Eletromagnetismo 4 . O GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física para o nível Médio

Eletromagnetismo 4 . O GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física para o...

(Parte 5 de 9)

7. Um ferro elØtrico tem uma potŒncia de 1000W e funciona ligado à tensªo de 110V.

a. calcule o valor da corrente elØtrica no circuito quando em funcionamento.

b. qual o significado do valor encontrado?

Contínua e alternada

Exercícios: geradores e outros dipositivos (1a parte)EXEXEXEXEXEXERC˝CIOS

Chegou a hora de fazer uma revisªo de tudo o que estudamos atØ agora sobre geradores de energia elØtrica.

( Lei de Faraday e de Lenz, modelo de corrente elØtrica)

25Exercícios: Lei de Faraday e de Lenz, modelo de corrente elØtrica

2. A figura deste exercício mostra uma espira condutora CDFG, colocada sobre uma mesa horizontal. Um ímª Ø afastado verticalmente da espira da maneira indicada na figura.

a) O campo magnØtico estabelecido pelo ímª em pontos do interior da espira estÆ dirigido para baixo ou para cima? b) As linhas de campo criadas pelo ímª, que atravessam a espira estªo aumentando ou diminuindo? c) Entªo, o campo magnØtico que a corrente induzida cria no interior da espira deve estar dirigido para baixo ou para cima? d) Usando a lei de Lenz determine o sentido da corrente induzida na espira.

5.Um transformador foi construído com um primÆrio constituído por uma bobina de 400 espiras e um secundÆrio com 2 0 espiras. Aplica-se ao primÆrio uma voltagem alternada de 120 volts.

a) Qual a voltagem que serÆ obtida no secundÆrio? b) Suponha que este transformador esteja sendo usado para alimentar uma lâmpada fluorescente ligada ao seu secundÆrio. Sabendo-se que a corrente no primÆrio vale i 1

= 1,5 A, qual Ø o valor da corrente i2 que passa pela lâmpada (suponha que nªo haja dissipaçªo de energia no transformador)?

4. Como Ø um transformador? Qual Ø sua funçªo?

1. Quando empurramos um ímª na direçªo de uma espira (figura a), o agente que causa o movimento do ímª sofrerÆ sempre a açªo de uma força resistente, o que o obrigarÆ à realizaçªo de um trabalho a fim de conseguir efetuar o movimento desejado.

a) Explique o aparecimento dessa força resistente.

b) Se cortarmos a espira como mostra a figura (b), serÆ necessÆrio realizar trabalho para movimentar o ímª?

3. Se deslocarmos um ímª permanente na direçªo de um solenóide, como indica a figura (a), o ponteiro de um galvanômetro ligado ao circuito se moverÆ no sentido indicado.

a) Como se explica o movimento do ponteiro do galvanômetro associado ao solenóide? b) Indique, nas situaçıes das figuras (b), (c) e (d), o que acontece com o ponteiro do galvanômetro e o sentido da corrente no fio do solenóide.

teste seu vestibular...

1. Uma corrente elØtrica que flui num condutor tem um valor igual a 5A. Pode-se, entªo, afirmar que a carga que passa numa secçªo reta do condutor Ø de:

a) 1C em cada 5sd) 1C em cada 1s b) 5C em cada 5se) 1C em cada 1/5s. c) 1/5C em cada 1s

2. Em uma seçªo transversal de um fio condutor passa uma carga de 10C a cada 2s. Qual a intensidade de corrente neste fio?

a) 5Ab) 20A c) 200A d) 20mA e) 0,2A

3.Uma corrente elØtrica de 10A Ø mantida em um condutor metÆlico durante dois minutos. Pede-se a carga elØtrica que atravessa uma seçªo do condutor.

a) 120Cb) 1200C c) 200C d) 20C e) 600C

4. Uma corrente elØtrica de intensidade 1,2 .10-6A percorre um condutor metÆlico. A carga elementar e = 1,6 . 10-19C. O tipo e o nœmero de partículas carregadas que atravessam uma seçªo transversal desse condutor por segundo sªo:

a) prótons: 7,0 . 1023 partículas. b) íons de metal: 14,0 . 1016 partículas. c) prótons: 7,0 . 1019 partículas. d) elØtrons: 14,0 . 1016 partículas. e) elØtrons: 7,0 . 1013 partículas.

