Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares

Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares

(Parte 6 de 11)

Caixa de diálogo Cor de Preenchimento (Shift+F11)

Caixa de diálogo Preenchimento Gradiente (F11)

Caixa de diálogo Preenchimento de Padrão

Caixa de diálogo Preenchimento de Textura Caixa de diálogo Preenchimento de PostScript

Sem preenchimento

Cor no objeto

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Contornos e Preenchimentos |

Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com19

Preenchimento Gradiente (F11): Nesta caixa, podemos criar inúmeros modelos de preenchimento progressivo com cores predefinidas. E ainda é possível alterar o sentido da rotação e acrescentar mais pontos de transição de cores.

Nesta caixa, também vamos encontrar as seguintes opções: Tipo: É como será realizado o preenchimento, se Linear, Radial, Cônico ou Quadrado. Deslocamento: É o espaço onde especifica o deslocamento do centro do gradiente do tipo não Linear. Ângulo: Determina o ângulo de preenchimento gradiente.

Etapas: É o espaço onde especifica a quantidade de transições de que serão utilizadas para mostrar um preenchimento gradiente.

Transição: É o espaço onde especifica quando as cores inicial e final começam a misturar-se com as cores intermediárias.

Nestes botões você pode determinar o caminho das cores intermediárias de preenchimento através do Círculo de cores, dessa forma, alterando a matiz e saturação.

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Contornos e Preenchimentos |

Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com20

Personalizar as Cores: Uma forma de personalizar o preenchimento gradiente, é selecionar a opção PERSONALIZADA na caixa de Preenchimento Gradiente. Você vai ter opções de cores através do painel Mistura de Cores, onde pode selecionar um dos quadros que são referentes às cores inicial e final, e na caixa POSIÇÂO, você controla a posição de uma cor intermediária, que é indicada por um triângulo.

Preenchimento de Padrão: Um preenchimento de padrão de duas cores é composto somente das duas cores escolhidas. Um preenchimento de padrão totalmente colorido é um gráfico vetorial mais complexo que pode ser composto de linhas e preenchimentos.

Alguns exemplos de Preenchimento de padrão

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Contornos e Preenchimentos |

Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com21

Preenchimento de Textura: Um preenchimento de textura é um preenchimento gerado aleatoriamente que pode ser utilizado para conferir aos objetos uma aparência natural. O CorelDRAW oferece texturas predefinidas e cada textura possui um conjunto de opções que você pode alterar. Você usa cores de qualquer modelo de cor ou paleta para personalizar preenchimentos de textura. Os preenchimentos de textura só podem conter cores RGB, entretanto, outros modelos e paletas de cores podem ser usados como referência para seleção de cores.

Alguns exemplos de Preenchimento de Textura

Preenchimento de PostScript: Um preenchimento de textura PostScript é criado com a linguagem PostScript.

Algumas texturas são bastante complexas e imprimir objetos grandes que contenham preenchimentos de textura PostScript ou para atualizá-los na tela pode levar algum tempo. Dependendo do modo de exibição em uso, as letras "PS" podem aparecer em vez do preenchimento.

Ao aplicar um preenchimento de textura PostScript, você pode alterar diversos parâmetros, como tamanho, largura da linha e quantidade de cinza que aparecem no primeiro plano e no fundo da textura.

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Contornos e Preenchimentos |

Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com22

Sem preenchimento: Este botão remove o preenchimento do objeto.

Janela de Encaixe Cor: Esse botão exibe a janela com opções para a definição de um padrão de cor, que poderá ser obtido arrastando o ponteiro do mouse sobre o quadro de cores. Semelhante ao uso da paleta de cores.

Preenchimento Interativo: Uma outra forma de preenchimento, e mais prática, é o uso do Preenchimento Interativo que é uma das ferramentas mais completas do CorelDRAW. Ao ativar este comando, selecione o objeto a ser preenchido e escolha o tipo de preenchimento na caixa de lista Tipo de Preenchimento da Barra de propriedades.

Controles deslizantesVisualizadores de cores

Paletas de Cores

Modo de cor Valores numéricos

Cor referência

Preenchimento interativo Preenchimento de malha interativo

A barra de propriedades exibe os botões correspondentes ao tipo de preenchimento escolhido, sendo estes botões responsáveis pela configuração do preenchimento.

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Contornos e Preenchimentos |

Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com23

Contornos: Existem várias formas de contorno oferecidos pela ferramenta CONTORNO. Faça um quadrado com a ferramenta RETÂNGULO (F6) e em seguida abra o menu desdobrável CONTORNO.

Diálogo caneta de contorno Diálogo cor de contorno

Sem contorno

Janela de encaixe Espessura do contorno

No menu desdobrável, escolha as espessuras oferecidas observando os resultados. Dê um clique no botão Diálogo Caneta de Contorno para ter acesso a caixa de diálogo Caneta de Contorno. Nessa caixa, você poderá alterar a cor do contorno, escolher um novo estilo para o contorno e um dos três tipo de cantos. No caso de uma linha, é possível escolher o tipo de extremidade e acrescentar setas.

DICA: Selecionando a opção ESCALA COM IMAGEM você poderá redimensionar o objeto sem perder as configurações aplicadas na espessura.

TIPOS DE ESPESSURAS DE CONTORNO Sem contornomínima2 pontos8 pontos24 pontos

(Parte 6 de 11)

Comentários