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Guias e Dicas
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Introdução à Economia, Notas de estudo de Administração Empresarial

Apostila compacta

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 30/05/2010

daniel-oliveira-17f
daniel-oliveira-17f 🇧🇷

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe Introdução à Economia e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! INTRODUÇÃO À ECONOMIA 2009 Carlos Magno Mendes Cícero Antônio de Oliveira Tredezini Fernando Tadeu de Miranda Borges Mayra Batista Bitencourt Fagundes Ministério da Educação – MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Diretoria de Educação a Distância – DED Universidade Aberta do Brasil – UAB Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP Bacharelado em Administração Pública I61 Introdução à economia / Carlos Magno Mendes ...[et al.]. - Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009. 170p. : il. Inclui bibliografia Bacharelado em Administração Pública ISBN: 978-85-61608-72-9 1. Economia - Estudo e ensino. 2. História econômica. 3. Política monetária. 4. Comércio internacional. 5. Desenvolvimento econômico. 6. Educação a distância. I. Mendes, Carlos Magno. II. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil). III. Universidade Aberta do Brasil. IV. Título. CDU: 330 Catalogação na publicação por: Onélia Silva Guimarães CRB-14/071 © 2009. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Todos os direitos reservados. A responsabilidade pelo conteúdo e imagens desta obra é do(s) respectivos autor(es). O conteúdo desta obra foi licenciado temporária e gratuitamente para utilização no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, através da UFSC. O leitor se compromete a utilizar o conteúdo desta obra para aprendizado pessoal, sendo que a reprodução e distribuição ficarão limitadas ao âmbito interno dos cursos. A citação desta obra em trabalhos acadêmicos e/ou profissionais poderá ser feita com indicação da fonte. A cópia desta obra sem autorização expressa ou com intuito de lucro constitui crime contra a propriedade intelectual, com sanções previstas no Código Penal, artigo 184, Parágrafos 1º ao 3º, sem prejuízo das sanções cíveis cabíveis à espécie. PREFÁCIO Os dois principais desafios da atual idade na área educacional do país são a qualificação dos professores que atuam nas escolas de educação básica e a qualificação do quadro funcional atuante na gestão do Estado Brasileiro, nas várias instâncias administrativas. O Ministério da Educação está enfrentando o primeiro desafio através do Plano Nacional de Formação de Professores, que tem como objetivo qualificar mais de 300.000 professores em exercício nas escolas de ensino fundamental e médio, sendo metade desse esforço realizado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em relação ao segundo desafio, o MEC, por meio da UAB/CAPES, lança o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Esse Programa engloba um curso de bacharelado e três especializações (Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde) e visa colaborar com o esforço de qualificação dos gestores públicos brasileiros, com especial atenção no atendimento ao interior do país, através dos Polos da UAB. O PNAP é um Programa com características especiais. Em primeiro lugar, tal Programa surgiu do esforço e da reflexão de uma rede composta pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Ministério do Planejamento, pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Federal de Administração, pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) e por mais de 20 instituições públicas de ensino superior, vinculadas à UAB, que colaboraram na elaboração do Projeto Político Pedagógico dos cursos. Em segundo lugar, esse Projeto será aplicado por todas as instituições e pretende manter um padrão de qualidade em todo o país, mas abrindo margem para que cada Instituição, que ofertará os cursos, possa incluir assuntos em atendimento às diversidades econômicas e culturais de sua região. Outro elemento importante é a construção coletiva do material didático. A UAB colocará à disposição das instituições um material didático mínimo de referência para todas as disciplinas obrigatórias e para algumas optativas. Esse material está sendo elaborado por profissionais experientes da área da administração pública de mais de 30 diferentes instituições, com apoio de equipe multidisciplinar. Por último, a produção coletiva antecipada dos materiais didáticos libera o corpo docente das instituições para uma dedicação maior ao processo de gestão acadêmica dos cursos; uniformiza um elevado patamar de qualidade para o material didático e garante o desenvolvimento ininterrupto dos cursos, sem paralisações que sempre comprometem o entusiasmo dos alunos. Por tudo isso, estamos seguros de que mais um importante passo em direção à democratização do ensino superior público e de qualidade está sendo dado, desta vez contribuindo também para a melhoria da gestão pública brasileira, compromisso deste governo. Celso José da Costa Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB CAPES-MEC SUMÁRIO Apresentação.................................................................................................... 11 Unidade 1 – Conceitos fundamentais da Economia O significado de Economia................................................................................ 17 Explicação sobre o sentido de escassez na economia................................... 19 Tomada de decisões............................................................................. 20 Funcionamento das economias............................................................... 22 Bens e serviços......................................................................................... 23 Agentes econômicos............................................................................ 25 Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico O pensamento econômico em diferentes épocas e escolas.................................. 33 Ecomonia Medieval ou Economia da Idade Média........................................ 33 Mercantilismo..................................................................................... 34 Escola Fisiocrata...................................................................................... 35 Escola Clássica.................................................................................. 38 Escola Marxista......................................................................................... 43 Escola Neoclássica............................................................................ 45 Escola Keynesiana............................................................................ 46 10 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia 11 Módulo 1 Apresentação APRESENTAÇÃO Caro estudante do Curso de Graduação em Administração Pública, convidamos você a embarcar nessa viagem que é o estudo da disciplina Introdução à Economia, parte integrante do Módulo Básico do Curso de Administração Pública. Acreditamos no significado social da administração pública, e foi com esse espírito que construímos o presente livro de Introdução à Economia. Logo, esperamos que o livro por nós produzido o envolva e que, ao final deste percurso, você se sinta ainda mais motivado para aprofundar os conhecimentos adquiridos. O estudo da Economia é algo envolvente e apaixonante, pois está muito ligado ao nosso cotidiano, aos nosso problemas domésticos e profissionais, por isso fique tranquilo, pois para compreender Economia não há segredo e nem fórmula mágica, basta apenas que você se coloque em atitude de: disposição, curiosidade, determinação e interesse. O estudo da Economia envolve juízos de valor. Embora tenhamos os nossos, esperamos que você se sinta à vontade para cultivar aquele que lhe fale mais de perto. Queremos que você seja livre e acredite no que for melhor para a construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno. No mundo de hoje, vivemos conectados. Contudo, veja você, o fato de estarmos conectados não significa que estejamos integrados; muito pelo contrário, precisamos fazer alguma coisa rapidamente para conquistar, por meio do desenvolvimento sustentável, o nosso lugar e espaço na rede mundial do conhecimento. 12 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Todos (você e nós) temos muita pressa e, na maioria das vezes, sequer conseguimos avaliar o real motivo disso tudo, porém, um fato parece comprovar esta nossa concepção: ninguém no mundo quer “perder” tempo. Há uma racionalidade instalada pela técnica que domina nossos movimentos e sentidos, como relógio invisível tendendo a nos governar de forma direta e indireta, tal qual a batida de um coração. Neste sentido contamos com a tecnologia da informação para auxil iar na velocidade da comunicação instantânea e regular o nosso mundo econômico, político, social e administrativo o tempo todo. Há uma nova forma de trabalho em curso que ocupa tecnologia avançada e que pode ser realizada sem tempo fixado e lugar estabelecido, levando ao aumento da produtividade em rede. Veja, por exemplo, os cursos de educação a distância. A ampliação do desenvolvimento tecnológico está aí, e como favorável ao seu crescimento, não acreditamos ser a tecnologia a responsável pelo aumento do desemprego na economia. Uma das explicações para o desemprego pode ser a de que, no sistema econômico em que vivemos – devido à capacidade ilimitada do desenvolvimento tecnológico e à limitada capacidade aquisitiva, em algum momento –, certa tendência ao decréscimo da taxa de lucro pode vir a colocar o sistema em risco. Procurando entender o caráter contraditório dessa lógica, muitos estudiosos, dentro do seu tempo, examinaram o funcionamento da Economia. Lembramos a você que é na forma de apropriação do que é produzido, redistribuindo-o de maneira igualitária e transparente, que poderemos superar as desigualdades e romper, de uma vez por todas, com as barreiras que vêm dificultando o acesso dos excluídos do jogo econômico. Trata-se de ruptura difícil, pois os interesses são muitos e as oportunidades não são iguais para todas as pessoas. Mas será que esse processo, esse movimento social e histórico da Economia, que é sentido por todos nós na carne e no bolso, é compreendido? O que você ouve nos telejornais, nos bate- papos com amigos, ou lê em revistas e jornais sobre os aspectos econômicos da realidade brasileira e mundial, como é entendido por você? Pois, a Economia abarca diferentes áreas do 15 Módulo 1 Apresentação UNIDADE 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Identificar todos os discursos dentro das escolas de pensamento econômico existentes; Enumerar os juízos de valor professados; Entender o funcionamento da economia tendo em conta o modo de produção; e Discutir os permanentes desafios que surgem o tempo todo. