(Parte 5 de 11)

• Posicione o mouse sobre a alça (no canto inferior direito) da célula G4; o mouse apresentará o formato de sinal de adição (+);

Arraste com o botão do mouse pressionado até a célula G9, já que as fórmulas são semelhantes.

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 2

Observe que todas as médias totais foram calculadas.

O Excel fornece um amplo sistema de ajuda on-line para auxiliar na realização de tarefas.

O Assistente do Office antecipa o tipo de ajuda que julga necessário e sugere tópicos da Ajuda baseando-se no trabalho que está sendo executado, assim como dicas sobre como usar os recursos do Excel com mais eficiência e localizar exemplos visuais e instruções passo a passo para tarefas específicas.

É possível também que o usuário digite uma solicitação de Ajuda para obter o auxílio que necessita.

12.1. Como obter ajuda utilizando a Ajuda do Microsoft Excel

Clique no botão Ajuda do Microsoft Excel na barra de ferramentas padrão;

Digite sua pergunta na caixa de texto. Clique no botão Pesquisar;

Ative, entre os tópicos apresentados, aquele que mais se aproxima da sua dúvida;

Clique no botão Fechar quando terminar de ler.

A ajuda do Microsoft Excel pode ser utilizada para se obter uma dica. Se aparecer uma lâmpada na caixa da Ajuda do Microsoft Excel, há uma dica para realizar a tarefa que está sendo executada no momento. Clique na lâmpada para ler a dica.

Para agilizar o processo de digitação dos dados da planilha, o Excel completa seqüências (número, data ou intervalo de tempo), e também permite que o usuário inclua seqüências de preenchimento personalizadas para as entradas de texto usadas com mais freqüência.

Exemplo:

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 23

Para testar as principais listas de preenchimento já definidas no Excel, abra uma nova pasta de trabalho e digite na linha 1 da Plan1, os dados exibidos abaixo:

Ao arrastar a alça de preenchimento de uma célula pode-se copiar o conteúdo dessa célula para outras células existentes na mesma linha ou coluna.

Selecione a célula A1, que representa a primeira célula da seqüência a ser preenchida;

Posicione o mouse no canto direito inferior da célula. O mouse apresentará o formato de sinal de adição;

Mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, faça o arraste sobre as células na direção que desejar, no caso arraste até a linha 12.

Se em vez de arrastar a alça de preenchimento para as células adjacentes, arrastar para dentro da célula selecionada, seu conteúdo será apagado.

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 24

Repita o processo para cada coluna, sempre clicando sobre a célula da linha 1 e arrastando-a para baixo até a linha 12, através da alça de preenchimento.

Se for utilizado o botão direito do mouse para o arraste, um menu de atalho será aberto apresentando várias opções de preenchimento:

Utilizando este exemplo de meses, cada opção preencherá o intervalo selecionado com um conteúdo diferente:

Copiar células: copia o conteúdo da primeira célula para o intervalo selecionado:

Preencher seqüência: permite o mesmo efeito do arraste com o botão esquerdo do mouse:

Preencher formatos: preenche apenas com as características de formatação da primeira célula da seqüência. Se o conteúdo da célula estiver em negrito, as células preenchidas possuirão este mesmo formato.

Preencher valores: o Excel considera como valores constantes todos os números ou texto contidos numa célula. Portanto, as células serão preenchidas com o valor correspondente.

Se valores, como números ou datas, forem incrementados através do intervalo selecionado, em vez de copiados, selecione novamente os valores iniciais e mantenha pressionada a tecla <Ctrl> ao arrastar a alça de preenchimento.

13.1. Como criar novas listas Supondo que determinados intervalos de células sejam freqüentemente utilizados é possível criar

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 25 uma nova lista contendo estes dados, de forma de não ter que digitá-los novamente.

Ainda na mesma pasta de trabalho, na coluna J, digite a seguinte lista de dados: Selecione o intervalo contendo todos as regiões (J1:J8); No menu Ferramentas, escolha Opções;

Na guia Listas, verifique que o intervalo de células selecionado aparece na caixa de texto Importar lista das células;

Clique no botão Importar para que seja adicionada a lista na caixa Entradas da lista; Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.

Agora que já foram incluídas as listas, podem ser aplicadas em quaisquer planilhas, quantas vezes quiser, da seguinte forma:

Clique numa célula vazia qualquer, por exemplo, na K10; Digite o nome de uma das regiões da lista;

Arraste com o botão esquerdo do mouse pela alça de preenchimento até apresentar o último nome da lista;

Solte o botão do mouse.

14. Classificando os dados de uma planilha

Clique numa célula qualquer da lista (apenas uma) pertencente a coluna pela qual a classificação será realizada, ou seja, se desejar classificar pelo vendedor, clique em qualquer célula que contenha o nome de um vendedor;

Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão Classificação crescente ou Classificação decrescente.

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 26

A lista será classificada em ordem ascendente ou descendente, de acordo com a coluna onde estava a célula ativa.

Se desejar uma classificação por múltiplos campos, faça o seguinte: Posicione a célula ativa em qualquer ponto da lista; Execute o comando Dados/Classificar;

Na janela de diálogo Classificar, selecione o primeiro campo de classificação como vendedor e a ordem de classificação como Crescente; em seguida, escolha valor venda como o segundo campo a ser classificado também Crescente.

Dica: Nunca selecione somente uma coluna ou uma faixa de células para classificar quando ativar a classificação pelos botões da barra de ferramentas, pois se isto ocorrer, somente a coluna ou os valores da faixa de célula selecionada será classificada, deixando os dados das outras colunas estáticos.

Na opção Minha lista tem, na parte inferior da janela, deixe ativada a opção Linha de cabeçalho, indicando assim ao Excel que a primeira linha da lista representa os nomes dos campos. Caso contrário, ele incluirá os títulos na classificação.

O botão Opções dessa janela de diálogo permite especificar a Ordem de classificação da primeira chave, ou seja, o primeiro campo definido.

(Parte 5 de 11)

Comentários