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Enquanto digita os dados, pode-se conhecer alguns recursos fundamentais para edição de dados no Excel, tais como:

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Selecione a célula com um clique no botão do mouse ou através das setas direcionais do teclado; digite o novo conteúdo e tecle <Enter>

1.1.2. Como alterar (editar) o conteúdo já existente

Há três maneiras diferentes: • Com duplo clique na célula.

• Posicionando o ponto de inserção na barra de fórmulas.

Use o ponteiro do mouse ou as teclas <HOME>, <END> e as setas para posicionar o ponto de inserção corretamente; se necessário, use qualquer uma das teclas <BACKSPACE> e <DELETE> para excluir os caracteres; faça as alterações necessárias; tecle <Enter> para confirmar a alteração ou <Esc> para cancelá-la.

1.1.3. Como cancelar ou desfazer uma entrada

Para cancelar uma entrada, antes de teclar <Enter>, tecle <Esc>, ou clique no botão Cancelar na Barra de Fórmulas;

Para desfazer uma entrada finalizada (depois de pressionada a tecla <ENTER>), clique no botão Desfazer, na Barra de Ferramentas padrão.

Caso o ponto de inserção não apareça na célula, no menu Ferramentas, selecione Opções. Na guia Editar, ative a opção Editar diretamente na célula.

1.1.4. Como limpar o conteúdo da célula

É possível remover todo o conteúdo de uma célula em vez de apenas editá-la.

• Clique na célula com o botão direito do mouse e escolha Limpar conteúdo ou tecle <Delete>.

Para remover fisicamente a célula da planilha utilize o comando Excluir do menu Editar ou clique na célula com o botão direito do mouse e escolha Excluir.

Depois de selecionar a célula desejada, digite seu conteúdo; tecle <Enter> ou <Tab> para efetivar a inserção do dado na célula, ou então clique no botão Inserir na barra de fórmulas.

Por padrão, o cursor salta para a próxima célula abaixo, depois que a tecla <Enter> é pressionada.

Pode-se também utilizar as teclas com setas ou clicar com o mouse na próxima célula a ser editada, bem como alterar a direção do cursor após pressionar <Enter>, da seguinte forma:

Selecione o menu Ferramentas e escolha Opções; na guia Editar, ative a caixa de verificação

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Mover seleção após Enter; defina a direção desejada na caixa de lista Direção.

O recurso chamado AutoRetorno, retorna automaticamente a célula ativa para a próxima célula a ser preenchida.

Observe o efeito na lista de endereços anterior, digitando os dados por linha, isto é, primeiro o sobrenome, depois o nome, o endereço, a cidade, o estado e o telefone.

Quando teclar <Enter>, a célula ativa ocupará a primeira posição da próxima linha, para que seja digitado o próximo sobrenome.

Quando a planilha é muito extensa, com muitas células preenchidas, torna-se difícil visualizar o conteúdo total. Para isso são utilizados recursos de rolagem e de movimentação dentro da planilha.

Para rolar pela planilha são utilizados os botões de rolagem horizontal e vertical.

Para maiores saltos na planilha o uso do teclado é mais indicado por ser mais rápido e prático. A tabela a seguir relaciona as opções de teclado:

Pressione Para ir

Home Para o início da linha PgUp/PgDn Uma janela para cima ou para baixo

Ctrl+Home Para o início da planilha (célula A1) Ctrl+End Para a última célula que contém dados na planilha

Ctrl+PgDn Para a próxima planilha Ctrl+PgUp Para a planilha anterior <F5> Para uma célula ou intervalo específicos End e depois tecla de seta Para ir para o final da linha ou coluna atual End e depois Enter Para ir para a última coluna utilizada na linha atual

Conforme descrito na tabela anterior é possível deslocar-se diretamente para uma célula ou intervalo específico utilizando a tecla <F5>. Esta tecla de atalho abre uma caixa de diálogo Ir para, que requisita o endereço para o qual se deseja ir. Também é possível abrir esta caixa de diálogo através do menu, seguindo o procedimento:

Abra o menu Editar e escolha Ir para; na caixa de texto Referência, digite a referência ou intervalo de células desejado.

Por exemplo, para ativar a célula X5000, digite esta referência na caixa de texto. Ou então, digite X8000:X8010 para ativar este intervalo de células.

Clique no botão OK.

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2.1.1. Outra opção, talvez a mais rápida é utilizar a Caixa de nome:

Digite o endereço ou intervalo de células para o qual deseja-se movimentar diretamente na Caixa de nome; tecle <Enter>.

Por padrão, cada coluna da planilha tem 8,43 pontos e cada linha tem 12,75 pontos.

A altura da linha é dimensionada automaticamente pelo Excel, dependendo do tamanho da fonte utilizada. Mas isto não impede que se altere manualmente.

Quando o conteúdo da célula é maior que a largura da coluna, o texto "transborda" para a célula ao lado.

É possível dimensionar a largura da coluna e a altura da linha de três formas:

• Clique em qualquer lugar na coluna ou na linha a ser alterada; no menu Formatar, aponte para Coluna, e dê um clique em Largura;

• Ou aponte para Linha e dê um clique em Altura; digite uma nova largura ou altura; clique em OK.

Utilize este caminho quando necessitar de uma maior precisão na largura da coluna, pois as maneiras a seguir são mais rápidas e práticas.

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No cabeçalho de coluna, ou no cabeçalho de linha, mova o ponteiro do mouse para a borda direita da coluna ou linha que deseja ajustar.

Observe que o ponteiro do mouse transforma-se em uma seta com duas pontas.

Dê um clique e arraste o ponteiro para uma nova largura ou altura.

Aparecerá uma dica de tela indicando a largura ou coluna atual.

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