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ECONOMIA 16 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia 17 Módulo 1 Unidade 1 – Conceitos fundamentais da Economia O SIGNIFICADO DE ECONOMIA Caro estudante! Nesta primeira Unidade do livro de Introdução à Economia, faremos uma abordagem de alguns conceitos que consideramos básicos no estudo da Economia, além de apresentarmos temas variados sobre o funcionamento do sistema econômico que, devido à escassez, precisa tomar decisões corretas sob pena de todos perdermos. Atualmente, com a velocidade das transformações e a redução das distâncias, o mundo ficou mais próximo, e com isso os problemas afligem a todos com maior rapidez. Nos dias de hoje, quando andamos pela cidade, percebemos grande movimento no comércio. Centenas de pessoas enchem as lojas, despertando contentamento enorme nos vendedores. Os compradores também demonstram parecer contentes, pois as lojas oferecem uma infinidade de produtos, desde roupas de todos os tipos até equipamentos eletrônicos mais sofisticados, de modo a satisfazer a todos os gostos. Veja que essa variedade de bens satisfaz a vontade do consumidor desde o mais exigente e mais rico até o menos exigente e com menor poder de compra. O importante é que muitos produtos milhares de pessoas podem comprar todos os dias. Essa cena pode ser vista em qualquer cidade do Brasil e do mundo. A disciplina Introdução à Economia, que estamos iniciando, se interessa, em grande medida, por essas coisas ditas comuns. Então mãos à obra! 20 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia que desejam, uma sociedade também não pode fazer o mesmo. A razão para que isso aconteça está na escassez*, isto é, quando os recursos são limitados em termos de quantidade disponível para uso imediato. Assim, a Economia tem sido entendida como o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos, embora haja quem discorda desse argumento. Ainda que possamos estudar Economia de muitas maneiras, existem algumas ideias que se tornam centrais nesta disciplina, consideradas como princípios básicos de Economia por parte de alguns economistas. Portanto, para poder compreender Economia, é bom saber mais sobre o sentido da ciência econômica. Segundo Mankiw (2005), não há nada de misterioso sobre o que vem a ser uma economia. Em qualquer parte do mundo, uma economia refere-se a um grupo de pessoas que interagem entre si e, dessa forma, vão levando a vida. Diante disso, podemos imaginar que a primeira coisa que precisamos entender quando se quer compreender uma economia é saber como são tomadas as decisões. TOMADA DE DECISÕES O processo de tomada de decisão envolve quatro princípios: Primeiro: as pessoas precisam fazer escolhas, e essas escolhas não são de graça. Elas precisam ser feitas tendo em vista que os recursos são escassos. Não é possível atender a todas as necessidades de maneira ilimitada. Portanto, a sociedade precisa fazer suas escolhas, assim como os indivíduos. *Escassez – significa a si- tuação normal da socie- dade onde os recursos são limitados para satis- fazer sua demanda por bens e serviços. Fonte: Lacombe (2004). 21 Módulo 1 Unidade 1 – Conceitos fundamentais da Economia Segundo: o custo real de alguma coisa é o que o indivíduo deve despender para adquiri-lo, ou seja, o custo de um produto ou serviço refere-se àquilo que tivemos que desistir para conseguir compensar com outra coisa. Terceiro: pessoas são consideradas racionais e, por isso, elas pensam nos pequenos ajustes incrementais de todas as suas decisões, nos ganhos adquiridos em função das suas escolhas. Isto significa que as pessoas e empresas podem melhorar seu processo de decisão pensando na margem. Portanto, um tomador de decisão considerado racional deve executar uma ação se, e somente se, o resultado dos benefícios marginais forem superiores aos seus custos marginais. Quarto: as pessoas reagem a estímulos. Como elas tomam suas decisões levando em conta os benefícios e seus custos, qualquer alteração nessas variáveis pode alterar o comportamento da sua decisão. Assim, qualquer incentivo que ocorra pode alterar a conduta do tomador de decisões. Nota-se que os formuladores de polít icas públicas fazem bastante uso deste princípio. No módulo 4, disciplina Organização, Processos e Tomada de Decisão, você verá mais sobre este assunto – processo de tomada de decisão. v Os economistas usam o termo mudanças marginais para explicar os pequenos ajustes incrementais a uma ação existente, ou seja, a cada aumento de produção é possível verificar o nível de acréscimo alcançado. 22 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia FUNCIONAMENTO DAS ECONOMIAS A questão básica que norteia o processo econômico implica em como as pessoas interagem, ou seja, como as economias funcionam. Logo, a partir desse princípio, podemos compreender que o comércio pode ser bom para todos os agentes, os mercados são geralmente bons organizadores da atividade econômica, os mercados às vezes falham e, por isso, os governos podem melhorar os resultados do mercado, através de uma eficiente administração pública. Portanto, o desenvolvimento econômico e a expansão das atividades econômicas de um país são pontos fundamentais para entender como funciona sua economia. O padrão de vida das pessoas depende da sua capacidade de produzir bens e serviços. Na realidade, a ideia de que há ganhos com o comércio foi introduzida na Economia de forma mais bem elaborada em 1776, por Adam Smith. Isto aumenta a produtividade do sistema e consequentimente a quantidade de bens e serviços à disposição das pessoas. Dessa forma, temos mais comércio, mais desenvolvimento dos lugares e das pessoas. Você concorda? Em economias central izadas, são os planejadores que estabelecem quanto vai ser produzido e o que vai ser consumido. Dessa forma, apenas o governo, através do órgão de planejamento, pode organizar a at ividade Adam Smith Nasceu em Junho de 1723, faleceu em 1790, com 67 anos de idade. Considera- do um grande f i lósofo e economista – o maior dos clássicos e o pai da Ciên- cia Econômica. Em 1776 publico o livro A Teoria dos Sentimentos Morais, um dos mais influentes livros de teoria moral e econômica do mundo. Fonte: <http:// www.pensador.info/autor/Adam_Smith/ biografia/>. Acesso em: 30 jun. 2009. Saiba mais 25 Módulo 1 Unidade 1 – Conceitos fundamentais da Economia de consumo não durável, como, por exemplo, gasolina, alimentos, cigarro. Bens de capital: são todos os bens utilizados no processo produtivo, ou seja, bens de capital, que permitem produzir outros bens. Por exemplo: equipamentos, computadores, edifícios, instalações etc. Tanto os bens de consumo quanto os bens de capital são classificados como: Bens finais: são bens acabados, pois já passaram por todas as etapas de transformação possíveis. Bens intermediários: consistem nos bens que ainda estão inacabados, que precisam ser transformados para atingir a sua finalidade principal. Por exemplo: aço, vidro e borracha usados na produção de carros. Os bens podem ser classificados, ainda, em: Bens públicos: são bens não exclusivos e não disputáveis. Referem-se ao conjunto de bens fornecidos pelo setor público, tais como: transporte, segurança e justiça. Bens privados: são bens exclusivos e disputáveis. São produzidos e possuídos privadamente, como, por exemplo: televisão, carro, computador etc. Podemos dizer então que bem é tudo o que tem utilidade para satisfazer uma necessidade ou suprir uma carência, enquanto o serviço implica numa atividade intangível que proporciona um benefício sem resultar na posse de algo. 26 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia AGENTES ECONÔMICOS Os agentes econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que, através de suas ações, contribuem para o funcionamento do sistema econômico, tanto capitalista quanto socialista. Podem ser: Empresas: agentes encarregados de produzir e comercializar bens e serviços, ligados por sistemas de informação e influenciados por um ambiente externo. A produção se dá pela combinação dos fatores produtivos adquiridos junto às famílias. As decisões da empresa são todas guiadas para o objetivo de conseguir o máximo de lucro e mais investimentos; Família: inclui todos os indivíduos e unidades famil iares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços, objetivando o atendimento de suas necessidades. Por outro lado, são as famílias os proprietários dos recursos produtivos e que fornecem às empresas os diversos fatores de produção, tais como: trabalho, ter ra, capital e capacidade empresarial. Recebem em troca, como pagamento, salários, aluguéis, juros e lucros, e é com essa renda que compram os bens e serviços produzidos pelas empresas. O que sempre as famílias buscam é a maximização da satisfação de suas necessidades; Governo: inclui todas as organizações que, direta ou indiretamente, estão sob o controle do Estado, nas suas esferas federais, estaduais ou municipais. Vez por outra, o governo atua no sistema econômico, produzindo bens e serviços, através, por exemplo, da Petrobrás, das Empresas de Correios etc. 27 Módulo 1 Unidade 1 – Conceitos fundamentais da Economia Portanto, tanto as