adolescente

adolescente

(Parte 1 de 6)

FEBRASGO - Manual de OrientaçãoSaúde da Adolescente

Saúde da

Adolescente Manual de Orientação

Presidente Edmund Chada Baracat Vice-Presidente Região Norte Rosival de Jesus Nassar de Souza Vice-Presidente Região Nordeste Geraldez Tomaz Vice-Presidente Região Centro-Oeste Gerson Pereira Lopes Vice-Presidente Região Sul Cesar Pereira Lima

Vice-Presidente Região Sudeste Sérgio Pereira da Cunha Secretário Executivo Jacob Arkader Vice-Secretário Executivo Francisco Alberto Régio de Oliveira Tesoureiro Executivo Roberto Messod Benzecry Tesoureiro Adjunto Francisco Luiz Gonzaga da Silva

Comissão de Educação Continuada

Edmund Chada Baracat Sérgio Pereira da Cunha Hildoberto Carneiro de Oliveira

Patrocínio: Ministério da Saúde

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia

2 FEBRASGO - Manual de Orientação Saúde da Adolescente

FEBRASGO - Manual de OrientaçãoSaúde da Adolescente

Autores

Afonso Celso Pinto Nazário

Albertina Duarte Takiuti Álvaro da Cunha Bastos

Anna Lydia Pinho do Amaral

Carlos Alberto Diegoli

Carlos Augusto Alencar Júnior

Cristina Aparecida Falbo Guazzelli

Edmund Chada Baracat Gerson Pereira Lopes

Geraldo Rodrigues de Lima

Guilbert Ernesto de Freitas Nobre

Jõao Luiz Pinto e Silva Jõao Tadeu Leite dos Reis

José Alcione Macedo Almeida

José Correa Barbosa

José Luiz de Oliveira Camargo Laudelino de Oliveira Ramos

Liliane Diefenthaeler Herter Luciane Maria Oliveira Brito

Luis Cavalcanti de Albuquerque Neto

Mara Solange Carvalho Diegoli

Maria Célia Mendes

Maria de Lourdes Caltabiano Magalhães

Maristela Carbol Patta

Marta Edna Holanda Diógenes Yazlle

Marta Francis Benevides Rehme

Raimundo Antonio da Silva

Ricardo Cristiano Leal da Rocha

Roberto Zamith

Romualda Castro do Rego Barros

Sérgio Mancini Nicolau Zenilda Vieira Bruno Zuleide Aparecida Félix Cabral

Editores

Laudelino de Oliveira Ramos Gerson Pereira Lopes

Saúde da

Adolescente Manual de Orientação

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia

4 FEBRASGO - Manual de Orientação Saúde da Adolescente

FEBRASGO - Manual de OrientaçãoSaúde da Adolescente

Apresentação

Uma das mudanças mais expressivas que se faz necessária no início deste século, é o da humanização no atendimento médicopaciente, em particular, de adolescentes, que representam 23,4% da população total.

Com a iniciação sexual cada vez mais precoce e, não raro, sob condições sociais bastante desfavoráveis, a sexualidade é vivenciada muitas vezes, com gravidez precoce, DST (Doenças Sexualmentes Transmissíveis), abortamentos, e agravos decorrentes de complicações na gravidez, parto e puerpério, entre outras.

Segundo o IBGE, o número de adolescentes menores que 15 anos que engravidaram aumentou em 391% entre 1976 e 1994. A Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde de 1996 mostrou que 18% das adolescentes de 15 a 19 anos já tiveram pelo menos 1 filho ou estão grávidas. Dados da Secretaria de Políticas de Saúde - Área de Saúde do Adolescente e do Jovem (ASAJ) ligadas ao Ministério da Saúde, demonstram que o percentual de partos em adolescentes entre 10 e 19 anos, proporcionalmente a todos os partos realizados pela rede hospitalar do SUS no país, aumentou de 2,34% em 1993 para 26,96% em 1999. O aumento insiste quando avaliamos grupos de adolescentes de faixa etária distintos: entre gestantes de 10 a 14 anos a incidência cresceu de 0,93% em 1993 para 1,2% em 1999 e entre gestantes de 15 a 19 anos aumentou de 21,41% em 1993 para 25,74% em 1999.

Os dados dizem respeito a gravidezes que chegaram até o final, sendo provavelmente maior o número de adolescentes que engravidaram mas abortaram, espontaneamente ou não. No Brasil os números são imprecisos, mas estima-se que exista uma provável relação de 1 aborto para cada 4,3 nascimentos com potenciais conseqüências na fertilidade pelo aumento da incidência de gravidez ectópica, obstruções tubárias e histerectomia pós-aborto infectado. Segundo o Ministério da Saúde, as complicações de parto e puerpério foram responsáveis por 4,5% dos óbitos em adolescentes entre 15 e

FEBRASGO - Manual de OrientaçãoSaúde da Adolescente

19 anos (dados de 1991) e a associação de parto normal, causas obstétricas e aborto, responsável por 70% de todas as internações em adolescentes pelo SUS (dados de 1996).

Esta constatação tem levado instituições nas áreas de saúde a desenvolverem programas destinados a profissionais que trabalham com adolescentes, com a finalidade de promover conhecimentos e habilidades necessárias para uma ação efetiva de caráter educativo, preventivo e curativo.

Foi com este objetivo que a FEBRASGO, em parceria com o

(Parte 1 de 6)

Comentários