Comportamento Animal - Uergs

Comportamento Animal - Uergs

“O comportamento da maioria dos animais é determinado, em grande parte, pela hereditariedade, com a aprendizagem desempenhando papel secundário. Ao contrário dos comportamentos humanos é adquirida por transmissões culturais e aprendizagem.”

  • “O comportamento da maioria dos animais é determinado, em grande parte, pela hereditariedade, com a aprendizagem desempenhando papel secundário. Ao contrário dos comportamentos humanos é adquirida por transmissões culturais e aprendizagem.”

  • “ O comportamento é altamente adaptativo e, assim não é de surpreender que muitos comportamentos sejam moldados pela seleção natural”

Ao estudar um comportamento podemos fazer as perguntas:

  • Ao estudar um comportamento podemos fazer as perguntas:

  • O que enfocam os detalhes do comportamento e suas causas imediatas;

  • Como abordam os mecanismos de comportamento;

  • Porque tem a ver com as causas fundamentais do comportamento.

Grande parte do comportamento é altamente estereotipada e específica.

  • Grande parte do comportamento é altamente estereotipada e específica.

Etologia: Campo de estudo de comportamentos dos animais na natureza.

  • Etologia: Campo de estudo de comportamentos dos animais na natureza.

  • FOCAM:

  • Privação de animais ;

  • Estudo do comportamento de crias de progenitores que diferiram em seus comportamentos.

O animal é criado de maneira a ser privado de qualquer experiência relevante ao comportamento em estudo.

  • O animal é criado de maneira a ser privado de qualquer experiência relevante ao comportamento em estudo.

  • Ex. Esquilo

Espécies intimamente aparentadas são intercruzadas e o comportamento de sua prole é observado.

  • Espécies intimamente aparentadas são intercruzadas e o comportamento de sua prole é observado.

  • Ex. Patos/ Konrad Lorenz

Esses estímulos chamados de LIBERADORES, são um subconjunto de informações sensoriais disponíveis para um animal.

  • Esses estímulos chamados de LIBERADORES, são um subconjunto de informações sensoriais disponíveis para um animal.

  • Ex. Sábia Europeu

A maioria dos comportamentos envolve uma interação entre hereditariedade e aprendizagem.

  • A maioria dos comportamentos envolve uma interação entre hereditariedade e aprendizagem.

  • A habilidade de reconhecer um estimulador simples é subsenquente refinada pela aprendizagem.

  • Ex. Pedido dos filhotes de gaivota.

Um tipo de aprendizagem chamado de estampagem torna possível aprender, durante um período critico limitado um conjunto complexo de estímulos que mais tarde pode servir como liberador.

  • Um tipo de aprendizagem chamado de estampagem torna possível aprender, durante um período critico limitado um conjunto complexo de estímulos que mais tarde pode servir como liberador.

Muito padrões de comportamento são interações complexas de herança e aprendizagem.

  • Muito padrões de comportamento são interações complexas de herança e aprendizagem.

  • Ex. Pardal-de-coroa-branca

  • “ O comportamento herdado é altamente adaptativo para espécies que tem pouca oportunidade para aprender, para espécies que poderiam aprender o comportamento errado e em situações nas quais os erros são perigosos ou custam caro.”

Todo comportamento depende do sistema nervoso para ser iniciado e executado.

  • Todo comportamento depende do sistema nervoso para ser iniciado e executado.

  • O sistema endócrino que determina quando um dado comportamento será executado por meio das influências que controlam o desenvolvimento e os estado fisiológico do anima, mesmo quando certos comportamentos são aprendidos.

As diferenças no comportamento de machos e fêmeas de uma espécie são exemplos claros de genes influenciando o desenvolvimento e a expressão de comportamento. Tais diferenças sexuais no comportamento são resultados de ações dos esteróides sexuais no cérebro.

  • As diferenças no comportamento de machos e fêmeas de uma espécie são exemplos claros de genes influenciando o desenvolvimento e a expressão de comportamento. Tais diferenças sexuais no comportamento são resultados de ações dos esteróides sexuais no cérebro.

Níveis de testosterona causam o desenvolvimento das regiões do cérebro responsáveis pelo canto nos machos.

  • Níveis de testosterona causam o desenvolvimento das regiões do cérebro responsáveis pelo canto nos machos.

Existem muitas etapas complexas entre a expressão de um gene como um produto protéico e a expressão de um comportamento. Vários tipos de experimentos ajudam a revelar como os genes afetam o comportamento.