empresas quanto as famílias e os governos se interagem o tempo todo, dando o toque econômico, de onde resultam as mais diversas explicações. Chegamos ao final da Unidade 1, na qual você conheceu ou relembrou alguns conceitos da Economia, como o da ciência da escassez. O entendimento destes conceitos é imprescindível para que você prossiga de forma proveitosa o seu curso. Caso tenha ficado com dúvidas em algo que lhe foi apresentado, volte e releia e, se necessário, faça contato com seu tutor para esclarecer. Conceitos de Economia Sobre o assunto leia mais detalhes na obra Histórias do pensamento econô- mico – de Stanley L. Brue. Saiba mais UNIDADE 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Conhecer as principais Escolas do Pensamento Econômico: clássica, marxista, neoclássica e keynesiana; Compreender o desenvolvimento da teoria econômica; e Ter fundamentos para propor transformações e construir novos conhecimentos. EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO 32 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia 35 Módulo 1 Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico *Mercantilismo – uma das primeiras doutri- nas econômicas, muito usada até o f inal do século XVIII. Não foi uma doutrina consistente e coerente, mas um con- junto de ideias econô- micas de cunho prote- cionista, desenvolvidas em diversos países, as quais variavam um pou- co em função dos inte- resses de cada Nação. Fonte: Lacombe (2004). riquezas. Neste cenário ocorreu uma reação contra os excessos do absolutismo e das regulamentações. Tivemos então a fase do mercantilismo* em decorrência do crescimento do capitalismo comercial, representando, com o capitalismo industrializado no início do século XVIII, a Economia. O mercantilismo foi um regime de nacionalismo econômico que fazia da riqueza o principal fim do Estado. Assinalou, na história econômica da humanidade, o início da evolução dos Estados modernos e das novas concepções sobre os fatos econômicos, notadamente sobre a riqueza. A finalidade principal do Estado, no entender dos mercantilistas, era de se encontrar os meios necessários para que o respectivo país adquirisse a maior quantidade possível de ouro e prata. Os mercantilistas pretendiam disciplinar a indústria e o comércio, de forma a favorecer as exportações em detrimento das importações, ou seja, procuravam manter a balança comercial favorável. O Brasil-Colônia foi influenciado pelo ideal mercantilista, e pelo regime do exclusivo comercial utilizado pelo Império Português. Somente com a chegada de D. João VI ao Brasil é que foram el iminadas as restr ições mercantilistas, permitindo-se a instalação de indústrias nativas e o comércio direto com as demais nações. ESCOLA FISIOCRATA “Fisiocrata” vem de “fisiocracia”, que significa “poder da natureza”. Os fisiocratas não acreditavam que uma nação pudesse se desenvolver mediante, apenas, o acúmulo de metais preciosos e estímulos diretos ao comércio; acreditavam ser necessário também o investimento em produção. Não na produção industrial (ou 36 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia comercial), mas na produção agrícola, pois somente nessa eram possíveis a geração e a ampliação de excedentes. Agora que você já sabe o significado do termo fisiocrata, saberia dizer qual o objetivo da investigação dos fisiocratas? Isso mesmo! O objeto da investigação dos fisiocratas é o sistema econômico em seu conjunto, sendo este conjunto regido por uma ordem natural, à semelhança da ordem que rege a natureza física. Na Escola Fisiocrata tivemos um grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as ideias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, uma Teoria do Liberalismo Econômico. As teses do liberalismo econômico foram criadas para combater o mercantilismo. A Teoria Liberal pressupõe a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma, no qual todos os agentes econômicos são movidos por um impulso de crescimento e desenvolvimento econômico, que poderia ser entendido como uma ambição ou ganância individual, que no contexto macro traria benefícios para toda a sociedade. ou seja, podemos entender, desde já, que o pensamento fisiocrático é uma resposta direta, ou uma reação, ao mercantilismo. François Quesnay (1694–1774), médico da corte de Luís XV e de Madame de Pompadour, foi o fundador da escola fisiocrata, com a publicação na França, em 1758, do l ivro Tableau Economique, em que apresenta a primeira análise sistêmica da formação de uma economia no formato macro. François Quesnay tem uma grande importância na economia e foi o mais influente representante da escola fisiocrata. Dentre as características da escola fisiocrata podemos destacar: Teoria do Liberalismo Econômico A ideia central do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia de qual- quer dogma externo a ela mesma, ou seja, a eliminação de interferências provenientes de qualquer meio na economia. As teses do li- beral ismo econômico: foram criadas para combater o mercanti l ismo. Fonte: <http:// www.bras i lescola .com/economia/ l ibera l i s - mo-economico.htm>. Acesso em: 30 jun. 2009. Saiba mais 37 Módulo 1 Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico comércio baseado no regime do exclusivo comercial (metrópole e colônia); e monopólio do Estado na regulamentação das atividades comerciais. Você esta conseguindo acompanhar nosso pensamento? Vamos adiante, então? Mas, em caso de dúvida não hesite em consultar seu tutor. Os fisiocratas concedem à ordem da natureza uma economia inteiramente de mercado (capitalista), na qual cada um trabalha para os demais, ainda que acredite que trabalhe apenas para si mesmo. Os fisiocratas acreditavam que as economias obedeciam a leis naturais. O Quadro Econômico proposto por Quesnay influenciou os estudos macroeconômicos e quantitativos na ciência econômica. É importante destacarmos ainda a elevada menção que os fisiocratas atribuíam à ordem natural decorrente da estrutura econômica francesa por volta de meados do século XVIII. Tratava- se de uma economia predominantemente agrícola, sendo a terra propriedade de caráter eminentemente senhorial. O capitalismo já se desenhava na agricultura, e existia uma classe bem definida de arrendatários (pessoas que arrendavam as terras dos senhores para trabalhar). Também existiam muitos camponeses (pequenos agricultores) em boa parte do país. Do confronto entre a agricultura capitalista e a camponesa, obtivemos a superioridade da agricultura capitalista em termos da capacidade produtiva. Naturalmente, isso levava à crença de que 40 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia v A Lei de Say estabeleceu que, “quando um produtor vende seu produto, o dinheiro que obtém com essa venda está sendo gasto com a mesma vontade da venda de seu produto” – sinteticamente: “a oferta cria sua própria demanda”. a acumulação do produto sob a forma de capital. Então como se daria a distribuição da riqueza, na Escola Clássica? A distribuição do produto nacional? A distribuição do produto nacional, no pensamento clássico, continuou sendo tratada de forma tradicional onde os remunerados seguiam este padrão: trabalho – salário; capital – lucro; e terra – renda. Devemos ainda destacar que a Teoria Clássica é elaborada em função de um equilíbrio automático, que ignora as crises e os ciclos econômicos. Desse modo, a ofer ta deve criar, necessariamente, sua própria procura – Lei de Say, e a soma dos salários e dos ganhos retidos pelos consumidores deve corresponder à quantidade global de bens oferecidos no mercado. Como vimos, o referencial econômico e social dessa escola se dava com base nos princípios do liberalismo e do individualismo. Acreditava-se que um sistema de liberdade econômica, através de um mecanismo impessoal de mercado – Mão Invisível –, conseguiria harmonizar os interesses individuais. Agora de maneira sucinta, vamos ver como Smith concebia a função Estado no sistema econômico? Podemos começar? Mão invisível Smith acreditava que a natureza é o melhor guia do homem e que a Providência Divina dispôs as coisas de tal forma que, se os homens forem deixados livres para buscar seus próprios inte- resses, eles naturalmente agirão favorecendo o melhor para a sociedade pois mesmo o mais ganancioso dos motivos leva frequentemente aos mais favoráveis resultados para todos. Esse é o trabalho da “mão invisível”. Fonte: <http:// w w w . g e o c i t i e s . c o m / A t h e n s / 4 5 3 9 / adamsmith.html> . Acesso em: 30 jun. 2009 Saiba mais 41 Módulo 1 Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico Bem, considerando que sua obra clássica contém vários pressupostos atuais do neoliberalismo econômico, podemos afirmar que as ideias de Smith correspondiam aos anseios do poder da burguesia, e, como um liberal, ele defendia: a mais ampla liberdade individual; o direito inalienável à propriedade; a livre iniciativa e a livre concorrência; e a não-intervenção do Estado na economia. Entretanto, para Smith (1981), o Estado deveria ter três funções: proteger a sociedade da violência e da invasão de outras sociedades independentes; proteger, na medida do possível, todo membro da sociedade da injustiça e da opressão de qualquer de seus membros ou oferecer uma perfeita administração da justiça; e fazer e conservar certas obras públicas, e criar e manter certas instituições públicas, cuja criação e manutenção nunca despertariam o interesse de qualquer indivíduo ou de um grupo de indivíduos, porque o lucro nunca cobriria as despesas que teriam esses indivíduos, embora, quase sempre, tais despesas pudessem beneficiar e reembolsar a sociedade como um todo. Na sua análise histórica e sociológica, Smith acreditava que, embora os indivíduos pudessem agir de forma egoísta e estritamente em proveito próprio, existia uma “mão invisível”, decorrente da providência divina, que levava esses conflitos à harmonia. Assim podemos dizer que a “mão invisível” era o próprio funcionamento sistemático das leis naturais. 