Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Apostila - Sketch - Up, Notas de estudo de Engenharia Civil

Apostila-Sketch-Up

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 10/09/2009

camila-fernandes-2
camila-fernandes-2 🇧🇷

4.1

(10)

8 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Apostila - Sketch - Up e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Civil, somente na Docsity! UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 1 SketchUp 3.096 Manual de referência e Tutoriais Traduzido por: Cecília Santos Franco Agosto / 2003 UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 2 Índice Página Tutorial Básico ....................................................................... 3 a 21 Tutorial Intermediário ....................................................................... 22 a 66 Tutorial Avançado ....................................................................... 67 a 71 UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 5 Clique no comando Line para ativá-lo. Note que o cursor do mouse é um lápis. Leve o cursor para a área de desenho, clique e arraste o mouse e clique novamente para criar a linha. Note a dica indicando o ‘Endpoint’ (ponto final). Desenhe outra linha paralela ao eixo vermelho. Note a dica ‘On Axis’ (no eixo) no final da linha. A cor da linha provisória é vermelha quando ele é paralela ao eixo vermelho (X). Verde quando é paralela ao eixo verde (Y), e azul quando é paralela ao eixo azul (Z). Movendo o mouse antes de clicar no ponto final, a linha provisória se torna magenta quando esta for paralela à linha anterior. Estas são ferramentas de precisão de desenho. Criando Faces (Faces) UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 6 Além de linhas, o SketchUp permite que você desenhe faces planas de qualquer forma. Estas faces podem ser unidas, divididas, subtraídas umas das outras, esticadas, e tranformadas em objetos 3D por extrusão. Antes, vamos visualizar em modo sombreado (Shaded Mode). Nota: SketchUp permite também visualização em linhas invisíveis escondidas (Hidden Line), onde superficies escondem o que está atrás delas. Vamos iniciar desenho uma face retangular. Com o comando Line e clique um ponto em frente do eixo azul para iniciar sua linha. Mova o mouse na direção vermelha, sem clicar no ponto final. Note que enquanto você desenha a linha seu comprimento é mostrado na caixa de valores no canto inferior direito da tela (Value Control Box): Vamos traçar uma linha de 10 pés (10’). Digite 10’ usando o teclado, e pressione a tecla Enter. A linha terá exatamente 10 pés, e irá terminar com um quadrado verde indicando um Endpoint. Note que a linha criada é agora preta, e o comando Line ainda está ativo para continuar a desenhar. Nota: No SketchUp você pode desenhar com precisão exata, ou de uma forma mais livre de croquis sem dimensões precisas. Desenhe a próxima linha a 90 graus da primeira (a linha deverá ser 90 graus visualmente em 3D, e não graficamente na tela 2D). A linha deverá ser verde enquanto desenhada, i.e., paralela ao eixo verde. Agora digite 8’ e pressione Enter. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 7 A linha é desenhada com 8 pés. Em seguida, desenha a terceira linha paralela ao eixo vermelho, a linha fica vermelha indicando que é paralela ao eixo vermelho. Quando o comprimento da linha for próximo do da linha inicial, uma linha tracejada verde aparece conectando as duas. A dica do cursor irá mostrar ‘From Point’. Isto indica que o ponto final deste segmento está alinhado precisamente com o ponto inicial da primeira linha. Clique para completar a linha neste ponto. Agora termine o retângulo clicando no ponto inicial. Note que o retângulo fica preenchido como uma superfície sólida. O comando Line continua ativo, mas não desenha linhas conectadas. Para que o SketchUp crie uma face, todas as linhas dos cantos da face precisam estar conectadas nos pontos finais, e contidas no mesmo plano. Se hover espaços ou geometrias não-coplanares, SketchUp não poderá criar a face. Visualizando o Modelo UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 10 Dica: Como você está desenhando em perspectiva, sua linha pode não parecer estar perfeitamente paralela ao eixo azul na tela. Você pode confiar que o SketchUp acha o alinhamento correto para você. Clique o Segundo ponto para finalizar a linha vertical. Agora continue desenhando arrastando o mouse paralelo ao eixo verde. Verifique o alinhamento com o eixo verde. Enquanto mostrar ‘On Axis’, arraste ao longo até alcançar o endpoint do lado abaixo do seu cursor. Você saberá que tem o ponto correto quando a dica ‘From Point’ aparecer, e também uma linha tracejada azul com dois pontos pretos. Clique para desenhar o segundo lado da sua nova face. Agora clique o vértice final ( de volta ao retângulo inicial) para fechar esta face. Veifique que a dica ‘Endpoint’ aparece: Duas faces contém uma aresta comum neste caso. Sketchup entende isto ao completar esta face. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 11 Vamos continuar desenhando faces ao redor do retângulo original. Como o SketchUp já sabe que linhas existentes podem ser arestas em novas faces, você pode desenhar a próxima face a partir do canto superior direito da face anterior. Observe as dicas de precisão do SketchUp. Na imagem acima, você pode ver que a linha é paralela ao eixo vermelho, e que seu ponto final está diretamente acima do seu retângulo base. Feche a face clicando de volta no retângulo original. Desenhe a próxima face clicando no ponto acima e à direita: Quando a dica de precisão do SketchUp não aparecer mova o mouse um pouco sobre o ponto ou linha ao qual você deseja alinhar: UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 12 Depois, mova o mouse acima na direção azul. Você deverá ver uma linha tracejada azul e a dica ‘From Point’ quando parar o mouse. Continue movendo acima até a linha se tornar verde mostrando o alinhamento aos outros pontos do topo da caixa: Quando alinhado, clique. Complete a face clicando no retângulo base. SketchUp só precisa de mais uma linha para completar a caixa. Desenhe esta linha. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 15 Note que enquanto você arrasta o mouse durante a operação Push/Pull o valor é mostrado na VCB (Value Control Box = Caixa de Dados). Portanto você pode entrar com valores precisos, digitando o valor e apertando Enter. Este valor é relativo ao ponto inicial do Push/Pull. Digitando distâncias sucessivas move a face aquela distância, relativa a posição inicial. Criando um Telhado Simples Agora vamos criar modelos com dimensões reais, usando a caixa de dados no canto inferior direito da tela: Value Control Box (VCB). Vamos começar com um retângulo de 10 pés de largura, 20 pés de comprimento e 8 pés de altura. Ative a ferramenta Rectangle, e clique para indicar o primeiro vértice do retângulo base. Enquanto você arrasta o retângulo, verifique a VCB e note como ela mostra duas dimensões dinâmicamente, separadas por vírgula. Estas representam as dimensões de cada lado. Clique para completar o retângulo. Logo em seguida, você pode especificar dimensões precisas, Digite 10’,20’ e pressione Enter. O retângulo sera alterado para estas dimensões. Nota: SketchUp irá interpretar qualquer dado com a unidade colocada como preferência do usuário (preferences) a menos que você especifique uma unidade após o valor. Para pés coloque um apóstrofe depois do número, a letra m para metros, cm para centímetros, etc. A maioria das ferramentas do SketchUp usam a VCB da mesma forma. Para o próximo passo ative a ferramenta Push/Pull, clique no retângulo, e mova o mouse para cima. Para este modelo queremos a extrusão com exatos 8 pés, portanto entre o valor de 8’. SketchUp irá ajustar a operação de Push/Pull para os exatos oito pés. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 16 Vamos agora fazer o telhado. Trace uma linha do ponto médio da face superior do objeto. Use a dica de ‘Midpoint’ para ter certeza e clique. Mova o cursor até o ponto médio da aresta oposta, e clique no ponto final da linha. Esta linha dividiu a face superior do objeto em duas, operação chamada de intodução de aresta. Agora, ative a ferramenta Move: Mova o cursor sobre a última linha desenhada. Note que como nada havia sido selecionado préviamente, a ferramenta Move percebe as geometrias que podem ser movidas, iluminado-as na cor amarela. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 17 Clique a linha e mova o mouse para cima. Para ter certeza que você está movendo para cima, procure pela linha azul de referência e pela dica de seleção ‘On Axis’ . Isto irá formar a cumeeira do telhado de duas águas. Algumas vezes o SketchUp não consegue saber qual alinhamento você deseja. Se isto acontecer, arraste a linha mais para cima até você ver a linha tracejada azul de referência e depois volte para a posição desejada pressionando a tecla Shift para trancar a referência vertical. Enquanto você segura a tecla Shift, a direção do movimento permanecerá na vertical. Você pode também usar a caixa VCB para entrar com uma distância precisa da altura da cumeeira. Para colocar uma altura de cinco pés, digite 5’ e depois Enter logo após mover a linha. Criando uma janela água-furtada Estivemos desenhando formas básicas até agora. Este exercício irá demonstrar como desenhar formas tri- dimensionais em relação a um plano inclinado. Para começar, abra o modelo salvo no exercício anterior. Usando o comando Line, desenhe um retângulo vertical na aresta do telhado. Lembre-se de usar a referência ‘On Axis’ para manter seu retângulo coplanar com a parede da casa. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 20 Para completar. Ative a ferramenta Erase e apague a linha descenessária na face friontal. Você completou a janela água-furtada. Salve este arquivo para usar no próximo tutorial. Criando Aberturas em Faces Como você aprendeu em outros tutoriais, desenhando uma série de linhas conectadas e coplanares, irá criar uma face, e desenhando uma linha através de uma face irá dividí-la. Este tutorial descreve como criar faces dentro de faces. Comece abrindo o arquivo da casa salvo no tutorial anterior. Primeiramente, ative a ferramenta Rectangle, e desenhe um retângulo na face frintal da janela água-furtada. Verifique se aparece a dica ‘On Face’ enquanto você desenha. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 21 Agora ative o comando Select e selecione o retângulo: Quando ele ficar iluminado, apague-o apertando a tecla Delete. Você deverá ver um buraco na face frontal. Agora selecione a parte do telhado que você vê dentro da janela água-furtada e apague-o também. Isto ilustra um ponto importante: Enquanto você desenha, quaisquer linhas que formem uma forma fechada e plana também irá criar uma nova face. Mesmo que originalmente esta não seja a intenção. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 22 Tutorial Intermediário Criando Linhas de Construção SketchUp tem linhas de construção (Construction Lines), que são linhas tracejadas cinza claro que se extendem infinitamnente através de todo o seu modelo. Elas são linhas auxiliaries para facilitar a precisão de alinhamento. Estas linhas são criadas com as ferramentas Measure e Protractor. Para começar este tutorial, abra seu arquivo da casa do tutorial anterior (ou abra o arquivo tutorial0.skp). Vamos usar linhas de construção para colocar com precisão uma janela de 4’x3’ na frente da casa. Vamos ativar a ferramenta Measure : Clique o cursor na aresta inferior da frente da casa e mova o cursor na direção azul. A linha de construção é desenhada paralela à aresta que você escolheu. Clique o cursor na aresta frontal inferior da casa e mova o cursor na direção azul. Agora digite 6'8" (este valor irá aparecer na VCB Value Control Box) e pressione Enter. Sua linha de construção aparece exatamente a 6’8” acima da aresta inferior. Em seguida, desenhe a linha de construção para a parte de baixo da janela. Clique no mesmo eixo como antes, e crie uma linha de construção 3'8" acima do chão. Estas duas linhas de construção irão nos ajudar a colocar as arestas inferior e superior mais precisamente. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 25 Solte a tecla Ctrl, e digite 7' seguido de Enter. Note que quando você copiou as linhas da janela, o buraco (ou ausência de uma face) foi copiado também. E se nós quisermos duas janelas água-furtada? Você pode usar a mesma técnica para copiar a janela água- furtada existente. Ative o Select e faça uma seleção por janela (“window” ) em torno da janela água-furtada (retângulo da esquerda para a direita). Selecionando objetos por janela pode selecionar itens invisíveis na parte de trás do modelo. Isto ocorre porque a seleção por janela seleciona tudo que estiver dentro do retângulo de seleção, mesmo elementos atrás do modelo. Para checar o que foi selecionado, coloque a visualização em modo Wireframe. Note que a linha da empena foi selecionada. Pra removê-la da seleção, Aperte as teclas Shift e Ctrl ao mesmo tempo e clique na linha. Note que um simbolo de menos (-) aparece ao lado do cursor do Select para indicar que você está retirando itens do grupo de seleção. Vamos retornar ao modo de visualização Shaded. Ative o Move, segure a tecla Ctrl e clique no canto superior direito da primeira janela. Esse será um ponto de referência para começar nossa cópia. Agora clique no canto superior direito da segunda janela, para completar a cópia. Note que o buraco no telhado abaixo da janela água-furtada foi parte da seleção, portanto foi copiado também. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 26 Escondendo (Hiding) e invertendo (Reversing) Faces Escondendo Faces Escondendo geometria, temporariamente ou permenentemente, pode promover melhor viaualização do modelo. O SketchUp proporciona várias formas de fazer isto: A maeira mais fácil é pelo menu de contexto (Context Menu). Para ativá-lo, coloque o mouse sobre a entidade e aperte o botão direito. Vamos esconder algumas faces para trabalharmos dentro do modelo: Ative o Select, e clique o botão da direita do mouse na face do objeto. Selecione “Hide” do menu. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 27 Esta operação apenas esconde a face, sem apagá-la. Escondendo Lados Agora, vamos esconder arestas. Usando a ferramenta Erase e segurando a tecla Shift, selecione as arestas. Elas serão escondidas e não apagadas. Use este método para esconder toadas as arestas das faces que escondemos anteriormente. Agora você pode trabalhar dentro do modelo, desenhando elementos dentro dele. Você pode ver o que foi Escondido, selecionando Show Hidden Geometry no Menu View. Faça isso agora. Note que as faces que foram escondidas aparecem como grades na tela, e todos as arestas escondidas aparecem com linhas tracejadas. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 30 Usando a Ferramenta Protractor O transferidor (Protractor) mede o ângulo entre duas linhas retas. Vamos medir a inclinação do telhado. Ative a ferramenta Protractor . Um transferidor circular ficará ligado com seu ponto central no gfinal do cursor do mouse. Coloque o ponto central no vértice superior de uma das paredes… (aguarde pela referência Endpoint) ... e clique uma vez para colocar o vértice base do ângulo que você deseja medir. Agora, mova o mouse para a direita. Espere a referência de eixo vermelha aparecer indicando que você está arrastando paralelo ao eixo vermelho (e portanto o plano do chão). Clique novamente para colocar a linha base do ângulo. Neste ponto aparece uma linha de construção através do centro do tranferidor (Protractor). Use o cursor para colocar o indicador na aresta do telhado. O tamanho do ângulo é mostrado na caixa de dados Value Control Box. Se você encontrar o valor de 45 graus, está correto. Clique o mouse para fazer a linha de contrução neste ângulo se quiser, se não pressione Escape para cancelar a operação. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 31 Fazendo cópias múltiplas com Arrays Arrays Lineares Você pode fazer vários tipos de arrays Multi-Copy (cópias múltiplas). Usando Multi-Copy, você pode basicamente repetir uma cópia com movimento ou cópia com rotação em qualquer direção. Para começar, abra o arquivo Tutorial8.skp. O primeiro passo é usar a ferramenta Move para fazer uma cópia. Como você já sabe a cópia é feita usando Move com a tecla Ctrl pressionada. Depois de fazer a cópia inicial, você pode fazer a Multi-copy. Digite 3x para “três cópias”. Isto é chamado de uma array externo, porque ele se extende para além da sua distância inicial do copy. Você pode continuar digitando valores de array, Digite 4x para “quatro cópias”. SketchUp irá atualizar o array. Uma coisa interessante sobre Multi-Copy é que a distância entre cópias pode ser colocada a qualquer momento. Isto não irá alterar o número de cópias, simplesmente ajusta o espaçamento. Isso permite que você teste o array com facilidade. Digite uma distância de 3m e observe o resultado. Agora, vamos mudar para um array interno. Primeiro, digite uma distância maior de 10m, e depois digite 5/ para “cinco divisões”. Nós chamamos isto de um array interno porque ele interpola divisões iguais entre o original e a cópia. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 32 Você pode continuar a digitar novas distâncias e/ou valores de multiplicador/divisor quantas vezes quiser até que você ative outra ferramenta ou faça nova operação. Esta é uma ótima forma de criar colunas regulares. Arrays Circulares Para criar arrays circulares, use a ferramenta Rotate de forma similar ao descrito acima. Selecione a caixa da direita com o comando Select, e ative a ferramenta Rotate. Coloque a base da rotação, segure a tecla Ctrl. Note que um sinal de mais (+) é adicionado ao cursor para indicar que você fará uma cópia. Permaneça pressionando a tecla Ctrl e clique para selecionar um Segundo ponto base. Quando arrastar você pode colocar visualmente a cópia. Clique para finalizar. Você está pronto para fazer cópias circulares múltiplas. Use a mesma sintaxe do array linear. Digite 7x para “sete cópias.” UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 35 Ative o Select e clique na cadeira para pré selecioná-la. Você verá a caixa de seleção contornando a cadeira. Agora ative a ferramenta Move. Clique numa área em frente da cadeira, mas não sobre ela, no plano vermelho- verde. Note que enquanto você move o mouse para a direita da tela, a cadeira também se move. Note também que enquanto você move o mouse para além da plataforma elevada, a cadeira continua a mover através da plataforma, permanecendo nivelada com o plano do piso. Vamos tentar algo diferente… Aperte Esc para cancelar o Move. Desta vez, coloque o cursor do Move sobre o assento da cadeira até que apareça a dica 'On Face in Component' e clique. Isto coloca o ponto base do movimento. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 36 Agoram mova a cadeira sobre a superfície do retângulo e sobre a superfície da plataforma elevada. Note que o ponto base que você selecionou controla onde a geometria do Component será posicionada em relação à outra geometria no restante do modelo... O ponto no Component debaixo do cursor quando você começa o movimento é chamado de “Pick Point”. Durante a operação de Move você está segurando o objeto por este ponto como o ponto de referência para o movimento. Se você quer mover o objeto com precosão, escolha com cuidado o ponto inicial do Move. Vamos colocar a cadeira sobre a plataforma. Mova o cursor sobre a cadeira. Use o Zoom para colocar o cursor na base de uma dos pés até aparecer a dica “Endpoint in Component”. Agora simplesmente mova a cadeira para o lugar desejado no topo da plataforma! UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 37 Use este método para fazer o “snap” em Components. Mudando a Escala de Geometrias e Objectos Qualquer desenho feito no SketchUp pode ser re-escalado dinâmicamente com a ferramenta Scale. Como com outras ferramentas, você pode trabalhar livremente, ou com precisão. O comando Scale permite mudar a escala em qualquer direção, ou fazer operações de mirror. Comece abrindo o arquivo Tutorial7.skp. Selecione o que deseja alterar a escala com a ferramenta Select. Superfícies individuais podem mudar a escala em 2D, mas vamos selecionar um volume 3D. Clique no comando Scale na barra de ferramentas Edit Toolbar: Uma caixa de seleção irá aparecer em torno de sua seleção. Cada cubinho verde é um grip de mudança de escala. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 40 Tecla Uniforme/Não-Uniforme Ambos os grips, no centro da face ou ponto médio da aresta permitem escalas uniforne e não uniforme. Você pode alternar este comportamento para fazer o objeto tranformar a escala uniformemente segurando a tecla Shift. Insira um componente de biblioteca árvore (Tree). Do Menu View, selecione Components. Navegue para o grupo Landscape I insira uma das árvores. Use o comando Scale para mover o grip da superfície superior para cima e para baixo. Nós queremos que a base da árvore seja o ponto base da escala, mas isto deforma a árvore... Agora, tente segurando a tecla Shift. Isso muda a operação de escala de 1D para 3D. Tente isto usando outros componentes do SketchUp. Diferentementes dos outros grips, os grips de vértice fazem a escala em todas as direções. Apertando o shift, você libera a escala em todas as direções de forma não-uniforme. Mudando escala a partir do centro Você pode forçar a operação de escala a partir do centro de massa da caixa de contorno como ponto base. Para fazer isso, segure o grip de vértice e comece a escala. Enquanto você faz a operação, segure a tecla Ctrl. Quando você libera a tecla no meio da operação, a escala reverte para usar o ponto oposto. As teclas Ctrl e Shift podem ser usadas em conjunto, para permitir escala Uniforme/Não-Uniforme a partir do centróide da geometria selecionada. Estas combinações permitem ao usuário uma gama de formas de mudar a escala de forma eficiente e rápida. Trabalhando com Precisão usando a VCB UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 41 A qualquer momento ou imediatamente após a operação de escala, você pode digitar um fator de escala preciso na Value Control Box (VCB). Fator de Escala (Scale Factor) Segure e mova um grip de vértice. Agora digite 2 e pressione a tecla Enter. Note que o objeto fica com 2 vezes o seu tamanho original (200% maior). Agora digite 1.5 e a tecla Enter. Note que o objeto fica uma vez e meia maior (150% maior). Nota: Como todas as ferramentas do SketchUp, você pode continuar a entrar novos valores da VCB até que você mude de comando. Distância (Distance) Além do fator de escala, você pode digitar uma distância. Pegue um grip na face superior e mova-o na tela. Desta vez, em vez de um valor numérico, digite uma distância de 5’ e aperte Enter. Note que o tamanho do objeto ao longo da direção tracejada se torna o exato valor da distância. É importante lembrar que para distâncias, você precisa especificar a unidade como parte do valor digitado. Por exemplo, 5’ para cinco pés, 3m para três metros, ou 5’6” para cinco pés e seis polegadas. Se você digitar somente um valor numérico, o SketchUp irá interpretá-lo como um fator de escala. Direções Múltiplas A VCB usa valores numéricos separados por vírgula quando valores múltiplos estão presentes. Você pode especificar valores exatos de escala incluindo vírgulas na entrada de dados. Para ver como isso funciona, tente mover um grip de ponto médio de aresta. Você verá duas direções mostradas com valores mudando dinâmicamnente. Agora digite 1.5,3. O objeto se torna uma vez e meia maior em uma direção e três vezes maior na outra direção. Desde que você não mova outro grip, ou mude de comando, você pode continuar a digitar outros valores para experimentar diferentes proporções de seu modelo. Se você quiser especificar o Segundo valor deixando o primeiro como está, você pode digitar uma vírgula seguida pelo novo segundo valor: ,4 Antes de prosseguir, tente digitar -1,1. Isto fará o objeto espelhar, produzindo uma imagem espelhada. Dica: Digitando um valor negativo faz a ferramenta Scale espelhar a geometria naquela direção. Os três valores disponíveis enquanto mudando a escala usando o grip de vértice trabalham da mesma maneira: UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 42 Mudando a Escala de Elementos Até afora, trabalhamos com escala de grupos e components, mas você pode usar a ferramenta Scale em elementos isolados também. Para testar, desenhe um círculo (Circle) e use Push/Pull para extrudá-lo num cilindro. Em seguida, selecione a superfície superior do cilindro com a ferramenta Select e ative o comando Scale. Porque você está mudando a escala de uma face 2D, os grips de escala estarâo dentro de um retângulo em vez de uma caixa de controno. Brinque com os grips de escala e teclas de modificação para ver como issso afeta a geometria. Mais Dicas da Ferramenta Scale Salve valores da VCB É usualmente melhor entrar valores específicos DEPOIS que você completou a operação de escala com o mouse. Como há muitas maneiras de trabalhar com a escala, teclas de modificação podem interferir quando você quer entrar com valores específicos durante a operação de escala. Por exemplo, tentando digitar valores enquanto segura a tecla Ctrl pode ativar outras ferramentas, ou pressionando Shift para indicar polegadas usando o símbolo " (aspas duplas) pode mudar para escala uniforme. Componentes e Eixos Um componente único ou grupo muda a escala preferencialmente (por default) na direção de seus eixos. Isto facilita a mudança de escala baseada na orientação original em que foram criados. Se você quiser mudar a UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 45 Vamos aprender a fazer um Componente. Inicie um novo desenho. Use (Menu File > New). Desenhe um retângulo no plano vermelho/verde com 30 polegadas de largura por 5 pés de comprimento. Use Push/Pull para colocar uma altura de 27 polegadas, tornando o objeto num volume 3D. Nota: Lembre que você não deve clicar na Value Control Box (VCB) antes de digitar um valor específico para operações, entre com os dados diretamante no teclado, que ele irá para VCB. Agora, vamos criar arestas paralelas (offset) para as arestas laterais e de fundo. Para isso, selecione as arestas com Select. Ative o comando Offset. Clique o cursor de Offset em qualquer das arestas iluminadas, e mova o cursor além dessa aresta, mas na direção interna da face superior. Entre 6 polegadas na Value Control Box, e pressione Enter. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 46 Agora Push/Pull a nova face de topo, e especifique a distância de 12 polegadas. Você modelou um sofa simples. Se você transformar este sofa em um Componente de biblioteca, você poderá utilizá-lo neste desenho, e em qualquer outro projeto no SketchUp. Selecione a geometria usando uma janela de seleção. Toda a geometria fica iluminada: Selecione o comando 'Make no Menu Edit. Isso abre a caixa de diálogo Create Component: UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 47 Digite o nome “Sofá2” para o novo Componente, e deixe as outras opções como estão. Inserindo o Componente Ative o Component Browser no Menu View > Components. Selecione a biblioteca 'Loaded Components'. Note que a caixa de diálogo mostra somente os components carregados, incluindo o Sofá2. Clique no Sofá2 e arraste-o para a janela de desenho. Crinado Componentes conectados (Attached Components) UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 50 Novamente, depois de tudo selecionado, crie o Componente Janela com Menu Edit > 'Make Component'. Chame de “Janela01, e marque 'Align Red/Green Plane', marque também 'Cut Opening' e vertical. Isso fará a janela alinhar com qualquer face nos planos verticais (vermelho/azul e verde/azul). Clique “Ok” para criar o Component. Você verá “Janela01” aparecer na lista ‘Loaded Components’. Vamos colocar a janela no modelo. Selecione “Janela01” no Component Browser, e arraste-a para a parede desejada. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 51 Note que ela corta um buraco na parede. Salve esse desenho para usar em outros tutoriais. Pintando Componentes Para começar ative a ferramenta Paint. Isso abre o ‘Material Browser Color Picker’. Para este tutorial, selecione a biblioteca (aba Library) de materiais 'Markers'. Sobrepondo o Material Padrão (Default) UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 52 No SketchUp, o material padrão é o material de trabalho colocado em todas as superficies e entidades. Você pode considerá-lo como um material não-específico. Grupos e Componentes podem ter materais aplicados independentemente da geometria dentro deles. Isso significa que quando um material é aplicado a um Grupo ou Componente, esse material é aplicado somente nessa entidade e não na geometria contida dentro dela. Isso resulta num comportamento especial no SketchUp chamado de sobreposição do material padrão ('Default Material Override'), onde qualquer superfície que tenha um material padrão (default) aplicado irá herdar o material do Grupo ou Componente no qual está inserido. Vamos ver um exemplo. Primeiramente, crie uma caixa, e use a ferramenta Paint para colocar o material vermelho na superfície de topo. Deixe o material default nas outras faces. Selecione a caixa toda e tranforme-a num Componente. Agora, faça quarto cópias da caixa usando o comando Move (segurando a tecla Ctrl), ou inserindo-as com Menu View > Components. Agora, pinte cada ocorrência do Componente com uma cor diferente ou textura. Note que a face superior permanece vermelha. Você está colocando material no Componente e não nas faces individualmente, porém as faces com o material ‘default’, herdam o material aplicado no Componente. As faces com material explicitamente especificado permanecem com ele. . UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 55 Agora clique com o botão da direita numa janela água-furtada e selecione 'Edit Component' (ou dê duplo-clique na janela água-furtada). Uma vez dentro do conteúdo do Componente, selecione o material ‘StandingSeam’e pinte as superfícies do telhado da janela água-furtada. Use o Orbit para pintar todos os lados. Clique numa área branca da tela for a da caixa de edição para fechá-la. O medelo aparece pintado. Este comportamento é util para aplicar materiais a partes específicas. Num carro, por exemplo, você coloca materiais especificos para pneus, janelas e pára-choques, mas deixa a pintura da lataria como default. Agora quando você faz cópias do componente do caroo, você pode colocar cores diferentes para cada inserção, e somente a lataria muda de cor. Além disso, seu arquivo fica reduzido, pois você só tem uma definição do componente carro salva. Dica: Explodindo um Grupo ou Componente torna o comportamento da cor permanente. Fazendo um Corte UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 56 Planos de Cortes