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Universidade do Vale do Paraíba - Univap

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação - FCSAC

Curso de Publicidade e Propaganda Habilitação: Bacharel em Publicidade e Propaganda

Trabalho de Conclusão de Curso 2009

Os Trabalhos de Conclusão de Curso deverão ser acompanhados por um professor-coordenador de TCC indicado pelo coordenador do curso. A seguir seguem as normas estabelecidas para o TCC

I - Da conceituação

O Trabalho de Conclusão de Curso, por abreviação TCC, resulta de um conjunto de atividades de iniciação científica. Sua elaboração acontece nos dois últimos semestres nos períodos (7º e 8º) dos cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação para o ano de 2009.

Ao final do curso, o TCC será submetido à aprovação formal de uma Banca

Examinadora que avaliará o trabalho, na sua forma escrita (produtos e relatórios de pesquisa), e o aluno/grupo pela apresentação oral.

I - Dos Objetivos A) Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre tema relevante na sua área de estudos. Familiarizá-lo com as exigências metodológicas da elaboração de um trabalho de iniciação científica ou mercadológica. B) Proporcionar ao aluno a utilização do referencial teórico e prático das disciplinas no estudo de problemas relevantes da sua área. C) Produzir material específico da sua área de formação com o intuito de atender necessidades iminentes da sociedade e/ou mercado de trabalho.

I – Dos Requisitos Gerais do Trabalho de Conclusão de Curso (7º período do curso). A) Ser desenvolvido individualmente ou em grupo composto por no máximo de 4 alunos. B) Os assuntos abordados deverão ser escolhidos obrigatoriamente pelo aluno ou grupos e devem ser da área de comunicação, similares ou que contribuam para a sua formação. C) O aluno ou grupo deverá apresentar a sua proposta para o Orientador (a) que deverá aprovar ou não.

D) Ter tema e orientador indicados em formulário próprio ao coordenador da área do TCC. E) A carga horária dedicada, pelo orientador, o aluno ou grupo deverá ser registrada em formulário padronizado e entregue periodicamente ao professor responsável pela disciplina TCC no semestre. F) Seguir as orientações dadas pelo orientador escolhido que validará cada etapa entregue pelo aluno ao coordenador do projeto. G) Iniciar-se com a apresentação de um plano ou projeto utilizando como referência os seguintes itens: Assunto (uma área do conhecimento); • Tema;

• Problema;

• Hipótese;

• justificativa do trabalho;

• objetivos (geral e específico);

• metodologia a ser desenvolvida e utilizada na coleta de dados;

• resultados esperados;

• Discussão e análise dos resultados;

• Conclusão;

• cronograma e

• bibliografia. H) Desenvolver-se sob a orientação de um professor que será denominado professororientador. I) Caso seja necessário, poderá ser desenvolvido com o auxílio de outro professor que pode ser interno ou externo à Instituição que será denominado professor co-orientador. J) Cumprir com as atividades de acordo com as datas previstas no cronograma publicado pelo coordenador do TCC. K) Ser aprovado em sua forma final por uma Banca Final. L) Em caso de necessidade, o Coordenador do TCC ou o Coordenador do Curso poderão ser os suplentes ou indicar um professor da faculdade para este objetivo.

I - DOS REQUISITOS DO PLANO OU PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (7º E 8º PERÍODOS). A) Ser apresentado pelo aluno ou grupo de alunos até a data determinada no cronograma fornecido pelo Coordenador (a) de TCC. Caberá ao(s) orientando(s) a tarefa de escolha e proposição do tema, no que poderá ser auxiliado por um professor. B) Abranger informações relativas contidas no item (G) acima; C) Ser apresentado em via única (digitado em espaço um e meio) ao orientador para sua apreciação. D) Ser entregue no prazo determinado com assinatura dos membros do grupo ou aluno, com o parecer do orientador, ao Coordenador do TCC. E) No 7º período serão realizadas as Jornadas do Trabalho de Conclusão de Curso (ou pré-bancas), consistindo, basicamente, na apresentação escrita e oral do projeto de pesquisa pelo (s) autor (es), para uma banca formada pelo professor orientador e pelo Coordenador do Curso. F) Para a realização da pré-banca, o aluno ou grupo deverá entregar 3 (três) vias do relatório da pesquisa realizada até aquele momento para os membros da banca. Uma das vias permanecerá na secretaria para a eventual necessidade da convocação de um suplente.