  • Existem muitas etapas complexas entre a expressão de um gene como um produto protéico e a expressão de um comportamento. Vários tipos de experimentos ajudam a revelar como os genes afetam o comportamento.

Como vimos anteriormente, no exemplo dos patos híbridos, a forma como os animais se comportam determina seu sucesso reprodutivo. Quando cruza-se sp, percebe-se que fêmeas híbridas preferem machos híbridos. Isto está justificado por análises nas propriedades

  • Como vimos anteriormente, no exemplo dos patos híbridos, a forma como os animais se comportam determina seu sucesso reprodutivo. Quando cruza-se sp, percebe-se que fêmeas híbridas preferem machos híbridos. Isto está justificado por análises nas propriedades

  • dos sistemas nervosos

  • nos animais híbridos

  • ou não. Ex: grilos

  • (a base genética determina o padrão de sons)

A seleção artificial e a reprodução cruzada de linhagens selecionadas podem produzir indivíduos com certas características de comportamento hereditárias. Sabe-se que o gene Per (período) é responsável pela frequência no batimento das assas das moscas, que faz parte da exibição de corte do macho.

  • A seleção artificial e a reprodução cruzada de linhagens selecionadas podem produzir indivíduos com certas características de comportamento hereditárias. Sabe-se que o gene Per (período) é responsável pela frequência no batimento das assas das moscas, que faz parte da exibição de corte do macho.

  • Ex:

  • Drosophilas.

  • Diversas raças de cães.

  • Abelhas melíferas (higiênicas e não-higiênicas).

As técnicas da genética molecular podem revelar as funções de genes específicos que influenciam o comportamento.

  • As técnicas da genética molecular podem revelar as funções de genes específicos que influenciam o comportamento.

  • Sabe-se que nas Drosophilas o gene X diferencia a forma do corpo do macho e o gene fru como ele age. E a proteína Tra controla esses dois genes.

É o comportamento que influencia as ações de outros indivíduos.

  • É o comportamento que influencia as ações de outros indivíduos.

  • Exibições e Sinais

  • Comunicador Receptor

Utilizam moléculas químicas para comunicar-se:

  • Utilizam moléculas químicas para comunicar-se:

  • FEROMÔNIO.

  • Atração de parceiros;

  • Marcação de Território;

  • Marcação de Trilhas

  • São de fácil produção, alteram-se rapidamente e indica a posição do emissor.

  • Necessitam de luz.

  • Ex: Vagalume

O som é útil para comunicações a longas distancias e para lugares onde não existe iluminação.

  • O som é útil para comunicações a longas distancias e para lugares onde não existe iluminação.

  • Ex. Baleias.

  • Obs: Maioria dos invertebrados é silencioso, assim como peixes, anfíbios e e répteis.

Animais que não podem comunicar-se por sinais visuais e possuem contato íntimo.

  • Animais que não podem comunicar-se por sinais visuais e possuem contato íntimo.

  • Ex. Abelhas

Alguns animais utilizam pulsos elétricos para perceber objetos e se comunicar.

  • Alguns animais utilizam pulsos elétricos para perceber objetos e se comunicar.

  • Ex. Peixes

Os comportamentos dos animais são expressos em ciclos diários chamados ritmos circadianos. Ele é endógeno e inferior a 24h. Responde ou não a pistas de alteração de fase a cada dia, tais como, início de luz e escuro.

  • Os comportamentos dos animais são expressos em ciclos diários chamados ritmos circadianos. Ele é endógeno e inferior a 24h. Responde ou não a pistas de alteração de fase a cada dia, tais como, início de luz e escuro.

  • Ex: experimento de escuridão completa.

Quando viajamos (para um fuso horário bem diferente) nosso relógio circadiano é arrastado e precisamos de vários dias para nos adaptar. Pois não conseguimos administrar naturalmente uma mudança superior a 30 – 60 min em nosso ciclo endógeno(relógio interno). Nos deparamos assim, com o período de re-arrasto, onde nosso organismo precisa adaptar as funções digestivas e fisiológicas.

  • Quando viajamos (para um fuso horário bem diferente) nosso relógio circadiano é arrastado e precisamos de vários dias para nos adaptar. Pois não conseguimos administrar naturalmente uma mudança superior a 30 – 60 min em nosso ciclo endógeno(relógio interno). Nos deparamos assim, com o período de re-arrasto, onde nosso organismo precisa adaptar as funções digestivas e fisiológicas.

