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Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos (artigo, dissertação, projeto, trabalho de conclusão de curso e tese)

São Leopoldo 2009

Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos (artigo, dissertação, projeto, trabalho de conclusão de curso e tese)

São Leopoldo 20091

1 Edição revisada e modificada em fevereiro de 2009

1 INTRODUÇÃO5
2 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS - NBR 14724:20057
2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS8
2.1.1 Capa8
2.1.2 Lombada12
2.1.3 Folha de Rosto12
2.1.4 Errata16
2.1.5 Folha de Aprovação17
2.1.6 Dedicatória18
2.1.7 Agradecimentos19
2.1.8 Epígrafe20
2.1.9 Resumo em Português21
2.1.9.1 Regras de Apresentação do Resumo21
2.1.10 Resumo em Língua Estrangeira2
2.1.1 Lista de Ilustrações2
2.1.12 Lista de Tabelas24
2.1.13 Lista de Abreviaturas e Siglas25
2.1.14 Lista de Símbolos27
2.1.15 Sumário28
2.1.15.1 Regras de Apresentação do Sumário28
2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS29
2.2.1 Introdução29
2.2.2 Desenvolvimento29
2.2.3 Conclusão29
2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS30
2.3.1 Referências30
2.3.2 Glossário30
2.3.3 Apêndices30
2.3.4 Anexos31
2.3.5 Índices31
3 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO32
4 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA- NBR 6024:200336
4.1 REGRAS DE APRESENTAÇÃO DA NUMERAÇÃO PROGRESSIVA37
5 REFERÊNCIAS - NBR6023:200239
5.1 REGRAS GERAIS39
5.2 MODELOS DE REFERÊNCIAS40
5.2.1 Monografia no Todo40
5.2.1.1 Monografia no Todo em Meio Eletrônico41
5.2.1.2 Parte de Monografia42
5.2.1.2.1 Parte de Monografia em Meio Eletrônico42
5.2.2 Publicação Periódica43
5.2.2.1 Publicação Periódica como um Todo43
5.2.2.1.1 Partes de Revista, Boletim (fascículo)43
5.2.2.2 Artigo e/ou Matéria de Revista, Boletim, etc4
5.2.2.2.1 Artigo e/ou Matéria de Revista, Boletim, etc. em Meio Eletrônico45
5.2.2.3.1 Artigo e/ou Matéria de Jornal em Meio Eletrônico46
5.2.3 Evento como um Todo47
5.2.3.1 Trabalho Apresentado em Evento48
5.2.3.2 Evento como um Todo em Meio Eletrônico48
5.2.3.2.1 Trabalho Apresentado em Evento em Meio Eletrônico49
5.2.4 Patente49
5.2.4.1 Patente em Meio Eletrônico49
5.2.5 Documento Jurídico50
5.2.5.1 Legislação50
5.2.5.2 Jurisprudência51
5.2.5.3 Doutrina52
5.2.5.4 Documento Jurídico em Meio Eletrônico52
5.2.6 Imagem em Movimento5
5.2.7 Documento Iconográfico5
5.2.6.1 Documento Iconográfico em Meio Eletrônico56
5.2.8 Documento Cartográfico56
5.2.8.1 Documento Cartográfico em Meio Eletrônico57
5.2.9 Documento Sonoro no Todo57
5.2.9.1 Documento Sonoro em Parte58
5.2.10 Partitura58
5.2.10.1 Partitura em Meio Eletrônico59
5.2.1 Documento Tridimensional59
5.2.12 Documentos de Acesso Exclusivo em Meio Eletrônico59
5.3 TRANSCRIÇÃO DOS ELEMENTOS60
5.3.1 Autor pessoal61
5.3.2 Autor Entidade (Órgãos governamentais, Empresas, Associações,
Congressos)62
5.3.3 Autoria desconhecida63
5.3.4 Título e subtítulo63
5.3.5 Edição64
5.3.6 Local65
5.3.7 Editor(a)6
5.3.8 Data6
5.3.9 Descrição Física68
5.3.10 Ilustrações69
5.3.1 Séries e Coleções69
5.3.12 Notas70
5.4 ORDENAÇÃO DAS REFERÊNCIAS72
5.4.1 Sistema Alfabético72
5.4.2 Sistema Numérico73
6 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - NBR 10520:200274
6.1 FORMAS DE CITAÇÃO74
6.1.1 Citações Diretas74
6.1.2 Citações Indiretas76
6.1.2 Citação de Citação80
6.2 SISTEMA DE CHAMADA82
6.2.1 Sistema Numérico83
6.2.2 Sistema Autor-Data84
6.3 NOTAS DE RODAPÉ86
REFERÊNCIAS91
APÊNDICE A - SUMÁRIO93
APÊNDICE B - MODELO DE ARTIGO DE PERIÓDICO - ABNT94

5 1 INTRODUÇÃO

Para que o conhecimento produzido na Unisinos tenha credibilidade junto à comunidade científica nacional e internacional, faz-se necessário que os trabalhos elaborados, em qualquer nível acadêmico, sejam desenvolvidos e apresentados de acordo com as regras de normatização exigidas pelos padrões vigentes. Foi nesse intuito que a equipe da biblioteca da instituição elaborou o presente documento, que visa orientar leitores e usuários no que se refere à utilização das normas-padrão para elaboração de artigos, dissertações, projetos, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e teses, a serem apresentados em todos os níveis de ensino da Universidade. A necessidade do estabelecimento de padrões formais para a apresentação gráfica dos trabalhos acadêmicos também se destaca como garantia da qualidade na circulação, comunicação e intercâmbio das informações geradas pela Universidade.

Este guia foi elaborado e baseado no conteúdo das seguintes normas:

- NBR 6022:2003 - Informação e Documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa; - NBR 6023:2002 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração;

- NRB 6024:2003 - Numeração progressiva das seções de um documento –

Procedimento; - NBR 6027:2003 - Sumários - Procedimento;

- NBR 6028:2003 - Resumos - Procedimentos,

- NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Apresentação de citações em documentos,

- NBR 14724:2005 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos –

Apresentação;

- NBR 15287:2005 Informação e Documentação - Projeto de pesquisa - Apresentação.

Por se tratar de um estudo do conteúdo das referidas normas, por vezes, serão utilizados os textos dos originais. Salienta-se que, neste instrumento, não se aborda o conteúdo na íntegra das referidas normas, mas, elabora-se uma seleção de informações pertinentes. Vale lembrar que a Biblioteca oferece e disponibiliza a consulta aos originais no Setor de Referência, localizado no 3º andar de seu prédio.

Conforme Associação Brasileira de Normas Técnicas (2005a, p. 2-3) para efeito deste guia, seguem as seguintes definições: a) dissertação: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou a exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações; deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato; é feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre; b) tese: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou a exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado; deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão; é feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de doutor, ou similar; c) trabalhos acadêmicos (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento): documento que representa o resultado de estudo. Deve expressar o conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. É feito sob a coordenação de um orientador.

7 2 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS - NBR 14724:2005

A estrutura dos trabalhos acadêmicos obedece à uma ordem lógica de apresentação, que se divide em: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Elementos Pré-textuais

CAPA (obrigatório) LOMBADA (se necessário) FOLHA DE ROSTO (obrigatório) FICHA CATALOGRÁFICA (verso da folha de rosto) ERRATA (se necessário) FOLHA DE APROVAÇÃO (obrigatório)

DEDICATÓRIA (opcional) AGRADECIMENTOS (opcional) EPÍGRAFE (opcional) RESUMO NA LÍNGUA PORTUGUESA (obrigatório) RESUMO NA LÍNGUA ESTRANGEIRA LISTA DE ILUSTRAÇÕES (opcional) LISTA DE TABELAS (opcional) LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (opcional)

LISTA DE SÍMBOLOS (opcional) SUMÁRIO (obrigatório)

Elementos Textuais

INTRODUÇÃO (obrigatório) DESENVOLVIMENTO (obrigatório) CONCLUSÃO (obrigatório)

Elementos Pós-textuais

REFERÊNCIAS (obrigatório) GLOSSÁRIO (opcional) APÊNDICE (S) (opcional) ANEXO (S) (opcional) ÍNDICES (S) (opcional)

ATENÇÃO Conforme instrução da Unidade Acadêmica de Graduação, a folha de aprovação NÃO será inserida nos TCCs. A ficha catalográfica (verso da folha de rosto), folha de aprovação e o resumo na língua estrangeira são obrigatórios somente para dissertações e teses. Aconselha-se a consulta ao orientador sobre essas questões.

8 2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Os elementos pré-textuais são os que antecedem o texto com informações que identificam o trabalho.

A capa é a proteção física externa do trabalho. Deve conter dados que permitam a correta identificação do trabalho, na seguinte ordem:

- Instituição (Nome da Universidade, Área e Curso); - Nome do autor;

- Título do trabalho – subtítulo, se houver;

- Número de volumes (se houver mais de um, deve constar na capa a identificação do respectivo volume);

- Local (cidade);

- Data (ano de depósito/ou da entrega)

Sugere-se que as informações sejam dispostas centralizadas e com letras maiúsculas, sem emprego do ponto final, a cada linha.

9 Modelo de Capa TCC

Nome do Aluno

TÍTULO: Subtítulo (se houver)

Local (cidade) Ano

3cm

3cm 2cm 2cm

10 Modelo de Capa Curso de Especialização

Nome do Aluno

TÍTULO: Subtítulo (se houver)

Local (cidade) Ano

3cm

3cm 2cm

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