Procedimento de análise de acidentes e incidentes

Procedimento de análise de acidentes e incidentes

(Parte 4 de 12)

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Emitente Área

Aprovação Eng. Antonio Fernando Navarro

Guia de Remessa de Documentos Técnicos (GRDT). Após aprovação do documento e verificação da execução do plano de ação, a Coordenação de Segurança deverá solicitar do Cliente uma das vias do documento com todas as assinaturas devidas.

O modelo deste documento encontra-se no anexo I – RENP (Relatório de Evento Não Planejado)

Nota: Todas as assinaturas solicitadas neste documento são obrigatórias, independente do tipo de ocorrência. Exceto no campo 31, a obrigatoriedade será apenas em caso de acidente com restrição de atividade e afastamento.

5.7 Investigação e emissão de relatório de investigação de acidente, doença ocupacional, incidente com alto potencial e desvio crítico

5.7.1 Comissão de Investigação

É recomendável que a Comissão de Investigação seja formada em até 48 horas após o evento ou ocorrência.

A responsabilidade pela Formação da Comissão de Investigação é do Gerente de SMS da Construção

O Gerente de SMS da Construção deverá emitir documento criando a Comissão de Investigação, garantindo a sua autonomia e autoridade na condução da investigação e estabelecendo o prazo para entrega do relatório. A cópia deste documento deve ser enviada à fiscalização do Cliente.

O prazo para investigação não poderá ser superior a 15 dias, exceto quando a investigação depender de análise, avaliação ou informação que não possam ser obtidas dentro deste período. Neste caso, uma nova data de entrega deverá ser estabelecida de comum acordo entre a Fiscalização do Cliente / Empresa.

No caso de acidente com afastamento ou com restrição deverá solicitar ao Cliente a indicação de 1 membro para participar da investigação e análise.

Tipo de Documento Procedimento Específico Código do Documento

Título do Documento Acidentes e Incidentes

Revisão 01

Nº Doc/

Área

Emitente Área

Aprovação Eng. Antonio Fernando Navarro

5.7.2 Relatório de Investigação de Acidente/Incidente

O Relatório de Investigação de Acidente/Incidente adotado pela Empresa segue o modelo estabelecido no Anexo V. Este formulário deverá ser preenchido e arquivado.

Deverá ser encaminhada cópia do Relatório de Investigação para fiscalização do Cliente. 5.8 Boletim do Acidentado - BA

O boletim de Acidentado – BA (ver modelo no Anexo I) deve ser entregue em 02 (duas) vias até às 16hs:00min do dia vigente, ao Cliente.

Em caso de acidente com restrição, o BA deve ser diário;

Em caso de afastamento, a emissão do BA deve ser entregue até o 15º dia útil e esse deverá ser diária;

Após o 16º dia útil, enviar o BA semanalmente;

O BA de final de semana e feriado deverá ser acumulado e entregue no 1º dia útil subseqüente

O BA deverá ser emitido pelo Médico do Trabalho ou Profissional da área de Saúde. 5.9 Emissão de FPRAT – Formulário de Restrição de Atividades no Trabalho

Este documento (ver modelo no Anexo I) deverá ser emitido para casos de Acidentes sem Afastamento com Restrição de Atividades. Este deverá ser entregue no QSMS do Cliente em 2 dias úteis após o acidente.

No Anexo IV consta um Fluxograma do Procedimento de Restrição de Atividade no Trabalho.

5.10 Emissão de Documentos 5.1 Classificação dos Acidentes de Trabalho

Para efeito deste procedimento, os acidentes, as doenças ocupacionais, os incidentes e os desvios estão divididos em 4 classes de acordo com suas gravidades:

Classe 1:

Tipo de Documento Procedimento Específico Código do Documento

Título do Documento Acidentes e Incidentes

Revisão 01

Nº Doc/

Área

Emitente Área

Aprovação Eng. Antonio Fernando Navarro

- Desvios Sistêmicos; - Incidentes Sistêmicos.

Classe 2:

- Acidentes com Lesão sem Afastamento; - Acidentes com Lesão em pessoas da Comunidade sem Internação Hospitalar;

- Doenças Ocupacionais Controláveis e/ou Remissíveis;

- Acidentes com Impacto Menor ao meio ambiente;

- Acidentes com Dano de Pequeno Porte ao Patrimônio;

- Desvios Críticos;

- Incidentes com Alto Potencial.

Classe 3:

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