Nos mamíferos o relógio que controla os ritmos circadianos está localizado nos núcleos supraquiasmáticos do cérebro (dois grupos minúsculos de células logo acima do quiasma óptico). Em outros animais

  • Nos mamíferos o relógio que controla os ritmos circadianos está localizado nos núcleos supraquiasmáticos do cérebro (dois grupos minúsculos de células logo acima do quiasma óptico). Em outros animais

Dois genes envolvidos no mecanismo do relógio em uma variedade de espécies foram identificadas. Per e tim são essa proteínas que a transcrição e tradução mostram ritmos circadianos. Elas estão no citoplasma, e suas mutações alteram os ritmos dos relógios circadianos.

  • Dois genes envolvidos no mecanismo do relógio em uma variedade de espécies foram identificadas. Per e tim são essa proteínas que a transcrição e tradução mostram ritmos circadianos. Elas estão no citoplasma, e suas mutações alteram os ritmos dos relógios circadianos.

Os ritmos circanuais permitem que os animais que hibernam ou migram pra regiões equatoriais, que não podem confiar em mudanças no comprimento do dia (fotoperíodo), como pistas sazonais; executem os comportamentos apropriados nas épocas certas do ano.

  • Os ritmos circanuais permitem que os animais que hibernam ou migram pra regiões equatoriais, que não podem confiar em mudanças no comprimento do dia (fotoperíodo), como pistas sazonais; executem os comportamentos apropriados nas épocas certas do ano.

  • Ex: filhotes no inverno

Os animais que pilotam encontram seu caminho orientados por marcos referenciais, esse processo se chama PILOTAGEM, como é o exemplo das baleias cinzentas.

  • Os animais que pilotam encontram seu caminho orientados por marcos referenciais, esse processo se chama PILOTAGEM, como é o exemplo das baleias cinzentas.

A habilidade de alguns animais de retornar ao seu local de nidificação, chama-se retorno .

  • A habilidade de alguns animais de retornar ao seu local de nidificação, chama-se retorno .

Os animais que navegam usando “distância e direção” determinam a distância pelo reconhecimento de marcos referenciais e pela regulação, realizada pelos ritmos biológicos de quanto eles vão viajar.

  • Os animais que navegam usando “distância e direção” determinam a distância pelo reconhecimento de marcos referenciais e pela regulação, realizada pelos ritmos biológicos de quanto eles vão viajar.

As fontes de orientação direcional incluem: bússola solar com compensação de tempo e habilidades de localizar pontos fixos no céu noturno.

  • As fontes de orientação direcional incluem: bússola solar com compensação de tempo e habilidades de localizar pontos fixos no céu noturno.

  • Ex: Estrela polar ao norte

Os deslocamentos a longa distância de algumas espécies são difíceis de explicar, informações para a navegação com duas coordenadas (log lat)

  • Os deslocamentos a longa distância de algumas espécies são difíceis de explicar, informações para a navegação com duas coordenadas (log lat)

Como todos os outros animais, o ser humano possui comportamentos determinados pela genética e aprendidos. O que separa a raça humana de outros animais é o grau no qual podemos modificar nosso comportamento com base na experiência.

  • Como todos os outros animais, o ser humano possui comportamentos determinados pela genética e aprendidos. O que separa a raça humana de outros animais é o grau no qual podemos modificar nosso comportamento com base na experiência.

Impulsos biológicos , tais como fome, sede, desejo sexual e sonolência, são inerentes em nosso sistema nervoso.

  • Impulsos biológicos , tais como fome, sede, desejo sexual e sonolência, são inerentes em nosso sistema nervoso.

  • A comunicação verbal está profundamente enraizada em nosso passado evolutivo, enquanto a leitura e a escrita são produtos relativamente recentes da cultura humana.

  • Ex: aprender a falar

As sociedades humanas são caracterizadas por diferentes conjuntos de costumes e hábitos culturalmente transmitidos.

  • As sociedades humanas são caracterizadas por diferentes conjuntos de costumes e hábitos culturalmente transmitidos.

A seleção natural não molda somente a fisiologia e a morfologia de uma espécie, mas também o seu comportamento;

  • A seleção natural não molda somente a fisiologia e a morfologia de uma espécie, mas também o seu comportamento;

  • A adaptação é uma mistura de componentes herdados e aprendidos;

  • Os comportamentos tem determinantes genéticos;

http://images.paraorkut.com/img/papeldeparede/1280x1024/e/esquilo-5702.jpg acesso em 7 jun 2010

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