7. Ao ligar dois fios de cobre de mesma bitola, porØm de comprimentos diferentes, numa mesma pilha, notei que o fio curto esquenta muito mais que o fio longo. Qual a explicaçªo para isto?

8. Ao ligar dois fios de cobre de mesmo comprimento, porØm de bitolas diferentes, numa mesma pilha, notei que o fio mais grosso esquenta mais que o fio mais fino. Qual a explicaçªo para este fato?

9. A intensidade da corrente que foi estabelecida em um fio metÆlico Ø i = 400 mA (1mA = 1 miliampŁre = 10-3A). Supondo que esta corrente foi mantida, no fio, durante 10 minutos, calcule:

a) A quantidade total de carga que passou atravØs de uma secçªo do fio.

b) O nœmero de elØtrons que passou atravØs desta secçªo.

10. Qual a intensidade de corrente elØtrica que passa por um fio de cobre durante 1 segundo, sendo que, por ele, passam 1,6 . 1019 elØtrons?

6. "Os metais de forma geral, tais como o ouro, o cobre, a prata, o ferro, e outros sªo fundamentais para a existŒncia da sociedade moderna, nªo só pelo valor que possuem, mas principalmente pela utilidade que tŒm."

De acordo com a frase acima, e baseado em seus estudos de eletricidade, qual a utilidade dos metais e em que sua estrutura cristalina os auxilia a terem esta utilidade.

7. Aproximando ou afastando um ímª de uma espira condutora retangular, a variaçªo do fluxo de induçªo magnØtica determina o aparecimento de uma corrente elØtrica induzida i.

Qual a figura que melhor representa a corrente elØtrica induzida?

a)( ) Ab)( ) Bc)( ) C d)( ) D e)( ) E

8. A figura mostra trŒs posiçıes secessivas de uma espira condutora que se desloca com velocidade constante numa regiªo em que hÆ um campo magnØtico uniforme, perpendicular à pÆgina e para dentro da pÆgina. Selecione a alternativa que supre as omissıes nas frases seguintes:

estÆo fluxo magnØtico atravØs da espira.
I - Na posiçªo (2), nªo hÆna espira.

I - Na posiçªo (1), a espira estÆ penetrando na regiªo onde existe o campo magnØtico e, consequentemente,

I - Na posiçªo (3), a corrente elØtrica induzida na espira, em relaçªo à corrente induzida na posiçªo (1),tem sentido a)( ) aumentando, fluxo, igual b)( ) diminuindo, corrente, contrÆrio c)( ) diminuindo, fluxo, contrÆrio d)( ) aumentando, corrente, contrÆrio e)( ) diminuindo, fluxo, igual

5. No esquema, a fig. (1) representa o movimento aleatório de um elØtron em um condutor. Após muitos choques, a maior probabilidade do elØtron Ø permanecer nas proximidades do ponto (A). Na fig. (2), o condutor estÆ submetido a um campo elØtrico. Assim o elØtron se arrasta sistematicamente para a direita, durante cada segmento da trajetória. Se o movimento dÆ conforme a descriçªo, Ø porque o campo elØtrico Ø:

a)( ) horizontal, para a direita b)( ) vertical, para cima c)( ) vertical, para baixo d)( ) horizontal para a esquerda e)( ) diferente dos casos citados acima

6. A lei de Lenz determina o sentido da corrente induzida. Tal lei diz que a corrente induzida:

a)( ) surge em sentido tal, que tende a reforçar a causa que lhe deu origem.

b)( ) surge sempre num sentido que tende a anular a causa que lhe dÆ origem.

c)( ) aparece num sentido difícil de ser determinado. d)( ) hÆ duas alaternativas certas.

e)( ) aparece sempre que alteramos a forma de uma espira

26 Alô,..., pronto.

Desculpe, engano!

Nessa aula vocŒ vai aprender como o som Ø transformado em eletricidade e depois recuperado como som

Alôpronto; desculpe ..... engano.

Quem nªo disse uma destas frases ao telefone! Mas quem sabe o que ocorre com a voz que vai e a voz que vem?

26Microfone e Alto-falante

(Parte 5 de 9)

Comentários