Procedimento de análise de acidentes e incidentes

Procedimento de análise de acidentes e incidentes

(Parte 3 de 12)

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Aprovação Eng. Antonio Fernando Navarro

- Revisar os relatórios enviados do QSMS ddo Cliente, sempre que solicitadas correções, num prazo máximo de 1 (um) dia útil;.

5. Descrição

5.1 Providências Iniciais em caso de Acidentes/Incidentes de Segurança do Trabalho

- Atender a vítima; - Comunicar imediatamente a Fiscalização conforme item 6.3 deste procedimento;

- O colaborador deverá ser encaminhado ao Cliente;

- Nota: Em todos os casos de atendimento de emergência, o paciente deverá ser levado ao local mais perto que tenha um médico de plantão, neste caso poderá avaliar como primeiros socorros e levar o paciente até o setor de triagem do Cliente, se por lógica for o local mais perto para um atendimento adequado. Contudo, obrigatoriamente, o colaborador deve se apresentar ao SMS/Saúde, no prazo máximo de 1 dia útil, para que seja comprovado o atendimento por este órgão. - Enviar técnicos imediatamente ao local para preservar e documentar o cenário e assim dar início à investigação; - Cercar e isolar o local da ocorrência, protegendo-o de intempéries (chuva, vento, etc);

- Registrar dados e coletar evidências, desde que esta ação não modifique o cenário;

- Registrar os dados dos envolvidos e das pessoas que presenciaram o evento de forma a poder localizá-la mais tarde (nome, identidade, endereço, telefone); - Após a caracterização do acidente como típico ou não, a CAT deve ser emitida.

- Nota: Para caso de Acidente Fatal será seguido o procedimento do Cliente – Acidente Fatal – Comunicação, Investigação e Divulgação

5.2 Incidentes/Ocorrências Anormais Ambientais - Comunicar imediatamente a Fiscalização;

- Enviar técnicos imediatamente ao local para efetuar a investigação; - Cercar e isolar o local da ocorrência, protegendo-o de intempéries (chuva, vento, etc);

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Título do Documento Acidentes e Incidentes

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Aprovação Eng. Antonio Fernando Navarro

- Registrar dados e coletar evidências (fotos, por exemplo) 5.3 Comunicação ao Cliente

Comunicar ao Cliente, imediatamente (10 minutos), qualquer acidente ou incidente / ocorrência anormal ambiental ou relacionada a Segurança do Trabalho ocorrido no empreendimento através dos seguintes meios:

Os dados a serem fornecidos no primeiro contato são:

a) Nome da vítima; b) Função; c) Empresa; d) Telefone; e) Tempo de função; f) Tempo de Empresa; g) Idade; h) Lesão; i) Região lesionada; j) Hora e local da ocorrência; k) Descrição do evento

Fulano de Tal Tel.: e-mail: x@y.com.br Ciclano de Tal e-mail: x@y.com.br Tel.: Ramais:

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Aprovação Eng. Antonio Fernando Navarro

Nota: No caso do Evento Não Planejado ter ocorrido impacto ambiental, devem ser fornecidas as seguintes informações:

- Tipo de ocorrência; - Área atingida;

- Mitigação – recursos já mobilizados

5.4 Comunicação Interna a Empresa

Comunicar aos órgãos internos da (nome da empresa), imediatamente (10 minutos), qualquer acidente ou incidente/ocorrência anormal ambiental ou relacionada a Segurança do Trabalho ocorrido no empreendimento conforme estabelecido no procedimento X - Comunicação de SMS

5.5 Emissão de CAT – Comunicado de Acidente do Trabalho

Para acidentes com ou sem afastamento, seguidos de mudança/restrição de atividade, deverá ser emitida a CAT. Esta deverá ser preenchida e registrada junto ao INSS.

Uma cópia da CAT deverá ser encaminhada a Fiscalização A CAT deverá ser emitida em 06 (seis) vias cujos destinatários são:

1ª via – ao INSS 2ª via – ao Consórcio QI 3ª via – ao segurado ou dependente 4ª via – ao sindicato de classe do trabalhador 5ª via – ao Sistema Único de Saúde – SUS 6ª via – a Delegacia Regional do Trabalho

5.6 Emissão de RENP – Relatório de Evento Não Planejado

Enviar a Fiscalização, até o 2º (segundo) dia útil após a ocorrência, RENP preliminar preenchido até o campo 20 mais a assinatura do SESMT no campo 29.

Aprofundar a investigação do evento de acordo com o item 6.8 deste procedimento. Os resultados deverão ser registrados no Relatório de Evento Não-Planejado Definitivo. O mesmo deverá ser entregue até o 7 º dia útil após a ocorrência, em duas vias e mediante

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