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Guias e Dicas
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Conceitos-basicos-informatica 1, Notas de estudo de Engenharia de Manutenção

Princípios da Informática

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 11/08/2010

aroldo-marques-10
aroldo-marques-10 🇧🇷

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Baixe Conceitos-basicos-informatica 1 e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Manutenção, somente na Docsity! Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Conteúdo 1. O que é informática ? ....................................................................3 2. O Computador ...............................................................................3 2.1 Conceito .............................................................................3 2.2 Histórico .............................................................................3 2.3 Gerações ............................................................................5 3. Organização dos Computadores ..................................................6 3.1 Princípios do Funcionamento .............................................6 3.1.1 Entrada de dados ...................................................6 3.1.2 Processamento de dados .......................................6 3.1.3 Saída de dados ......................................................7 4. Elementos de um Sistema Computacional ...................................8 4.1 Hardware ............................................................................8 4.1.1 Unidade de Entrada ................................................8 4.1.2 Unidade de Saída ...................................................8 4.1.3 Unidade de Armazenamento (memória) ................9 4.2 Software ...........................................................................10 4.2.1 Sistema Operacional (Software Básico) ...............11 4.2.2 Software Utilitário .................................................11 4.2.3 Software Aplicativo ...............................................11 1ET – Profº. Mandarino - 2008 3 1.O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando “informação automática”, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para tal, é preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrônico. 2. O COMPUTADOR 2.1. O Que é? O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. Entre vários benefícios, podemos citar: grande velocidade no processamento e disponibilização de informações; precisão no fornecimento das informações; próprio para execução de tarefas repetitivas; propicia a redução de custos em várias atividades; Compartilhamento de dados. 2.2. Breve Histórico O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo. Antigo ábaco romano Máquina Pascalina Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador. Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801. 1ET – Profº. Mandarino - 2008 6 VÁLVULAS TRANSISTORES 3. ORGANIZAÇÃO DOS COMPUTADORES 3.1 PRINCIPIOS DO FUNCIONAMENTO Um sistema baseado em computador é, na verdade, composto por hardware e software. Hardware é o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral). Software é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. Ou seja, são os programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão "vida" ao computador. Sem um software adequado à suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avançado que seja, é completamente inútil. O computador não é uma máquina com inteligência. Na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados. Entrada de Dados Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornecê- los a ele. Para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado (para digitação, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o mouse (para selecionar opções e executar algumas operações em um software qualquer), disquetes e CDs3 para entrada de dados (gerados provavelmente em algum outro computador), mesas digitalizadoras (muito utilizadas por programas CAD4 e aplicativos gráficos em geral) e outros. 1ET – Profº. Mandarino - 2008 7 Processamento de Dados Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados é feito na memória do computador, que pode ser volátil (isto é, desaparece quando o computador é desligado), referenciada como memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório), ou pode ser permanente (enquanto não é "apagada" por alguém) através do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo, que são meios físicos (meio magnético) localizadas no interior do gabinete do computador. Há também os disquetes, que são discos “removíveis”, e mais recentemente os CDs graváveis. O processamento dos dados é feito na CPU – Central Process Unit - unidade de processamento central (ou simplesmente processador, como o Pentium), onde a informação é tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memória, sofrendo transformações de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas. Todos os programas escritos em uma determinada linguagem de programação são “traduzidos” por um programa chamado compilador que é um tradutor que converte todas as instruções em linguagem de máquina ou binária (0 e 1). Saída de Dados Os dados resultantes do processamento das informações pelo computador podem ser apresentadas de inúmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. O monitor de vídeo é um dos principais meios para se obter dados de saída do computador: tanto texto normal ou formatado (como em tabelas ou formulários) e gráficos podem ser apresentados ao usuário através desse dispositivo. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel, podemos fazer uso de impressoras e/ou plotters (para "plotagem" de desenhos); se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, dos disquetes, ou então conectar os computadores em rede (resumidamente, ligá-los através de cabos). Quando tratamos dados do tipo áudio (som) a saída ocorre através das caixas de som ou fones de ouvido. 1ET – Profº. Mandarino - 2008 8 ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL. 4. ELEMENTOS DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL 4.1 HARDWARE 4.1.1. Unidades de Entrada São dispositivos físicos que capturam os dados a serem processados pelo computador (dados tipo texto, vídeo ou áudio). Logicamente para cada tipo de dado temos um dispositivo de entrada especifico para captura esses dados. 1ET – Profº. Mandarino - 2008 11 4.2 SOFTWARE - PROGRAMAS DE COMPUTADOR Um programa de computador pode ser definido como uma série de instruções ou declarações, em forma aceitável pelo computador, preparada de modo a obter certos resultados. Também chamado de software, esse termo é utilizado para indicar a parte funcional de um computador. Podemos classificar os softwares ou programas em alguns tipos. A seguir é apresentada uma classificação genérica, que não é exaustiva. 4.2.1. Sistemas Operacionais (Software básico) Como o próprio nome sugere, são softwares destinados à operação do computador. Tem como função principal controlar os diversos dispositivos do computador e servir de comunicação intermediária entre o computador e os outros programas normalmente utilizados, o que permite que esses possam ser 1ET – Profº. Mandarino - 2008 12 executados. O Windows95/98/2000/NT/XP, LINUX e o DOS são exemplos de sistemas operacionais para microcomputadores. Também podemos citar o OS/2, da IBM, e o UNIX. Um computador, qualquer que seja o seu porte, não funciona sem um sistema operacional. 4.2.2. Software Utilitário São programas destinados a facilitar e agilizar a execução de certas tarefas, dando suporte ao sistema operacional. Existem utilitários, por exemplo, para diagnosticar a situação do computador e seus diversos dispositivos (como o Norton Utilities), para compactar arquivos (como o WinZip), para realização de cópias de segurança ("backups"), etc. 4.2.3. Software Aplicativo São os programas destinados a nos oferecer certos tipos de serviços, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrônicas, os programas gráficos e os sistemas gerenciadores de banco de dados. Processadores de Texto: dentre os vários editores disponíveis no mercado, destacamos os seguintes: Word (Microsoft) e WordPerfect (Corel), OpenEdit. Planilhas Eletrônicas ou Planilhas de Cálculo: dentre as mais comuns, destacamos o MS-Excel, o Lotus 1-2-3 e o Quatro Pro, OpenCalc. Programas Gráficos: permitem a criação de figuras e desenhos, sendo que alguns possuem recursos extras para animação. Podem ser conjugados com programas que adicionam sons juntos às imagens. Dentre os mais sofisticados destacam-se o Corel Draw , o Adobe PhotoShop e o 3D Studio, para uso artístico, e os programas CAD (como o AutoCad), utilizado para projetos mecânicos, arquitetônicos, etc. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados: trata-se de uma coleção de programas que se prestam ao controle de grandes volumes de informações.
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