Apostila - Concurso Vestibular - Biologia - Módulo 02

Apostila - Concurso Vestibular - Biologia - Módulo 02

(Parte 7 de 7)

Material consultado

MIYAKI, Cristina Yumi; AMABIS, José Mariano; MORI, Lyria; MENDES DA

SILVEIRA, Rodrigo Venturoso. Módulo 1 de Biologia. Programa de Educação Continuada, Programa Construindo Sempre-Aperfeiçoamento de Professores, 2003.

MARTHO, Gilberto Rodrigues; AMABIS, José Mariano. A ciência da BiologiaSão Paulo: Editora Moderna, 1988. v. 3.

Sobre os autores

Cristina Yumi Miyaki

Professora de Biologia Molecular do Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Biológicas pela USP. Mestre e doutora em Biologia (Genética) também pelo Instituto de Biociências da USP. Desenvolve pesquisa em Genética e Evolução de Aves.

Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira

Professor de Biologia do Ensino Médio e de Ciências para o Ensino Fundamental. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela USP. Mestre em Biologia (Genética) também pelo Instituto de Biociências da USP dissertando sobre o Ensino de Genética. Desenvolveu materiais didáticos para Internet e cursos de formação continuada para professores.

Anexo

Sugerimos que as Questões de Execução (QE) devem ser discutidas em pequenos grupos de alunos e com o monitor. No texto está indicado em que momento seria interessante explorar as QE.

Respostas das questões da Fuvest

Questão 1: d; Questão 2: b; Questão 3: b; Questão 4: b; Questão 5: d; Questão 6: a;

Questão 7: c. Resolução detalhada: em relação ao tipo sangüíneo, o homem pode ser pai da criança? Sim, se ele e a mãe forem heterozigotos, o filho pode ter tipo O. A seqüência de DNA de um autossomo exclui que o homem pode ser o pai? Não, pois as seqüências do homem e do menino são idênticas; no entanto, há algumas considerações: 1) se essa seqüência da mãe também for idêntica, não é possível confirmar a paternidade, pois não seria possível determinar se o menino herdou essa seqüência da mãe ou do suposto pai; 2) tendo a seqüência desse autossomo da mãe, também seria interessante ter as seqüências do outro cromossomo homólogo para o trio (menino, mãe e suposto pai) de modo a completar a análise; assim, se a seqüência do outro autossomo da mãe for idêntica a do menino, o homem poderia ser o pai. A seqüência de DNA do cromossomo X traz alguma informação em relação à paternidade nesse caso? Não, pois o cromossomo X do menino foi herdado da mãe. Enfim, para confirmar a paternidade nesse caso seria necessário mais informações sobre outros segmentos de DNA de autossomos do trio (pai, mãe e filho). Assim, a alternativa correta é “c”.

Questão 8: e; Questão 9: e; Questão 10: c.

Respostas das questões do Provão Questão 1: c;

Qquestão 2: b; Questão 3: b.

Resposta da questão da Unesp Questão 1: d.

Resposta das questões do Enem Questão 1: b;

Questão 2: b; Questão 3: c.

Resposta da questão do Fatec Questão 1: b.

Anotações Anotações

(Parte 7 de 7)

Comentários