Comparativos entre os sistemas de injeção - Roberto

Comparativos entre os sistemas de injeção - Roberto

COMPARATIVO ENTRE OS PRINCIPAIS SISTEMAS DE INJEÇÃO ENCONTRADOS NA LINHA AUTOMOBILÍSTICA
MAGNETI MARELLI MOTRONIC MULTEC FIC
INFORMAÇÕES GERAIS
O Sistema Weber-Marelli que equipa as motorizações 994 e 1497 c.c, pertence à categoria dos sistemas de ignição eletrônica digital de avanço e distribuição estáticos com injeção eletrônica de tipo MPI (multpoint) semi-sequencial. O Sistema Bosch Motronic que equipa o motor 1998 c.c., 5 cilindros, 20 válvulas é injeção eletrônica do tipo seqüencial fasado. A injeção é seqüencial e fasada para cada cilindro Neste sistema de tipo semi-sequencial, o UCE pilota os eletroinjetores ligados em paralelo de dois em dois, os quais injetam, uma vez a cada duas rotações da árvore das manivelas Existem dois tipos de sistema de injeção o CFI (Injeção Central de Combustível) e o EFI ( Injeção Eletrônica de Combustível)
VERSÕES
> I.A.W - 1G7.SD10 p/ versões de 994 c.c. a gasolina M.P.I Bosch Motronic M 2.10.4 Multec - EMS EEC-IV / CFI - que é caracterizado por um único injetor
> I.A.W - 1G7.SA30 p/ versões de 994 c.c. a álcool EEC-IV / EFI - um injetor para cada cilindro
> I.A.W - 1G7.SD40 p/ versões de 1497 c.c. a gasolina
> I.A.W - 1GT.SA50 p/ versões de 1497 c.c. a álcool
SENSORES
> sensor da relação efetiva da mistura (Sonda Lambda) > sensor da relação efetiva da mistura (Sonda Lambda) > sensor da relação efetiva da mistura (Sonda Lambda) (O2) > sensor de oxigênio dos gases de escape (HEGO)
> sensor de detonação (01) > sensor de detonação (02) > sensor de detonação (KNOCK) - EFI
> sensor de posição da borboleta > sensor de posição da borboleta > sensor de posição da borboleta (TPS) > sensor de posição da borboleta (TPS)
> sensor taquímetro1 > sensor taquímetro1 > sensor de velocidade (VSS) > sensor de velocidade (VSS)
> sensor de temperatura do ar aspirado > sensor de temperatura do ar aspirado > sensor de temperatura do ar aspirado (JAU) > sensor de temperatura do ar aspirado (ACT)
> sensor de rotação e P.M.S. > sensor de rotação e P.M.S. > sensor de rotação > sensor hall do distribuidor
> sensor de temperatura do liquido de arrefecimento > sensor de temperatura do liquido de arrefecimento > sensor de temperatura do liquido de arrefecimento (CTS) > sensor de temperatura do liquido de arrefecimento (ECT)
> sensor de pressão absoluta > sensor do fluxo de ar (debímetro) > sensor de pressão absoluta (MAP) > sensor de pressão absoluta do coletor de admissão (MAP)
> sensor de fase > sensor de posição da árvore de manivelas (CKP)
ATUADORES
> 04 eletroinjetores > 05 eletroinjetores > 04 eletroinjetores > CFI (01 bico) / EFI (04 bicos)
> válvula reguladora de marcha lenta > válvula reguladora de marcha lenta > válvula reguladora de marcha lenta (IAC) > válvula reguladora de marcha lenta
> eletrováalvula interceptora dos vapores do combustível (válvula purga do caníster) > eletrovalvula interceptora dos vapores do combustível (válvula purga do caníster) > eletrovalvula interceptora dos vapores do combustível (válvula purga do caníster) > eletrovalvula interceptora dos vapores do combustível (válvula purga do caníster)
> eletrobomba de combustível > eletrobomba de combustível > eletrobomba de combustível > eletrobomba de combustível
> 02 bobina de ignição > 05 bobinas de ignição >01 bobina de ignição > transformador de ignição
> 04 velas > 05 velas > 04 velas > 04 velas
> eletrovalvula de comando do variador de fase 2
> aquecimento do corpo de borboleta 3
PINAGEM DA UNIDADE
SENSORES PARA BASE DOS CÁLCULOS DA RELAÇÃO AR-COMBUSTIVEL
