Revit Architecture 2010 Doctec1 Apresentação

Revit Architecture 2010 Doctec1 Apresentação

(Parte 1 de 2)

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A

TECAD Soluções Integradas de Projecto 2635-477 Rio de Mouro

Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt

Autodesk REVIT Architecture DocTec1 | Apresentação

O REVIT Architecture é um modelador paramétrico, de desenvolvimento de projecto e documentação, para Arquitectos e profissionais de Engenharia e Construção. Intuitivo e muito fácil de usar, oferece coordenação automática de toda a documentação de projecto produzida, garantindo a consistência da informação em todos os desenhos produzidos. Apresenta ainda um extraordinário nível de integração e compatibilidade, garantindo melhor planeamento, mais produtividade e qualidade.

Interface A interface do REVIT Architecture apresenta todos os comandos e opções numa faixa superior com separadores expansíveis, ou “Ribbon”, contextuais, exibindo ferramentas especificas baseadas no objecto que está seleccionado no modelo ou no comando activo. Para utilizadores experientes, é possível reduzir a dimensão da barra de comandos ou mesmo escondê-la.

Fig. 01 | Interface do REVIT Architecture

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

A interface providencia ajuda na utilização dos vários comandos: mantendo o ponteiro do rato sobre qualquer comando obtém-se informação sobre a sua utilização e do atalho de teclado para activar o mesmo.

Fig. 02 | Janela de Ajuda Antes da inserção de qualquer elemento no projecto poderá obter-se uma pré-visualização do mesmo.

Fig. 03 | Pré-visualização das famílias a inserir no projecto

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

Quick Access Toolbar É possível personalizar uma barra de ferramentas de acesso rápido permitindo através de um único clique accionar as ferramentas e os comandos mais utilizados pelo utilizador. Facilmente se adicionam ou removem comandos da barra de ferramentas e colocam separadores entre eles. O utilizador pode definir a posição da barra, facilitando o acesso rápido à mesma.

Fig. 04| Barra de Acesso Rápido

Modelo Paramétrico Bidireccional O REVIT Architecture é a plataforma ideal para Projecto de Arquitectura. O seu motor paramétrico revoluciona o processo de trabalho. A sua base de dados única, garante ao projectista uma associatividade bidireccional ao longo de todos os componentes da construção, anotações e vistas, assegurando que todos os dados, incluindo gráficos, tabelas, desenhos e folhas, estão sempre actualizados e coordenados. Os componentes paramétricos possuem a capacidade de se relacionar entre si, ou seja, conhecem a função que possuem, compreendem o relacionamento que têm com os outros elementos, e comportam-se como objectos “inteligentes”, que representam precisamente as condições reais de construção.

Fig. 05 | Modelo Paramétrico Bidireccional

Se por exemplo, a determinado momento na concepção do projecto, se verificar a necessidade de efectuar uma alteração numa porta, o REVIT Architecture actualiza a informação em todos os elementos associados a essa alteração, isto é, as paredes adaptam-se ao novo modelo de porta, as cotas ajustam-se rigorosamente,

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt as plantas, os cortes, os alçados e os pormenores são automaticamente actualizados, poupando horas de trabalho e eliminando as ambiguidades e problemas de coordenação na documentação. Em suma, uma alteração num local específico representa uma alteração automática em todos os elementos relacionados, e devido à coordenação automática, os documentos são claros e consistentes.

Interoperabilidade O REVIT Architecture permite uma perfeita interacção com outras aplicações garantindo, em âmbito de projecto colaborativo, o envio de informação para outros elementos da equipa de forma eficiente e simplificada: além da facilidade de exportar e importar informação de projecto, incluindo o modelo e documentos de construção para AutoCAD e 3DStudio, é também possível na versão 2010 exportar o modelo do edifício ou a superfície topográfica gerada no REVIT para o AutoCAD Civil 3Dcom toda a informação associada e importar modelos mecânicos precisos e com informação detalhada do Autodesk Inventor para o REVIT. A opção de utilização do REVIT Architecture, isoladamente ou trabalhando em conjunto com outras aplicações fica inteiramente dependente da aptidão da equipa de projecto, e do seu fluxo de trabalho preferido.