42 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia O fundamento no pensamento smithiano é o fato de haver indicado quase todos os problemas que viriam a ser objetos de reflexão científica subsequente. De Smith, partiram todas as demais linhas de pesquisa que serão tratadas por outros economistas, como Marx Keynes. Adam Smith teve muitos seguidores, dos quais destacamos os seguintes: John Stuart Mill e Jean Baptiste Say. Cabe ressaltar que alguns economistas daquela época rejeitaram a lei formulada por Say e dentre eles podemos destacar: Malthus, Karl Marx e Keynes. Você já deve ter ouvido falar de Malthus, devido ao enfoque da teoria formulada sobre a falta de alimentos para atender ao grande crescimento da população e que, até os dias de hoje, conquista um batalhão de seguidores pelos quatro cantos do planeta. Mas quem foi Malthus? Qual o nome dado a esses novos seguidores da teoria de Malthus? Thomas Robert Malthus, estudioso pensador inglês do seu tempo, continua fazendo história ainda nos dias de hoje com a sua famosa tese sobre o crescimento da população. Na sociedade mundial contemporânea os seus seguidores f icaram conhecidos como neomalthusianos. Foi com a obra Ensaio sobre o princípio da população, publicada anonimamente em 1798, que Malthus tornou-se conhecido mundialmente. Das suas ideias, a mais famosa dizia que, enquanto a população tinha tendência John Stuart Mill (1806-1873) Economista inglês que trouxe ao público os ensinamentos da escola clássica. Seu livro intitulado Princípios de Econo- mia Polít ica foi publicado pela primeira vez em 1848 e teve desta- que como indicação de leitura até ser pu- blicado o l ivro de Alfred Marshall intitulado Princípios Econômicos, em 1890. Fonte: Brue (2006). Jean Baptiste Say (1767-1832) Economista francês que estu- dou a fundo a obra do funda- dor da Escola Clássica, Adam Smith. Say, como ficou conhe- cido, acreditava na liberdade do mercado e criou uma lei que acabou levando o seu nome e que dizia o seguin- te: a oferta cria sua própria demanda, ou em outras palavras, a própria produção estimula o crescimento da produção. Fon- te: Hunt (2005). Thomas Robert Malthus (1766-1834) É daqueles personagens que quase todas as pesso- as sabem alguma coisa. Contudo, é importante fri- sar que Malthus formou-se em Matemática, e ressaltar que a sua mais importante obra foi publicada de forma anônima. Para a Demografia o tra- balho de Malthus tem um destaque es- pecial. Fonte: Szmrecsánye (1982.) Saiba mais 45 Módulo 1 Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico Braga (1997), são inúmeras as evidências históricas da contemporaneidade da teoria econômica de Marx. Por exemplo, a Lei Geral da Acumulação Capitalista e a Globalização Financeira. ESCOLA NEOCLÁSSICA Podemos dizer que o desenvolvimento deste pensamento foi evidenciado em 1870, ano que marcou a mundialização das relações econômicas, e estendeu-se até 1929, quando uma grande crise atingiu as economias dos países, colocando em suspense os pressupostos da Ciência Econômica dos clássicos. Você sabia que essa escola também fico conhecida como Marginalista? Isso mesmo a Escola Neoclássica foi uma extensão da Escola Marginalista, por buscar a integração da Teoria do Valor com a Teoria do Custo de Produção. Uma maior otimização dos recursos devido à escassez passou a ser objetivada. Destacamos como sendo da Escola Neoclássica: Vilfredo Pareto: político, sociólogo e economista italiano, que formulou a famosa teoria do bem-estar social, influenciado pelos princípios do equilíbrio geral. Sua principal obra, Manual de Política Econômica, foi publicada em 1906. Pareto influenciou a análise atual onde se discute o grau de satisfação dos indivíduos, ao aperfeiçoar a teoria de Walras. De acordo com Brue, o estado ótimo de Pareto implica em: uma distribuição ideal de bens entre os consumidores; uma alocação ideal técnica de recursos e quantidades ideais de produção (BRUE, 2006, p. 394). 46 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Léon Walras: demonstrou em suas formulações a interdependência entre os preços, quando na busca pelo equilíbrio geral macroeconômico da economia. Pertenceu a Escola Matemática de Lausanne (PINHO; VASCONCELLOS, 2003, p. 36-37). Alfred Marshall: nascido em Bermondsey, um subúrbio de Londres, em 26 de julho de 1842. Filho de William Marshall e Rebeca Oliver, cresceu no bairro londrino de Clapham. Estudou em Cambridge, onde se dedicou à matemática, à física e, posteriormente, à economia. Morreu em julho de 1924, aos 81 anos. Foi um dos mais influentes economistas de seu tempo. Em seu livro, Princípios de Economia (Principles of Economics) procurou reunir num todo coerente as teorias da oferta e da demanda, da utilidade marginal e dos custos de produção, tornando-se o manual de economia mais adotado na Inglaterra por um longo período. ESCOLA KEYNESIANA O ponto de partida do pensamento de John Maynard Keynes é que o sistema capitalista tem um caráter profundamente instável. Ou seja, a operação da “mão invisível”, ao contrário do que afirmavam os economistas clássicos, não produz a harmonia no mercado. Em momentos de crises, argumenta Keynes, a intervenção do Estado pode gerar demanda, mediante os investimentos, com vistas a garantir níveis elevados de emprego. O pensamento de Keynes comandou as bases do capitalismo mundial entre a década de 1940 e final dos anos 70. No Brasil, o John Maynard Keynes (1883-1946) Criador da Teoria Macroeconômica, continua sendo considerado um dos mais importantes economis- tas do século XX. Em 1936 lançou o livro que o consagrou, A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Nesse trabalho Keynes faz uma série de observa- ções que acabam salvando o capital ismo de um colapso. Fonte: http://tinyurl.com/ lctk5l>. Acesso em: 23 jul. 2009. Saiba mais 47 Módulo 1 Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico pensamento keynesiano vigorou até f inal dos anos 80, principalmente no que diz respeito ao Estado interventor. Ou seja, a forte intervenção do Estado na economia brasileira, entre as décadas de 50 e 80, foi realizada com base teórica fundamentada no pensamento de Keynes. A análise keynesiana veio opor-se aos postulados das economias Clássica e Neoclássica, que tinham na Lei de Say* a sua pedra angular. Os pensadores que mais contribuíram para a concepção e divulgação dessa Lei, passada como um dos princípios inquestionáveis da Economia Polí t ica Clássica, foram os economistas Jean Say, David Ricardo e Stuart Mill. Introdutoriamente, a Lei de Say estabeleceu que toda produção encontra uma demanda, ou seja, que toda a renda (lucros, juros, salários) é inteiramente gasta na compra de mercadorias e serviços, e, portanto, não pode haver um excesso de produção ou renda em relação à demanda ou às despesas efetivamente realizadas. Observando a Lei de Say, muitos economistas deduziram que o seu princípio é válido para uma economia de produtores simples, de troca, de escambo, na qual cada família seria proprietária de seus meios de produção e trocaria apenas o excedente de bens que ela mesma produz, mas não consome. Diante do exposto você sabe destacar qual a atribuição que cabe ao dinheiro? Exatamente nesta Lei, o dinheiro é visto apenas como um meio de troca, sendo gasto imediatamente. Para Say, ninguém teria interesse em conservá-lo (atribuindo-lhe reserva de valor). Para Ricardo, o fato de ninguém querer conservá-lo se deve ao fato de o dinheiro servir apenas para aquisição de bens de consumo ou bens de produção, para a criação de bens de consumo no futuro. Assim podemos afirmar que dentro da filosofia de Say os produtores ou possuidores de dinheiro não tinham interesse em *Lei de Say – diz que a soma dos valores de tudo aquilo que é produ- zido é sempre equivalen- te à soma dos valores empregados como fato- res na produção. Fonte: Lacombe (2004). 50 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia última que mais contestou a Teoria Marginalista, Neoclássica ou Clássica. A Teoria Geral abalou profundamente os pressupostos do liberalismo econômico, mostrando a inexistência do princípio do equilíbrio automático na economia capitalista. Até então, nos meios marginalistas, a economia de mercado encontrava naturalmente seu equilíbrio, numa situação em que todos os que desejassem trabalhar por uma remuneração correspondente à sua produtividade poderiam fazê-lo. A questão da produção e do emprego foi demasiadamente avaliada por Keynes. Ele concluiu que o fator responsável pela alteração do volume de emprego é a procura de mão de obra, e não a sua oferta, como pensavam os neoclássicos. Logo, o desemprego é o resultado de uma demanda insuficiente de bens e serviços, e somente pode ser resolvido por meio de investimentos. O investimento, para Keynes, é o fator dinâmico na economia, capaz de assegurar o pleno emprego e influenciar a demanda. Ao contrário da tradição clássica e neoclássica, Keynes enfatiza acentuadamente o papel do Estado na economia, e destaca que as mudanças no sistema produtivo não poderiam ocorrer sem a ação efetiva do poder público. O grande eixo da análise de Keynes sobre a intervenção do Estado na economia é a superação da crise, no curto prazo, durante a própria crise, possibilitando o aumento dos investimentos através de uma política de aumento da demanda. O aumento das despesas em obras públicas, graças ao multiplicador, provocaria o aquecimento da economia, que se espalharia para os demais setores. Contudo é através dos investimentos privados, visto como eixo central de toda economia, que promovemos a elevação do nível de emprego, aumentamos a renda e o crescimento econômico. Nesse sentido, é do Estado a responsabilidade de ativar o investimento e de assegurar a alocação dos recursos. Keynes estava convencido da importância da ação do Estado na economia, e toda a ação governamental deveria estar pautada na busca de reduzir os efeitos da crise de acumulação de capitais, 51 Módulo 1 Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico que, de qualquer forma, promoveria a queima de certa quantidade de capital. Há uma procura incessante por novas alternativas ao modelo keynesiano. Os pós-keynesianos se enquadram neste grupo e estão entre os que se preocupam com o princípio da demanda efetiva, o desempenho da moeda e as expectativas do comportamento das economias. É por isso que, nessa escola, os estudos da determinação dos títulos no mercado são realizados com bastante atenção. Complementando...... Para saber mais sobre os assuntos discutidos nesta Unidade leia os textos propostos a seguir: Os Economistas – um conjunto de obras dos principais trabalhos realizados sobre a evolução do pensamento econômico, reeditadas pela editora Nova Cultura. Aqui você encontrará a apresentação reeditada por autores atuais sobre cada uma das obras. Portal Pensamento Econômico – para conhecer mais de perto as ideias desenvolvidas por John Maynard Keynes que continuam influenciando a economia mundial, consulte o site <www.pensamentoeconomico.ecn.br/ economistas/john_maynard_keynes.html>. 