Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Imagem Institucional, Notas de estudo de Engenharia Informática

Texto de marketing sobre imagem institucional

Tipologia: Notas de estudo

2010
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 28/08/2010

diego-valadares-7
diego-valadares-7 🇧🇷

4.2

(6)

41 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Imagem Institucional e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Informática, somente na Docsity! UA P/ Prova. Universidade do Estado da Bahia - UNEB Departamento de Ciências Humanas - DCH Curso: Bacharelado em Administração de empresas Disciplina: Administração Mercadológica li Docente: Maria de Fátima Mascarenhas MATERIAL ACADÊMICO ELABORADO PELA DOCENTE SUPRACITADA COMO COMPLEMENTO AO CONTUDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA. IMAGEM INSTITUCIONAL Pode-se definir imagem institucional como um conceito ou um conjunto de opiniões subjetivas de um individuo, do público ou de um grupo social a respeito de uma organização. A imagem institucional é uma representação menial, consciente ou não, formada a partir de vivências, lembranças e percepções passadas e passíveis de serem modificadas por novas experiências. As imagens afetam atitudes e opiniões de um individuo ou grupo de indivíduos, mas podem também ser influenciadas e modificadas por atitudes e opiniões. A imagem de uma empresa ou organização ou de um órgão governamental junto a opinião pública influirá sobre compreensão e receptividade da população para com suas atividades e promoções. A imagem pode ser avaliada mediante técnicas de pesquisas (de motivação e de opinião) e eventualmente modificada e reforçada por técnicas e campanhas. As idéias que nos transmitem sobre determinado objeto são cortejadas como as idéias referenciais que temos sobre o mesmo e desse confronto vaí se formando a imagem que cada pessoa tem do objeto. A dificuldade para se obter aceitação pública de uma idéia é proporcional ao nível de mudança social que a idéia implica ou propõe explicitamente. Entre os fatores que explicam a resistência à mudança estão os hábitos, as tradições e o respeito pelo passado, a falta de informação e o risco que a mudança pode representar para os interesses atendidos pelo sistema vigente. O mesmo raciocínio se tem sobre imagem. Quanto mais fixa a imagem que uma pessoa faz de determinado objeto, mais difícil se torna convencê-la de que não corresponde à realidade. Existe uma tendência para as pessoas conservarem uma imagem já formada. As informações que a reforçam são facilmente absorvidas do que aquelas que a contrariam. Para mudar uma imagem torna-se necessária a cuidadosa elaboração de proposições que mudem as idéias nas quais o consumidor se apóia para avaliar a imagem que se preiende modificar. O estágio que se está vivendo agora não é mais o da ideologia do consumo servil, mas a etapa do nós-consumo de massa, voltando suas indagações para questões humanísticas, ambientais, voltados para o conceito de autogestão técnica. 1 IDENTIDADE VISUAL A imagem corresponde ao somatório de características institucionais, mercadológicas e organizacionais de uma empresa. Este conceito de imagem vem adquirindo nuances diferentes, de acordo com cada contexto sócio — poíítico - econômico que a sociedade atual atravessa. Em primeiro lugar a imagem da empresa está diretamente relacionada ao momento econômico. Isto porque, para uma empresa conseguir se manter no mercado, ela precisa possuir uma economia sólida e bastante equilibrada, para superar grandes crises financeiras que possam surgir no país. Na época da Revolução Industrial, por exemplo, as primeiras indústrias que surgiram e conseguiram manter seu espaço perante às outras, tinham que movimentar um enorme capital de giro que permitisse a sua ascensão. Para garantir manutenção deste capital, deveriam conquistar mercados consumidores, criando atrativos capazes de permitir através da concorrência, a sobreposição de uma sobre a to 2. MARKETING INSTITUCIONAL O marketing institucional aplica-se ao conjunto de trocas características do mercado simbólico. A essência do marketing institucional é, igualmente, a manutenção, sobrevivência