Fig. 06 | Importação de ficheiros de formato DWG

O novo formato de ficheiro ADSK (Autodesk Exchange Format) permite a exportação com rigor e segurança para o AutoCAD Civil 3D. A exportação de um modelo ou superfície topográfica de REVIT para AutoCAD Civil 3D faz-se através de uma caixa de diálogo que providencia uma revisão detalhada dos conteúdos seleccionados do modelo de informação antes da geração do ficheiro de exportação. É possível inspeccionar o modelo através de vários estilos de visualização, isolar entidades e editar dados e informação de projecto que poderão ser visualizados no interior do AutoCAD Civil 3D.

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

A interface para coordenadas de projecto permite o controlo gráfico dos sistemas de coordenadas no REVIT e a selecção dos elementos para exportação através de parâmetros “interior/exterior” e templates de vistas é facilitada.

Fig. 07| Exportação para AutoCAD Civil 3D

O formato ADSK (Autodesk Exchange Format) permite também a importação de conteúdo com informação associada do Autodesk Inventor, facilitando assim o acesso a produtos específicos de várias marcas e fabricantes. O utilizador tem controlo sobre o nível de detalhe do modelo exportado do Inventor (aplicação para a indústria), o objecto possuirá todos os conectores que permitirão a sua ligação ao modelo REVIT e a sua performance, parametrização e informação associada serão preservadas. É possível editar o elemento importado quer a nível gráfico quer a nível formal.

Fig. 08| Importação de conteúdo de fabricantes no formato ADSK

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

Eficiência Energética e Análise do Desempenho Ambiental A exportação para o formato gbXML (green building XML) permite a interoperabilidade com aplicações externas de análise energética e ambiental. Antes da exportação do projecto REVIT para gbXML é possível inspeccionar um modelo analítico com a representação dos vários espaços criados (“rooms”) e detectar os problemas/avisos que apresentam (caso se verifique) para correcção antes da exportação.

Fig. 09| Exportação para gbXML

O modelo dinâmico de análise permite isolar espaços (“rooms”) e visualisar superfícies individuais; apresentar esquema de cores nas superfícies do modelo de acordo com o tipo de superfície e materiais aplicados; agrupamento de espaços (“rooms”) baseado no nível onde estão inseridos e definição de dados energéticos. O controlo rigoroso da informação exportada garantem que as análises de desempenho do edifício efectuadas em aplicações de análise energética e ambiental, tais como o Ecotect ou a aplicação Web Green Building Studio, serão eficazes e contribuirão para um projecto mais sustentável.

Representação Gráfica O REVIT Architecture permite desenvolver todo o projecto, até às fases de pormenorização e o grafismo adaptase automaticamente à escala e nível de detalhe desejado. A cotagem é simples e directa, adaptando-se dinamicamente a qualquer alteração posterior dos elementos cotados. É também possível realizar pormenorização 2D, utilizando o modelo criado como base, controlando os tipos e espessuras de linhas, tramas e máscaras.

Desenho Conceptual O REVIT possui ferramentas de desenho conceptual (criação de elementos de massa) que acompanham o seu processo criativo desde as fases iniciais numa única interface de utilizador e ambiente intuitivos. É possível a modelação de formas livres e geometrias complexas (sólidos e superfícies) paramétricas em ambiente 3D bem como realizar análises de projecto desde as fases iniciais: em qualquer fase do desenvolvimento do modelo conceptual podem efectuados estudos de áreas com cálculo das áreas de pavimento e/ou das superfícies exteriores (invólucro do edificado).

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

No template para criação de massas conceptuais, a geração de objectos e manipulação de formas é facilitada através de um ambiente gráfico apropriado e comandos específicos, mais acessíveis, de forma simples e intuitiva.

Fig. 10| Template para criação de formas conceptuais

Modelação 3D de formas complexas O ambiente de modelação tridimensional possibilita o desenho de esboços livres, a criação de formas complexas e a sua manipulação interactiva com controlo, precisão e flexibilidade. As ferramentas de modelação livre permitem: a criação e manipulação (através de pontos de controlo) de “splines” 3D em ambiente tridimensional; o controlo de coordenadas locais e globais com a tecla “space” do teclado; compreender melhor a geometria da criação com o modo de raio X, garantindo um maior controlo na manipulação de formas e a edição das formas criadas de forma simples e rigorosa com ferramentas como “Add Edge” ou “Add Profile”.