52 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Resumindo Ao finalizarmos esta Unidade podemos concluir que o neoliberalismo retornou de forma modificada, apoiado na teoria de Friedrich August Von Hayek – economista austría- co com contribuição na área monetária e sobre as relações econômicas e institucionais. O livro mais conhecido de Hayek, O Caminho da Servidão, teve sua primeira edição no ano de 1944. A influência do seu pensamento na economia mundial, principalmente nestes últimos anos, tem sido maior do que se esperava –, que ganhou o Prêmio Nobel de economia em 1974 e propôs uma menor participação do Estado na Econo- mia. Diante deste cenário tivemos a onda de privatizações vividas mundialmente, o individualismo em curso e a cren- ça desenfreada das pessoas no mercado. Mas nos perguntamos o tempo: todo para onde estamos sendo conduzidos? Os novos estudos que, por sua vez, se encontram em processo de investigação podem, a qualquer momento, nos surpreender. Fiquemos atentos! UNIDADE 3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Distinguir a economia em níveis micro e macro. Entender como se formam as curvas de demanda e oferta, no caso de uma economia de concorrência perfeita, e a formação do preço de equilíbrio; e Identificar a formação do monopólio e do oligopólio numa economia de concorrência imperfeita. MENSURAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA 56 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia 57 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica O OBJETIVO DA ANÁLISE ECONÔMICA Nesta Unidade você vai conhecer como funciona o sistema econômico, seus principais indicadores, como é feita a mensuração das atividades econômicas e, ainda, os aspectos fundamentais da Microeconomia e da Macroeconomia. É importante que, depois de ler esta Unidade, você entenda como funcionam o sistema econômico e uma economia de mercado centralizada. Assim, poderá distinguir as diferenças existentes entre as estruturas de mercado, entender a importância do conceito Produto Interno Bruto e, por fim, conhecer o Índice de Desenvolvimento Humano. Comumente nós falamos e pensamos em economia com frequência. A economia consiste em milhões de pessoas envolvidas em várias atividades como comprar, vender, trabalhar, contratar, fabricar, produzir, distribuir, alocar etc. Diariamente, milhões de pessoas participam de milhares de trocas em todos os lugares. Se ocorrem milhares de trocas, é sinal de que milhões de pessoas em algum lugar estão produzindo para milhões de pessoas. O objetivo da análise econômica é explicar o que faz com que a economia mundial e suas diversas partes funcionem do jeito que o fazem. Veja que, quanto mais aprendemos e analisamos a respeito das relações e do comportamento econômico moderno, maior capacidade temos de direcionar nossas energias para a produção de bens e serviços que venham a proporcionar maior nível de satisfação para toda a sociedade. 60 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia economicamente ligado a milhares de pessoas por centenas de caminhos que se comunicam através da produção e da distribuição dos produtos e serviços aqui consumidos por você. As perguntas que lhe fazemos neste momento são: por que tantos bens e serviços que ora consumimos são produzidos por outras pessoas? Por que somos tão dependentes uns dos outros no que se refere ao bem-estar material? Por que não vivemos como Robinson Crusoé? As respostas a todas essas indagações dizem respeito ao sistema econômico. Na maioria das vezes, nos apropriamos de coisas que o sistema econômico nos oferece, mas não damos a menor importância sobre como essas coisas chegaram até nós. Vamos falar do filme para contextualizar o questionamento anterior: o filme de Robinson Crusoé (Las Aventuras de Robinson Crusoe, México/EUA, 1952), com a direção de Luis Buñuel, observeou que enredo se passa em 1659, quando o náufrago inglês Robinson Crusoé vai parar numa ilha tropical aparentemente deserta, na qual luta sozinho para prover sua subsistência até encontrar o nativo a quem batiza de Sexta-Feira. O filme mostra uma realidade onde nossas necessidades materiais podem ser todas produzidas por nós mesmos. Para pensarmos um pouco mais sobre esse tema, é chegada a hora de aprendermos como a economia serve a bilhões de pessoas, permitindo que sobrevivam e prosperem, apesar dos contratempos da vida atual, que penalizam milhares de pessoas. Não se esqueça que tudo isso se refere ao sistema econômico, sua forma de organizar, produzir e distribuir seus bens e serviços a todos os cidadãos. vCaso não tenha assistidoao filme ainda, procure numa locadora próxima de sua casa. Vale a pena! 61 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS A evolução dos sistemas econômicos, nesses últimos dez mil anos, foi marcada por duas características norteadoras de todo o processo: Especialização: sistema de produção segundo o qual cada indivíduo se concentra em um número limitado de atividades; e Troca: dar uma coisa por outra, substituir uma coisa por outra, permutar. Através da especialização e da troca, as nações puderam dispor de maior produção, e os padrões de vida foram se elevando. Diante disso, todas as nações passaram a aumentar o grau de especializações e de trocas. As razões pelas quais a especialização e a troca permitem o crescimento da produção podem ser observadas pela capacidade humana de aprender durante a vida. Isto significa que o ser humano possui a capacidade de aprender a fazer coisas durante a vida. Diante disso, a especialização torna-o mais hábil para fazer algumas poucas coisas, em vez de ser amador em várias. Uma outra razão que se justifica é pelo tempo necessário para mudar de uma atividade para outra. Segundo Hall e Liberman (2003, p. 34), “[...] quando as pessoas se especializam e, com isso, passam mais tempo realizando uma só tarefa, há menos perda de tempo decorrente da transição entre as tarefas”. Percebe-se, com isso, uma alteração nos níveis de produtividade dessa economia, levando-a a um crescimento do nível de produção. Uma forma simples de entendermos e visualizarmos como se organiza a economia, como seus participantes interagem uns com os outros, como os compradores e consumidores se relacionam entre si e com o governo e, ainda, como a economia interna se relaciona com o setor externo, se expressa através do diagrama do fluxo circular ampliado. Veja a Figura 1. 62 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Figura 1: Diagrama do fluxo circular Fonte: Elaborada pelos autores Podemos observar que o diagrama do fluxo circular evidencia visualmente as relações econômicas instituídas e facilita o entendimento no que diz respeito ao funcionamento da economia, utilizando as seguintes categorias: produtores (organizações), consumidores (famílias), governo e setor externo. Verificamos no diagrama do fluxo circular a existência de relações entre os diversos agentes que compõem o mercado interno e também a relação desse mercado com o setor externo. Com a presença de pessoas, empresas (grandes, médias, pequenas, formais e informais) e governos (municipal, estadual e federal), as relações estabelecidas dão sustentação ao mercado. Isto acontece em quase todos os lugares, e uma relação direta e indireta com o meio ambiente acaba sendo processada. Para pensarmos em produção de bens e serviços precisamos considerar como elemento básico da análise a questão ambiental. Diante do exposto, podemos dizer que a atual discussão sobre o tema meio ambiente e desenvolvimento econômico reflete a relação contrária que se manifesta, por um lado, diante do modelo de desenvolvimento adotado e os impactos provocados ao meio ambiente e, por outro lado, o que esses impactos ambientais podem provocar no modelo de desenvolvimento. vEm suas análises lembre-se sempre da análise do meio ambiente. 65 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica o funcionamento do mercado de bens e serviços, mercado de trabalho como um todo, mercado financeiro e mercado cambial. Note que, no mundo de hoje, entender de economia e compreender como funcionam os mercados, em suas reais dimensões, problemas e implicações em termos de bem-estar social, econômico e político, nos auxilia bastante nas tomadas de decisões. O mercado possibilita enxergar outras variáveis (outras relações) que não se encontram apenas no campo da economia. Existem duas formas principais de organização econômica: Economia de mercado (ou descentralizada, tipo capitalista); e Economia planificada (ou centralizada, tipo socialista). Os países organizam-se dessas duas formas ou possuem algum sistema intermediário entre elas. Outra questão importante, que surge na esfera do estudo econômico, diz respeito às distinções entre as preocupações macro e microeconômicas. Contudo, vale salientar que, embora, aparentemente díspares, ambas tratam do mesmo objeto: o sistema econômico. Como já vimos, a Microeconomia trata do comportamento das unidades econômicas, enquanto a Macroeconomia aborda o conjunto da economia. Para tanto, sempre são feitas abstrações. FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO Podemos dizer que as economias de mercado podem ser analisadas por dois sistemas: Sistema de concorrência pura (sem interferência do governo); e Sistema de economia mista (com interferência governamental). 