Nbr14724 2005

Nbr14724 2005

(Parte 1 de 2)

©ABNT 2005

Segunda edição 30.12.2005

Válida a partir de 30.01.2006

Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação

Information and documentation – Presentation of academic works

Palavras-chave: Documentação. Trabalho acadêmico. Tese. Dissertação. Descriptors: Thesis. Documentation. Presentation documents.

ICS 01.140.40

Número de referência

ABNT NBR 14724:2005 9 páginas

ABNT NBR 14724:2005 i ©ABNT 2005 - Todos os direitos reservados

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Impresso no Brasil

ABNT NBR 14724:2005

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Prefácioiv
1 Obje tivo1
2 Referências normativas1
3 Defini ções1
4 Estrut ura3
4.1 Elementos pré-textuais4
4.1.1 Capa4
4.1.2 Lom bada4
4.1.3 Folha de rosto4
4.1.4 E rrata5
4.1.5 Folha de aprovação5
4.1.6 Dedica tória(s)5
4.1.7 Agrad ecimento(s)5
4.1.8 Ep ígrafe5
4.1.9 Resumo na língua vernácula5
4.1.10 Resumo em língua estrangeira5
4.1.1 Lista de ilustrações6
4.1.12 Lista de tabelas6
4.1.13 Lista de abreviaturas e siglas6
4.1.14 Lista de símbolos6
4.1.15 Su mário6
4.2 Elemento s textuais6
4.2.1 In trodução6
4.2.2 Desenv olvimento6
4.2.3 C onclusão6
4.3 Elementos pós-textuais6
4.3.1 Refe rências7
4.3.2 Gl ossário7
4.3.3 Apên dice(s)7
4.3.4 An exo(s)7
4.3.5 Í ndice(s)7
5 Regras gerais de apresentação7
5.1 For mato7
5.2 Ma rgem8
5.3 Espacej amento8
5.3.1 Notas de rodapé8
5.3.2 Indicativ os de seção8
5.3.3 Títulos sem indicativo numérico8
5.3.4 Elementos sem título e sem indicativo numérico8
5.4 Pagi nação8
5.5 Numer ação progressiva9
5.6 Cita ções9
5.7 Siglas9
5.8 Equações e fórmulas9
5.9 Ilust rações9

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Prefácio

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

A ABNT NBR 14724 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-14), pela Comissão de Estudo de Documentação (CE-14:001.01). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 02, de 28.02.2002, com o número de Projeto ABNT NBR 14724. Seu Projeto de Emenda 1 circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 03, de 31.03.2005.

Esta segunda edição incorpora a Emenda 1 de 30.12.2005 e cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 14724:2002).

NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 14724:2005

Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação

1 Objetivo

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos intra e extraclasse da graduação.

2 Referências normativas

As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como toda Norma está sujeita à revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento.

ABNT NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração ABNT NBR 6024:1989 - Numeração progressiva das seções de um documento - Procedimento ABNT NBR 6027:1989 - Sumário - Procedimento ABNT NBR 6028:1990 - Resumos - Procedimento ABNT NBR 6034:1989 - Preparação de índice de publicações - Procedimento ABNT NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Apresentação de citações em documentos ABNT NBR 12225:1992 - Títulos de lombada - Procedimento CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1983-1985. IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

3 Definições

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições: 3.1 abreviatura: Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras.

3.2 agradecimento(s): Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.

3.3 anexo: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

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3.4 apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

3.5 capa: Proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação.

3.6 citação: Menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. 3.7 dedicatória(s): Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

3.8 dissertação: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre.

3.9 elementos pós-textuais: Elementos que complementam o trabalho.

3.10 elementos pré-textuais: Elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.

3.1 elementos textuais: Parte do trabalho em que é exposta a matéria.

3.12 epígrafe: Folha onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

3.13 errata: Lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correções. Apresenta-se quase sempre em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso.

3.14 folha de aprovação: Folha que contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho. 3.15 folha de rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho.

3.16 glossário: Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

3.17 ilustração: Desenho, gravura, imagem que acompanha um texto.

3.18 índice: Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.

3.19 lombada: Parte da capa do trabalho que reúne as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira.

3.20 referências: Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

3.21 resumo em língua estrangeira: Versão do resumo para idioma de divulgação internacional.

3.2 resumo na língua vernácula: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.

3.23 sigla: Reunião das letras iniciais dos vocábulos fundamentais de uma denominação ou título. 3.24 símbolo: Sinal que substitui o nome de uma coisa ou de uma ação.

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3.25 sumário: Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

3.26 tabela: Elemento demonstrativo de síntese que constitui unidade autônoma.

3.27 tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar.

3.28 trabalhos acadêmicos - similares (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar - TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento e outros): Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

4 Estrutura

A estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Com a finalidade de orientar os usuários, a disposição de elementos é dada na tabela 1.

Tabela 1 — Disposição de elementos Estrutura Elemento Seção

Pré-textuais

Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)

4.1.1 4.1.2 4.1.3 4.1.4 4.1.5 4.1.6 4.1.7 4.1.8 4.1.9 4.1.10 4.1.1 4.1.12 4.1.13 4.1.14 4.1.15

Textuais Introdução Desenvolvimento

Conclusão

4.2.1 4.2.2 4.2.3

Pós-textuais

Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice(s) (opcional)

4.3.1 4.3.2 4.3.3 4.3.4 4.3.5

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4.1 Elementos pré-textuais Os elementos pré-textuais são apresentados conforme 4.1.1 a 4.1.15.

4.1.1 Capa Elemento obrigatório, onde as informações são transcritas na seguinte ordem: a) nome da instituição (opcional); b) nome do autor; c) título; d) subtítulo, se houver; e) número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; g) ano de depósito (da entrega).

4.1.2 Lombada Elemento opcional, onde as informações devem ser impressas, conforme a ABNT NBR 12225:

a) nome do autor, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com a face voltada para cima; b) título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor; c) elementos alfanuméricos de identificação, por exemplo: v. 2.

4.1.3 Folha de rosto Elemento obrigatório, devendo estar conforme 4.1.3.1 e 4.1.3.2.

4.1.3.1 Anverso da folha de rosto Os elementos devem figurar na seguinte ordem: a) nome do autor: responsável intelectual do trabalho; b) título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; c) subtítulo: se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois-pontos; d) número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume); e) natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; f) nome do orientador e, se houver, do co-orientador;

ABNT NBR 14724:2005 g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; h) ano de depósito (da entrega).

4.1.3.2 Verso da folha de rosto Deve conter a ficha catalográfica, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

4.1.4 Errata

Elemento opcional que deve ser inserido logo após a folha de rosto, constituído pela referência do trabalho e pelo texto da errata e disposto da seguinte maneira:

Folha Linha Onde se lê Leia-se 32 3 publiacao publicação

4.1.5 Folha de aprovação

Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto, constituído pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocadas após a aprovação do trabalho.

4.1.6 Dedicatória(s) Elemento opcional, colocado após a folha de aprovação.

4.1.7 Agradecimento(s) Elemento opcional, colocado após a dedicatória.

4.1.8 Epígrafe

Elemento opcional, colocado após os agradecimentos. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias (ver 5.5).

4.1.9 Resumo na língua vernácula

Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a ABNT NBR 6028.

Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em língua vernácula, digitado ou datilografado em folha separada (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, na língua.

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Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

Elemento opcional, elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

4.1.13 Lista de abreviaturas e siglas

Elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.

Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

4.1.15 Sumário

Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho, conforme a ABNT NBR 6027.

4.2 Elementos textuais Constituídos de três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

4.2.1 Introdução

Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

4.2.2 Desenvolvimento

Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.

4.2.3 Conclusão

Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

NOTA É opcional apresentar os desdobramentos relativos à importância, síntese, projeção, repercussão, encaminhamento e outros.

4.3 Elementos pós-textuais Os elementos pós-textuais são apresentados conforme 4.3.1 a 4.3.5.

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4.3.1 Referências Elemento obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6023.

4.3.2 Glossário Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética.

4.3.3 Apêndice(s)

Elemento opcional. O(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.

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