Fig. 1| Criação e Edição de Formas Complexas

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

Parametrização e Divisão de Superfícies A parametrização de elementos de massa permite a aplicação de restrições dimensionais e formais na sua criação para uma modelação mais eficiente e precisa. Posteriormente essas restrições podem ser convertidas em parâmetros formais para uso futuro. Todos os elementos na criação de famílias conceptuais são inteligentes e mantêm as relações e parâmetros definidos ao longo da evolução do projecto, em todas as fases do mesmo. Ferramentas especificas de projecto permitem dividir, padronizar e realizar operações formais que transformam as superfícies conceptuais em componentes possíveis de construir na realidade, facilitando a posterior transição para o desenvolvimento do projecto e documentação do mesmo. É possível estudar de forma esquemática a criação de fachadas cortina, esquemas estruturais, etc.

Fig. 12| Divisão de Superfícies

Performance O suporte nativo de 64 bits oferece grande capacidade de processamento de projectos de maiores dimensões e melhora o desempenho e a estabilidade em tarefas que exigem mais memória como a renderização, a impressão, a actualização de modelos e a importação e exportação de ficheiros.

Bibliotecas de conteúdos O REVIT Architecture possui extensas bibliotecas de componentes de arquitectura, engenharia e construção, incluindo paredes, elementos estruturais, portas, janelas, mobiliário, diversos tipos de acessórios e conteúdos para criação de imagens fotorealistas, etc. Permite também a edição e modificação desses mesmos conteúdos, ou até mesmo a criação de bibliotecas inteiramente personalizadas. A utilização de conteúdos a partir das bibliotecas, assegura a precisão do projecto pois disponibiliza o controlo paramétrico dos componentes, e permite uma utilização rápida dos conteúdos através de combinações de elementos normalizados.

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

Fig. 13 | Bibliotecas de conteúdos

A criação de novos conteúdos passa por um processo relativamente simples e intuitivo, e garante ao projectista a autonomia total para desenvolvimento de conteúdos diversificados. O REVIT Architecture permite modelar formas simples e complexas, expressivas e elaboradas. Linhas, polilinhas, arcos, “splines”, elipses, ”sweeps” e “blends”, são algumas das ferramentas disponíveis para criação, edição e modificação dos mais variados conteúdos.

Autodesk Seek O REVIT 2010 permite a publicação directa e a busca de famílias na biblioteca Autodesk Seek. É possível categorizar as famílias do projecto no sistema de classificação internacional da indústria da construção OmniClass™, sistema prático para a organização de bibliotecas de materiais, informação de produto e de projecto ou, por exemplo, para a estrutura organizacional de uma base de dados.

Fig. 14| Procura e Publicação no Autodesk Seek

w.tecad.pt Autodesk REVIT Architecture DocTec1 tecad@tecad.pt

Documentação de projecto O REVIT Architecture gera automaticamente todo o processo de documentação de projecto. A partir do modelo é possível conceber em poucos segundos, as diversas vistas de projecto, bem como as folhas com plantas, cortes, alçados, vistas tridimensionais, tabela de medições e orçamentação, etc. O processo de utilização das folhas de impressão do REVIT Architecture está, igualmente, bastante simplificado, podendo o projectista utilizar as folhas pré-configuradas, ou produzir e personalizar as suas próprias folhas de impressão. Utilizando a tecnologia “drag & drop” (seleccionar e arrastar), o projectista tem ao seu alcance a configuração de folhas de impressão em poucos minutos. Qualquer informação de projecto pode ser arrastada directamente para a folha, incluindo plantas, vistas, cortes, tabelas, mapas de orçamentação, renderings, etc. As escalas de impressão, as anotações de projecto, a cotagem e toda a informação adicional, é facilmente controlada a partir da edição das “janelas” de propriedades.

Fig. 15 | Folha de impressão

(Parte 1 de 2)

Comentários