66 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Num sistema de concorrência pura ou perfeitamente competitivo, predomina o laissez-faire. Neste tipo de organização milhares de produtores e milhões de consumidores têm condições de resolver os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma “mão invisível”. Isso sem a necessidade de intervenção do Estado na atividade econômica. No contexto discutido, podemos dizer que é a base da filosofia do liberalismo econômico, que advoga a soberania do mercado, sem a intervenção do Estado. Nesse modelo, o Estado deve responsabilizar-se mais com questões como justiça, paz, segurança, relações diplomáticas e deixar o mercado resolver as questões econômicas fundamentais. Contudo, diante deste sistema econômico, temos algumas críticas. As mais frequentes são: grande simplificação da realidade; e preços nem sempre livres,ao sabor do mercado, em virtude de fatores como: força dos sindicatos; poder dos monopólios e oligopólios; intervenções do governo via: impostos, subsídios, tarifas e preços públicos (água, energia, etc.); política salarial; congelamentos e tabelamentos de preços; e política cambial. O mercado sozinho não promove perfeita alocação de recursos. Em países mais pobres, que querem se desenvolver, o Estado precisa prover a infraestrutura básica, como estradas, telefonia, siderurgia, portos, usinas hidroelétricas, o que exige altos investimentos, com retornos apenas em longo prazo, afastando o setor privado. vExpressão francesa quesignifica a liberdade de fazer e agir no mercado. 67 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica vA Revolução Industrialaconteceu na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo. Por pelo menos cem anos, do final do século XVIII, com a Revolução Industrial, ao final do século XIX, predominava um sistema de mercado muito próximo da concorrência pura. No século XX, quando se tornou mais presente a força dos sindicatos e dos monopólios e oligopólios, associada a outros fatores, como aumento da especulação financeira e desenvolvimento do comércio internacional, a economia tornou-se mais complexa. Diante dessa realidade podemos afirmar que a atuação do governo justifica-se com o objetivo de eliminar as chamadas distorções alocativas ( isto é, na alocação de recursos) e distributivas, e promover a melhoria do padrão de vida da coletividade. Isso pode se dar das seguintes formas: mercado sozinho não promove perfeita distribuição de renda, pois as empresas estão preocupadas em maximizar seu lucro, e não com questões distributivas; atuação sobre a formação de preços, via impostos, subsídios, tabelamentos e fixação de salário mínimo; fornecimento de serviços públicos; e complemento da iniciativa privada etc. Temos ainda o sistema de economia centralizada, onde a forma de resolver os problemas econômicos fundamentais é decidida por uma Agência ou Órgão Central de Planejamento, e não pelo mercado. Os preços são determinados pelo governo, que, normalmente, subsidia fortemente os bens essenciais e taxa os bens considerados supérfluos. Com relação ao lucro, uma parte vai para o governo, outra parte é usada para investimentos nas empresas, dentro das metas estabelecidas pelo próprio governo, e a terceira parte é dividida entre os administradores e os trabalhadores, como prêmio pela eficiência. Se o governo considera que determinada indústria é vital para o país, esse setor será subsidiado, mesmo que apresente ineficiência na produção ou nos prejuízos. 70 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia o mercado solto das amarras da regulação, pois, nestes casos, o mercado é mais eficiente. Por exemplo, temos a Agência Nacional de Energia Elétrica e a Agência Nacional de Telecomunicações, entre outras. Muitas pessoas pensam que os significados dos termos oferta e demanda são sinônimos na Ciência Econômica. Quando debatem temas como saúde, transportes, pobreza, moradia etc., costumam afirmar que tudo isso se refere apenas à questão de oferta e demanda. Outros, menos informados, costumam ainda usar e abusar dessa afirmação, tornando a oferta e a demanda uma espécie de lei inviolável sobre a qual nada pode ser feito e a partir da qual tudo pode ser explicado. Tanto a oferta quanto a demanda fazem parte de um modelo econômico criado para explicar como os preços são determinados em um sistema de mercado. Observe que os preços determinam quais famílias ou regiões serão beneficiadas com determinados produtos e serviços, e quais empresas receberão determinados recursos. Em se tratando de Microeconomia, os economistas recorrem ao conceito de demanda para descrever a quantidade de um bem ou serviço que uma família ou empresa decide comprar a um dado preço. Então, a quantidade demandada de um bem ou serviço refere- se à quantidade desse bem ou serviço que os compradores desejam e podem comprar. Observe, também, que várias questões podem afetar os consumidores na hora da compra, tais como renda, gosto, preço etc. A Teoria da Demanda deriva de algumas hipóteses sobre a escolha do consumidor entre diversos bens e serviços que um determinado orçamento doméstico permite adquirir. Essa teoria procura explicar o processo de escolha do consumidor diante das diversas possibilidades existentes. Devido à certa limitação orçamentária, o consumidor procura distribuir a renda disponível 71 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica entre os diversos bens e serviços, de maneira a alcançar a melhor combinação possível que possa lhe trazer o maior nível de satisfação. A demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar por determinado preço. Ao analisarmos como funcionam os mercados, percebemos que o preço de um bem ou serviço exerce papel central. Na prática, a quantidade demandada de um bem ou serviço diminui quando o preço aumenta, e aumenta quando o preço diminui. Logo, a quantidade demandada é negativamente relacionada ao preço, como pode ser observado na Figura 4: Figura 4: Curva de demanda Fonte: Elaborada pelos autores Veja a seguir as variáveis que podem deslocar esta curva da demanda: riqueza (e sua distribuição); renda (e sua distribuição); fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos; gostos e preferências dos consumidores; 72 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia *Fatores de produção – todos os insumos usa- dos para produzir bens e serviços: recursos natu- rais, informações, ener- gia, capital , trabalho, capacidade empresari- al etc. Fonte: Lacombe (2004). expectativas sobre o futuro; e facilidades de crédito (disponibilidade, taxa de juros e prazos). Agora que você já sabe que a curva da demanda pode sofrer alteração, observe a Figura 5 para verificar como funciona este deslocamento. Figura 5: Variações da curva da demanda Fonte: Elaborada pelos autores A Teoria da Oferta muda o foco da análise, pois o vendedor vai ao mercado com a meta de obter o maior lucro possível. Neste cenário o vendedor (uma empresa) pode se deparar com uma restrição importante: a produção de bens e serviços requer a utilização de recursos produtivos, e essa quantidade depende do padrão tecnológico utilizado pela firma. Observe que a tecnologia de produção nos diz o que a empresa pode fazer. Portanto, o padrão tecnológico acaba se tornando um fator restritivo para a empresa poder produzir, além dos preços dos outros fatores de produção* e do próprio preço praticado no mercado. Assim, podemos definir oferta como sendo a quantidade de um bem ou serviço que os produtores (vendedores) desejam produzir (vender) por unidade de tempo. Observamos que a oferta é um desejo, uma aspiração. Logo, a quantidade ofertada de um bem ou 75 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica Figura 8: Equilíbrio entre oferta e demanda Fonte: Elaborada pelos autores Com base na Figura 8, podemos perceber que em qualquer situação fora do ponto de equilíbrio temos um desequilíbrio. Caso a oferta seja superior à demanda, há excesso de oferta, e caso a demanda seja maior que a oferta, há excesso de demanda. Note que o processo de ajuste ocorre sempre via preços, ou seja, a quantidade ofertada ou demandada é a variável dependente, e os preços, a variável independente. No contexto discutido, temos uma afirmação-chave: preço e quantidade de equilíbrio dependem da posição das curvas de oferta e demanda. Quando, por algum motivo, uma dessas curvas se desloca, o equilíbrio do mercado muda. Na Teoria Econômica, essa análise é conhecida como estática comparativa, porque envolve a comparação de duas situações estáveis – um equilíbrio inicial e um novo equilíbrio. Para uma melhor compreensão dessa sistemática sobre a conduta dos consumidores e produtores, vamos ver agora o conceito de elasticidade. Você sabia que esse conceito é fundamental para analisarmos o mundo em que vivemos? 76 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Muito bem, a elasticidade* nada mais representa do que uma medida da resposta dos compradores e vendedores às mudanças no preço e na renda. Aprendemos que o preço do bem se ajusta para conduzir a quantidade ofertada e demandada ao equilíbrio. Então, dessa forma, precisamos ficar atentos para perceber não só a mudança dos preços, mas o quanto eles podem oscilar. A elasticidade–preço da demanda mede o quanto a demanda reage a uma mudança no preço. A demanda por um bem é considerada elástica se a quantidade demandada responder muito a uma dada variação no preço. Isto significa dizermos que a demanda é muito sensível à mudança de preço. Caso essa resposta seja pequena, a demanda por esse bem é considerada inelástica, ou seja, a demanda é insensível à mudança de preço. Você pode estar se perguntando: Como vou saber se a demanda é sensível ou insensível à mudança de preço? É simples! Basta dividir a variação percentual da quantidade demandada pela variação percentual do preço. No resultado encontrado, o coeficiente de elasticidade é um número puro, independente de qualquer identificação com a unidade na qual as variáveis foram expressas. O coeficiente da elasticidade–preço da demanda é sempre negativo, uma vez que o preço e a quantidade demandada são inversamente relacionados. Algebricamente a elasticidade pode ser representada como: *Elasticidade – alteração porcentual em uma vari- ável em relação à varia- ção porcentual em outra. Fonte: Lacombe (2004). 