> sensor de pressão absoluta > debímetro > sensor de pressão absoluta
> sensor de temperatura do liquido de arrefecimento > sensor de temperatura do liquido de arrefecimento
> sensor de temperatura do ar admitido > sensor de posição da borboleta > sensor de temperatura do ar admitido > sensor de temperatura do ar admitido
> sensor de rotação > sensor de rotação > sensor de rotação > sensor de posição da borboleta
> sonda lambda > sonda lambda
PARTIDA A FRIO
> corrige o tempo de injeção com base no sinal de temperatura do liquido de arrefecimento > corrige o tempo de injeção com base no sinal de temperatura do liquido de arrefecimento, da temperatura do ar aspirado, da tensão da bateria e do número de rotação do motor > corrige o tempo de injeção com base no sinal de temperatura do liquido de arrefecimento NÃO DEFINIU
ACELERAÇÃO
> potenciômetro da borboleta aceleradora > medidor do fluxo de ar > potenciômetro da borboleta aceleradora NÃO DEFINIU
> sensor de pressão absoluta > potenciômetro da borboleta aceleradora, no caso de avaria no medidor de fluxo de ar > sensor de pressão absoluta
> sensor de rotação / PMS > sensor de rotação / PMS
DESACELERAÇÃO
> sensor de posição da borboleta + atuador de marcha lenta (dash-pot) > posição da borboleta > posição da borboleta NÃO DEFINIU
> sensor de rotação do motor > sensor de rotação do motor > sensor de rotação do motor
CUT-OFF
> sensor de posição da borboleta > sensor de posição da borboleta > sensor de posição da borboleta NÃO DEFINIU
> sensor de rotação do motor > sensor de rotação do motor (quando superior a 1700 RPM)
> sensor de temperatura do liquido de arrefecimento, ao ultrapassar um pré estabelecido > sensor de temperatura do liquido de arrefecimento, ao ultrapassar um pré estabelecido
RECUPERAÇÃO DOS VAPORES DE COMBUSTÍVEL
> filtro de carvão ativado (caníster) onde a u.c.e. comanda a eletrováalvula proporcional a: - rotação do motor; - carga do motor; - tempo de injeção > filtro de carvão ativado (caníster) onde a u.c.e. comanda a eletrováalvula proporcional a: - rotação do motor; - carga do motor; - tempo de injeção > filtro de carvão ativado (caníster) onde a u.c.e. comanda a eletrováalvula proporcional a: - rotação do motor; - carga do motor; - tempo de injeção > válvula purga do caníster
CONTROLE DE IGNIÇÃO
> temperatura do liquido de arrefecimento > temperatura do liquido de arrefecimento > temperatura do liquido de arrefecimento > temperatura do liquido de arrefecimento
> temperatura do ar admitido > debímetro (fluxo do ar) > temperatura do ar admitido > temperatura do ar admitido
> pressão absoluta no coletor de admissão > sinal de rotação do motor > sinal de rotação do motor > sinal de rotação do motor
> abertura da borboleta aceleradora > abertura da borboleta aceleradora > abertura da borboleta aceleradora > abertura da borboleta aceleradora
> pressistências de detonação > dois sensores de detonação > sensor de detonação
> sonda lambda
> pressão absoluta no coletor de admissão > pressão absoluta no coletor de admissão
BOBINA DE IGNIÇÃO
> 02 bobinas, sendo uma para cada par de cilindros > 05 bobinas, sendo uma para cada cilindro > 02 bobinas, sendo uma para cada par de cilindros NÃO DEFINIU
>> resistência: > primário: 0,495 a 0,605 Ohm / > secundário: 6660 - 8140 Ohm >> resistência: > primário: 0,4Ohm
> seqüência de ignição 1-3-4-2 > seqüência de ignição 1-2-4-5-3
SENSOR DE FASE
> do tipo Hall (montado em correspondência com a polia da árvore de comando de válvula, lado escape
o 1º cilindro está a 78º antes do PMS juntamente com o sensor de rotações e PMS.
