Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares

Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares

(Parte 7 de 11)

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Recursos com Objetos |

Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com24

Transformar: transformar e depois, no menu ORGANIZAR escolha TRANSFORMAÇÃO.

Na janela de encaixe Transformação é onde se encontra as configurações especificas de cada opção que você desejar.

Agrupar: Quando você agrupa dois ou mais objetos, eles são tratados como uma unidade. O agrupamento permite aplicar a mesma formatação, propriedades e outras alterações a todos os objetos dentro do grupo ao mesmo tempo. O CorelDRAW também permite agrupar outros grupos para criar grupos aninhados.

É possível adicionar ou remover objetos de um grupo e excluir objetos que são membros de um grupo.

Ou então, editar um único objeto em um grupo sem desagrupar os objetos. Se você deseja editar vários objetos em um grupo ao mesmo tempo, primeiro é necessário desagrupar os objetos. Se um grupo contiver grupos aninhados, você pode desagrupar todos os objetos nos grupos aninhados simultaneamente.

Para usar os recursos de transformação, primeiro selecione o objeto ou objetos que deseja

Posição Girar

Escala e espelho Tamanho

Inclinar

Define o ponto de ancoragem

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Recursos com Objetos |

Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com25

Exemplos de Agrupar

Nos desenhos anteriores você pode observar uma seqüência de agrupamentos, onde foi formado primeiro um conjunto com três objetos, e este, depois de movido, foi agrupado novamente formando um segundo conjunto (conjunto 1), criando com isso, um alinhamento de conjuntos que é muito eficiente na criação de desenhos mais complexos.

Para você agrupar os objetos, basta selecionar todos os desenhos que farão parte do conjunto e clicar no botão AGRUPAR da barra de Propriedades, no menu ORGANIZAR >> AGRUPAR ou Crtl+G. Ao clicar um dos desenhos do conjunto, todos serão selecionados, para selecionar apenas um objeto do conjutno, basta dar um clique sobre o objeto desejado mantendo a tecla Crtl pressionada.

Para você desagrupar os desenhos clique no botão ORGANIZAR >> DESAGRUPAR ou DESAGRUPAR TUDO. Estes comandos só estarão disponíveis se os desenhos estiverem agrupados.

Copiar, Duplicar : Você pode recortar ou copiar um objeto para colocá-lo na área de transferência e colá-lo em um desenho ou em outro aplicativo. Se um objeto for recortado para a área de transferência, ele será removido do desenho. Se um objeto for copiado para a área de transferência, o original permanecerá no desenho.

Duplicar

Se um objeto for duplicado, a cópia será colocada diretamente na janela de desenho e a área de transferência não será usada. Duplicar é mais rápido que copiar e colar. Além disso, quando um objeto é duplicado, você pode especificar a distância entre o objeto original e o duplicado ao longo dos eixos x e y. A distância é conhecida como deslocamento.

Você pode aplicar uma transformação, como girar, dimensionar ou inclinar, a uma duplicação de objeto, enquanto mantém o objeto original intacto. Se optar por manter o objeto original, exclua a duplicação.

objetos conjunto 1 objeto objeto duplicar deslocamento

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Recursos com Objetos |

Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com26

Alinhar e Distribuir: Para alinhar e distribuir dois ou mais desenhos, primeiro selecione-os e clique na opção ALINHAR e DISTRIBUIR do menu ORGANIZAR. Na caixa de diálogo exibida, você poderá escolher um ou mais botões de alinhamento ou distribuição, depois você pode clicar no botão VISUALIZAR para ver o resultado de suas alterações, se não ficar de acordo com o seu gosto, basta clicar em REDEFINIR.

Distribuir > Espaçamento > Extensão da páginaDistribuir > No centro > Extensão da páginaSem alinhamento e distribuição

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Recursos com Objetos |

Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com27

Outra opção de aparagem é usar o botão aparar na barra que aparece quando os desenhos são selecionados.

Aparar: Esta ferramenta vai permitir pra você cortar em um objeto utilizado outro objeto como referência, aparando as áreas sobrepostas. Este procedimento vai manter as características de preenchimento e contorno do objeto alvo, removendo o desenho aparado, formando com isso um novo desenho diferente do inicial.

Para você usar a ferramenta APARAGEM, selecione o primeiro desenho que será aparado, clique no menu ORGANIZAR >> FORMATO >> APARAR ou na janela de encaixe FORMATO, clique no botão aparar, como nas imagens a seguir.

DRAWCorel X3 desenho1 efeito final da ferramenta Aparar

DRAWCorel X3 sobrepondo os desenhos desenho 2

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Recursos com Objetos |

Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com28

Combinar: A combinação de dois ou mais objetos cria um único objeto com atributos em comum de preenchimento e contorno. É possível combinar retângulos, elipses, polígonos, estrelas, espirais, gráficos ou texto. O CorelDRAW converte esses objetos em um único objeto de curva. Se for necessário modificar os atributos de um objeto que foi combinado a partir de objetos separados, você pode separar o objeto combinado.

Para combinar objetos, selecione-os e clique no menu ORGANIZAR >> COMBINAR >> ou Crtl+L. E se você quiser remover a combinação, basta selecionar o objeto e no menu ORGANIZAR >> QUEBRAR ou Crtl+K.

DRAWCorel X3 desenho1 efeito final da ferramenta Combinar

DRAWCorel X3 sobrepondo os desenhos desenho 2

Adicionar CombinaçãoSeparar Combinação

DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE

Recursos com Objetos |

Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com29

Soldar: Você pode soldar objetos para criar um objeto com um único contorno. O novo objeto usa o perímetro do objeto soldado como seu contorno e adota as propriedades de preenchimento e de contorno do objeto de destino. Todas as linhas de interseção desaparecem.

(Parte 7 de 11)

Comentários