Terminologia offshore

Terminologia offshore

(Parte 1 de 16)

LETRA B7
LETRA C12
LETRA D2
LETRA E28
LETRA F29
LETRA G3
LETRA H34
LETRA I36
LETRA J37
LETRA K37
LETRA L38
LETRA M40
LETRA N42
LETRA O42
LETRA P4
LETRA Q47
LETRA R48
LETRA S50
LETRA T57
LETRA U59
LETRA V60
LETRA X60
LETRA Y60

Terminologia Offshore Letra A

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE EMPREITEIROS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETO - Esta organização é dedicada à pesquisa, educação, prevenção de acidentes e outros assuntos de interesse de empreiteiros.

ABANDON - ABANDONAR - Cessação ou paralisação dos trabalhos em um poço que se tornou improdutivo, vedação do poço com plugs de cimento e aproveitamento do equipamento recuperável.

ABANDONED WELL - POÇO ABANDONADO - Poço que deixou de proporcionar uma produção economicamente viável.

ABRASION DRILLING - DESGASTE POR PERFURAÇÃO - Quando a broca ou comando se desgastam durante a perfuração do poço.

ABSORPTION - ABSORÇÃO - Geofísica: Processo pelo qual a energia radiante é convertida em outras formas de energia. Química: Penetração de moléculas ou íons de uma substância no interior de um sólido ou líquido.

ACCELERATOR - ACELERADOR - Comando utilizado para dar movimento à mesa rotativa. Também são as substâncias químicas que reagem com o cimento usado no revestimento de colunas ou vedação em geral, para redução do tempo de secagem da pasta de cimento. Tais substâncias são o cloreto de cálcio e o cloreto de sódio.

ACCUMULATOR - ACUMULADOR - Unidade elétrica com a finalidade básica de uma bateria.

ACID BOTTLE - BULBO DE ÁCIDO - Um tudo de vidro colocado em uma abertura do container de aço para registrar o desvio da vertical. Neste tubo encontra-se o ácido hidrofluórico que ataca o vidro em qualquer variação gravando assim este ângulo.

ACIDIGE - ACIDIFICAÇÃO - Técnica para aumento da produção de um reservatório com formação calcária, de baixa permeabilidade, através da injeção de ácido na formação. Este bombeio geralmente é feito de bordo de um navio de estimulação de poços de petróleo com o uso de ácido clorídrico.

ACOUSTIC POSITIONING - POSICIONAMENTO ACÚSTICO - Tipo de posicionamento utilizado para identificar um poço ou locação no fundo do mar. Utiliza transponders posicionados próximos à cabeça do poço. A localização é determinada pela utilização de ondas acústicas (Doppler, sonar).

ACOUSTIC LOG - PERFIL ACÚSTICO - Termo genérico que engloba todos os registros feitos para medir uma ou mais características, de uma onda acústica que se propaga em um poço preenchido por fluido, tais como: tempo de trânsito intervalar, amplitude de parte de uma onda acústica, trem de ondas acústicas, tempo de trânsito e amplitude da energia acústica refletida.

ACOUSTIC RELEASE - LIBERAÇÃO ACÚSTICA - Sistema para liberar bóia ou equipamento submerso. Normalmente usado para liberar transponders.

ACOUSTIC TRANSPONDER - BALIZA EMÉTRICA - Equipamento utilizado para localização no fundo do mar. Normalmente em número de quatro com rastreador na plataforma.

ACTIVE PIT - POÇO ATIVO - Poço que foi explorado e está produzindo.

ACYCLICS HYDROCARBONS - HIDROCARBONETOS ACÍCLICOS - Hidrocarbonetos acíclicos, abertos e alifáticos; forma química estrutural de um hidrocarboneto; composto orgânico acíclico ou aberto. São os alcanos, alcenos, alcadienos e alcinos.

ADDITIVE - ADITIVO - Componente químico utilizado em formulações químicas.

