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Essas opções são as listas pré-existentes (dias da semana, meses do ano) ou listas personalizadas, criadas através do comando Ferramentas/Opções/Listas.

Essas opções permitem, por exemplo, classificar os meses do ano ou os dias da semana em ordem cronológica, em vez de alfabética.

Dica: A ordem de classificação personalizada se aplica apenas a coluna especificada na caixa

Classificar por, ou seja, somente para a primeira chave de classificação. Para classificar várias colunas usando uma ordem de classificação personalizada, classifique por cada coluna separadamente. Por exemplo, para classificar pelas colunas A e B, nesta ordem, primeiro classifique pela coluna B e, em seguida, especifique a ordem de classificação personalizada usando a caixa de diálogo Opções de classificação. Em seguida, classifique a lista pela coluna A

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IV. Gerenciamento de Planilhas

Cada nova pasta de trabalho que é aberta possui três planilhas, nomeadas de Plan1, Plan2 e Plan3. Esta quantidade de planilhas pode se ampliada ou reduzida, dependendo das necessidades do trabalho.

Pode-se alternar de uma planilha a outra dando um clique na guia da planilha para ativá-la.

1.1.1. Para selecionar uma planilha

Clique na guia Plan1 para ativá-la.

Para selecionar varias planilhas ao mesmo tempo segure a tecla ctrl e clique nas outras planilhas,

1.1.2. Como selecionar várias planilhas

É possível selecionar várias planilhas de uma só vez para efetuar ações do tipo formatação, inserção de linhas e colunas, edição dos dados, entre outras.

1.1.3. Para selecionar planilhas alternadas

Ative a primeira planilha Plan1; Mantendo a tecla <Ctrl> pressionada, clique na guia de planilha Plan3.

Observe que agora aparece, na Barra de nome, a indicação "[Grupo]" de que há mais de uma planilha selecionada. Mesmo que mais de uma planilha esteja selecionada, a planilha ativa será aquela que foi selecionada em primeiro lugar, cujo nome da guia aparece em negrito.

Clique em qualquer outra guia que não faça parte do grupo selecionado. Para selecionar planilhas contíguas: Ative a planilha Plan1;

Mantendo a tecla <Shift> pressionada, clique na última guia do grupo desejado. Clique na planilha Plan3.

Clique em qualquer outra guia que não seja a planilha ativa. No caso, clique na Plan2 ou na Plan3.

1.1.5. Para selecionar todas as planilhas da pasta de trabalho:

Pode-se utilizar o procedimento descrito anteriormente, selecionando a primeira guia e, com a tecla

<Shift> pressionada, clicar a última guia da pasta de trabalho. Mas a forma mais prática é utilizar o botão direito do mouse, como se segue:

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Clique o botão direito do mouse em qualquer uma das guias de planilha; escolha a opção Selecionar todas as planilhas, do menu de atalho.

1.1.6. Atribuição de nomes às planilhas

Para tornar a pasta de trabalho mais interessante e compreensível, deve-se atribuir às planilhas nomes mais significativos.

Para atribuir nome à planilha:

Ative a guia Plan1; no menu Formatar, escolha Planilha;

Selecione a opção Renomear.

O nome da guia aparecerá ressaltado, permitindo editar diretamente na guia.

Substitua o nome Plan1 por Receber;

Tecle <Enter>. Ou

Dê duplo clique na guia da planilha desejada e o nome da guia já aparecerá selecionado para que seja substituído; substitua os nomes das guias Plan2 e Plan3 por Despesas e Economias, respectivamente.

V. Inserção e exclusão de planilhas

Há situações em que é necessário utilizar mais de três planilhas para acomodar todos os dados. Em vez de usar várias pastas de trabalho é possível incluir planilhas em uma pasta de trabalho de forma que todas as informações relacionadas fiquem em um único arquivo.

Em outros casos (menos de três planilhas utilizadas) é aconselhável a exclusão daquelas que estiverem excedentes, já que ocupam espaço em disco mesmo estando vazias.

Clique na guia da planilha à direita da posição onde deseja inserir a nova planilha.

O número de planilhas selecionadas deve corresponder ao número de planilhas que se deseja inserir. Isto é, se desejar incluir 4 planilhas, selecione 4 planilhas já existentes (utilizando <Ctrl> ou <Shift>).

Como exemplo, selecione as planilhas Plan1 e Plan2, de forma que a guia Plan1 permaneça ativa; no menu Inserir, escolha a opção Planilha.

Observe que foram incluídas 2 planilhas (Plan4 e Plan5) à esquerda da guia ativa (no caso, a guia Despesas).

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Clique o botão direito do mouse na guia da planilha à direita da posição onde deseja inserir a nova planilha. No caso, planilha Plan1; escolha a opção Inserir, no menu de atalho; selecione o ícone de planilha da guia Geral.

O padrão do Excel é abrir cada nova pasta de trabalho com três planilhas. Para alterar esta configuração, siga o procedimento:

No menu Ferramentas, selecione Opções; Ative a guia Geral.

Na opção Número de planilhas na nova pasta escolha a quantidade de planilhas que for conveniente, desde que esteja no limite entre 1 e 255.

A partir dessa alteração, todas as novas pastas abertas possuirão este número de planilhas.

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Selecione qualquer célula na planilha a ser excluída. Para isso, utilize a Plan4 (que foi inserida no item anterior) do arquivo Dinheiro. Dê um clique no menu Editar e depois em Excluir planilha.

Outra opção é utilizar o botão direito do mouse:

Clique o botão direito na guia da planilha que se quer excluir (exemplo: Plan4); escolha a opção Excluir do menu de atalho.

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