SENSOR DE ROTAÇÃO E P.M.S.
> do tipo indutivo > do tipo indutivo > do tipo indutivo
> está fixado do suporte do tencionador da correia dentada e fica de frente para a roda fônica de 60-2 dentes fixada na polia da árvore de manivelas > fixada próxima a roda fônica de 60-2 dentes situada no interior do bloco e fixada ao contrapeso posterior do virabrequim do motor. Deste modo o sensor é fixado no bloco do motor > o sensor e o disco de segmentos (roda fônica 60-2 dentes) estão montados na árvore de manivelas
> distância de 0,4 a 1mm do entreferro da roda fônica e da sonda do sensor > distância de 0,8 a 1,5mm do entreferro da roda fônica e da sonda do sensor > distância de 1 +/- 0,5mm do entreferro da roda fônica e da sonda do sensor
> resistência: 578 - 782Ohm > resistência: 774 - 946Ohm > resistência: 530Ohm +/- 10%
> informa o ponto de sincronismo do par de pistões 1-4 a 114º antes do PMS
SENSOR DE DETONAÇÃO
> 01 sensor situado ao lado dianteiro inferior do bloco do motor, do mesmo lado do filtro de óleo do motor > 02 sensores que estão situados no monobloco sob os coletores de admissão e respectivamente entre os cilindros 1-2 e 4-5 > 01 sensor que está localizado do lado esquerdo do motor
> identifica os pares de cilindros 1-4 ou 2-3 > identifica os cilindros 1 - 2 - 4 - 5
ATUADOR DE MARCHA LENTA
> tipo motor de passo > tipo motor elétrico > tipo motor de passo > no sistema CFI - motor de passo
> localiza-se ao lado da borboleta > localiza-se sobre a borboleta aceleradora > interligado a parte anterior da borboleta, e sua parte posterior, formando assim uma segunda passagem de ar > no sistema EFI - válvula solenóide
INTERRUPTOR INERCIAL DE SEGURANÇA 4
> localiza-se sobre o pedal de embreagem fixado na carroceria > localiza-se sob o banco do motorista no interior do habitáculo
1) sensor taquimétrico (sensor de velocidade do veículo) - é constituído por um sensor de efeito Hall e está situado na saída do diferencial Nota.: neste sistema é possível fazer a leitura de códigos de falhas sem a utilização de aparelhos, bastando somente "jampiar" os terminais "A" e "B" do conector de teste de diagnóstico > no sistema CFI o regulador de pressão é constituído de duas câmaras e uma mola calibrada em 1 bar (gasolina) e 1,5 bar (álcool) limitando o retorno do combustível
2) variador de fase - afim de obter um bom desempenho em termos de potência e regimes elevados e um bom torque a baixos regimes, neste motor foi adotado um variador de fase (com comando eletrônico hidráulica, para árvore de comando de admissão.
3) aquecedor do corpo de borboleta - está situado na parte superior do corpo de borboleta e constitui-se de um resistor PTC alimentado pela tensão da bateria > no sistema EFI utiliza-se um regulador de pressão com uma mola calibrada em 3 bar
4) interruptor inercial de segurança - em caso de colisão o interruptor que abre o circuito elétrico normalmente fechado interrompendo a ligação a massa da eletrobomba de combustível.
ESTÁ TABELA FOI CONFECCIONADA POR ROBERTO FIGUEIREDO - USO RESTRITO - FAVOR NÃO REPRODUZIR

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