77 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica Conheça agora alguns exemplos de demandas elásticas ou inelásticas. bens com alta elasticidade da demanda (elástica) incluem refeições em restaurantes, veículos automotores, viagem aérea, carne bovina, refrigerante, turismo, manteiga etc.; e bens com baixa elasticidade da demanda (inelástica): aqui temos a insulina, sal, gasolina, petróleo, ovos, leite etc. Outro ponto a ser destacado é que o aumento na renda do consumidor, normalmente, aumenta a demanda por um bem. Logo, mantendo o preço constante, podemos avaliar a variação na quantidade demandada para uma dada variação na renda. A sensibilidade da quantidade demandada a uma variação na renda do consumidor é chamada de elasticidade-renda da demanda. Se a elasticidade-renda for maior do que zero, o bem é normal*, e se for menor do que zero, o bem é inferior*. A elasticidade-renda varia muito de bem para bem e esta variação pode ser expressa algebricamente como sendo: Vejamos aqui alguns exemplos de elasticidade-renda maior que zero (bem normal) e menor que zero (bem inferior): os bens normais têm elasticidade-renda da demanda positiva. Por exemplo, frutas frescas, computadores, viagens aéreas, lazer, carne de soja etc.; e *Bem normal – aquele cuja quantidade deman- dada varia proporcional- mente à variação na ren- da do consumidor. Fonte: Lacombe (2004). *Bem inferior – bem cuja quantidade demanda- da varia inversamente ao nível de renda do consumidor. Fonte: Lacombe (2004). ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ 80 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Monopólio: quando uma empresa é a única provedora do produto. Concorrência perfeita: quando a dimensão de cada empresa é insignificante em relação às demais empresas. O termo “concorrência” tem sentido múltiplo. Em economia, acompanhado da palavra “pura”, significa justamente a inexistência de competição, no seu sentido parcial. Em outras palavras, em um mercado no qual vigora a concorrência pura, os competidores não têm rivalidade entre si. Diante desta realidade temos como condições básicas para a existência de concorrência pura: A homogeneidade do produto: implica que todos os vendedores de um dado produto vendam unidades homogêneas deste, e os compradores também considerem o produto homogêneo; A insignificância de cada comprador ou vendedor diante do mercado: cada comprador e/ ou vendedor precisa ser pequeno o suficiente para não ser capaz de influenciar, sozinho, o preço de mercado; A ausência de restrições artificiais: é preciso que os preços sejam livres para oscilar de acordo com as exigências de mercado; A mobilidade: é necessário que haja mobilidade de bens, serviços e recursos. Novas firmas devem poder entrar sem dificuldade nesse mercado, assim como não deve existir impedimento à saída; e O pleno conhecimento (atributo da palavra “perfeita”): a concorrência perfeita incorpora o pleno conhecimento do sistema econômico e de todas as suas inter-relações por parte dos agentes partícipes desse mercado. O monopólio* é uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tem substitutos próximos. *Monopólio – forma de organização do mercado em que uma empresa domina com exclusivida- de em determinada re- gião a oferta de determi- nado produto ou serviço que não tem substituto próximo. Fonte: Lacombe (2004). ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ 81 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica Uma outra forma: monopólio é uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem (ou serviço) que não tem substitutos próximos. Devido a isso, o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto. Segundo Vasconcellos (2004), o mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existem, de um lado, um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto, concorrência nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixam de consumir o produto. Mas como saber se o mercado é monopolista? Existem algumas teorias básicas do modelo monopolista. Veja algumas delas, a seguir: determinado produto é oferecido por uma única empresa; não tem substitutos próximos para esse produto; e existem obstáculos (barreiras) de novas firmas na indústria (nesse caso, a indústria é composta por uma única empresa). As dificuldades para as empresas se estabelecerem no mercado, aqui entendidas como barreiras de acesso, podem ocorrer de várias formas. No caso de monopólio puro ou natural, devido à elevada escala de produção requerida, exige-se um grande montante de investimento. Podemos enquadrar nesta situação, por exemplo, refinarias de petróleo, siderurgia etc. Uma outra forma de empecilho à instalação de novas empresas no mercado imperfeito se dá através das patentes, direito único para produzir um bem. Os laboratórios farmacêuticos, 82 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia encarregados da fabricação de medicamentos, valem-se deste instrumento de patentes ou controle de matérias-primas-chave. Finalmente, há o monopólio estatal ou institucional, protegido pela legislação, normalmente ocorria em setores estratégicos ou de infraestrutura. Até pouco tempo atrás, no nosso país, tínhamos como exemplo as centrais de energia elétrica, telecomunicações etc. Uma outra estrutura bastante conhecida, nos dias de hoje, no campo da competição imperfeita é o oligopólio*. Esse tipo de estrutura normalmente é caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode-se caracterizá- la como um mercado em que há um pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou, então, onde há um grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química, indústria farmacêutica etc. O oligopólio pode ser: Puro: quando os concorrentes oferecem exatamente os mesmos produtos homogêneos, iguais, substitutos entre si. Temos como exemplo, o cimento, da indústria de cimento; o alumínio, da indústria de alumínio; ou Diferenciado: quando o produto não é homogêneo. Por exemplo: indústria automobilística ou de cigarro. Ou seja, embora semelhantes entre si, esses produtos não são idênticos. Por exemplo, o Gol é diferente do Fiat Uno, etc. O oligopólio apresenta como principal característica o fato de as firmas serem interdependentes. Isso decorre do pequeno número de firmas existentes na indústria, e significa que as firmas levam em consideração e reagem às decisões quanto a preço e produção de outras firmas. No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis. *Oligopólio – forma de organização do merca- do em que poucas em- presas dominam com exclusividade a oferta de determinado produ- to ou serviço que não tem substituto próximo. Fonte: Lacombe (2004). 85 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica No início do século XXI, a abordagem dos economistas tem- se dirigido à Nova Economia, à tecnologia da informação, ao ajuste externo e interno, à globalização dos mercados etc. Assistimos às evidências do impacto dessas mudanças no nosso dia a dia, às vezes, sem nos preocuparmos muito com as consequências. Por isso, separamos algumas indagações: Quais são exatamente os efeitos dessas mudanças? Como elas podem afetar os padrões de vida e a taxa de crescimento da economia? Como estas mudanças na economia atingem o emprego e o desemprego, os preços e o equilíbrio do balanço de pagamentos? Por que razão as rendas são atualmente mais elevadas do que em 1970 e por que, em 1970, eram mais altas do que tinham sido em 1930? Quais as causas da recessão e da depressão, e como as políticas públicas podem evitá-las? Todas as questões levantadas anteriormente estão no campo da Macroeconomia. Agora não estamos mais preocupados em compreender ou discutir as unidades de forma isolada. Estamos, sim, analisando algo sobre a economia como um todo: o sistema econômico completo (agregado). Ou seja, é na Macroeconomia que notamos os pontos principais da análise do equilíbrio parcial e geral, levando em conta a busca do pleno emprego. Mas se a Macroeconomia se preocupa com a situação de pleno emprego, como podemos explicar taxas tão elevadas de desemprego no Brasil e no mundo? Várias são as explicações para a questão do desemprego. Em muitos casos, a razão é atribuída ao próprio indivíduo, por não estar preparado para as exigências do mercado de trabalho ou por não aceitar reduções salariais. Mas na verdade, trata-se da “dança 86 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia das cadeiras”, conforme argumentou Souza (2000). Será que, por mais preparado que o indivíduo esteja, haverá local para ele sentar- se? Do ponto de vista individual, estar melhor preparado significa a possibilidade de primeiro sentar-se na cadeira. Contudo, neste cenário precisamos considerar a questão na totalidade, ou seja, se a economia não é capaz de gerar cadeiras suficientes, inevitavelmente, pessoas ficarão de pé, por mais preparadas que estejam. Bem, mas aí temos algumas argumentações como, por exemplo, é a inovação tecnológica que destrói as cadeiras existentes na economia; o trabalho humano passa a ser substituído por máquinas. Estaríamos vivendo a época do fim do emprego, ou seja, nada podemos fazer, e o desemprego é algo inevitável? Novamente, ao observarmos a questão do ponto de vista individual, a inovação tecnológica causa desemprego. Contudo, ao mesmo tempo em que destrói, cria novos produtos, empresas, atividades econômicas e empregos. Em outras palavras, a inovação tecnológica, embora modifique o nível de emprego, não determina, a priori, seu resultado. Generalizando, os vários argumentos, tais como rigidez no mercado de trabalho, altos encargos trabalhistas, salários nominais rígidos etc., são facilmente refutáveis e não determinam, a princípio, o nível de emprego. O que queremos argumentar é que estar ou não empregado não é uma mera escolha individual. O aumento do nível de emprego ocorre quando a taxa de expansão da economia supera o aumento da produtividade do trabalho (que significa um mesmo indivíduo passar a produzir mais no mesmo espaço de tempo, fruto de inovações tecnológicas). Simpli f icando, podemos dizer que o aumento da produtividade dispensa cadeiras. Logo, o crescimento econômico deve ser capaz de gerar cadeiras suficientes para compensar as perdas e ainda absorver os jovens ingressantes no mercado de 87 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica trabalho. Contudo deparamo-nos, então, com duas variáveis que, de fato, determinam, a priori, a quantidade de cadeiras existentes na economia: o crescimento econômico e a produtividade do trabalho. Mas você sabe quem são os “atores” que decidem sobre essas variáveis? Como afirmamos, a inovação tecnológica, a princípio, não determina o nível de emprego. Essa é apenas uma faceta menos grave do problema. A outra é a questão do crescimento econômico. Vamos considerar como dada a variável produtividade. Caso não houvesse um crescimento da economia suficiente para absorver os entrantes no mercado de trabalho, inevitavelmente teríamos desemprego, pois não haveria emprego para os novos profissionais. Dessa forma, a questão agora é entender o porquê de taxas tão medíocres de crescimento, como, por exemplo, o da economia brasileira, principalmente nos anos 1990. Agora, trata-se de uma escolha, principalmente, política. Em suma, a verdadeira explicação para o desemprego é justamente a estagnação do crescimento econômico. Os conceitos mais abrangentes de política são úteis para definirmos política econômica, dado que esta não pode ser vista como um conjunto de procedimentos estanques e isolados. A política econômica abrange uma das partes integrantes da política pública. Situa-se no campo da Economia Normativa, por se sustentar não apenas no conhecimento positivo da Economia, mas também em juízos de valor, decorrentes de posições filosóficas e culturais assumidas pelos formuladores. Para ser direto, podemos resumir os objetivos da política econômica em quatro, a saber: crescimento da produção e do emprego; controle da inflação; v Foi justamente nesta década em que assistimos a uma das maiores taxas de desemprego de nossa história. 90 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia Vale ressaltar que famílias de baixa renda tendem a consumir proporcionalmente mais de suas rendas, pois não adquiriram todos os bens de que necessitam. Destaca-se, então, a importância de uma distribuição de renda equitativa no país, pois famílias de baixa renda consomem pouco e, caso tenham incrementos em seus ganhos, passarão a consumir mais, impulsionando o crescimento econômico. Investimento das empresas: é uma das mais importantes variáveis para o crescimento de um país. Ao investirem, as firmas elevam os níveis de emprego, produto e renda. As indústrias, na maioria das vezes, não possuem recursos suficientes para realizar seus planos de investimento e, com isso, precisam recorrer a empréstimos junto às instituições financeiras, pagando uma determinada taxa de juros pelo dinheiro que tomam emprestado. Ao fazerem seus planos de investimento, as empresas calculam, aproximadamente, a rentabilidade que tal investimento vai lhes proporcionar. Caso a lucratividade do investimento seja maior que os juros que deverão ser pagos pelo financiamento, a empresa realizará seus planos; caso contrário, tal investimento tornará inviável. Portanto, para que exista um nível de investimento elevado na economia, é necessário que se mantenha a taxa de juros baixa. Gasto público: ao fazer obras, construir, operar suas estatais etc., o governo está empregando mais pessoas, expandindo o nível de emprego e, ao mesmo tempo, dando condições para que as empresas produzam mais. Assim, ao comprar e produzir mais, o governo causa uma elevação da produção e do nível de emprego, e aumenta o nível de renda da economia. Exportação líquida: são as exportações menos as importações realizadas por um determinado país. Quanto maior o saldo, maiores o nível de emprego e o 91 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica crescimento econômico, já que a produção deve aumentar; quanto menor o saldo, menor o nível de emprego, pois produtos que eram produzidos aqui passam a ser comprados do exterior, piorando a produção da economia. É óbvio que nenhum país fica sem comprar e vender para o exterior, mas o ideal é aumentar o nível de exportações e diminuir o de importações. O Sistema de Contas Nacionais e a consequente mensuração dos agregados possibilitam uma avaliação quantitativa do produto que uma economia pode ser capaz de gerar num determinado período de tempo. Tal medida vem sendo considerada um importante indicador de desempenho econômico e mostra a capacidade de geração de renda das economias. Portanto, quando o objetivo da política econômica for de crescimento econômico, automaticamente se estará procurando expandir o nível de produção e, consequentemente, o nível de emprego da economia. A mensuração das variáveis econômicas possibilita a avaliação quantitativa do produto que uma economia torna capaz de gerar num determinado período de tempo. Tal medida é considerada um importante indicador de desempenho econômico e identifica a capacidade de geração de renda da economia. Entretanto, se nos preocuparmos com a qualidade de vida da população iremos ver que o produto agregado será inadequado. Na avaliação da qualidade de vida da população, é necessário considerarmos não apenas os aspectos econômicos, mas também aqueles ligados à oferta de bens públicos, como saúde e educação, que acabam afetando diretamente o nosso bem-estar. A utilização de indicadores sociais parte da avaliação da riqueza de uma região e insere-se na discussão entre crescimento e desenvolvimento econômico. A preocupação com o bem-estar da sociedade nos remete ao confronto de dois importantes conceitos: crescimento econômico* versus desenvolvimento econômico*. É possível observarmos nas sociedades em fase de desenvolvimento ou *Crescimento econômi- co – aumento real, de longo prazo, do produto nacional do país ou da região. Fonte: Lacombe (2004). *Desenvolvimento eco- nômico – processo de melhorar o nível de vida e o bem-estar de uma população por meio do aumetno da sua renda per capita . Fonte: Lacombe (2004). ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ 92 Bacharelado em Administração Pública Introdução à Economia subdesenvolvidas a ocorrência de crescimento sem desenvolvimento. Contudo, se o crescimento for muito concentrado, ou seja, mal distribuído, a maior parte da população não se beneficiará da elevação da renda gerada na economia. Vale a pena observar que uma das formas de avaliar o desenvolvimento é acompanhar a evolução de alguns indicadores relativos à saúde e à educação, porque seu comportamento fornece uma boa aproximação do que está ocorrendo com a qualidade de vida da população. Algumas instituições internacionais, como o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vêm divulgando sistematicamente dados como os de expectativas de vida, mortalidade infantil, condições sanitárias, nível e qualidade da educação do país. Tais estatísticas, além de permitirem avaliar a qualidade de vida de um país, possibilitam comparações entre os países e fornecem uma ideia mais precisa do que vem a ser caracterizado como um país desenvolvido. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado nos Relatórios do PNUD, tem como objetivo avaliar a qualidade de vida nos países. O PNUD calcula o IDH desde o início dos anos 1990 e, atualmente, o estima para muitos outros países. O IDH agrega em sua metodologia de cálculo três variáveis: Indicador de renda: é a renda per capita, ajustada para refletir a paridade do poder de compra (PPP) entre os países (portanto, renda avaliada em US$ PPP); Indicador das condições de saúde: é a expectativa de vida (índice de longevidade); e Indicador das condições de educação: é uma média ponderada de outros dois indicadores, a taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. 95 Módulo 1 Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica Atividades de aprendizagem Chegamos ao final da Unidade 3, onde mensuramos a atividade econômica. Esses conhecimentos são importantes para o bom entendimento das estruturas de mercado e da importância do Produto Interno Bruto. Caso tenha ficado alguma dúvida em algo que lhe foi apresentado, volte, releia e, se necessário, entre em contato com seu tutor para esclarecer. 1. Que problemas microeconômicos e macroeconômicos têm sido destacados pelos noticiários nos últimos dias? 2. O turismo pode ser considerado um bem supérfluo? Justifique sua resposta. 3. Escreva um texto sobre o significado de monopólio, apresente mais exemplos dessa estrutura de mercado e discuta as implicações para o desenvolvimento de uma região, com destaque para a sua. 4. Explique o significado de oligopólio e de concorrência monopolística. 5. Discuta as características do mercado do principal produto comercializado em sua região. 6. Quais são a elasticidade-preço e a elasticidade-renda desse pro- duto? Elástico ou inelástico? Explique a sua resposta. 7. Identifique alguns aspectos do crescimento econômico na sua ci- dade, região e Estado. UNIDADE 4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Conhecer o funcionamento do sistema monetário; Compreender a importância da moeda como meio de troca, unidade de conta e reserva de valor para o funcionamento das teorias monetárias; Discutir a política monetária como instrumento de controle da liquidez; e Identificar as funções do Banco Central. INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
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