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Guias e Dicas
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13 Tecnicas para chute para o Novo Enem - Paulo César Pereira , Provas de Direito

13 Tecnicas para chute para o Novo Enem - Paulo César Pereira

Tipologia: Provas

Antes de 2010

Compartilhado em 06/08/2009

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Baixe 13 Tecnicas para chute para o Novo Enem - Paulo César Pereira e outras Provas em PDF para Direito, somente na Docsity! As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................1/47 As 13 TÉCNICAS de CHUTE para o NOVO ENEM Grupos de Estudo — onde a Técnica do Chute é elaborada PAULO CÉSAR PEREIRA (SAPOIA) Engenheiro Civil pela UFJF. Especialista em Mercado Financeiro Produz Gráficos, análises e Projeções Macroeconômicas para palestras. Personal de concurseiro — 32 concursos, 25 aprovações Vila Santa Isabel, 51 - Centro 37443-000 Baependi MG — 28 de junho de 2009 35.3343.2422 - 35.9804.3191 Orkut, msn e e-mail: sapoia01@gmail.com ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................2/47 1 - ÍNDICE ASSUNTO PÁG. 1) ÍNDICE.......................................................................................................... 02 2) A TÉCNICA DO CHUTE............................................................................. 03 3) POLITICAMENTE CORRETO.................................................................... 05 3.1) VIÉS IDEOLÓGICO.................................................................................. 05 4) ELIMINAÇÃO DAS ABSURDAS / A MAIS CORRETA.......................... 14 5) INCLUSIVAS E EXCLUSIVAS.................................................................. 16 6) O TAMANHO DOS ITENS.......................................................................... 20 7) OVELHA NEGRA........................................................................................ 24 8) A MAIS VOTADA........................................................................................ 27 9) CASCA DE BANANA.................................................................................. 29 10) GRAU DE DIFICULDADE........................................................................ 34 11) PARCIALMENTE CORRETAS................................................................. 38 11.1) BATATA PODRE……………………………………………................ 38 11.2) CAUSA/CONSEQUÊNCIA..................................................................... 38 11.3) INVERSÕES............................................................................................ 38 12) A CARA DO GABARITO...................……............................................... 43 13) QUADRO SINÓPTICO DAS 13 TÉCNICAS DE CHUTE…………....... 45 14) MONTAGEM DAS APOSTILAS.............................................................. 46 15) TOP FIVE – AS CINCO MAIS DIFÍCEIS DO ENEM 2006..................... 16) O CHUTE e a TEORIA da RESPOSTA ao ITEM — BLEFE do INEP?... 17) O SIMULADO do INEP RESOLVIDO pelas 13 TÉCNICAS de CHUTE para o NOVO ENEM......................................................................................... NOTA: ÚLTIMOS CAPÍTULOS AINDA EM ELABORAÇÃO. ww w. cin e-m as ter blo gs po t c om As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................5/47 3 – POLITICAMENTE CORRETO Imagine um ministro dizer: — Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura; o que é ruim, esconde. Pode parecer brincadeira, mas disse. O pior: foi a mais bela verdade que ouvi de um homem público. “Quem fala a verdade não merece castigo”? Bom seria se não merecesse. Diante de uma verdade politicamente incorreta o Ministro Rubens Ricupero foi demitido no chamado Escândalo da Parabólica. Mas, o que é politicamente correto? Quem decide o que é politicamente correto? No nosso caso, ficará bem mais claro o que é politicamente correto, para o INEP, se estudarmos seus objetivos. Além de avaliar e classificar os alunos brasileiros o INEP tem outros objetivos: 1) reestruturar a grade curricular do Ensino Médio, tornando-a menos extensa; 2) mudar de ensino informativo, enciclopédico (da decoreba) para ensino analítico e capacitador; 3) incutir, nos jovens, valores que julga fundamentais. Os textos, os enunciados e os itens formam um conjunto. Analisados, revelam o viés ideológico do INEP. 3.1 – VIÉS IDEOLÓGICO O VIÉS IDEOLÓGICO do INEP é altamente favorável ao MEIO AMBIENTE, aos cuidados remendados à nossa SAÚDE e revela grande preocupação os DIREITOS HUMANOS, notadamente com a JUSTIÇA SOCIAL. A Educação é um meio para se atingir os três objetivos assim, daí ela está por traz de todas as questões e aparece explicitamente nos temas de redação do ENEM: ANO TEMA VIÉS 1998 Viver e Aprender EDUCAÇÃO 1999 Cidadania e participação social. DIREITOS HUMANOS 2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? DIREITOS HUMANOS 2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? MEIO AMBIENTE 2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? DIREITOS HUMANOS ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................6/47 2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? DIREITOS HUMANOS 2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? DIREITOS HUMANOS 2005 O trabalho infantil na realidade brasileira. DIREITOS HUMANOS 2006 O poder de transformação da leitura. EDUCAÇÃO 2007 O desafio de se conviver com a diferença DIREITOS HUMANOS 2008 A Máquina de Chuva da Amazônia MEIO AMBIENTE 3.1.1 – MEIO AMBIENTE No ENEM, a proteção ao MEIO AMBIENTE se mostra pela manutenção das Florestas, dos Animais e da Água. O ponto culminante para se atingir estes objetivos é a diminuição do consumo, especialmente o dos combustíveis fósseis. Assim, exercemos menor pressão sobre os RECURSOS NATURAIS e geramos menos LIXO. Na questão a seguir, podemos observar grande preocupação com o consumo de combustíveis fósseis e o conseqüente Efeito Estufa. Notamos também que a preocupação em evitar determinadas palavras que facilitariam a TÉCNICA DO CHUTE acaba por tornar a questão dúbia e mal formulada. Questão 33 do ENEM 1999: Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento CB PR (A) -0,09 3% será maior porque a panela “esfria”. (B) -0,31 12% será menor, pois diminui a perda de água. (C) 0,06 40% será maior, pois a pressão diminui. (D) -0,12 17% será maior, pois a evaporação diminui. (E) 0,23 28% não será alterado, pois a temperatura não varia. CB = COEFICIENTE BISSERIAL PR = PORCENTAGEM DE RESPOSTA (percentual de alunos que marcaram o item) Fonte: INEP. ITEM EM VERMELHO = ITEM CORRETO. COEFICIENTE BISSERIAL Veja a definição de coeficiente bisserial dado pelo INEP: Esse coeficiente é relacionado ao coeficiente de correlação de Pearson entre a variável 0-1 e a medida de rendimento do aluno (por exemplo, a nota global). Esse coeficiente é calculado para cada uma das alternativas do item e dizemos que um item tem bom desempenho quando esse coeficiente tem valor “alto” positivo associado à alternativa correta e valores negativos associados aos distratores. Quando há algum valor positivo associado a um distrator, isso significa que a alternativa atraiu alunos com bom desempenho no teste. A importância dada ao coeficiente bisserial é tamanha que são vetadas as questões onde o item correto apresentar coeficiente inferior a 30: ww w. cin e-m as t r .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................7/47 6. Para cada uma das habilidades são elaboradas três questões e após análise dos resultados do pré-teste, são selecionadas aquelas que apresentam pertinência mais direta com a habilidade, originalidade e coeficiente bisserial maior de 30; Fonte: INEP. ANÁLISE DOS ITENS: 1) o DISTRATOR (A) foi mal elaborado pois não conseguiu atrair os alunos ruins; 2) o DISTRATOR (B) cumpriu sua função, pois atraiu grande parte dos alunos de pior desempenho (CB = -0,31); 3) o DISTRATOR (C) foi de extrema infelicidade, além de atrair 40% dos alunos (bem mais do que 28% do item tomado por correto) atraiu alunos de bom desempenho, fato denunciado pelo coeficiente bisserial positivo (CB = 0,06); 4) o DISTRATOR (D) foi bom (CB=-0,12); 5) o item (E), tomado por correto pelo INEP, foi ruim, pois não atendeu ao critério mínimo de CB = 30 (foi de apenas 0,23). Para que o item correto fosse o (E), sua redação deveria ser: Praticamente não será alterado, pois a temperatura pouco varia. O problema é que neste caso as palavras PRATICAMENTE e POUCO seriam inclusivas e denunciariam a veracidade do item, deixando de atender à outra recomendação do INEP:  não contêm certas palavras que induzem a afirmações falsas ou verdadeiras. Frases onde aparecem “sempre” ou “nunca”, “tudo” ou “todo”, “só” ou “somente” são, em sua grande maioria, falsas. As que contêm “alguns” ou “geralmente” são quase sempre verdadeiras; É nesta sinuca de bico que fica o examinador. Se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come. ANÁLISE DA QUESTÃO Diz o INEP que a questão foi difícil, mas na verdade ela foi mesmo é mal elaborada. Proporção de acerto do grupo superior = 0,39 Proporção de acerto do grupo inferior = 0,21 Grau de discriminação = 0,39 - 0,21 = 0,18 Fonte: INEP. O grau de discriminação foi baixíssimo, pois o percentual de alunos do grupo superior que acertou a questão foi de apenas 39%. GRAU DE DISCRIMINAÇÃO o “grau de discriminação” é definido como sendo a diferença entre as porcentagens de acerto dos grupos superior e inferior. Usualmente, o grupo ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................10/47 Agora veja o texto, a charge e os itens: ENEM 2007 - Texto para as questões 10 e 11 Álcool, crescimento e pobreza O lavrador de Ribeirão Preto recebe em média R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 80, esse trabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia.A mecanização da colheita o obrigou a ser mais produtivo.O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabalhador deve cortar a cana rente ao chão, encurvado. Usa roupas mal- ajambradas, quentes, que lhe cobrem o corpo, para que não seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola: tontura, desmaio, cãibra, convulsão. A fim de agüentar dores e cansaço, esse trabalhador toma drogas e soluções de glicose, quando não farinha mesmo. Tem aumentado o número de mortes por exaustão nos canaviais. O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhões. Gera toda a energia elétrica que consome e ainda vende excedentes. A indústria de São Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver máquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de álcool. As pesquisas, privada e pública, na área agrícola (cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolvem a bioquímica e a genética no país. Folha de S. Paulo, 11/3/2007 (com adaptações). Questão 10 ENEM 2007 Confrontando-se as informações do texto com as da charge acima, conclui-se que PR (A) 5% a charge contradiz o texto ao mostrar que o Brasil possui tecnologia avançada no setor agrícola. (B) 6% a charge e o texto abordam, a respeito da cana-de-açúcar brasileira, duas realidades distintas e sem relação entre si. (C) 3% o texto e a charge consideram a agricultura brasileira ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................11/47 avançada, do ponto de vista tecnológico. (D) 8% a charge mostra o cotidiano do trabalhador, e o texto defende o fim da mecanização da produção da cana-de- açúcar no setor sucroalcooleiro. (E) 77% o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condições precárias de trabalho, que a charge ironiza. Comentários do INEP para a questão 10 ENEM 2007: Com 77% de acertos, o item foi bastante fácil. Ao escolher a alternativa correta E, os participantes demonstraram entender a contradição que existe entre a alta tecnologia utilizada na indústria da cana-de-açúcar com seu lucro fantástico e as precárias condições de trabalho oferecidas ao lavrador, muito bem expressa no texto jornalístico e ratificada pela charge do Angeli. O bom índice de discriminação (47%) demonstra que o item separou bem os participantes de melhor dos de pior rendimento na prova. Para os participantes de melhor desempenho, o item foi muito fácil (96% de acertos) e para os de pior desempenho, de dificuldade média (52%). NOSSOS COMENTÁRIOS SOBRE A QUESTÃO 10 ENEM 2007 O item correto é uma verdadeira lição de moral: (E) 77% o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condições precárias de trabalho, que a charge ironiza. A questão foi muito fácil, discriminando apenas os alunos ruins. Não conseguiu separar os alunos bons dos excelentes, pois quase todos acertaram a questão (96%). Portanto, a questão mais forma do que avalia. Questão11 ENEM 1997 11 Considere-se que cada tonelada de cana-de-açúcar permita a produção de 100 litros de álcool combustível, vendido nos postos de abastecimento a R$ 1,20 o litro. Para que um corta-cana pudesse, com o que ganha nessa atividade, comprar o álcool produzido a partir das oito toneladas de cana resultantes de um dia de trabalho, ele teria de trabalhar durante PR (A) 15% 3 dias. (B) 20% 18 dias. (C) 13% 30 dias. (D) 40% 48 dias. (E) 11% 60 dias. Comentários do INEP para a questão 11 ENEM 2007: O item foi de dificuldade média, com 40% de acerto e item discriminou muito bem os participantes quanto ao desempenho. Nenhum dos distratores atraiu indevidamente participantes de bom desempenho. Para responder ao item, o participante deveria calcular o valor dos 100 litros de álcool resultantes de cada tonelada produzida e dividir pelo valor recebido por ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................12/47 cortar esta tonelada de cana. Os participantes que não souberam resolver o item parecem ter escolhido sua resposta ao acaso, com maior preferência pela alternativa B (20%). NOSSOS COMENTÁRIOS SOBRE A QUESTÃO 11 DO ENEM 2007 Questão muito inteligente! Com média dificuldade conseguiu ter um bom poder de discriminação. De quebra, cumpriu a função de mostrar aos jovens o absurdo que é o lavrador ter que trabalhar 48 dias para comprar o fruto de seu trabalho em apenas um dia. Se a resposta fosse 3 dias, dificilmente teriam elaborado a questão. 3.1.3 – CUIDADOS COM A SAÚDE. O governo aproveita também para educar os jovens na área da saúde. QUESTÃO 09 – ENEM 1998. Matéria publicada em jornal diário discute o uso de anabolizantes (apelidados de “bombas”) por praticantes de musculação. Segundo o jornal, “os anabolizantes são hormônios que dão uma força extra aos músculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rápido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer até certo ponto, segundo sua herança genética e independentemente do quanto ela se exercite”. Um professor de musculação, diz: “Comecei a tomar bomba por conta própria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale tudo, tenho que tomar”. 09 A respeito desta matéria, dois amigos fizeram os seguintes comentários: PR I 54% o maior perigo da auto-medicação é seu fator anabolizante, que leva à impotência sexual. II 88% o crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditários quanto do tipo de alimentação da pessoa, se pratica ou não esportes, se dorme as 8 horas diárias. III 84% os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatório do professor de musculação, pois ele até ficou impotente. IV 39% os anabolizantes são mais perigosos para os homens, pois as mulheres, além de não correrem o risco da impotência, são protegidas pelos hormônios femininos. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. c m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................15/47 Comentários do INEP: O item foi nitidamente bastante fácil, com 80% de acertos. As outras alternativas não chamaram a atenção dos participantes, e nenhuma delas funcionou efetivamente como um distrator claro. A habilidade 21 centra-se na contextualização e no ordenamento de eventos e processos históricos, o que foi claramente apresentado no suporte da questão ainda que as opções contivessem e exigissem algum conhecimento prévio e específico. Essa exigência é bastante simplória, dada a popularização escolar do tema da escravidão no Brasil. NOSSOS COMENTÁRIOS SOBRE A QUESTÃO 18 DO ENEM 2007 Quase todos acertaram a questão (80%). Foram tantos e tamanhos os absurdos, que acertar o item correto, por eliminação, ficou muito fácil. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................16/47 5 – INCLUSIVAS E EXCLUSIVAS Matar é crime? Você marcaria como falso ou verdadeiro o item “MATAR É CRIME”? Veja o que nos diz a lei: Há o fato típico, mas não há crime, por exclusão de antijuricidade, previstas no artigo 23 do Código Penal: - estado de necessidade; - legítima defesa; - estrito cumprimento de dever legal; - exercício regular de direito. Repare que mesmo depois de ler a lei, a dúvida permanece: Matar é crime? Depois de muito estudar a questão, chegamos à conclusão de que o item “Matar é crime” é falso. Falso, porque incompleto, ao não fazer menção às quatro exceções. O item seria inteiramente correto se viesse com a seguinte redação: Matar geralmente é crime, salvo raras exceções previstas em lei. Por outro lado, não deixaria dúvidas quanto à sua falsidade se viesse com a seguinte redação: Matar nunca é crime. Veja as palavras geralmente usadas como inclusivas para tornar o item verdadeiro: em geral é fundamentalmente é predominantemente é normalmente é em regra é MATAR pode ser CRIME Já quando eles querem se assegurar que o item seja falso, colocam palavras exclusivas, que não admitem exceções: nunca é sempre é obrigatoriamente é não é MATAR não pode ser CRIME ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. c m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................17/47 A necessidade de usar palavras inclusivas e exclusivas é corroborada por William Douglas: 5. Eliminação das Genéricas. Em todas as áreas onde se lida com o comportamento humano e em todas as ciências não exatas, a tendência natural é a de que sempre existam exceções e ressalvas. Como diz o ditado, “toda regra tem exceção”. Isso, no Direito, por