Conceitos Prévios de Genética

Conceitos Prévios de Genética

  1. Conceitos Prévios de Genética

Genética : é a ciência que estuda a transmissão de características hereditárias de pais para filhos ao longo das gerações.

Gene: Segmento da molécula de DNA capaz de determinar uma característica. Contém a informação para a síntese de um polipeptídeo.

Locus Gênico: Local do cromossomo onde se localiza um gene.

Genes Alelos: Genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos.

Gene dominante: Possui maior expressividade, se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose. Representado por letras maiúsculas: A, B, C, D, etc.

Genes recessivos: Possui menor expressividade, só se manifestam em homozigose. Representado por letras minúsculas: a, b, c, d, etc.

Homozigoto (Puro): Indivíduo que apresenta dois genes alelos iguais para a determinação de uma característica

Heterozigoto (Híbrido): Indivíduos que apresentam dois genes alelos diferentes para a determinação de uma característica. Ex: (Aa)

Genótipo: Constituição gênica do indivíduo. Refere-se tanto a um ou mais pares de alelos que estão sendo estudados quanto ao “pool” (conjunto) gênico do indivíduo.

Fenótipo: É a aparência física de um organismo.É determinada pela ação conjunta do genótipo + meio ambiente. Ex: Cor de pele

1ª Lei de Mendel

Enunciado da Primeira Lei de Mendel

(Lei da segregação)

“Cada característica é determinada por dois genes alelos que se separam na meiose passando apenas um gene para cada gameta e se refazem na fecundação.

1) Sobre a relação entre genótipo, fenótipo e ambiente é correto dizer que o

a) Fenótipo é determinado exclusivamente pelo genótipo.

b) fenótipo é determinado pelo genótipo em interação com o ambiente.

c) genótipo é determinado exclusivamente pelo fenótipo

d) genótipo é determinado pelo fenótipo em interação com o ambiente.

2) Considere as alternativas a seguir para responder as próximas três perguntas.

a) Diplóide b) Haplóide c) Heterozigoto d) Homozigoto

  1. Considerando-se um único par de alelos, qual nome se dá ao indivíduo que forma apenas um tipo de gametas?

  2. Considerando-se um único par de alelos, qual nome se dá ao indivíduo que forma dois tipos de gametas?

  3. Qual dos termos caracteriza um indivíduo originado pela união de gametas portadores de alelos diferentes de um gene?

3) No cruzamento de indivíduos heterozigóticos Aa, espera-se obter:

a) apenas indivíduos Aa.

b) indivíduos AA e aa, na proporção 3:1, respectivamente.

c) indivíduos AA e aa, na proporção 1:1, respectivamente.

d) indivíduos AA, Aa e aa, na proporção 1:2:1, respectivamente.

4) Quando dois indivíduos que manifestam um caráter dominante têm um primeiro filho que manifesta o caráter recessivo, a probabilidade de um segundo filho ser igual ao primeiro é:

a) ¾ b) ½ c) ¼ d) 1/8 e) 1/16

Numa familia com 9 filhas, a probabilidade de o décimo filho ser homem é:

a) 50% b) 70% c) 80% d) 90% e) 25%

A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. A probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC é:

a) ¼ b) 1/8 c) ¾ d) 3/8 e) 1/5

Um casal de porcos de orelhas compridas tiveram 4 filhotes: dois de orelhas compridas e dois de orelhas curtas. Qual a probabilidade de nascer filhotes de orelhas curtas?

Na espécie humana há um tipo de surdez hereditária que é determinada por um par de genes. No heredograma a seguir, as pessoas surdas estão representadas por símbolos hachurados: Com base nessa afirmação, assinale a opção correta quanto ao tipo de herança e os genótipos dos indivíduos 1, 2, 3 e 4, respectivamente:

a) autossômica dominante - ss, Ss, ss e ss. b) autossômica dominante - SS, ss, SS, SSc) autossômica dominante - Ss, SS, Ss e Ss d) autossômica recessiva - SS, ss, Ss e SS. e) autossômica recessiva - Ss, ss, Ss e Ss.

A figura a seguir, adaptada da Folha de São Paulo de 17/03/96, mostra a transmissão do albinismo, de geração, na Família de Raimundo e Eleílde da Silva, moradores da ilha dos Lençóis, situada a oeste de São Luís, onde a freqüência de albinos é de 1,5 % cento e cinqüenta vezes maior do que entre o restante da população do Maranhão. Analise a figura, onde se admite que a pigmentação da pele é devida a um par de alelos (A,a). Os indivíduos I - 1, II - 6, V - 2, V - 3 e V - 5 são albinos. Responda, então: a) Que nome se dá ao aparecimento, numa dada geração, de uma característica expressa em antepassados remotos? b) O albinismo se deve a alelo dominante ou a alelo recessivo? Explique com base na Figura. c) Qual a probabilidade de os indivíduos de pigmentação normal da geração V serem todos heterozigotos?

Comentários