(Parte 7 de 11)

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 31

Aparecerá uma caixa de diálogo para confirmação, como mostra a figura a seguir:

Clique em OK para confirmar a exclusão de Plan4.

3. Como mover e copiar planilhas

Com a inserção e exclusão de planilhas, as pastas de trabalho podem necessitar de uma reorganização nas guias de planilhas.

É possível mover ou copiar uma planilha para outras posições da pasta de trabalho, ou até mesmo para outra pasta de trabalho, simplificando o trabalho. A capacidade de mover ou copiar planilhas inteiras permite que as configurações sejam mantidas economizando tempo com digitação e formatação de informações similares em uma planilha nova.

Selecione a(s) planilha(s) que deseja mover. Selecione a planilha Plan1; mantenha o botão do mouse pressionado sobre a guia da(s) planilha(s) selecionada(s) até que o ponteiro tome o formato de uma pequena folha de papel; arraste o ponteiro para a posição onde deseja inserir a(s) planilha(s) selecionada(s); mova o mouse para a última posição, ou seja, após a planilha Plan3; solte o botão do mouse.

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 32

Nos casos em que a pasta de trabalho contém muitas guias de planilha, pode-se encontrar um pouco de dificuldade em arrastar com o botão do mouse. Ou mesmo quando desejar mover a planilha para outra pasta de trabalho, existe uma outra opção:

Clique o botão direito do mouse na guia da(s) planilha(s) que se deseja mover; selecione a opção Mover ou copiar.

Na caixa Mover ou copiar, selecione a posição em que deseja inserir a planilha na caixa de lista giratória Antes da planilha.

Para mover a(s) planilha(s) para outra pasta de trabalho aberta ou para uma nova pasta, dê um clique na seta de lista suspensa Para pasta e selecione a pasta de trabalho; as planilhas da pasta de trabalho selecionada aparecerão na caixa de lista giratória Antes da planilha. Aí então selecione a posição onde será inserida a planilha; clique em OK.

Dê um clique em qualquer célula da coluna à direita onde será inserida uma nova coluna.

Supondo que é preciso acrescentar os valores de vendas do ano de 1996, pode-se inserir uma coluna na posição anterior à coluna de 1997. Para isso, clique em qualquer célula da coluna B.

Ative o menu Inserir e depois a opção Colunas.

Verifique que a coluna inserida possui as mesmas instruções de formatação que a coluna anterior. Por exemplo, na planilha PLAN1 a coluna B (inserida anteriormente) possui a mesma formatação que a

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 3 coluna A.

3.2.1. Outra maneira de inserir colunas é utilizando o botão direito do mouse:

Clique no botão Desfazer para eliminar a coluna incluída no procedimento anterior; selecione o cabeçalho da coluna B.

O número de colunas inseridas é correspondente ao número de colunas inteiras selecionadas.

Clique o botão direito do mouse em qualquer ponto da coluna selecionada; no menu de atalho, ative a opção Inserir.

3.2.2. Para inserir linhas

Supondo que é preciso acrescentar novos produtos na lista, deve-se inserir duas linhas antes da linha 7.

Clique em qualquer intervalo que abranja as linhas 7 e 8 (por exemplo, D7:D8); ative menu Inserir, opção Linhas.

Note que foram inseridas duas linhas acima daquelas selecionadas. Utilizando o botão direito do mouse:

Clique no botão Desfazer para eliminar as linhas incluídas no procedimento anterior; selecione cabeçalho da linha abaixo de onde será inserida linha (selecione os cabeçalhos das linhas 7 e 8); clique o botão direito do mouse em qualquer ponto das linhas selecionadas; no menu de atalho, ative a opção Inserir.

3.2.3. Como excluir colunas ou linhas Siga os mesmos passos de inserir porem usando o botão excluir

Há casos em que algumas informações da planilha não devem estar disponíveis para todas as pessoas, evitando assim que os conteúdos sejam alterados. Além disso é possível também proteger a pasta de trabalho contra abertura para que usuários não autorizados acessem dados confidenciais.

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 34

O Excel permite ocultar dados sem precisar exclui-los permanentemente, ocultando colunas ou linhas selecionadas. Os dados ocultos também não aparecem na impressão.

4.1.1. Para ocultar linhas

Selecione as linhas a serem ocultadas, clicando sobre os cabeçalhos de linha correspondentes no menu Formatar, aponte para Linha e clique em Ocultar.

Pode-se obter o mesmo resultado através do menu de atalho, clicando com o botão direito do mouse sobre as linhas selecionadas.

Observe que é possível ocultar linhas ou colunas sem afetar as fórmulas de uma planilha; as fórmulas ainda fazem referência a todos os dados das colunas ou linhas ocultas – eles apenas não ficarão visíveis.

4.1.2. Para ocultar colunas

Selecione as colunas a serem ocultadas clicando sobre os cabeçalhos de coluna correspondentes no menu Formatar, aponte para Coluna e clique em Ocultar.

4.1.3. Como reexibir linhas ou colunas ocultas

Para exibir as linhas ocultas, selecione as células na linha acima e na linha abaixo das linhas ocultas.

Para exibir as colunas ocultas, selecione as células na coluna à esquerda e na coluna à direita das colunas ocultas.

No menu Formatar, aponte para Linha ou Coluna; clique em Reexibir, ou clique com botão direito na seleção e clique em Reexibir.

Se a primeira linha ou coluna de uma planilha estiver oculta, o procedimento de reexibir descrito

Softwares Aplicativos – Prof. Alex Sander Miranda Lobo Página 35 anteriormente torna-se impraticável. Para estes casos, clique em Ir para no menu Editar. Digite a referência da coluna A1 ou o número da linha 1 na caixa Referência e, em seguida, clique em OK. Aponte para Linha ou Coluna no menu Formatar e, em seguida, clique em Reexibir.

Quando existem várias pastas de trabalho abertas, o trabalho pode tornar-se um pouco confuso, levando o usuário a perder o controle de onde estão os dados. O Excel permite que sejam ocultas algumas das pastas de trabalho abertas, assim como também planilhas, para serem reexibidas no momento desejado.

4.2.1. Ocultando pastas de trabalho Ative a pasta de trabalho que deseja ocultar; no menu Janela, escolha Ocultar.

4.2.2. Reexibindo pastas de trabalho

No menu Janela, ative Reexibir. Na caixa de diálogo Reexibir escolha a pasta de trabalho que deseja restaurar

4.2.3. Ocultando planilhas Ative a planilha que deseja ocultar; no menu Formatar, ative Planilha; escolha a opção Ocultar.

No menu Formatar, ative Planilha; escolha a opção Reexibir. Na caixa de diálogo Reexibir escolha a planilha que deseja restaurar.

O Excel oferece várias ferramentas para tornar as planilhas mais atraentes e profissionais. A aparência de uma planilha não afeta sua funcionalidade – se os valores e as fórmulas estiverem corretos, os resultados desejados serão obtidos, mas facilita e agiliza a leitura dos dados.

A formatação é utilizada para que as informações sejam destacadas na planilha, usando negrito ou itálico, ou incluindo símbolos monetários e separadores de milhares. Pode-se também selecionar uma fonte e um tamanho de fonte novos, ajustar o alinhamento dos dados nas células e incluir cores, padrões, bordas e figuras.

(Parte 7 de 11)

Comentários