Pesquisa de Marketing - Cap. 1 e 2

Pesquisa de Marketing - Cap. 1 e 2

(Parte 1 de 2)

Me. Alírio Nogueira Pesquisa de MarketingPesquisa de Marketing jacarenog@yahoo.com.br

Referências BibliogrReferências Bibliográáficas ficas

A MetA Metááfora do Icebergfora do Iceberg

Esta foto foi enviada por um mergulhador ao RigManagerfor Global Marine Drilling in St. Johns, Newfoundland, England.

Sófoi possível a obtenção desta preciosidade fotográfica porque o mar estava absolutamente calmo, não havia partículas em suspensão na água e o sol incidia diretamente sobre o iceberg.

O cliente, o mercado, a concorrência não é apenas aquilo que enxergamos deles...

O cliente, o mercado, O cliente, o mercado, a concorrência não a concorrência não é apenas aquilo que apenas aquilo que enxergamos deles...enxergamos deles...

O admirO admiráável mundo novovel mundo novo

Algumas conclusões da Assembléia Geral da World Future Society

Algumas conclusões da Assembléia Geral da World Future Society

Até2025, o mundo produzirá20 vezes mais mudanças do que as que aconteceram entre 1980 e 2000.

Até2025, o mundo produzirá20 vezes mais mudanças do que as que aconteceram entre 1980 e 2000.

As mudanAs mudançças esperadasas esperadas

As mudanAs mudançças esperadasas esperadas

No ano de 2020, 75% do PIB do Japão deveráser formado por produtos que nem sequer foram inventados.

No ano de 2020, 75% do PIB do Japão deveráser formado por produtos que nem sequer foram inventados.

As mudanAs mudançças esperadasas esperadas

A internacionalização das empresas;

A influência dos consumidores e cidadãos;

A educação e o desenvolvimento;

Os novos canais de informação;

A individualização crescente e a consciência do novo papel social das empresas contribuirão para o fortalecimento do conceito oriental do OKYOKASUMO (o cliente como senhor, convidado).

A internacionalização das empresas;

A influência dos consumidores e cidadãos;

A educação e o desenvolvimento;

Os novos canais de informação;

A individualização crescente e a consciência do novo papel social das empresas contribuirão para o fortalecimento do conceito oriental do OKYOKASUMO (o cliente como senhor, convidado).

Como a calça o tênis

Como a calça o tênis

Caso de aberturaCaso de abertura

A pesquisa no contexto do MarketingA pesquisa no contexto do Marketing

A Pesquisa éuma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras.

A Pesquisa éuma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras.

Algumas dAlgumas dúúvidas vidas

Qual éa participação de mercado da marca “X”na categoria de produto ?

Qual éa participação de mercado da marca “X”na categoria de produto ?

Qual éo perfil demográfico, socioeconômico e psicológico do consumidor do produto ?

Qual éo perfil demográfico, socioeconômico e psicológico do consumidor do produto ?

Qual éo grau de satisfação dos usuários com relação aos produtos e serviços ?

Qual éo grau de satisfação dos usuários com relação aos produtos e serviços ?

Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto, na percepção do usuário?

Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto, na percepção do usuário?

Quais as razões de rejeição / não uso do produto?Quais as razões de rejeição / não uso do produto?

Quais critérios eu posso utilizar para identificar e compor uma estratégia de segmentação de mercado?

Quais critérios eu posso utilizar para identificar e compor uma estratégia de segmentação de mercado?

Riscos para a organizaRiscos para a organizaçção ão DDúúvidavida

InformaInformaçção ão

Decisão Decisão

Hánecessidade de informações sistematizadas e obtidas por correta metodologia que venham indicar respostas para as dúvidas, suposições ou hipóteses.

A Pesquisa de Marketing irácolaborar para tornar as decisões dos executivos de marketing mais seguras, fornecendo informações objetivas, precisas e que atendam às suas necessidades.

A Pesquisa de Marketing irácolaborar para tornar as decisões dos executivos de marketing mais seguras, fornecendo informações objetivas, precisas e que atendam às suas necessidades.+=+=+=+= A importância da informaA importância da informaçção para ão para mktmkt

Quanto mais corretas as decisões, melhor a administraQuanto mais corretas as decisões, melhor a administraçção.ão. A importância da informaA importância da informaçção para ão para mktmkt

Atenção

Para minimizar a probabilidade de tomada de decisões erradas:

InformaInformaçções sobre o ões sobre o MixMixde de MktMkt

Preço PrePreççoo

Produto

Produto Produto

Comunicação

Comunica Comunicaççãoão

Distribuição Distribui

Distribuiççãoão

Mercado AlvoMercado Alvo

O papel da informaO papel da informaçção para ão para mktmkt

Marketing sem informação écomo um tiro sem usar a mira. Pode-se fazer um grande esforço, investir milhões, mas sem atingir os objetivos.

