Especializações da membrana plasmática2

Especializações da membrana plasmática2

DIGESTÃO CELULAR

LISOSSOMOS – organela citoplasmática contendo enzimas digestivas (hidrolases ácidas). Tipos:

  • Lisossoma primário- vesícula formada a partir do CG

  • Vacúolo digestivo – união da lisosoma com o fagossomo ou pinossomo.

  • Vacúolo Autofágico – lisossoma especializado em digerir organelas desgastadas.

ADERÊNCIA POR MEIO DAS CAMs

CAMs – glicoproteínas da MP responsáveis pela aderência entre as células. As CAMs agem como receptores da superfície da MP especializados em reconhecer outras células e a elas aderir formando os tecidos e órgãos.

CADERINAS – grupo de CAMs dependentes do Ca +2. Em condições normais mantêm a adesão, baixa de Ca+2 perdem a adesividade.

OBS.: As células tumorais perdem a adesividade ficando soltas e sendo levadas pelo sangue a outras regiões.

MICROVILOSSIDADES – expansão do citoplasma recoberta por membrana e contendo numerosos feixes de microfilamentos de actina. Função aumenta a superfície de contato da célula.

Ex. epitélio do intestino delgado

ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA

  • Unir fortemente : desmossomos e junções aderentes

  • Vedação : zônula oclusiva

  • Comunicação : nexos ou junções comunicantes

1-DESMOSSOMOS - Placa de aderência celular, por onde se conectam os filamentos intermediários do citoesqueleto, formando uma estrutura de grande força tensora.

Constituídos por queratina (epitélios) e vimentina (musc. Cardíaco).

A formação dos desmossomos depende da presença de caderinas (Ca+2 normal).

Ex.: epitélio das mãos e dos pés

2- JUNÇÕES ADERENTES – (zônula de aderência) São faixas contínuas que possuem filamentos de actina ligados a caderinas (como um cinto contínuo)

3- JUNÇÃO OCLUSIVA – (zônula de oclusão) São faixas contínuas para vedação, que impedem a ampla difusão e a volta de substâncias após uma passagem através da MP. Forma-se pela interação entre duas membranas.

4- JUNÇÕES COMUNICANTES – (nexos) são partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato umas com as outras, para que funcionem de modo coordenado e harmônico. Esses canais permitem o movimento de moléculas e íons, diretamente do citosol de uma célula para outra. São formados por conexinas, proteínas transmembrana, que se unem formando o canal chamado conexon.

COMPLEXO JUNCIONAL – presente em epitélios próximo a extremidade celular livre. É constituído pela : zônula oclusiva, zônula aderente e desmossomos

Comentários