e crescimento da insiituições que o praticam, ainda que sem fins lucrativos. O marketing institucional presta-se às atividades de “polimento da imagem das organizações”, na husca de sólida renutação e reconhecimento público para a empresa. Utilizado para formar, manter, consolidar ou mudar o conceito público de uma organização. A imagem, conceito que se popularizou crescentemente nas ciências das comunicações humanas a partir do início da segunda metade do século XX, é um conjunto de idéias que uma pessoa tem ou assimila a respeito de um objeto. No novo universo de relações, a palavra crescimento é substituída por conceitos de desenvolvimento integral da sociedade, pois além da preocupação com vendas, a empresa deve preocupar-se em sedimentar e manter seu conceito de credibilidade frente aos públicos. Por causa de iais mudanças sócio-econômicas, torna-se necessário reativar o marketing de produtos e o marketing social, racionalizando e economizando os custos da comunicação empresarial. Deve-se buscar a união de qualidade e confiabilidade do produto, e não trabalhar os dois separadamente. A época é de harmonizar a política do produto com a política da imagem institucional, ajustando as estratégias mercadológicas para parâmetros quantitativos e qualitativos, dentro de um planejamento de comunicação. É o retorno da ética negocial e da propagação de informações corretas. Deriva de todo esse cenário a responsabilidade social da empresa, comprometida que deve estar com o esforço de independência tecnológica, econômica e financeira do país, e crente no homem como princípio, meio e fim da sociedade e em suas instituições, reunindo não só produtos e compradores, bens e serviços, mas idéias que possam ser utilizadas em momentos de mudanças, de transformações na sociedade e nas organizações. 3. RELAÇÕES PÚBLICAS Tem como objetivo os públicos e a opinião pública. Possuem o caráter social, que não deve ser deixado de lado. Daí a quase obrigação de contribuírem para que as organizações direcionem sua dinâmica pela temática humana. Faz-se necessário que as ações sejam conduzidas por um planejamento adequado e coerente com as características inerentes de cada organização. O principal objetivo da divulgação é informar, procurando atender a fins primários e transparentes. Geralmente é sincera em propósitos e sistemática em detalhes. O objetivo principal da propaganda é persuadir, recorrendo a todos os meios possíveis para interferir no comportamento do público, buscando resultados sutis e subentendidos. Ardilosa em seus propósitos e pormenores, a propaganda faz valer o seu poder de persuasão: enquanto o divulgador é um informante neutro, propagandista é um “forjador de mitos”. A divulgação é um instrumento básico de RP para chegar diretamente e gratuitamente a milhões de pessoas, informando sobre políticas e atos organizacionais através da imprensa, obietivando boa vontade e compreensão dos públicos. As peças mais usadas para divulgação são o teaser, o press-kit e os press- release. Como as técnicas de divulgação não qarantem a certeza de cobertura necessária dos veículos de comunicação para as mensagens de relações públicas, o meio mais seguro seria a compra de espaço e tempo, recorrendo à propaganda institucional também chamada de propaganda de relações públicas. BIBLIOGRAFIA KOTLER, Philip & ROBERTO, Eduardo L. Marketing Social — Estratégias para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro Campus, 1992. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 3º edição. São Paulo. Summus, 1986. OLIVEIRA, Marinyze P. de & BRAGA, Ana Livia. Janelas e Imagens — Textos de Comunicação Contemporâneas. Salvador Contemporânea, 1995. PINHO, J. B. Propaganda Institucional - Usos e Funções da Propaganda em Relações Públicas. São Paulo. Summus, 1990. REGO, Francisco Gaudêncio Torquaio do. Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional - Conceitos, Estratégias, Sistemas, Estrutura, Planejamento e Técnicas. São Paulo. Summus, 1986. VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional — O Mercado de Idéias e Imagens. São Paulo. Pioneira, 1995.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved