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. Estar longe, ou pior fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão”9.

Evidentemente que existe um caminho para a trasformação desse pensamento neoliberal, negativo e perverso. A formação de uma contra-ideologia que contemple a toda sociedade, promovendo uma ética que seja moralmente correta e aceita. Que seja dissiminada através dos “Aparelhos Ideológicos do Estado”, sobretudo pela escola, para que rompa com preceitos de dominação intelectual e moral.

Antonio Gramsci diz que "a dominação ideológica é igual à subordinação intelectual" ou seja, que tem o domínio da ideologia, tem o domínio sobre a educação e todas as instituições ligadas a ela direta ou indiretamente.10

A partir daí é possivel perceber o papel fundamental que a educação possuí como instrumento de transformação social.

É evidente que muita coisa deve ser mudada na educação do nosso País para que cheguemos a atingir uma verdadeira transformação social que contemple a todos. O modelo organizacional da nossa educação formal deve ser revista, a capacitacção docente deve ser apraimorada, o investimento deve ser aumentado e priorizado pelo poder público, às novas tecnologias devem ser inseridas com maior responsabilidade e rápidez, os livros didáticos devem ser revistos e atualizados de forma a tornar possivel a identificação do aluno com o conteúdo e animação.

São diversos os problemas educacionais, perpassando por problemas de moral, ideologia e ética.

Para a professora Bárbara Freitas “educação é uma filosofia de vida, uma concepção de sociedade concreta, que se dá através de instituições específicas como: família, comunidade, mídia e escola(...)”.11

Para o professor Paulo Freire, "a educação é o fator mais importante para se alcançar à felicidade".12

E é só através da educação que se dará o grande impulso de transformação da sociedade brasileira.

Referências Bibliográficas

Althusser, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE). Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. 2ª Ed. Rio de Janeiro: ed. Graal, 1985.

Chaui, Marilena. Convite à Filosofia. 8ª Ed. São Paulo: Ática,1997.

Educação ideológica. Disponível em http://br.monografias.com/trabalhos/educacion-ideologica/educacion-ideologica. Acessado em 30/06/2007, às 08:10.

Ética. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/etica. Acessado em 03/07/2007, às 10:30.

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa; 29ª edição; São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Guareschi, Pedrinho. Ética e Ideologia. In_ Os construtores da informação: meios de comunicação, ideologia e ética/ org. Guareschi, Pedrinho.Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Ideologia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia. Acessado em 03/07/2007, às 09:20.

Romano, Roberto. Disponivel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s101-733020010003000006. Acessado em 25/04/2006

1 Ética. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/etica. Acessado em 03/07/2007.

2 Definição de moral de Dussel (1986), contida em Guareschi, Pedrinho. Ética e Ideologia.2000, p.54.

3Romano, Roberto. Disponivel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s101-733020010003000006. Acessado em 25/04/2006

4Chaui, Marilena.Convite à Filosofia.8ª Ed. São Paulo: Ática,1997.

5 Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia. Acessado em 03/07/2007, às 09:20.

6 Althusser, Louis. Aparelho Ideológico de Estado (AIE). P. 81.

7 O pensamento sobra ideologia de John B.Thompson está em: Guareschi, Pedrinho. Ética e Ideologia.2000, p.53.

8 Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996, p. 19.

9 Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996, p. 33.

10Educação ideológica. Disponível em http://br.monografias.com/trabalhos/educacion-ideologica/educacion-ideologica. Acessado em 30/06/2007, às 08:10.

11 Educação ideológica. Disponível em http://br.monografias.com/trabalhos/educacion-ideologica/educacion-ideologica.

12 Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996, p. 46.

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