Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares

Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares

(Parte 5 de 11)

Criando Figuras Simples - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com13

Formas Básicas Formas Perfeitas

Cada ferramenta, vai permitir selecionar na Barra de Propriedades, a opção FORMAS PERFEITAS, onde você irá encontrar diversos modelos do desenho desejado.

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Criando Figuras Simples - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com14

Esta ferramenta serve para você criar desenho a mão livre, ela possui um menu com outras ferramentas de desenho a mão livre: Bézier, Mídia Artística, Caneta, Polilinha, Curvas com 3 pontos, Dimensão e Conexão Interativa.

Para desenhar com a ferramenta de Mão Livre, você deve arrastar o cursor pela página com a ferramenta desejada, selecionada.

Se você quiser fazer linhas retas, basta dar um clique em um ponto inicial e levar o ponteiro do mouse até o ponto desejado e dê outro clique. Você pode também manter a tecla <CTRL> pressionada enquanto movimenta o ponteiro.

Linhas Curvas

Linhas Retas

Criando Figuras Simples |

No menu desdobrável, o mesmo da ferramenta Mão Livre, selecione a ferramenta Bézier, específica para criação de linhas e curvas, e dê um clique em algum ponto da página para marcar o início da linha, clique em outro ponto mas não solte o botão do mouse, neste momento é traçada uma linha, arraste o ponteiro do mouse ao redor deste ponto e verifique a curvatura da linha, quanto mais você afastar o ponteiro deste ponto, maior será o raio da curva.

Depois de encontrar a curvatura desejada, solte o botão; clique em outro ponto e verifique que é mantida a seqüência da curvatura. Para interromper o comando, clique sobre qualquer outra ferramenta ou pressione a tecla ESC.

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Criando Figuras Simples - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com15

Criando Figuras Simples |

Repare que a cada clique, durante a construção da figura, foram sendo desenhados pequenos quadrados. Estes quadrados indicam as extremidades dos segmentos de linhas e curvas e são chamados NÓS, que são utilizados para fazermos modificações na figura e serão vistos mais adiante.

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Ferramenta Forma |

Ferramenta Forma - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com16

Esta ferramenta possibilita manipular os NÓS e SEGMENTOS dos desenhos, que comentamos anteriormente. Você só precisa selecionar os pontos na figura e arrastar, criando assim a forma desejada. Com ela, você pode também adicionar, excluir e modificar os NÓS.

Quando você cria um desenho e o seleciona com a ferramenta forma um NÓ, são exibido duas setas ligadas a ele por uma linha tracejada. Eles indicam o ponto de controle do NÓ, que quando são movimentados, permite que você altere a figura.

Se você, depois de criar o desenho, desejar adicionar mais um NÓ, basta clicar duas vezes sobre o local na linha, que deseja adicionar ou clique com o mouse direito sobre o ponto e escolha a opção ADICIONAR, no menu que irá se abrir.

Para você entender melhor essa questão dos NÓS, é bom conhecer o seu comportamento, ou seja, o comportamento do seus pontos de controle. E para isso, vamos conhecer cada um deles.

Cúspide: Eles movem-se de forma independente um do outro.

Suave: Estes, estão sempre diretamente opostos uma ao outro. Quando um ponto é movido, o outro também será, podendo ter comprimentos diferentes um do outro.

Simétrico: Possui os pontos de controle sempre diretamente opostos um ao outro, sempre com o mesmo comprimento.

NÓS Nó Cúspide

Um novo NÓ

Cúspide Simétrico

Suave

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Ferramenta Forma |

Ferramenta Forma - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com17

Ainda no menu da Ferramenta Forma, encontramos mais três ferramentas. Pincel Borrar, Pincel Áspero e Ferramenta Transformação Livre

Pincel Borrar: Com essa ferramenta você também poderá fazer transformações em qualquer objeto criado. Quando iniciar a transformação, basta selecionar a ferramenta, clicar e arrastar sobre o desenho. Lembrando que o objeto deverá estar convertido em curvas. Para isso, vá na Barra de Propriedades ORGANIZAR, CONVERTER EM CURVAS (CTRL+Q).

Pincel Ápero: Esta ferramenta é bem criativa, ela permite também fazer alterações nas figuras, simulando “papel rasgado”

Ferramenta Transformação Livre: Permite que você altere a figura com movimentos direcionais.

Antes Depois

Rotação Livre

Reflexão Angular LivreEscala Livre Inclinação Livre

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Contornos e Preenchimentos |

Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com18

O CorelDraw possui diversos tipos de preenchimentos com cores, texturas e espessuras, de linhas.

Nesse capítulo, iremos conhecer todos as ferramentas que irá ajudar você na criação e acabamento de seus trabalhos.

Então, vamos conhecer nossa ferramenta.

Agora faça um círculo, usando a ferramenta ELIPSE (F7), vamos usá-la para aplicar as propriedades de Preenchimento e Contorno.

Cor de Preenchimento (Shift+F11): É ferramenta que proporciona escolher um modelo de cor, e o modo para selecionar as cores. Este recurso possibilita escolher, com mais precisão, cada proporção de cor (CMYK ou RGB).

Para você escolher o tipo de preenchimento, basta selecionar o objeto e no Diálogo de Preenchimento Uniforme escolha a cor que deseja e clique em OK.

(Parte 5 de 11)

Comentários