Eletromagnetismo 5 . O GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física para o nível Médio

Eletromagnetismo 5 . O GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física para o...

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ELETROMAGNETISMO para ler, fazer e pensar

30. Diferentes formas de comunicaçªo 31. Alô,...,pronto. Desculpe , engano! 32. Radio ouvintes 3. Plugados na Televisªo 34.Luz, câmara,..., A˙ˆO! 35.Transmissªo aØrea de informaçıes

36.Radiaçıes EletromagnØticas 37.Salvando e gravando 38.Tamanhos sªo documentos 39. Partículas e interaçıes 40. Exercícios

Leituras de Física Ø uma publicaçªo do

GREF - Grupo de Reelaboraçªo do Ensino de Física Instituto de Física da USP

Anna Cecília Copelli Carlos Toscano Dorival Rodrigues Teixeira Isilda Sampaio Silva Jairo Alves Pereira Joªo Martins Luís Carlos de Menezes (coordenador) Luís Paulo de Carvalho Piassi Suely Baldin Pelaes Wilton da Silva Dias Yassuko Hosoume (coordenadora)

ILUSTRA˙ÕES: Fernando Chuí de Menezes

MÆrio Kano

GREF - Instituto de Física da USP rua do Matªo, travessa R, 187 Edifício Principal, Ala 2, sala 305 05508-900 Sªo Paulo - SP fone: (011) 818-7011fax:(011) 818-7057 financiamento e apoio: ConvŒnio USP/MEC-FNDE

Sub-programa de educaçªo para as CiŒncias (CAPES-MEC) FAPESP / MEC - Programa Pró-CiŒncia Secretaria da Educaçªo do Estado de Sªo Paulo - CENP

A reproduçªo deste material Ø permitida, desde que observadas as seguintes condiçıes: 1. Esta pÆgina deve estar presente em todas as cópias impressas ou eletrônicas. 2. Nenhuma alteraçªo, exclusªo ou acrØscimo de qualquer espØcie podem ser efetuados no material. 3. As cópias impressas ou eletrônicas nªo podem ser utilizadas com fins comerciais de qualquer espØcie.

junho de 1998

30 Diferentes formas

de comunicaçªo

Vamos descobrir os mistØrios que envolvem as diferentes modos de comunicaçªo. Ordene as cenas de acordo com a linha do tempo.

30Som, imagem e telecomunicaçªo

No início deste curso, foi feita uma classificaçªo dos aparelhos e componentes que integram o que se pode chamar de "mundo da eletricidade".Isso permitiu a formaçªo de vÆrios grupos, que se constituiram em temas de estudo. Um deles foi o chamado elementos de comunicaçªo e informaçªo. A partir deste momento, faremos um estudo detalhado de alguns desses elementos.

RÆdio, TV, telefone, gravador, toca-discos, video,..., sªo exemplos de aparelhos que utilizamos para estabelecer a comunicaçªo. O telefone, por exemplo, permite a comunicaçªo entre duas pessoas, jÆ com o rÆdio e a TV, a comunicaçªo se dÆ entre muitas pessoas.

Com o telefone, as pessoas se comunicam diretamente enquanto que com rÆdio e TV a comunicaçªo pode ser feita "ao vivo" ou atravØs de mensagem gravada. Este œltimo tipo tanbØm inclui o video, as fitas cassetes e tambØm os cd’s.

Tais circuitos elØtricos tambØm utilizam o poste como apoio mas nªo estªo ligados aos circuitos residenciais e, por esse motivo, quando ocorre interrupçªo no fornecimento de energia, os telefones continuam funcionando.

Os telefones celulares, por sua vez, tŒm sua própria fonte de energia elØtrica: uma bateria, que fica junto ao aparelho. AlØm disso, tanto o som emitido como o recebido utiliza uma antena, atravØs do qual Ø feita a comunicaçªo. A partir da antena do aparelho telefônico, a mensagem Ø enviada a outras antenas que recebem e enviam a mensagem atØ que esta seja captada pela antena do outro aparelho .

Um aspecto interessante dos diferentes modos de comunicaçªo Ø que algumas vezes se faz uso de fios, enquanto outras envolvem o espaço.

Nos telefones comuns, por exemplo, a comunicaçªo entre os aparelhos Ø feita atravØs de fios que formam grandes circuitos elØtricos independentes da rede de distribuiçªo.