Marketing sem informaMarketing sem informaçção ão éécomo um como um tiro sem usar a mira. Podetiro sem usar a mira. Pode--se fazer se fazer um grande esforum grande esforçço, investir milhões, o, investir milhões, mas sem atingir os objetivos.mas sem atingir os objetivos.

Na era da informação o conhecimento passa a ser o grande diferencial das organizações.

Na era da informação o conhecimento passa a ser o grande diferencial das organizações.

Mas como conseguir informação relevante para o negócio? O primeiro passo éreunir os dados disponíveis e buscar transformá-los em informação.

Mas como conseguir informaMas como conseguir informaçção ão relevante para o negrelevante para o negóócio? O primeiro cio? O primeiro passo passo ééreunir os dados disponreunir os dados disponííveis e veis e buscar transformbuscar transformáá--los em informalos em informaçção.ão.

“A diferença entre dados e informações éque, enquanto os dados são coletáveis de fatos brutos, informações representam a organização seletiva e a interpretação imaginativa desses fatos”.

Theodore Levitt

Elementos de um sistema de informaElementos de um sistema de informaççõesões PROCESSADORPROCESSADOR dadosdadosdados informaçãoinformainformaççãoão fatos e estatísticasfatos e estatísticas dados organizados de modo que respondam às questões em aberto dados organizados de modo que respondam às questões em aberto

O papel da informaO papel da informaçção para ão para mktmkt

O que O que ééPesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing

Identificação das informações

Identificação das informações

Identificar e solucionar problemas de mkt

Identificar e solucionar Identificar e solucionar problemas de problemas de mktmkt

Coleta de dadosColeta de dados

Análise dos dadosAnálise dos dados

Disseminação dos dados

Disseminação dos dados

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing

Pesquisa de marketing éa identificação, a coleta,a análise a disseminação sistemática e objetivadas informações. Esse conjunto de ações éempreendido para melhorar a tomada de decisão relacionada à identificação e àsolução de problemas em Marketing.

Pesquisa de marketing éa identificação, a coleta,a análise a disseminação sistemática e objetivadas informações. Esse conjunto de ações éempreendido para melhorar a tomada de decisão relacionada à identificação e àsolução de problemas em Marketing.

O que O que ééPesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing

A Pesquisa de Marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e/ou descrever fatos ou de verificar a existência de relações presumidas entre fatos referentes ao marketing de bens, serviços e idéias, e ao marketing como área de conhecimento de administração.

A Pesquisa de Marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e/ou descrever fatos ou de verificar a existência de relações presumidas entre fatos referentes ao marketing de bens, serviços e idéias, e ao marketing como área de conhecimento de administração.

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing

Pesquisa de mkt

Pesquisa de mkt

Solução de problema

Solução de problema Identificação do problema

Identificação do problema potencial do mercado participação no mercado pesquisa da imagem características do mercado pesquisa de previsões tendências comerciais potencial do mercado participação no mercado pesquisa da imagem características do mercado pesquisa de previsões tendências comerciais pesquisa de segmentação pesquisa do produto pesquisa de fixação de preço pesquisa de propaganda pesquisa de distribuição pesquisa de segmentação pesquisa do produto pesquisa de fixação de preço pesquisa de propaganda pesquisa de distribuição

Processo de Pesquisa de Marketing Processo de Pesquisa de Marketing

1ªDefinição do problema1ªDefinição do problema 2ªAbordagem do problema2ªAbordagem do problema

3ªModelo de pesquisa3ªModelo de pesquisa

4ªTrabalho de campo 4ªTrabalho de campo

5ªPreparação e análise de dados5ªPreparação e análise de dados 6ªApresentação do relatório6ªApresentação do relatório

Processo de Pesquisa de Marketing Processo de Pesquisa de Marketing

FunFunçção da Pesquisa de Marketing ão da Pesquisa de Marketing

Principal objetivo do Marketing

Principal Principal objetivo do objetivo do

MarketingMarketing

Identificar e encontrar soluções para as necessidades dos clientes

Identificar e encontrar soluIdentificar e encontrar soluçções ões para as necessidades dos clientespara as necessidades dos clientes

Pesquisa de marketingPesquisa de marketing

Avaliar as informações necessárias e fornecer àgerência informações relevantes, precisas, confiáveis, válidas e atuais.

Avaliar as informaAvaliar as informaçções necessões necessáárias e rias e fornecer fornecer ààgerência informagerência informaçções relevantes, ões relevantes, precisas, confiprecisas, confiááveis, vveis, váálidas e atuais.lidas e atuais.

Tomada de decisão de marketingTomada de decisão de marketing

“Conjunto de componentes interrelacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório nas organizações.”

“Conjunto de componentes interrelacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório nas organizações.”

Sistema de InformaSistema de Informaççõesões

Sistema de InformaSistema de Informaçção de Marketing ão de Marketing

“Éum complexo estruturado e interagente de pessoas, máquinas e procedimentos destinados a gerar um fluxo ordenado e contínuo de dados, coletados de fontes internas e externas àempresa, para uso como base para a tomada de decisões em áreas de responsabilidade específicas de marketing.”

Cox& GoodCoxCox& & GoodGood

Sistema de InformaSistema de Informaçção de Marketing ão de Marketing

Conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir informações àqueles que tomam decisões de mkt continuamente.

Conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir informações àqueles que tomam decisões de mkt continuamente.

FONTES DE DADOSFONTES DE DADOSFONTES DE DADOS Macroambiente Concorrentes Mercado

USUÁRIOS DE MARKETINGUSUUSUÁÁRIOS DE MARKETINGRIOS DE MARKETING Analisam Planejam Organizam Decidem Executam Controlam

Sistema de Monitoração Ambiental

Sistema de Informações Competitivas

Sistema de Informações Internas

Sistema de Pesquisas de Marketing

Monitora Avalia Seleciona

Trata

Condensa Classifica

Armazena Atualiza Recupera

Analisa Interpreta Dissemina

Empresa Sistema de InformaSistema de Informaçção de Marketing ão de Marketing

Subsistemas do S I MSubsistemas do S I M

Processos estatísticos e modelos de decisão para apoios aos executivos.

Analítico do Marketing

Estudos específicos, projetos formais sobre problemas e oportunidades para o marketing.

Pesquisa de Marketing

Informações diárias dos executivos por meio de contatos com vendedores, distribuidores etc.

Inteligência de Marketing

Vendas, Custos, Despesas, Produção, Fluxo de

Caixa etc.

Relatórios Internos

Fornece dados sobreSistemas

ÉÉtica na Pesquisa de Marketing tica na Pesquisa de Marketing ClienteCliente

Pesquisador de Marketing

Pesquisador de Marketing EntrevistadoEntrevistado PúblicoPúblico

Questões a serem respondidas Questões a serem respondidas

1. Defina pesquisa de marketing. Quais os aspectos você destacaria nessa definição?

2. Descreva uma classificação de pesquisa de marketing. Dê exemplos.

3. Qual o papel da pesquisa de marketing na confecção e implementação de programas de marketing bem sucedidos?

4. Quais decisões o gerente de marketing toma? Como a pesquisa de marketing os ajuda a tomar essas decisões?

5. O que éum SIM -Sistema de Informações de Mkt?

A 1ªperua utilitária esportiva do mundo.

A 1ªperua utilitária esportiva do mundo.

Caso de aberturaCaso de abertura Outback

DefiniDefiniçção do problema ão do problema etapa mais importante do projeto de pesquisa; estabelece o curso de todo o projeto; envolve a exposição do problema geral e a identificação de componentes específicos do problema de pesquisa de marketing.

etapa mais importante do projeto de pesquisa; estabelece o curso de todo o projeto; envolve a exposição do problema geral e a identificação de componentes específicos do problema de pesquisa de marketing.

Tarefas envolvidas Tarefas envolvidas discussões com o T. D. (Tomador de Decisões);

entrevistas com os

expertsna empresa;

análise dos dados secundários; pesquisa qualitativa discussões com o T. D. (Tomador de Decisões);

entrevistas com os

expertsna empresa; análise dos dados secundários; pesquisa qualitativa

Auditoria do problema Auditoria do problema

1. História do problema.

2. Cursos alternativos de ação disponíveis para o T. D.

3. Critérios usados para avaliar os cursos alternativos de ação.

4. Natureza das ações baseadas na descoberta da pesquisa.

5. Informações para responder às perguntas do T. D.

6. Como cada item da inform. seráusado pelo T. D.

7. T. D. da cultura corporativa.

1. História do problema.

2. Cursos alternativos de ação disponíveis para o T. D.

3. Critérios usados para avaliar os cursos alternativos de ação.

4. Natureza das ações baseadas na descoberta da pesquisa.

5. Informações para responder às perguntas do T. D.

6. Como cada item da inform. seráusado pelo T. D.

7. T. D. da cultura corporativa.

AnAnáálise dos dados secundlise dos dados secundáários rios

No processo de definição do problema, a análise dos dados secundários deve sempre preceder a coleta de dados primários

No processo de definição do problema, a análise dos dados secundários deve sempre preceder a coleta de dados primários

Contexto Ambiental do problema Contexto Ambiental do problema informações passadas, previsões e tendências; recursos disponíveis e limitações operacionais; objetivos organizacionais e os pessoais do T. D. tem que se complementar; entendimento do comportamento básico do consumidor; considerações legais e reguladoras; implicações do ambiente econômico; habilidade de marketing e tecnológicas.

informações passadas, previsões e tendências; recursos disponíveis e limitações operacionais; objetivos organizacionais e os pessoais do T. D. tem que se complementar; entendimento do comportamento básico do consumidor; considerações legais e reguladoras; implicações do ambiente econômico; habilidade de marketing e tecnológicas.

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