Baixe Trabalho em Equipes - Sistemas Organizacionais e Talentos e outras Slides em PDF para Engenharia de Produção, somente na Docsity! SISTEMAS ORGANIZACIONAIS E TALENTOS José Eduardo Freire ( Branco) Bolsa de São Paulo (Final dos Anos 70) Atual Espaço Bovespa [Fonte: A. Korowajczuk, Petrobras] Introdução Em nenhuma outra época as empresas estiveram sujeitas a tantas e tão profundas transformações. Introdução Neste contexto, passou-se a buscar colaboradores cujas características pessoais incluam a facilidade de trabalhar em equipe, uma vez que está sendo abandonada a ênfase na competição individual e está se privilegiando a cooperação. Evolução das organizações com foco no trabalho Nos tempos do artesanato o conhecimento sobre produtos e processos eram dominados e integrados em uma só pessoa. Com o passar do tempo os conhecimentos e as habilidades necessários à produção foram gradualmente sendo separados e entregues a diferentes pessoas, o que caracterizou o início da divisão do trabalho. Evolução das organizações com foco no trabalho Na Administração Científica proposta por Taylor, o controle passou a ter mais importância do que a autonomia individual. Evolução das organizações com foco no trabalho Já na década de 50 surge a Escola Sociotécnica, propondo a formação de grupos semi-autônomos na organização do processo produtivo. A proposta sociotécnica implica a busca de uma solução ótima numa visão de sistema integrado, na qual as demandas e as capacitações do sistema social sejam adequadamente articuladas às demandas e aos requisitos do sistema técnico, tendo em vista a consecução das metas de produção e os objetivos da organização e das pessoas. Evolução das organizações com foco no trabalho Anos mais tarde, surgiram três paradigmas no que se refere à introdução do trabalho em equipe nas organizações: foram na Volvo (Suécia), Toyota (Japão) e NUMMI (GM E TOYOTA nos Estados Unidos). Foi com o seu surgimento que a valorização do trabalho em equipe mostrou-se crescente no contexto das organizações. Evolução das organizações com foco no trabalho No atual cenário de competição internacional entre produtos e serviços, é condição vital para as organizações aumentarem a sua produtividade e a qualidade. Este ambiente competitivo exige das organizações flexibilidade e velocidade, e isto não é uma tarefa individual, porque as mudanças na tecnologia e nos mercados têm um impacto diferente nas funções e na disciplina organizacional. Definindo EQUIPES Um grupo em uma organização não é necessariamente uma equipe. Para que um grupo se torne uma equipe, é preciso que haja coesão, participação e, principalmente, cooperação entre seus membros. Definindo EQUIPES Neste contexto, o que você entende por EQUIPES? Você trabalha em uma EQUIPE? Definindo EQUIPES Ancona & Nadler (1988) dizem que as equipes são grupos de pessoas formados para criar sinergia, para aumentar a aplicação coordenada de conhecimento especializado, a fim de que o desempenho do todo seja maior do que a soma de suas partes. Definindo EQUIPES Para Valeriano (2001) equipe “contém a idéia de reunião de pessoas com uma finalidade determinada, devendo haver o comprometimento de todos os componentes com os objetivos do conjunto, ao mesmo tempo em que cada componente está atingindo também seus objetivos profissionais e satisfazendo suas necessidades pessoais.” Definindo EQUIPES Em Muchinsky (2004) encontra-se que “equipes são unidades sociais agregadas que trabalham dentro de um contexto social maior: a organização”. Requisitos para uma boa EQUIPE Não é fácil a transição da concepção da organização, como uma estrutura de relações individuais, para a concepção dela como uma estrutura de relações de grupos. Esta transição é inevitável. E para que isto ocorra, Quick (1995) e Micheletti (2006) relaciona alguns dos principais requisitos para se obter equipes eficazes: Requisitos para uma boa EQUIPE Atitudes que os membros de uma equipe verdadeiramente coesa devem ter são: Lencioni (2002) Confiar uns nos outros; Envolver-se em conflitos de idéias sem qualquer censura; Comprometerem-se com as decisões e planos de ação; Chamarem-se uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com seus planos; Concentrarem-se na realização dos resultados coletivos. Requisitos para uma boa EQUIPE Princípios do trabalho em equipe: McIntyre & Salas (1995) apud Muchinsky (2004) Princípio 1: O trabalho em equipe requer que seus membros dêem e recebam feedback dos outros; Princípio 2: Trabalho em equipe implica em boa vontade, prontidão e predisposição de apoiar os colegas durante as operações; Princípio 3: O trabalho em equipe requer que os membros do grupo vejam a si mesmos como um grupo cujo sucesso depende da sua interação; Princípio 4: Trabalho em equipe significa promover a interdependência da equipe; Princípio 5: A liderança de equipe faz a diferença no desempeno da equipe. Os benefícios de uma EQUIPE Colaboração: compartilhar seus conhecimentos. Comunicação: a informação flui. Aplicação mais eficiente dos recursos. Tomada de decisões: adotadas simultaneamente. Comprometimento com os resultados. Qualidade: fazer o melhor possível. Um caso para refletir! Gestão de Pessoas Novo perfil de Profissionais Simplicidade e competência Capital Intelectual Fator Humano na Era da Informação Um caso para refletir! Trabalho em Equipe Potencial: perspectivas pela empresa, possibilidade de desenvolvimento interno e objetivos futuros da empresa. Habilidades: conhecimentos de experiências anteriores e práticas aplicáveis às suas funções. Competências: formação técnica, formação escolar e conhecimentos adquiridos (cursos). Um caso para refletir! Comunicação Estrutura Organizacional Cultura Organizacional Descrição de cargos Determinação de perfil Administração de salários e benefícios Segurança do trabalho Convenções coletivas de trabalho Bibliografia PEREIRA, M. A. A.; FREIRE, J. E; TREVELIN, A. T. C. (2006) Revista Interface Tecnológica. Vol.3 – número 1 -2006. ISSN 1807-3980. Uma visão atualizada sobre a importância do trabalho em equipe nas organizações, pag. 21-28. VALERIANO, D. L. (2001) Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo. Makron Books, 2001. Bibliografia QUICK, Thomas L. Como desenvolver equipes bem-sucedidas. Rio de Janeiro. Campus, 1995. PEREIRA, H. J. Gestão do conhecimento. Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento –SBGC. XXVII ENEGEP, 2007.