Os aparelhos de rÆdio portÆteis tambØm podem ter a possibilidade de usar fonte de energia próprias: as pilhas. Tais fontes, fornecem energia para a funcionamento dos componentes internos dos aparelhos. Outras vezes a fonte de energia Ø a usina e aí o aparelho estÆ conectado à tomada.Independente do tipo de fonte utlizada. Ø atravØs da antena que as mensagens sªo recebidas.

De forma semelhante ao rÆdio, a televisªo tambØm necessita de uma fonte de energia, que em geral Ø a usina quando o aparelho Ø ligado à tomada, para fazer funcionar seus componentes internos. Mas as mensagens, incluindo -se o som e as imagens, sªo recebidas atravØs de uma antena conectada ao aparelho. Tal antena, hoje em dia, pode ser interna, externa, coletiva, parabólica, dentre outros tipos.

Mais recentemente, as chamadas tv’s a cabo, rebecem as mensagens atravØs de fios e nªo mais por meio de antenas. Eles sªo especialmente colocados para esse fim e fixados aos postes de rua.

Nas comunicaçıes internacionais, seja por telefone ou TV, alØm das antenas locais se faz uso dos satØlites artificiais, colocados em órbita atravØs de foguetes, ficando a aproximadamente 40.0 km da Terra.

Eles recebem as mensagens e retransmitem para a Terra aos locais onde encontramse as antenas das estaçıes.

A energia de um satØlite Ø obtida com as baterias solares que cobrem as suas paredes exernas. Quando ele encontra-se na parte na sombra da Terra ele Ø alimentado pelas baterias.

exercitando...

1. Que elementos ou dispositivos ou aparelhos fazem parte dos sitemas de comunicaçªo que mais usamos nos dias de hoje? A figura ao lado Ø uma dica para vocŒ se inspirar na resposta.

2. Retome a figura que abre esta leitura (pÆgina 117) e procure numerÆ-las de acordo com o aparecimento de cada forma de comunicaçªo ao longo da história da humanidade.

3. Na comunicaçªo atravØs de sons hoje em dia, alguns dispositivos sªo comuns. Quais sªo eles?

4. Os micros computadores utilizam mensagens gravadas em diversos meios. Quais sªo eles?

6. Na comunicaçªo que utiliza rÆdio, as informaçıes chegam ao aparelho pela tomada ou pela antena?

7. No caso da televisªo, o som e a imagem chegam atØ o aparelho pela tomada, pela antena ou por ambas?

8.A presença de matØria entre a estaçªo transmissora de informaçıes e os aparelhos receptores Ø necessÆria para a ocorrŒncia da comunicaçªo de sons e/ ou imagens?

5. AtravØs do processo de magnetizaçªo, podemos gravar sons e imagens. Que dispositivos utilizam esta forma de guardar informaçıes?

31 Alô,..., pronto.

Desculpe, engano!

Nessa aula vocŒ vai aprender como o som Ø transformado em eletricidade e depois recuperado como som

Alôpronto; desculpe ..... engano.

Quem nªo disse uma destas frases ao telefone! Mas quem sabe o que ocorre com a voz que vai e a voz que vem?

31Microfone e Alto-falante

O microfone Ø um dispositivo utilizado para converter o som - energia mecânica - em energia elØtrica. Os modelos mais comuns possuem um diafragma que vibra de acordo com as pressıes exercidas pelas ondas sonoras.

No microfone de induçªo, as variaçıes de pressªo do ar movimentam uma bobina que estÆ sob açªo de um campo magnØtico produzido por um ímª permanente. Nesse caso, com o movimento, surge na bobina uma corrente elØtrica induzida devida à força magnØtica, que atua sobre os elØtrons livres do condutor.

Nos microfones mais antigos - os que utilizam carvªo - as variaçıes de pressªo do ar atingem o pó de carvªo, comprimindo-o e descomprimindo-o. Este pó de carvªo faz parte de um circuito elØtrico que inclui uma fonte de energia elØtrica. A compressªo aproxima os grªos de carvªo, diminuindo a resistŒncia elØtrica do circuito. Desta forma, a corrente elØtrica varia de intensidade com o mesmo rítmo das alteraçıes da pressªo do ar.

Atividade: Operaçªo desmonte

Arrume um alto-falante usado, que possa ser desmontado mas antes, observe-o e responda as questıes a seguir:

a. que materiais fazem parte de sua fabricaçªo? b. o que torna o alto falante tªo pesado? c. qual o elo de ligaçªo entre o cone de papelªo e abase? d. agora sim! abra o interior do alto-falante e verifique os demais compomentes

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