permitem ver o modelo cortado. Planos de Corte (Section Planes) se comportam como qualquer outra entidade do SketchUp, e podem ser movidos, copiados, repetidos, rodados, escondidos, colocados em layers, e assim por diante. Eles, entretanto, não afetam outras entidades, pois o efeito do corte é apenas visual. Para começar, abra o arquivo Tutorial11.skp. Selecione o mode de visualização Shaded. Para fazer um Plano de Corte, use To add a Section Plane, use o Menu Tools > Sections > Add ou clique em 'Add Section' Button da barra de ferramenta Sections: Enquanto você move o mouse na janela de desenho, você deverá ver um Plano de Corte retangular ligado ao mouse. Note que o Plano de Corte irá alinhar com superficies debaixo dele ao mover o mouse. A qualquer momento, você pode segurar a tecla Shift para trancar a orientação do Plano de Corte: Segure o cursor sobre a parede extrema da casa e então ‘tranque’ a direção segurando a tecla Shift. Continue segurando o Shift e mova o Plano de Corte para onde você quer cortar o modelo. Vamos tentar o ponto médio da parede e o SketchUp corta uma seção através do modelo neste ponto. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 57 Você pode reposicionar o Plano de Corte usando o Move num canto do Plano de Corte. Note que os Planos de Corte só moverão na direção perpendicular à sua face. Colocando Planos de Corte Múltiplos Você pode colocar mais de um plano de corte. Note que qaundo você coloca um plano ele se torna o corte ativo e todos os planos colocados anteriormente se tornam inativos com uma cor acinzentada. O lugar que o Plano intercepta o modelo é chamado de fatia( Slice – mostrada em vermelho). Mudando os Planos Para colocar um Plano ativo dê duplo clique nele com Select. Você pode também clicar com o botão da direita no Plano e escolher 'Activate Cut' do menu de contexto. Você pode reverter a direção do corte clicando o botão da direita no Plano e selecionando 'Reverse' do menu de contexto. Você pode mudar a orientação mais dinâmicamente com a ferramenta Rotate. Selecione o Plano de Corte. Ative Rotate e rode-o em torno de um ponto ao longo do lado da casa. Note que o corte atualiza dinâmicamante. Pressione Esc para cancelar aoperaçào de rotação. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 60 Para importar um arquivoDWG, use o Menu File > Insert > DWG/DXF. Selecione o arquivo 'Floor Plan.dwg' do diretório Tutorials (dentro do diretório de instalação do SketchUp), e clique no botão ‘Import’. O SketchUp irá importar o arquivo. No final, o SketchUp irá mostrar um resumo da importação, mostrando quantas entidades de qual tipo foram importadas com sucesso. Clique ‘Close’ quando teminar. Nota: Durante a importação, os Blocos e Layers do CAD são traduzidos em Componentes e Layers do SketchUp. Em alguns casos, você poderá estar com um Zoom muito próximo. Quando isso ocorrer, clique no botão de Zoom Extents para ver o desenho todo. Use o Orbit para mudar para um ângulo de visão 3D. Vamos usar o Zoom Window para ver mais de perto. Aproxime das portas a 45 graus no canto inferior esquerdo da planta. Agora, ative a ferramenta Line e trace do interseção da parede externa com a porta até o canto da parede. Note que a parede preenche com um superfície. Isso é porque o algorítimo de busca de face do SketchUp analiza a linha no modelo e tenta criar superficies nos lugares em que encontra linhas coplanares conectadas a partir da aresta traçada. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 61 Agora tente fazer isto com a parede à esquerda desta área. Note que agora você pode usar Push/Pull para dar uma altura às nocas faces criadas. Antes de continuarmos, considere que esse processo pode ser muito cansativo, especialmete num modelo grande. O SketchUp não é muito apropriado para certos tipos de modelos, portanto análise se o método é eficiente para atingir seu objetivo. Vamos verificar outros problemas em usar arquivos CAD como fonte para o localizador de faces do SketchUp. Dê um Zoom na janela à direita das portas: Note que há vários pequenos segmentos para a janela. (cada ponto final foi iluminado para esclarecer). Neste caso, traçar sobre cada segmento seria proibitivo. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 62 Veja que alguns segmentos não conectam nos pontos finais, então o localizador de faces não poderia traçar uma superfície ali. Esta condição pode aparecer em arquivos CAD. Por essas razões vamos tentar outra técnica: Crie um novo arquivo do Menu File, desenhe uma única linha, e importe o arquivo DWG novamente. Como o documento do SketchUp não está vazio, o arquivo CAD importado será um Grupo (Group). Dica: Se você tiver qualquer geometria no seu arquivo SketchUp antes de importar o arquivo CAD, o arquivo CAD será um Componente no modelo, em vez de linhas individuais. Agora, em vez de usaá-lo diretamente, vamos usar a geometria CAD como referência para traçar por cima. Isso torna as faces do SketchUp separadas do desenho CAD. Importando Arquivos CAD em 3D Entidades 3D do CAD como faces, entidades com espessura (thickness), e malhas 3D são traduzidas como faces no SketchUp. Sólidos do AutoCAD NÃO são traduzidos. Dica: Para trazer sólidos do AutoCAD para o SketchUp, use o comando '3DSout' do AutoCAD para exportar um arquivo temporário. Imediatamente depois use o comando '3DSin' para importar o arquivo temporário de volta para o AutoCAD. Isso converte os sólidos em faces que podem ser importadas pelo SketchUp. Vamos analisar um arquivo 3D importado do CAD. Inicie um novo arquivo do SketchUp, e importe o arquivo ‘Floor Plan3D.dwg’ do diretório Tutorials. Note que a lista de entidades traduzidas é mais extensa que a anterior. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 65 Imagens como Fundo Imagens raster podem servir de fundo, para tal use o comando Move num lado e rode o ponto para inclinar a imagem verticalmente. Sombras (Shadows) Note que a placa no poste projeta sombra no chão e na imagem atrás dela. A imagem da montanha pode ser modificada para não receber sombra clicando o botão da direita e desabilitando ‘Shadows > Receive’. Isso torna o fundo mais real. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 66 Para saber mais sobre imagens importadas consulte ‘Image Object Reference’. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 67 Tutorial Avançado Usando Trava da Referência (Inference Locking) Algumas vezes, o sistema de referência do SketchUp pode não alinhar como desejado. Isso é verdadeiro para modelos complicados ou em situações onde existem vários alinhamentos possíveis para o SketchUp escolher. Por exemplo, quando você está desenhando paralela a uma linha não-ortográfica, e toca outro lado, a referência de paralela original pode se perder devido à interferência do lado. A solução é usar uma trava de referência (Inference Locking), que mantém a referência focada em determinado alinhamento. Para usar a trava de referência, segura a tecla Shift quando tiver a referência desejada. Essa referência ficara travada enquanto você move o mouse e/ou pega um ponto de referência secundário. Por exemplo, a primeira imagem acima demonstra uma linha sendo desenhada na direção vertical com uma linha de referência azul ‘On Axis’. Segurando a tecla Shift, você pode travar a direção de referência azul, e depois mover o mouse para obter uma Segunda referência secundária. A Segunda imagem demonstra o ponto de alinhamento na interseção da linha vertical azul, e o plano da face inclinada. Usando Dobras Automáticas (Auto-Fold) ‘Auto-Fold’ automaticamente adiciona dobras em faces enquanto você trabalha. Isso é necessário quando uma operação faz uma face se tornar não-planar. Vamos criar uma caixa simples. Agora, Ative o Move, e comece a mover uma das arestas verticais. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 70 O controle 'Tabbed Page Print Range' permite imprimir tudo da tela, ou todas as páginas salvas no seu modelo. Ajustando à Página (Fit to Page) Na seção ‘Print Size’, se 'Fit to Page' está habilitado, o SketchUp irá ajustar o desenho para caber no papel de impressão, e não irá imprimir com uma escal definida. Desabilite 'Fit to Page'. Use ‘Model Extents’ Note o botão 'Use Model Extents'. Quando essa opção está desligada, a área a ser impressa é calculada da tela corrente. Isso fará que áreas brancas da tela sejam impressas na mesma escala. Com 'Use Model Extents' ligado, você imprime somente a área do desenho (como com o Zoom Extents). Se o campo estiver desabilitado é porque você está em modo de perspectiva. Escala A primeira medida 'In The Printout' é a medida no papel. A Segunda medida 'In SketchUp' é o tamanho do objeto em escala real.. Por exemplo, pra uma escala de 1/4" = 1', entre 1 polegada no papel é igual a 4 pés no SketchUp. A escala de 1/100 será entrada como 1 = 100, isto é, 1 cm no papel é igual a 100 cm no SketchUp. UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Traduzido por: Cecília Santos Franco 71 O número de folhas é mostrado. Quando finalizar clique OK e uma prévia da impressão será mostrada. Esta é uma forma de ver o resultado antes de enviar para a impressora. Agora imprima se tudo estiver correto. Exportando desenhos Vetoriais em 2D O SketchUp permite que você exporte para um arquivo vetorial 2D, as vistas em perspectiva. Arquivos vetoriais 2D podem ser exportados em tamanho específico. Você pode incluir linhas de perfil (profile lines) e lados extendidos (extended edges). Texturas, sombras e transparencies são exportados pelo SketchUp como vetores. (Estes efeitos podem ser salvos em imagens raster). Vamos Começar Escolha a vista desejada e o modo de sombreamento Hidden Line ou Shaded. As imagens abaixo são um exemplo de saída: Use Menu File > Export > 2D Hidden Line. Escolha onde salvar seu arquivo. Dê um nome, e escolha o tipo de arquivo: DWG, DXF, PDF, e EPS. Agora clique no botão ‘Options’. A caixa de diálogo permite ajustes de tamanho, escala e aparência do desenho 2D. Nota: O padrão é uma saída o mais próxima possível do que é visto na tela do SketchUp. Clique em Save para completar a exportação. Se a vista é mensurável, a perspectiva está desligada e você selecionou a opção ‘Full Scale’ (1:1), será salvo um arquivo de desenho vetorial de saída com dimensões precisas.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved