miriti artigo

miriti artigo

Quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou ontem, 02 de junho, o Projeto de Lei de autoria do deputado Carlos Martins que declara patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará o brinquedo de miriti. O projeto segue para sanção governamental, para só então ser publicado no Diário Oficial e virar Lei.

A arte de produção dos brinquedos de miriti sempre foi admirada pela sociedade paraense. Os objetos retratam o cotidiano de um povo ribeirinho, são referências a elementos típicos da Amazônia, com sua fauna e flora rica e diversificada. O que chama atenção nos brinquedos são suas cores e beleza, o material é semelhante a um isopor, por isso agrada tanto as crianças e encanta os adultos, principalmente na época do círio. A criatividade e tradição vêm do município de Abaetetuba, herdada dos antepassados indígenas.

A confecção deste artesanato é exclusiva do Pará e possui um caráter sustentável – não agride o meio ambiente já que a fibra é biodegradável – e contribui com o desenvolvimento de muitas famílias abaetetubenses sem prejudicar a natureza. Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba possui aproximadamente 103 artesãos registrados. Todos trabalham o ano todo com a confecção dos brinquedos.

“A beleza e a importância cultural e histórica destes brinquedos fazem com que estes objetos mereçam ser reconhecidos como patrimônio cultural do Estado. Acredito que desta forma vamos valorizar o que é nosso, preservando um artesanato que é a cara do Pará” destaca Carlos Martins.

Postado por Edu Valente às 08:19 Marcadores: Abaetetuba - Cultura, Abaetetuba - Notícias

Comentários