(Parte 1 de 8)

Presidente da República LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Secretário Especial dos Direitos Humanos PAULO DE TARSO VANNUCHI

Secretário Especial Adjunto dos Direitos Humanos ROGÉRIO SOTTILI

Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos PERLY CIPRIANO

Cuidar Melhor e Evitar a Violência

Manual do Cuidador da Pessoa Idosa

Brasília, 2008

Tomiko Born Organizadora

Presidência da República

Secretaria Especial dos Direitos Humanos

Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos

Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo I, 2o andar, sala 209 70064-900 – Brasília – DF

Fones: (61) 3429-3014 – Fax: (61) 3225-0440

E-mail: cndi@sedh.gov.br Site: w.planalto.gov.br/sedh

Site: w.direitoshumanos.gov.br/observatorioidoso

Reprodução autorizada, desde que citada a fonte de referência.

Distribuição gratuita.

Impresso no Brasil / Printed in Brasil

Copyright © 2008 by Secretaria Especial dos Direitos Humanos Tiragem: 20.0 exemplares

Elaboração e Apoio: Programa Providência de Elevação da Renda Familiar

Born, Tomiko

Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa / Tomiko Born (organizadora) – Brasília : Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2008. 330 p.; 30 cm.

1. Conselhos do Idoso 2. Direitos humanos 3.Idoso, cidadania 4. Idoso, aspectos sociais 5. Pessoa Idosa, cuidador I. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos I. Título: Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa

CDU 035 613.98

Apresentação

A presente publicação, Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do

Cuidador da Pessoa Idosa, é mais um esforço da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) para implementar o Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa e atende as recomendações de inúmeros encontros realizados em todo o país.

Nos últimos anos, cresce no Brasil a consciência de que a violência contra a pessoa idosa é um problema grave e complexo e que a sua abordagem exige a formulação de várias estratégias, conforme prevê o Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa. A formação de cuidadores é, sem dúvida, uma delas, pois, conforme revelam estudos nacionais e internacionais sobre o tema, uma grande parte da violência contra essa população acontece dentro da família ou em Instituições de Longa Permanência para Idosos freqüentemente, por falta de preparo do cuidador.

Vários profissionais, cuidadores e pessoas idosas acompanharam de perto a formulação deste manual, participando em duas oficinas, em Brasília, e em outros pontos do território nacional.

O manual foi elaborado por profissionais com formação em Geriatria e Gerontologia que dedicaram horas preciosas de trabalho para compartilhar seus conhecimentos e sua experiência com o cuidador da pessoa idosa.

Este manual deverá ser utilizado nos cursos promovidos pelos Centros de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, ação conjunta da SEDH/PR com Organizações Governamentais e Organizações não Governamentais. Será um instrumento que o cuidador institucional, domiciliar e familiar das pessoas idosas utilizará como um guia para proporcionar melhores cuidados, participando dos esforços para reduzir a violência contra essa população e garantir-lhe um envelhecer com dignidade.

A todos que participaram desse verdadeiro mutirão o nosso muito obrigado.

Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República

Presidência da República

Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos

COORDENAÇÃO GERAL Jurilza Maria Barros de Mendonça

ORGANIZAÇÃO DA PUBLICAÇÃO Tomiko Born

EXECUÇÃO DO PROJETO Programa Providência

Tomiko Born

Matheus Papaléo Netto Renato Botaro

Albamaria Paulino Abigalil

Cleyton Edney Ribeiro Medeiros

Lívia Reis de Souza

Telmara Galvão Sebastião Rui Oliveira de Souza

Queila Moreira Soares

Dalila Ottoni de Carvalho José Ricardo de Freitas

8 | Tomiko Born (organizadora)

CARLOS HENRIQUE ALVES DE REZENDE – Médico. Doutor pela Faculdade 1. de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. E.mail: charezende@ufu.com.br

CLAUDIA BURLÁ – Médica Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira 2. de Geriatria e Gerontologia. Secretária Geral e Vice Presidente da International Association of Gerontology and Geriatrics (IAGG 2005 -2009). E.mail: cburla@terra.com.br

CLAUDIA VELLOSO SILVA DE MELO – Médica especialista em Clínica Médica 3. pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Estágio de pós-graduação em Geriatria da Universidade de Brasília (HUB-UNB). Especialista em Saúde do Idoso – Geriatria e Gerontologia – CIAPE.

(Parte 1 de 8)

Comentários