IV - DOS RELATÓRIOS A) O aluno ou grupo deverá cumprir as etapas estabelecidas em conjunto com o orientador, de acordo com as necessidades percebidas, segundo o tema escolhido por cada grupo ou individual. B) O aluno ou grupo só estará autorizado a entregar qualquer uma das etapas estabelecidas em cronograma pelo coordenador de TCC com o aval do orientador escolhido (que deverá ser comprovado através de um visto do professor e também dos membros do grupo). C) A pré-banca (realizada no 7º período) contará com espaço e recursos audiovisuais disponibilizados pela FCSAC. A avaliação dessas apresentações será registrada pelo Coordenador de TCC em formulário próprio e posteriormente lançado no sistema de notas da Universidade.

V - DOS REQUISITOS DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO. A) O TCC final será aceito somente após o aval do orientador com a anuências dos membros e o visto do Coordenador de TCC, como todas as outras etapas do processo. B) Deve conter, no mínimo, 30 páginas digitadas, excetuando-se os agradecimentos, prefácio, anexos e apêndices e seguindo as Normas da ABNT que o aluno/grupo deverá buscar em livros específicos de metodologia do trabalho científico ou no site oficial da ABNT. Para isso, o aluno terá no sexto período do curso a orientação de um professor da área de metodologia que dará apoio à familiarização com as normas de elaboração do TCC. C) Deve ser entregue em 4 (quatro) vias encadernadas com espiral para Banca de avaliação oral sendo: uma para cada avaliador e uma que deverá ficar na secretaria da FCSAC caso haja a necessidade do suplente assumir a banca. D) Fica sob a responsabilidade do orientador e dos alunos comunicarem ao coordenador de TCC a impossibilidade de qualquer membro da banca participar da mesma com pelo menos 48 horas de antecedência. E) O período de realização das bancas será determinado pelo coordenador do TCC e publicado nos quadros de avisos da FCSAC. F) Os produtos produzidos (peças) como parte do trabalho desenvolvido, também deverão ser entregues junto com o trabalho finalizado, para avaliação da banca. G) Após a avaliação pela Banca e execução das possíveis correções sugeridas, o aluno ou grupo deverá entregar a versão final em CD-ROM em três vias e uma via no formato digitado e em capa dura à Secretaria da FCSAC - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação mediante protocolo até 10 dias depois da data da banca. O material produzido em audiovisual (Peças para TV, Rádio, Internet etc) deverá ser entregue em CD ou em DVD. Caso esta data coincida com as férias coletivas da faculdade, o aluno terá até o primeiro dia de funcionamento da secretaria no período letivo seguinte, para entregar todo material. H) Vencido o prazo para a entrega do TCC final, caso o aluno ou grupo não o faça, será reprovado, devendo matricular-se novamente em todas as disciplinas e projetos envolvidos no desenvolvimento do TCC e seguir os procedimentos previstos para o próximo ano letivo.

I) Caso o aluno ou grupo atrase a entrega do TCC para avaliação da pré-banca ou banca final, será penalizado com 1.0 (um ponto) por cada dia de atraso. Quando o prazo ultrapassar o limite de três dias, o coordenador de TCC, juntamente com a banca final composta para a apresentação na data daquele TCC, notificará em documentação da própria banca que o trabalho será reprovado e ficará impossibilitado de apresentação e o(s) membro(s) retido(s) na disciplina.

VI - DA ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. A) Cada aluno ou grupo deverá entregar ao Coordenador do TCC, em um documento próprio, o nome do orientador, docentes atuantes na FCSAC ou na UNIVAP, cuja área de interesse seja relacionada ao tema do TCC, no início do ano letivo referente ao 7º período semestral. B) Poderão ser orientadores os professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação ou professores de outras Faculdades da Univap, familiarizados com o tema do Trabalho. C) Poderão, também, serem indicados orientadores, professores externos, desde que detentores de título de Doutor, Mestre ou Especialista na área de competência do trabalho. É de responsabilidade do grupo a comprovação das titulações dos oreintador (es): currículo e cópia do diploma. D) Profissionais ou professores externos sem titulação poderão atuar como coorientadores. F) Os professores escolhidos pelos alunos poderão recusar a orientação de temas que não estejam dentro de sua competência, da sua área de trabalho, ou quando já tiverem assumido a orientação de um número muito grande de TCCs. G) O orientador acompanhará o desenvolvimento do trabalho do(s) orientando, recebendo o Projeto e os Relatórios dos progressos, avaliando-os, registrando as notas em formulário próprio e arquivando-os, sempre cuidando para que haja um efetivo acompanhamento do processo de produção do TCC. Caberá também ao orientador, indicar bibliografia a ser pesquisada pelo aluno. H) Todos os professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação orientarão trabalhos segundo a indicação da Coordenação de TCC, considerados os critérios do item 1.

I) Quando necessário, será constituída uma comissão permanente, formada pelo Coordenador de Curso e docentes da FCSAC, que julgará o aceite ou não dos orientadores externos propostos. K) Os orientadores externos deverão apresentar "curriculum vitae documentado", comprovando sua experiência e formação no assunto, ao Coordenador de TCC. L) O orientador externo deverá manter contato mensal com o Coordenador de TCC, obrigando-se por escrito, a seguir todos os critérios estabelecidos pela Instituição no desenvolvimento do trabalho. M) O Coordenador de TCC deverá publicar nos quadros de avisos da FCSAC a planilha dos grupos de TCC’ s com temas, orientador e co-orientador.

VII - DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. A) Ficará definido como Coordenador (a) do TCC em atribuição realizada pela Coordenação do Curso em cada semestre a nomeação de um professor (a) em tempo integral da FCSAC por intermédio de portaria do Diretor da FCSAC. Cabe ao Coordenador (a) do TCC: A) Coordenar a Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso que julgará a aceitação ou não dos orientadores externos. B) Preparar calendário com as datas para a entrega de todo material referente ao TCC. Zelar pela datas semestrais, dos projetos dos relatórios e do Trabalho Final de Conclusão de Curso, bem como cronograma com os locais de apresentação das pré-bancas e banca final e composição das bancas avaliadoras em cada semestre. C) Apresentar o calendário à Congregação para apreciação. D) Cuidar para que os prazos de entrega do pré-projeto, do projeto e dos relatórios, e também do TCC final sejam rigorosamente cumpridos. E) Cabe ainda ao Coordenador do TCC: F) Divulgar as normas do Trabalho de Conclusão de Curso para todos os alunos e professores. G) Receber no mês de Março e Abril do 7º período a indicação de orientadores e dos temas. H) Encaminhar à Comissão Permanente os casos pertinentes de orientadores externos.

I) Controlar o número de orientados de cada professor, bem como fazer o levantamento dos alunos que não indicaram tema e/ou orientador, bem como, publicá-los nos quadros de avisos da FCSAC. J) Acompanhar o processo de entrega, pelos alunos, das atividades referentes às várias etapas, aprovados pelo orientador designado. K) Providenciar documentos próprios para o registro, pelo orientador, de horas trabalhadas pelos alunos, bem como das notas dos relatórios da disciplina TCC. L) Fazer o lançamento das notas de cada aluno ou grupo ao final do semestre letivo. M) Promover cursos, palestras e outros tipos de atividades que possam subsidiar o desenvolvimento dos trabalhos. N) Mediar, juntamente com a Coordenação do Curso, os problemas que surgirem durante o ano, entre orientador e alunos ou grupo de alunos. O) Designar os professores que comporão as Bancas Avaliadoras e os respectivos suplentes, divulgando as datas e os locais da apresentação. P) Receber as avaliações dos professores que compõem as Bancas, com nota final. R) Publicar a nota final do aluno ou grupo, após as apresentações do dia nos quadros de avisos da FCSAC, bem como as alterações e considerações da banca respeitando as datas previamente estabelecidas pela Coordenação de TCC.

VIII - DA BANCA AVALIADORA A) Será composta por 3 (três) membros. B) Serão admitidos como membros: • professor orientador.

• Um professor da UNIVAP que deverá ser indicado e, após autorização da coordenação, convidado pelo orientador juntamente com os orientandos do grupo.

• Um professor ou profissional externo (com curso superior) que deverá comprovar conhecimento na área de comunicação ou no tema específico do trabalho, que deverá ser indicado e convidado pelos autores do trabalho, após anuência do orientador e autorização da coordenação do TCC.

C) Avaliará o TCC final, nas suas formas escrita e oral, levando em conta os critérios de excelência de um trabalho de iniciação científica ou mercadológico, tendo em vista à formação específica na área de Comunicação respeitadas as habilitações.

D) Comprovará a avaliação do TCC pela apresentação da ficha de avaliação devidamente preenchida e assinada por todos os membros de composição da banca e do Coordenador (a) de TCC. E) Fará avaliação do TCC sem que dela haja recurso. F) Cada elemento da banca atribuirá nota ao TCC considerando a redação final e apresentação oral. G) Caso haja discrepância significativa nas avaliações, o coordenador de TCC convocará uma reunião com os membros da banca e o coordenador do curso, logo após o término da apresentação do TCC. H) Cada integrante da Banca terá o prazo de, no mínimo, quinze dias, a contar da data de entrega do TCC, para leitura e apreciação da parte escrita do trabalho. I) O professor que ficar encarregado da suplência às bancas deverá estar à disposição na FCSAC no dia designado para a mesma.

IX – DA AVALIAÇÃO DO TCC A) Os quesitos a serem considerados na avaliação são: • Relevância, originalidade, delimitação e aprofundamento do tema.

• Atualidade.

• Desenvolvimento do trabalho, fundamentação teórica, raciocínio lógico, seqüência, metodologia e argumentação. • Clareza, objetividade, estrutura da linguagem.

• Capacidade crítica.

• Conclusões e considerações finais.

• Bibliografia.

• Apresentação gráfica

• Tabelas, gráficos, ilustrações, figuras, mapas, quadros, índices e anexos (se possuir)

• Produção Publicitária (adequação da verba, Planejamento das Mídias, Público Alvo,

Pesquisa e outros assuntos pertinentes). • Projeto Gráfico: apresentação das peças impressas; Internet

• Projeto de utilização áudio e vídeo (TV, rádio, celular, internet etc);

• Apresentação e utilização em conformidade no uso da linguagem formal;

• Adequação com as normas da ABNT e

• Organização do espaço disponível para o aluno ou grupo na apresentação final na

Expocomarte. Obs.: Os membros da Banca ao lerem os trabalhos considerarão os quesitos acima para atribuição da nota, podendo esta ser alterada em função da complementação na apresentação oral e devido a esclarecimentos na argüição. B) A nota final do Trabalho de Conclusão de Curso será obtida pela somatória e média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca. C) Para serem aprovados os alunos deverão obter nota mínima 7,0 (sete) D) A disciplina TCC, tanto no sétimo quanto no oitavo períodos do curso terá apenas uma avaliação, que será registrada no final do período letivo. E) A Banca de Avaliação da apresentação oral do TCC deverá se reunir no período determinado no cronograma de atividades em hora e local previamente estipulados. Sendo assim, será feita em conjunto com outros cursos de comunicação na EXPOCOMARTE. F) Os alunos, após apresentação do TCC e atribuição da nota pela banca, terão registrado em seus históricos escolares a nota alcançada na banca final. H) Para a pré-banca os dispositivos de avaliação serão os mesmos, guardadas as devidas proporções quanto ao encaminhamento do trabalho.

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