(Parte 1 de 4)

Apostila AUTOCAD 3D

Heitor Nilton de Resende Júnior e-mail: hnrj18@yahoo.com.br

AutoCAD 3D

Autocad 3D – Heitor Nilton de Resende Júnior (hnrj18@yahoo.com.br) 2

1- Introdução03
2- Coordenadas03
2.1- Elevation03
2.2- WCS03
2.3- UCS03
3- Visualização04
3.1- Viewports04
3.2- Ferramentas de zoom04
3.3- Vpoint e DDVpoint04
3.2- DView05
3.3- Shade05
4- Superfície06
4.1- 3D Face06
4.2- 3D Objects07
4.3- EDGESurf07
4.4- REVSurf08
4.5- RULESurf08
4.6- TABSurf08
5- Sólidos09
5.1- Extrude09
5.2- Interference09
5.3- Revolve10
5.4- Section / Slice10
5.5- Union / Subtract / Intersect1
6- Edição12
6.1- 3D Array12
6.2- 3D Poly12
6.3- Align12
6.4- Chamfer13
6.5- Fillet13
6.6- Extend e Trim13
6.7- Mirror 3D14
6.8- Rotate 3D14
7- Fotorrealismo15
7.1- Landscape15
7.2- Lights15
7.3- Mapping16
7.4- Render16
7.5- Rmat16
7.6- Saveimg replay16
7.7- Scenes17
7.8- Stats17

AutoCAD 3D

Autocad 3D – Heitor Nilton de Resende Júnior (hnrj18@yahoo.com.br) 3

1- Introdução

O AutoCAD nos possibilita fazer desenhos em três dimensões, mas não podemos nos esquecer que os comandos vistos no AutoCAD 2D são em sua maioria imprescindíveis para a execução desses desenhos, já que a maioria dos projetos em 3 dimensões nada mais é do que uma evolução dos desenhos em duas dimensões.

Obs.: As barras de atalho (toolbars) mais utilizadas para se trabalhar em 3D são: 3D orbit, Shade, Solids, Solids editing, Sufaces, Modify I (editar polilinha). ). É muito importante saber transformar o contorno do desenho em duas dimensões em polilinha, pois a maioria dos comandos para transformação desse desenho em três dimensões precisa do objeto como uma entidade (polilinha).

2- Coordenadas

Para a representação de objetos tridimensionais no AutoCAD, são usados os eixos X,Y (utilizados nos desenhos bidimensionais) e o eixo Z, ficando assim, um ponto defino em três dimensões com as coordenadas (X,Y,Z).

As coordenadas cilíndricas são definidas por uma distância, um ângulo XY e uma altura

Z. Ex. 4<60,3.5 – indica que o ponto está a 4 unidades, um ângulo de 60º em XY e uma altura em Z de 3,5 unidades.

As coordenadas esféricas são definidas por uma distância, um ângulo no plano XY e um ângulo medido em relação ao plano XY. Ex. 4<45<30 – Indica que o ponto está a 4 unidades, um ângulo de 45º em XY e um ângulo de 30º a partir de XY.

2.1- Elevation Esse comando fixa o cursor numa determinada posição no eixo Z. O comando é acionado digitando-se elevation na linha de comando, depois digita-se a altura desejada.

2.2- O sistema World de coordenadas (WCS) Ao se fazer um desenho, todos os pontos tem como referência o sistema de coordenadas padrão do AutoCAD (WCS – World Coordinate System). Esse sistema é excelente para desenhos lineares simples.

2.3- Sistema de coordenadas do usuário (UCS – User Coordinate System) Muitas vezes, ao se desenhar em 3 dimensões é necessário fazer mudanças no desenho em outra face, que não seja a x,y da WCS. O UCS nos permite especificarmos as direções dos eixos, fazendo com que sempre estejamos desenhando em uma vista plana.

Os UCS criados para um desenho podem ser descartados, quando não forem mais necessários, ou podem ser salvos para uma utilização posterior (Desing Center).

Esse comando é acessado através do menu tools – new ucs, ou digitando ucs na linha de comando.

Opções de comando: - World – Ativa o sistema de coordenadas padrão (WCS).

- Object – Cria um novo UCS passando pelo objeto selecionado, e com o eixo x voltado para o ponto de seleção. - View - Cria um novo UCS paralelo a vista atual (tela).

- Origin – Muda a origem do sistema de coordenadas.

- 3Point – Cria um UCS solicitando um ponto de origem e as direções dos eixos X e Y.

- X/Y/Z - Cria um novo UCS, pela rotação do UCS atual em torno de um dos eixos.

AutoCAD 3D

Autocad 3D – Heitor Nilton de Resende Júnior (hnrj18@yahoo.com.br) 4

3- Visualização

3.1- Viewports É o comando onde você seleciona com quantas divisões na janela de desenho você deseja trabalhar, sendo que cada uma pode representar uma vista diferente do desenho. Esse comando é acionado através do menu view, viewports.

3.2- Ferramentas de zoom

- 3D pan – transforma o cursor em uma mão que possibilita mover a janela de desenho do AutoCAD. - 3D zoom – transforma o cursor em uma lupa que possibilita aumentar ou diminuir a vizualização do desenho. - 3D Orbit – possibilita girar a tela de desenho manualmente.

- 3D Continuous – possibilita girar a tela de desenho de forma contínua, a tela ficará girando até que se cancele o comando.

3.3- Vpoint e DDVpoint - Vpoint, esse comando muda a posição do observador em relação ao sistema de coordenadas. Opções de comando: rotate (muda a posição do observador através da rotação em torno da origem do sistema de coordenadas) e view point (espera por uma coordenada onde o observador será posicionado).

- DDVpoint é uma forma aprimorada do comando VPOINT. A diferença está na interface, pois o comando ddvpoint abre uma caixa de diálogos onde são indicados os parâmetros necessários.

Os dois comandos são acionados digitando-se vpoint ou ddvpoint na linha de comando. A imagem abaixo, mostra a janela aberta pelo comando ddvpoint.

AutoCAD 3D

Autocad 3D – Heitor Nilton de Resende Júnior (hnrj18@yahoo.com.br) 5

3.4- Dview Esse comando é baseado na idéia de existência de um observador e um alvo, onde o desenho é observado de forma dinâmica.

O comando é acionado digitando-se dview na linha de comando. Opções de comando: - Câmera – Gira a câmera (observador) em torno do objeto (alvo)

- Target – Gira o alvo em torno do observador

- Distance – Aproxima / Afasta o observador

- Points – Define a posição do alvo e do observador

- Pan – Arrasta o desenho lateralmente

- Zoom – Amplia / reduz a visualização do objeto,

- Twist – Gira o objeto em torno da linha câmera-alvo

- Clip – Produz um corte no objeto.

- Hide – Oculta as linhas não visíveis

- 2D wireframe Permite visualizar o desenho em forma aramada e transparente - 3D wireframe Também permite visualizar o desenho em forma aramada e transparente, só que com os eixos wcs-ucs coloridos.

- Hidden Essa visualização é similar a 3d wireframe só que ela “esconde” as linhas atrás do sólido. (linhas não visíveis daquele ponto)

- Flat shaded Coloca uma cobertura na superfície ou preenche todo o sólido, com um acabamento razoável.

- Gouraud Shaded Faz a mesma coisa do Flat Shaded, porém com um acabamento melhor. - Flat Shaded, edges on Combina o flat shade com wireframe. - Gouraud shaded, edges on Combina o Gouraud shaded com wireframe.

(Parte 1 de 4)

Comentários