Manual de especificação tecnica EPIs

Manual de especificação tecnica EPIs

(Parte 6 de 6)

m a g e m il u s t r a t i v

ÓCULOS DE SEGURANÇA ((Contra radiação I))

OBJETIVO Estabelecer as características mínimas para o fornecimento de óculos de segurança para uso em atividades de trabalho que exijam exposição solar.

DESCRIÇÃO Armação a) Deve ser de modelo anatômico, ajustável a qualquer tipo de rosto. b) Deve envolver a região dos olhos, provendo proteção superior e lateral. c) Deve ser de primeira qualidade, com design moderno e de uso confortável. d) Características de inflamabilidade: os óculos não devem sofrer ignição após exposição à chama durante 3,0 s. Lentes a) As lentes devem ser 100% policarbonato resistente a impacto. b) As lentes não devem provocar distorção das imagens. c) As lentes não devem distorcer as cores principais do espectro. d) As lentes devem ser antiembaçantes. e) As lentes podem ser nas cores incolor, cinza ou preto. f) A espessura mínima das lentes deverá ser 2,0 m Transmitância das Lentes Incolores - Transmitância luminosa (380-780 nm) = maior que 87% Transmitância das Lentes Escuras

Características mínimas de transmitância: a) Transmitância luminosa (380-780 nm) = menor que 20% b) Transmitância no infravermelho (780-1200 nm) = menor que 40% c) Transmitância no ultravioleta distante (200-315 nm) = menor que 0,08% d) Transmitância no ultravioleta próximo (315 – 385 nm) = menor que 0,08%

Observação: Para lentes escuras, a tonalidade mínima deverá ser equivalente ao 2.0 e a máxima ao 3,0.

IDENTIFICAÇÃO E DOCUMENTOS Identificação: o EPI deve ser identificado com o nome do fabricante, tamanho da peça e o número do Certificado de Aprovação (CA) do MTE. Documentos: apresentar cópia do laudo do CA.

m a g e m il u s t r a t i v

ÓCULOS DE SEGURANÇA

((Solda))

OBJETIVO Proteção dos olhos contra partículas volantes multidirecionais e radiações provenientes de soldagem oxi-acetilênica.

DESCRIÇÃO Hastes reguláveis, lente em policarbonato com proteção lateral e tratamento anti-risco. Filtra ultra violeta e infra-vermelho, para ser usado em solda oxi-acetileno, tonalidade aproximada 5.0 ID.

Identificação: o EPI deve ser identificado com o nome do fabricante, tamanho da peça e o número do Certificado de Aprovação (CA) do MTE. Documentos: apresentar cópia do laudo do CA.

(Parte 6 de 6)

Comentários