exemplo, é constantemente correto afirmar-se. Ora, sendo assim as coisas, quando você estiver em dúvida, deve eliminar as alternativas que não abram espaços para exceções, com palavras como “nunca”, “sempre”, “sem exceções”, “jamais”, etc. A probabilidade de acerto será maior se marcarmos as questões mais abertas, que admitam uma ou outra exceção ou ressalva. Mas é prontamente descartada pelo INEP: não contêm certas palavras que induzem a afirmações falsas ou verdadeiras. Frases onde aparecem “sempre” ou “nunca”, “tudo” ou “todo”, “só” ou “somente” são, em sua grande maioria, falsas. As que contêm “alguns” ou “geralmente” são quase sempre verdadeiras; Mas fiquem tranqüilos, não é porque conhecem a nossa técnica do chute que conseguirão escapar dela. O INEP tem três caminhos: 1) usar palavras menos evidentes que as famosas palavras inclusivas e exclusivas, mas com mesmo significado; 2) deixar os itens verdadeiros parcialmente incorretos, mas elaborar distratores bem mais incorretos do que eles; 3) usar expressões que acabem por significar o mesmo que as palavras inclusivas e exclusivas. A seguir, veja exemplos que comprovam nossa tese. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................20/47 6 – O TAMANHO DOS ITENS Uma pequena falsidade invalida um item. Para formular um item correto os examinadores têm que colocar todo o conceito, pois muitas vezes uma pequena omissão acaba por ter a questão anulada por alunos mais atentos. Assim, os itens corretos geralmente são maiores que os errados. Por outro lado, o examinador pode inserir falsidades nos itens que quer incorretos (Batata Podre). Neste caso o item certo costuma ser o menor deles. Analisando a prova do ENEM de 2007, encontramos a seguinte estatística para as opções corretas, por ordem de tamanho: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1ª 3 4 12 16 18 21 29 36 43 46 52 56 2ª 6 10 17 23 27 50 55 58 3ª 13 20 26 49 54 59 61 4ª 9 14 19 33 39 44 47 53 62 63 5ª 15 22 28 31 38 41 42 45 48 NOTA: na primeira linha (1ª) estão as questões cujo item certo são as maiores em tamanho, já na segunda, os itens certos se mostraram ser os segundos maiores. E assim, sucessivamente... Note que as corretas geralmente são as maiores (1ª) ou são as menores (4ª e 5ª). Veja também que os itens de tamanho médio (3ª) são os que têm menor probabilidade de serem os corretos. QUESTÃO 06 – ENEM 1999 06 Para convencer a população local da ineficiência da Companhia Telefônica Vilatel na expansão da oferta de linhas, um político publicou no jornal local o Gráfico I, abaixo representado. A Companhia Vilatel respondeu publicando dias depois o Gráfico II, onde pretende justificar um grande aumento na oferta de linhas. O fato é que, no período considerado, foram instaladas, efetivamente, 200 novas linhas telefônicas. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................21/47 Analisando os gráficos, pode-se concluir que CB PR (A) -0,28 7% o Gráfico II representa um crescimento real maior do que o do Gráfico I. (B) -0,17 7% o Gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o Gráfico II incorreto. (C) -0,30 8% o Gráfico II apresenta o crescimento real, sendo o Gráfico I incorreto. (D) 0,51 69% a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas. (E) -0,47 9% os dois Gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes. Proporção de acerto do grupo superior = 0,91 Proporção de acerto do grupo inferior = 0,45 Grau de discriminação = 0,91 – 0,45 = 0,46 Fonte: INEP. Comentários do INEP QUESTÃO 06 – ENEM 1999: Pode-se concluir que o item foi fácil para o grupo de candidatos que teve bom desempenho, tendo em vista que quase a totalidade dos candidatos do grupo superior (0,91 ou 91%) e um número bem menor dos candidatos do grupo inferior (0,45 ou 45%) acertaram o item (grau de discriminação igual a 0,46). Dois outros pontos importantes são que os distratores foram igualmente preferidos e que todos os valores do coeficiente bisserial foram negativos para os distratores e positivo e “alto” para a alternativa correta (0,51). Para enfrentar esta situação-problema, o participante deveria demonstrar o conhecimento de gráficos e escalas. Verificou-se que cerca de 70% dos participantes foram capazes de fazer a leitura adequada dos dados, demonstrando reconhecer que as duas representações expressam a mesma informação, apesar de utilizarem escalas diferentes. T Ó R IO F IN A L 1 99 9 ww w. cin e-m as ter .bl gs po t.c om As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................22/47 NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 06 – ENEM 1999: Muito inteligente a questão. Nos ensina a mentir através dos gráficos. Veja que os dois gráficos dizem a mesma coisa, mas aparentam justamente o oposto. Note que o item correto é muito maior que os demais, com uma redação muito diferente: (D) 0,51 69% a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas. Assim, o item correto se destaca dos demais, como uma OVELHA NEGRA, como veremos no capítulo seguinte. QUESTÃO 31 – ENEM 2007 Os mapas abaixo apresentam informações acerca dos índices de infecção por leishmaniose tegumentar americana (LTA) em 1985 e 1999. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................25/47 QUESTÃO 08 – ENEM 1999 08 (QUINO. Mafalda inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1993) Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE, CB PR (A) -0,22 4 em I, indica reflexividade e equivale a “a si mesmas”. (B) -0,05 12 em II, indica reciprocidade e equivale a “a si mesma”. (C) -0,31 7 em III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”. (D) -0,28 30 em I e III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”. (E) 0,44 47 em II e III, indica reflexividade e equivale a “a si mesma ” e "a si mesmas", respectivamente. Proporção de acerto do grupo superior = 0,71 Proporção de acerto do grupo inferior = 0,27 Grau de discriminação = 0,71 - 0,27 = 0,44 Fonte: INEP. COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 08 – ENEM 1999 Este problema requeria que o participante mobilizasse conhecimentos sobre os significados de “reciprocidade e “reflexividade” e o associasse à compreensão de linguagem iconográfica. Cerca de metade dos participantes demonstrou essa capacidade. A opção de 30% dos participantes pela alternativa D pode indicar que eles utilizaram as imagens apenas como ilustração do texto e não como linguagem capaz de instituir novos significados. O item mostrou ser mais difícil do que o anterior e também teve um bom grau de discriminação e um coeficiente bisserial positivo “alto” (0,44). Um ponto que merece atenção é a alta porcentagem de respostas dada ao ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................26/47 distrator “D”, quando comparada com as porcentagens dadas aos outros distratores. Por outro lado, dos valores dos coeficiente bisserial pode-se concluir que não foram os candidatos do grupo superior que foram atraídos pelo distrator “D” (coeficiente bisserial - 0,28). NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 08 – ENEM 1999 O item “E” possui uma redação diferente, tornando-o maior (OVELHA NEGRA). Questão inteligente e muito bem elaborada, acabou por resultar num alto grau de discriminação. O excelente coeficiente Bisserial de 0,44 para o item correto e os valores negativos para os distratores, só faz corroborar esta tese. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................27/47 8 – A MAIS VOTADA Como o trabalho da banca é selecionar quem sabe o certo, a tendência é que repita mais vezes a resposta certa, pois senão estará facilitando muito o candidato. As respostas que mais se repetem têm maior chance de ser as corretas. William Douglas. Nos concursos menos sofisticados é uma delícia usar a técnica da mais votada, mas no ENEM é complicado. O INEP está de olho para não cair nela. Distribui bem, dificultando tal análise. Use-a com a maior parcimônia possível. QUESTÃO 56 – ENEM 2007 Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a auto-replicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa. M. O. Murphy e l. O’neill (Orgs.). O que é vida? 50 anos depois — especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: UNESP. 1997 (com adaptações). São indispensáveis à execução do “programa” mencionado acima processos relacionados a metabolismo, autoreplicação e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por: PR (A) 15% fotossíntese, respiração e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético. (B) 15% duplicação do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digestão de constituintes dos alimentos. (C) 10% excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos. (D) 44% respiração celular, duplicação do DNA e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético. (E) 16% fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................30/47 (C) 5% vasos de plantas, poços e cisternas. (D) 4% materiais de construção e peças de carro. (E) 2% garrafas, latas e plásticos. COMENTÁRIOS DO INEP - questões 23 – ENEM 2007 O item foi muito fácil, apresentando 83% de acertos e funcionou devidamente para discriminar os participantes quanto ao desempenho. Para resolver o item, os participantes deveriam ler a tabela e verificar em que tipo de reservatório ocorre o maior número de mosquitos. Nenhum distrator atraiu de modo significativo os participantes. NOSSOS COMENTÁRIOS – QUESTÃO 23 – ENEM 2007 Imagine se todas as questões fossem assim, fáceis e diretas. A prova não cumpriria sua função de discriminar os bons dos muitos bons. Só separaria os ruins dos muito ruins. Veja como ele aumenta o grau de dificuldade na seguinte: QUESTÃO 24 – ENEM 2007 Se mantido o percentual de redução da população total de A. aegypti observada de 2001 para 2002, teria sido encontrado, em 2003, um número total de mosquitos PR (A) 6% menor que 5.000. (B) 11% maior que 5.000 e menor que 10.000. (C) 14% maior que 10.000 e menor que 15.000. (D) 45% maior que 15.000 e menor que 20.000. (E) 23% maior que 20.000. COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 24 – ENEM 2007 O item foi difícil, com apenas 23% de acertos. O distrator da alternativa D atraiu muitos entre os melhores alunos. Para responder ao item, os participantes deveriam observar que a redução na quantidade de A. aegypti observada entre 2001 e 2002 foi de aproximadamente 1/3, levando a uma estimativa de cerca de 26 mil mosquitos para 2003. O distrator que mais atraiu (45%) foi a alternativa D, que foi a mais escolhida em todos os níveis de desempenho, exceto entre os 5% de melhor desempenho. Esta alternativa corresponde à resposta obtida com uma extrapolação linear do número de mosquitos (ou seja, com uma redução absoluta igual à observada de 2001 para 2002). ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................31/47 NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 24 – ENEM 2007 A maneira correta de resolver a questão é: Pop (2002) = 38.962 = 0,6648 Pop. (2001) 58.604 Pop. (2002) = 66,48% da pop. (2001) Pop. (2003) = 66,48% da pop. (2002) Pop. (2003) = 0,6648 . 38.962 Pop. (2003) = 25.902 Fonte: http://www.vestibulares.coc.com.br/vestibular.aspx?edicao=456 A maneira maliciosa e esperta é arredondar os números antes de partir para as contas. Arredonde: 38.962 = 40.000 58.604 = 60.000 Depois é só fazer a regra de três: 60.000 – 40.000 40.000 – x 6x = 4 . 40.000 X = 80.000 / 3 = 26.666 E o pessoal que errou? Errou por quê? É importante saber fazer, mas é igualmente importante saber porque erraram. É justamente aí que estão as “pegadinhas”. O pessoal que errou fez a seguinte conta: 58.604 - 38.962 = 19.642 38.962 – 19.962 = 19.320 E marcaram: (D) 45% maior que 15.000 e menor que 20.000. Pelo que vi, as questões de matemática são quase todas assim, evite baixar a cabeça e fazer contas que vai se ferrar. Para reforçar, veja mais um exemplo... ww w. cin e- as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................32/47 QUESTÃO 25 – ENEM 2007 A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo. O gráfico acima representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo. F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40. A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13 h 30 min será aproximadamente de PR Percentual da dose (A) 12% 10% (B) 15% 15% (C) 39% 25% (D) 23% 35% (E) 10% 50% COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 25 – ENEM 2007 O item foi bastante difícil para os participantes, com apenas 23% de acertos;a entretanto apresentou boa discriminação quanto ao desempenho dos participantes. Para responder o item, os participantes deveriam observar que o intervalo de tempo dado corresponde a 1,5 meias-vidas e obter o percentual de fármaco correspondente no gráfico dado. O distrator que mais atraiu foi o da alternativa C (39%), o mais escolhido por participantes de todas as faixas de desempenho, exceto entre os 10% de melhor desempenho. Os participantes que escolheram esta alternativa tentaram (erroneamente) usar uma lei linear para obter a quantidade de fármaco restante (se em uma meia vida é eliminado 50% do medicamento, então em mais metade de uma meia vida elimina-se outros 25%). ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................35/47 QUESTÃO 49 – ENEM 2007 A partir da comparação da pirâmide etária relativa a 1990 com as projeções para 2030 e considerando-se os processos de formação socioeconômica da população brasileira, é correto afirmar que PR (A) 75% a expectativa de vida do brasileiro tende a aumentar na medida em que melhoram as condições de vida da população. (B) 5% a população do país tende a diminuir na medida em que a taxa de mortalidade diminui. (C) 9% a taxa de mortalidade infantil tende a aumentar na medida em que aumenta o índice de desenvolvimento humano. (D) 7% a necessidade de investimentos no setor de saúde tende a diminuir na medida em que aumenta a população idosa. (E) 3% o nível de instrução da população tende a diminuir na medida em que diminui a população. COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 49 – ENEM 2007 O item foi bastante fácil para os participantes, com 75% de acertos. Para responder ao item, os participantes deveriam analisar as afirmativas, relativas ao processo de modificação da constituição etária da população brasileira, possivelmente (mas não necessariamente) com auxílio dos gráficos dados. Nenhum dos distratores atraiu de modo significativo os participantes. NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 49 – ENEM 2007 É igual filme de terror, começa tudo bonitinho, uma beleza... Veja como o item verdadeiro desce redondo: (A) 75% a expectativa de vida do brasileiro tende a aumentar na medida em que melhoram as condições de vida da população. Veja os absurdos do itens “B” “C” e “D”, todos eles com uma baita de uma inversão: (B) 5% a população do país tende a diminuir na medida em que a taxa de mortalidade diminui. (C) 9% a taxa de mortalidade infantil tende a aumentar na medida em que aumenta o índice de desenvolvimento humano. (D) 7% a necessidade de investimentos no setor de saúde tende a diminuir na medida em que aumenta a população idosa. Esta então, nada a ver: (E) 3% o nível de instrução da população tende a diminuir na medida em que diminui a população. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................36/47 O nível de dificuldade da questão 49 é o ideal para escolher as pessoas que serão certificadas (ENCCEJA). QUESTÃO 50 – ENEM 2007 Se for confirmada a tendência apresentada nos gráficos relativos à pirâmide etária, em 2050, PR (A) 10% a população brasileira com 80 anos de idade será composta por mais homens que mulheres. (B) 10% a maioria da população brasileira terá menos de 25 anos de idade. (C) 14% a população brasileira do sexo feminino será inferior a 2 milhões. (D) 55% a população brasileira com mais de 40 anos de idade será maior que em 2030. (E) 10% a população brasileira será inferior à população de 2010. COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 50 – ENEM 2007 O item apresentou dificuldade média, com 55% de acertos. Todos os distratores apresentaram coeficientes bisseriais negativos, mostrando que nenhum deles atraiu indevidamente participantes de bom desempenho. O item funcionou bem para separar os participantes quanto ao desempenho. Para responder ao item, os participantes deveriam analisar as alternativas com auxílio das pirâmides etárias fornecidas, constatando a tendência de aumento da população acima dos 40 anos. Nenhum dos distratores atraiu de modo significativo os participantes. NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 50 – ENEM 2007 Começou! Já deu uma boa peneirada. Esta é a questão clássica, que discrimina os bons alunos dos ruins. O grau de dificuldade desta questão é o ideal para discriminar as pessoas que tentarão o PROUNI. QUESTÃO 51 – ENEM 2007 Se forem confirmadas as projeções apresentadas, a população brasileira com até 80 anos de idade será, em 2030, PR (A) 26% menor que 170 milhões de habitantes. (B) 23% maior que 170 milhões e menor que 210 milhões de habitantes. (C) 20% maior que 210 milhões e menor que 290 milhões de habitantes. (D) 12% maior que 290 milhões e menor que 370 milhões de habitantes. ww w. cin e-m ste r.b log sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................37/47 (E) 18% maior que 370 milhões de habitantes. COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 50 – ENEM 2007 O item foi bastante difícil para os participantes, com apenas 20% de acertos. A alternativa A atraiu muitos participantes de bom desempenho. O gráfico de proporções de respostas mostra que o percentual de participantes que escolheu esta alternativa cresceu com o nível de desempenho, até o percentil 95. Em resumo, o item não funcionou bem para discriminar os participantes quanto ao desempenho. Para responder ao item, os participantes deveriam perceber que a população estimada para 2030 corresponde à área da pirâmide etária e, a seguir, estimar este valor. Claramente, os participantes (exceto os incluídos nos 5% de melhor desempenho) não souberam executar um destes dois passos. O distrator mais atraente foi o da alternativa A, possivelmente por julgar que 170 milhões é um número mais próximo da realidade atual do Brasil. NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 51 – ENEM 2007 O segredo para acertar este tipo de questão é traçar uma linha média para cada lado: Depois calculamos a distância entre elas: 3.000.000 E multiplicamos pela altura: 80 Ou seja, a população em 2030 é igual a 3.000.000 x 80 anos = 240.000.0000 (base x altura). O grau de dificuldade desta questão é o ideal para discriminar os alunos que tentarão os vestibulares mais concorridos nas FEDERAIS. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................40/47 QUESTÃO 29 – ENEM 2007 Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram consumidores da bebida. Quando analisada a distribuição etária desse consumo, outro choque: a pesquisa evidenciou que 41,2% de estudantes da educação básica da rede pública brasileira já haviam feito uso de álcool. Dados atuais apontam que a porcentagem de dependentes de álcool subiu para 15%. Estima-se que o país gaste 7,3% do PIB por ano para tratar de problemas relacionados ao alcoolismo, desde o tratamento de pacientes até a perda da produtividade no trabalho. A indústria do álcool no Brasil, que produz do açúcar ao álcool combustível, movimenta 3,5% do PIB. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n.º 4, dez./2006 e Internet: <www.alcoolismo.com.br> (com adaptações). A partir dos dados acima, conclui-se que PR (A) 40% o país, para tratar pessoas com problemas provocados pelo alcoolismo, gasta o dobro do que movimenta para produzir bebida alcoólica. (B) 18% o aumento do número de brasileiros dependentes de álcool acarreta decréscimo no percentual do PIB gasto no tratamento dessas pessoas. (C) 33% o elevado percentual de estudantes que já consumiram bebida alcoólica é indicativo de que o consumo do álcool é problema que deve ser enfrentado pela sociedade. (D) 2% as mulheres representam metade da população brasileira dependente de álcool. (E) 7% o aumento na porcentagem de brasileiros dependentes de álcool deveu-se, basicamente, ao crescimento da indústria do álcool. COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 29 – ENEM 2007 A questão trata das condições de saúde da população, causados pela dependência do álcool, a partir da interpretação dos indicadores fornecidos no texto. O baixo índice de acertos, apenas 33%, sinaliza a questão como de difícil resolução. Também não houve uma separação satisfatória entre os grupos de pior e melhor desempenho. A dificuldade dos participantes está relacionada ao fato de a resposta correta depender não só da análise quantitativa dos dados oferecidos no texto, mas de sua interpretação em relação a fatores sociais, o que requer certa subjetividade. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................41/47 A alternativa A apresentou uma forte atração, sendo a opção mais escolhida. Essa atração decorre do fato de o texto apresentar a informação de que a produção “do açúcar ao álcool combustível, movimenta 3,5% do PIB.”, e não apenas na produção de bebidas alcoólicas, como o descrito na opção A. Numa leitura menos atenta o participante não perceberia essa diferença. NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 29 – ENEM 2007 Tremenda CASCA DE BANANA na letra “A”. Aproveitou o termo “Indústria do Álcool” e nos induziu a acreditar que se tratava de produção de bebidas alcoólicas. Na letra “B”, botou uma BATATA PODRE no finalzinho. Note que o item correto desce redondo: (C) 33% o elevado percentual de estudantes que já consumiram bebida alcoólica é indicativo de que o consumo do álcool é problema que deve ser enfrentado pela sociedade. ______________________________________________________________ Na questão abaixo vamos ver uma salada de sacanagens para dificultar a vida dos alunos. Inversão no item “A”; teoria evolucionista no item “B” e CAUSA/CONSEQUENCIA indevida nas letras “C” e “D”. QUESTÃO 55 – ENEM 2007 As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados: PR (A) 12% movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos. (B) 26% sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos. (C) 17% aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente. (D) 32% aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais. (E) 13¨% recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação. COMENTÁRIOS DO INEP - QUESTÃO 55 – ENEM 2007 O participante deveria analisar, sob o ponto de vista biológico, os processos que garantem a evolução dos seres vivos, identificando os conceitos neodarwinistas. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................42/47 Questão difícil, com apenas 26% de acertos, não separou de forma satisfatória os grupos de pior e melhor desempenho. Houve uma grande dificuldade na identificação da opção que continha o conceito neodarwinista. A opção D mostrou uma forte atração, mesmo entre alguns participantes de melhor desempenho, o que é demonstrado pelo alto coeficiente bisserial positivo dessa opção. Isso mostra como grande parte dos participantes ainda não domina, de forma adequada, as teorias evolucionistas, optando pelo senso comum do superado conceito lamarckista. NOSSOS COMENTÁRIOS - QUESTÃO 55 – ENEM 2007 Na letra “A” simplesmente trocou a palavra aumenta por reduz, numa inversão. Na letra “C” inseriu “por geração espontânea” (BATATA PODRE) para falsear. Na letra “D” a maior sacanagem. Levou 32% dos alunos consigo. Colocou o conceito de Lamarck, que nasceu 63 anos antes de Darwin e teve sua teoria superada pela genialidade de Darwin. Portanto, a letra “D” contém um conceito muito bem elaborado que só foi derrubado porque encontrou um gênio pela frente. A diferença entre as duas teorias é bem delicada. Lamarck acreditava num certo determinismo. Já Darwin colocou a obra sobre o acaso, já que as alterações se davam em todos os sentidos e alguns davam sorte de mudar para o mesmo rumo das mudanças ambientais. Portanto, alguns animais davam sorte com as mudanças ambientais e outros, azar. ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................45/47 As 13 TÉCNICAS DE CHUTE para o NOVO ENEM — QUADRO SINÓPTICO 1 A CARA DO GABARITO Como no ENEM há um absoluto planejamento e as letras são bem divididas, CHUTE as questões duvidosas na letra que tiver menos. No final, faça uma revisão caso alguma das letras tenha mais de 09 questões em cada uma das 04 áreas. 2 GRANDES OPÇÕES Uma pequena omissão muitas vezes torna o item incorreto. Portanto, para que uma assertiva seja totalmente verdadeira, muitas vezes vem com um tamanho bem maior do que das outras letras. Assim, Geralmente os itens grandes são corretos. Por outro lado, os menores também costumam ser corretos. 3 OVELHA NEGRA Muitas vezes a opção correta difere das incorretas, tal como uma ovelha negra num rebanho (muitas vezes no tamanho). 4 A MAIS VOTADA “Como o trabalho da banca é selecionar quem sabe o certo, a tendência é que repita mais vezes a resposta certa, pois senão estará facilitando muito o candidato. As respostas que mais se repetem têm maior chance de ser as corretas.” William Douglas. Em provas menos elaboradas utiliza-se muito. Já no ENEM ficou difícil, já que o examinador está distribuindo bem para evitar tal artimanha. O ENEM está mais para a OVELHA NEGRA do que para a MAIS VOTADA. 5 POLITICAMENTE CORRETA Especificamente no ENEM, há muita lição de moral, assim o examinador coloca uma frase politicamente correta no item CERTO. C E R T A S 6 INCLUSIVAS Quando prevêem exceções ou usam palavras inclusivas, geralmente são corretas. Palavras chaves: a princípio, predominantemente, fundamental, em geral, em regra, pode, etc... 7 EXCLUSIVAS Quando a opção é muito forte, não deixando brechas para exceções, geralmente são incorretas. Palavras chaves: GARANTE, nunca, sempre, obrigatoriamente, não, totalmente, apenas, Jamais, Em hipótese alguma, Em tempo algum, De modo nenhum, Só, Somente, Unicamente, Exclusivamente, Tão-só, Tão-somente, etc... 8 POLITICAMENTE INCORRETA Ao contrário da 5, no ENEM o examinador coloca itens politicamente incorretos como falsos, aparentemente tentando desempenhar função educativa sobre os jovens. 9 BATATA PODRE O item quase todo é correto, mas há a inserção de um pedaço que o invalida (geralmente ao final da frase). 10 CASCA DE BANANA CUIDADO! Concordo que é sacanagem, mas sempre tem. O lugar preferido é a letra “a”, mas pode vir abaixo. Muitas vezes é uma verdade, mas que não pode ser inferida do texto como é pedido. Outras vezes é uma mentira tida por uma verdade por muitos, mas que é desmentida pelo texto... 11 CAUSA / CONSEQÜÊNCIA Traz duas verdades, mas falseia ao dizer que uma é causa da outra. Outras vezes liga uma verdade a uma causa absurda. 12 ELIMINAÇÃO DAS OPÇÕES ABSURDAS = A MAIS CORRETA Eliminar as absurdas é o grande segredo. Aumenta a probabilidade de acerto nos chutes.Também nos livra das “cascas de banana” e “bobeiras” nas matérias que estudamos com grande sacrifício. Aquele velho erro de marcar a correta, quando se pede a incorreta, também é eliminado. E R R R A D A S 13 INVERSÕES O item traz definições corretas, mas as liga invertidamente às palavras que representam. ww w. cin e-m as t r .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................46/47 14 – MONTAGEM DAS APOSTILAS Como o INEP publica bons materiais. Monte suas próprias apostilas. Basta imprimir e encadernar. Fica bom e barato. 1) CIÊNCIAS HUMANAS http://encceja.inep.gov.br/images/pdfs/ciencias_humanas_em_br.pdf 2) CIÊNCIAS NATURAIS http://encceja.inep.gov.br/images/pdfs/ciencias_naturais_em_br.pdf 3) LINGUAGENS http://encceja.inep.gov.br/images/pdfs/linguagens_codigos_em_br.pdf 4) MATEMÁTICA http://encceja.inep.gov.br/images/pdfs/mat_em_br.pdf 5) PROVAS DO ENEM DE 1998 A 2002. http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/ENEM_2009_APOSTILA_1_CAPA_E_INDICE.pdf pegue as provas e os gabaritos aqui: http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=47 6) PROVAS DO ENEM DE 2003 A 2008 http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/1_CAPA_ENEM_2009.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/2_ENEM_2009_VARIOS_CAPITULOS.pdf pegue as provas e os gabaritos aqui: http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=47 continua na página seguinte... ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m As 13 Técnicas de Chute para o NOVO ENEM...............................47/47 7) TÉCNICAS DE CHUTE + PROVAS DO ENCCEJA. http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/AS_13_TECNICAS_DE_CHUTE_PARA_O_NOVO_ENEM.pdf http://geocities.yahoo.com.br/sapoia2000/A_TECNICA_DO_CHUTE_COM_CAPA_PARA_PDF_2.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/1_CIENCIAS_DA_NATUREZA_EM.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/2_GABARITO_Cienc_Natureza_EM.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/3_CIENCIAS_HUMANAS_EM.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/4_GABARITO_HUMANAS_GAB-AREA_2_NM_JAPAO.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/5_PORTUGUES_AREA_1_NM_JAPAO.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/6_GABARITO_PORTUGUES_GAB-AREA_1_NM_JAPAO.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/7_PROVA_HUMANAS_AREA_2_NM_JAPAO.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/8_GABARITO_HUMANAS_AREA_2_NM_JAPAO.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/9_PROVA_MATEMATICA_AREA_3_NM_JAPAO.pdf http://br.geocities.com/tv_dos_concursos/10_GABARITO_MATEMATICA_GAB-AREA_3_NM_JAPAO.pdf MANTENHA NO SEU COMPUTADOR, SEM IMPRIMIR: A) RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS, onde o INEP comenta cada uma das questões: http://www.unienem.com.br/mod/resource/view.php?id=24 B) Os cursinhos também publicam excelentes GABARITOS COMENTADOS: http://www.vestibulares.coc.com.br/vestibular.aspx?edicao=456 C) A BÍBLIA DO ENEM http://www.bibliadoenem.com.br/ww w. cin e-m as ter .bl og sp ot. co m
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