AERATION - AERAÇÃO - Geologia: Processo de suprimento de ar ou gases para os poros de um solo ou rocha.

AFTER COOLER - RESFRIADOR - Utilizado após ou por ocasião do aquecimento excessivo em um comando de perfuração.

AFT THRUSTER - PROPULSOR LATERAL DE RÉ - Veja STERN THRUSTER. A. H .

DRUM - TAMBOR DE MANUSEIO - Tambor de estivagem do cabo de manuseio de âncoras em um guincho de reboque e manuseio.

AIR-CUSHION VEHICLE - VEÍCULO A COLCHÃO DE AR - Veículo que utiliza colchões de ar em seu deslocamento, sendo o mais comum o Hovercraft.

AIR CUTTING - CORTE A AR - Forma de se cortar objetos rígidos a base de ar.

AIR GUN - CANHÃO A AR - Geofísica: Tipo de fonte sísmica que injeta uma bolha de ar comprimido, por alta pressão, na água. O espectro de freqüência depende da quantidade de ar da bolha, da pressão do ar e da profundidade da água (ou pressão da água). Arranjos de canhões de diferentes tamanhos são usados para ampliar o espectro de freqüência gerado. Também podem ser usados em poços.

AIR LIFT - ELEVAÇÃO PNEUMÁTICA - Técnica de injeção de ar comprimido dentro de uma coluna fluida num poço para estimulação do fluxo do fluido.

AIR TUGGER - EMPURRADOR A AR - Meio utilizado para mudar objetos submersos de posição através de ar comprimido.

ALICYCLIC HYDROCARBONS - HIDROCARBONETOS ALICÍCLICOS - Hidrocarbonetos alicíclicos, cíclicos ou fechados; forma química estrutural de um hidrocarboneto; compostos orgânicos cíclicos ou fechados que não contêm o anel benzênico, exceto os aromáticos.

ALKANE - ALCANO - Hidrocarbonetos de ligação simples; compostos binários de carbono e hidrogênio, saturados, acíclicos; hidrocarbonetos saturados. Fórm. (Cn H2n). Produzem ácidos orgânicos quando submetidos a um agente oxidante na presença de um catalisador. São insolúveis em solventes fortemente polarizados (água), e solúveis em solventes apolares (benzeno) e em solventes fracamente polarizados (álcool), e, muito utilizados em reações de combustão e substituição (halogenação, nitração, sulfonação).

ALKENO - ALCENO - Alcenos; hidrocarbonetos de dupla ligação; composto binário de carbono e hidrogênio, acíclico, insaturado; alqueno; olefina. Fórm. (Cn H2n). São incolores, inodoros, insolúveis em água e solúveis em álcool, éter, benzeno. Formam reações de adição, oxidação e polimerização, produzindo ácidos, cetonas e diálcool.

ALKINE - ALQUINO - Alquinos, alcinos; hidrocarbonetos de ligação tripla; composto binário de carbono e hidrogênio, acíclico. Fórm. (Cn H2n - 2). São incolores, inodoros, insolúveis em água e solúveis em álcool ou éter, entretanto, o acetileno, que é um alquino, tem cheiro agradável e é parcialmente solúvel em água. Formam reações de adição, oxidação e polimerização produzindo alcanos, halenos, cetonas, aldeídos, ácido carboxílico e polímeros.

ALKYLATION - ALQUILAÇÃO - Introdução de uma alquila em uma molécula orgânica, isto é, é a introdução, em uma molécula orgânica, de um radical obtido pela retirada de um hidrogênio de um hidrocarboneto alifático.

AMINE - AMINA - Aminas; compostos orgânicos nitrogenados obtidos do gás amoníaco (NH3) pela substituição de um ou mais de um de seus hidrogênios por radicais hidrocarbônicos. São incolores; as líquidas são tóxicas e apresentam cheiro de peixe e as sólidas são inodoras.

ANALYSIS (CORE) - ANÁLISE DE TESTEMUNHOS - É o exame laboratorial de amostras de rocha e/ou sedimentos (testemunhos) retiradas de uma perfuração de poço. Na indústria de petróleo, o principal objetivo do exame é determinar a capacidade da formação de conter petróleo/gás, a facilidade de passagem dos mesmos pela formação pela formação e o grau de saturação de petróleo/gás/água da mesma. Também são analisadas as características petrográficas, estratigráficas e paleontológicas dos testemunhos.

ANCHOR - ÂNCORA - âncora ou ferro - Instrumento de fixação de objetos móveis (tais como plataformas, navios, barcaças, etc.) ao fundo do mar por sua penetração e sustentação através de cabos de aço ou amarras. A mais usada por plataformas semi-submersíveis é a do tipo stevfix.

ANCHOR - TUBULAÇÃO PERFURADA - Técnica de ancoragem da coluna de perfuração em um poço em exploração para teste da sua velocidade de fluxo.

ANCHOR (DEAD LINE) - LINHA FIXA CHUMBADA - As guarnições que chumbam a linha fixa do cabo de içamento, que acomoda as cargas manipuladas pelo guincho (unidade de içamento). Essa chumbagem (ancoragem) é geralmente munida de um mostrador em frente ao perfurador que indica as cargas manipuladas pelo equipamento de içamento.

ANCHOR BOLSTER - ÂNCORA SUPORTE DE APOIO - Tipo de âncora utilizada para estaiar e nivelar estruturas submersas.

ANCHOR CHAIN - AMARRA DE ÂNCORA - Corrente formada por elos onde é conectada a âncora. O peso do seio (catenária) também trabalha como âncora ou amortecedor.

ANCHOR CRADLE - BERÇO DA ÂNCORA - Veja CRADLE. ANCHOR HANDLING - MANUSEIO DE ÂNCORA - Operação realizada por uma embarcação especializada (AHTS/RAS) e consiste na colocação ou retirada da âncora de uma unidade através do guincho da embarcação de apoio.

ANCHOR HANDLING AND TOWING SHIP - EMBARCAÇÃO DE REBOQUE E MANUSEIO DE ÂNCORAS - Embarcação destinada à operação de reboque e manuseio de âncoras através de guincho especial instalado em seu convés e capacidade de manobra bastante desenvolvida, bem como um alto valor de força de tração estática (Bollard Pull).

ANCHOR PATTERN - PLANO DE ANCORAGEM - Plano preestabelecido para ancoragem de uma unidade, de acordo com as restrições no fundo da nova locação.

ANCHOR PILLING - PERFILAGEM DE ÂNCORAS - Processo de ancoragem onde se usam duas ou mais âncoras enfileiradas (pig-back).

ANCHOR SHANK - HASTE DA ÂNCORA - Corpo, estrutura central de uma âncora onde normalmente são fixados seus acessórios.

ANCHOR SLIPPING - GARRAR - Quando a tensa, tipo de fundo, não é adequada à penetração da âncora, a mesma desliza (garra).

ANGLE BUILD-UP - AUMENTO DO ÂNGULO DE INCLINAÇÃO - Termo utilizado quando uma coluna de perfuração se inclina.

ANGLE DROP-OFF - DIMINUIÇÃO DO ÂNGULO DE INCLINAÇÃO - Termo utilizado quando uma coluna de perfuração diminui sua inclinação.

ANGLE OF DEVIATION - ÂNGULO DE DESVIO OU DECLINAÇÃO - É a declinação ou desvio do vertical absoluto que um poço poderá sofrer por acidente ou em conformidade com o projeto.

ANYDRITE - ANIDRITA - Substância derivada de um ácido pela eliminação de uma ou mais moléculas de água.

ANILINE POINT - PONTO DE ANILINA - Trata-se de método de análise.

ANNULAR BLOWOUT PREVENTER - PREVENTOR ANULAR DE EXPLOSÃO - Válvula anular que bloqueia automaticamente o retorno da pressão da formação.

(Parte 1 de 16)

Comentários