Sistema neurológico

Sistema neurológico

Considerar – bases cultural e emocional, valores, crenças e experiências pregressas

  • Considerar – bases cultural e emocional, valores, crenças e experiências pregressas

  • Alteração – distúrbio funcional cerebral. EX: córtex cerebral (controla e integra o funcionamento intelectual e emocional

  • Distúrbios cerebrais, medicamentos e alterações metabólicas podem modificar a função cerebral

Delírio – comum nos idosos

  • Delírio – comum nos idosos

  • Nível de consciência:

  • - Vai desde o despertar completo, vigília e cooperação até a falta de responsividade a qualquer estímulo externo

Escala de glasgow

  • Escala de glasgow

  • - Mede a consciência por meio de uma escala numérica objetiva.

  • - Cautela com pacientes que apresentam perdas sensoriais. Ex: visão e audição

Comportamento e aparência:

  • Comportamento e aparência:

  • observar: comportamento verbal e não-verbal, assim como, higiene, humor, arrumação, roupas

Linguagem:

  • Linguagem:

  • Capacidade de compreender palavra falada ou escrita e de expressar-se.

  • Avaliar afasia – lesão no córtex cerebral

Função intelectual:

  • Função intelectual:

  • Memória – lembrança imediata, recente e remota

  • Conhecimento – perguntar sobre o que sabe a respeito de sua doença. Avaliar a capacidade de aprender ou compreender

  • Raciocíneo abstrato – explicar certas frases

  • Associação – entre conceitos

  • Julgamento – comparação e avaliação dos fatos e idéias

Função dos nervos cranianos:

  • Função dos nervos cranianos:

  • - durante o exame físico

  • - ex: reação pupilar

Função sensorial:

  • Função sensorial:

  • dor, temperatura, posição, vibração e tato

  • Olhos fechados

  • Estímulos ao acaso

Função motora:

  • Função motora:

  • Coordenação – função motora fina

  • Equilíbrio – função motora grosseira

Reflexo:

  • Reflexo:

  • Avaliar – integridade das vias sensoriais e motoras do arco reflexo e de segmentos específicos da medula espinhal

  • Normais:

  • Reflexos tendinosos profundos

  • Reflexos cutâneos

São graduados da seguinte forma:

  • São graduados da seguinte forma:

  • . 0 ausência de resposta

  • . 1 normal baixo com discreta contração muscular

  • . 2 + normal com contratura muscular visível e movimento do braço ou perna

  • . 3 + mais brusco que o normal, pode não indicar doença

  • . 4 + hiperativo e muito brusco – frequentemente associado a distúrbios da medula espinhal

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