Aquecedores solar para chuveiros. Contrução Passo-a-Passo

Aquecedores solar para chuveiros. Contrução Passo-a-Passo

(Parte 1 de 5)

Manual de Instrução de

Manufatura e Instalação Experimental do

Aquecedor Solar de Baixo Custo

A S B C

Elaborado por SoSol - Sociedade do Sol

MANUAL DO USUÁRIO

Versão 3.0

Outubro 2008

A equipe da SoSol agradece o envio de observações e críticas para o rápido enriquecimento do presente manual.

tel: 11 3039-8317

e-mail: info@sociedadedosol.org.br

site: www.sociedadedosol.org.br

Antes de iniciar a montagem do ASBC leia atentamente todo o conteúdo deste manual. Aproveite e releia o conteúdo do site.

Sumário

1. Apresentação

1.1 Proposta

1.2 Garantia do ASBC

1.3 Histórico

2. O sistema ASBC

2.1 O princípio de funcionamento

2.2 Reservatório

2.3 Coletor - o principal componente de um aquecedor solar de água

2.4 Misturador de água quente e sistema de apóio térmico

2.5 Sistema hidráulico

2.5.1 Sistema hidráulico e as geadas

3. Manufatura dos componentes do sistema ASBC

3.1 Coletores

3.2 Reservatórios térmicos3.2.1 Descrição da montagem do reservatório térmico integral (só água quente)

3.2.2 Montagem do reservatório térmico misto (água simultaneamente quente e fria)

3.3 Componentes complementares do reservatório térmico

4. Instalação do sistema ASBC

4.1 Interligação dos coletores

4.2 Fixação e inclinação dos coletores

4.3 Interligação dos coletores com reservatório

4.3.1 Isolamento dos tubos de interligação

4.3.2 Proteção dos coletores solares antes do enchimento com água

4.4 Interligação entre o reservatório e o chuveiro elétrico

4.4.1 Configurações da interligação

4.4.2 Adaptação de registro para controle da torneira de bóia

4.5 Ligação do dimmer ao chuveiro

4.6 O boiler pré-existente

4.7 Peças e complementos de interligação

4.8 Enchimento do ASBC

4.9 Primeiro acionamento do ASBC

5. Comentários finais

5.1 Potabilidade da água fornecida pelo ASBC

5.2 Cuidados na operação

5.3 Manutenção

5.4 Lista com sugestão de fornecedores

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

1. Apresentação

1.1 Proposta

Este manual faz parte de um dos projetos da Sociedade do Sol, denominado Aquecedor Solar de Baixo Custo ou simplesmente ASBC. O ASBC é um projeto para livre utilização da população, cuja tecnologia, por sua simplicidade, não é patenteável. Seus principais objetivos são: melhoria social, preservação ambiental, conservação de energia, possibilidade de geração de empregos, economia financeira familiar e nacional (8 a 9% da demanda elétrica) e redução de emissões do gás estufa - CO2. Assim, as informações deste manual podem ser utilizadas e repassadas para outros interessados na montagem de um sistema ASBC.

As principais características do sistema ASBC são: possibilidade de manufatura em regime de "bricolagem" (autoconstrução) e o uso de material de baixo custo encontrado em lojas de construção. Com o auxílio do presente manual o leitor irá conhecer as peças, as ferramentas e os complementos necessários para realizar a montagem de um sistema ASBC com capacidade de aquecimento de 200 litros de água, que poderá atender a demanda de água quente para banho de uma família de 4 a 6 pessoas.

A Sociedade do Sol acredita que assim estará colaborando para que essa família reduza seus gastos com energia elétrica em pelo menos 30% dos valores atuais de consumo, ampliando sua auto-estima com o prazer de poder produzir em sua casa grande parte da energia térmica utilizada no banho.

Esperamos que o leitor consiga manufaturar (construir) seu sistema ASBC somente com as orientações disponíveis neste manual. Caso tenha dificuldades, a SoSol se coloca à disposição por meio de contato telefônico ou e-mail para colaborar nos esclarecimentos das eventuais dúvidas. Por outro lado, caso tenha interesse em conhecer melhor esse projeto o leitor está convidado a participar de um curso promovido nas instalações da SoSol, onde entre outras informações aprenderá detalhadamente a manufatura do sistema ASBC.

1.2 Garantia do ASBC

É importante frisar que o ASBC é um projeto experimental. Todos que assumirem a responsabilidade de manufaturar seu próprio ASBC, ou se dispuserem a prestar serviços a terceiros, devem estar cientes de que não poderá ser oferecida nenhuma garantia em relação à durabilidade das peças e à temperatura de funcionamento do sistema. Isto se aplica em especial às Placas de forro modulares de PVC integrantes dos coletores solares do ASBC, placas concebidas para serem instaladas em ambientes como escritórios e postos de gasolina.

Incluso no aspecto garantia está o correto conhecimento sobre a potabilidade, descrito no item 5.1.

1.3 Histórico

A idéia de acelerar o desenvolvimento do ASBC iniciou-se após a nossa equipe ser convidada pelo SEBRAE para ocupar o stand paulista na feira industrial da ECO 92, onde o primeiro protótipo ASBC foi publicamente apresentado. Naquele evento, dois grandes desafios ambientais eram discutidos: a redução dos gases poluentes e uso de tecnologia baseada em energia limpa.

De 1992 a 1998 a equipe se dedicou a pesquisas para transformar o protótipo num modelo de aplicação nacional. Com a oportunidade de agregar-se ao CIETEC - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP/IPEN, em janeiro de 1999, os desenvolvimentos se aceleraram muito e o primeiro modelo definitivo do ASBC foi apresentado publicamente no final do ano de 2001, em plena época do "apagão", período de racionamento de energia elétrica.

A possibilidade de aproveitar ou adaptar as instalações hidráulicas do chuveiro e a utilização de materiais de baixo custo, disponíveis no mercado, foi fundamental para esse avanço. Incluem-se entre esses materiais, o chuveiro elétrico, a caixa d’água, a placa de forro (divisória de PVC) e os tubos de PVC comuns. A associação dos materiais de baixo custo e o aproveitamento das instalações hidráulicas residenciais permitem o retorno do investimento de 4 a 8 meses.

Atualmente existem centenas de sistemas ASBC instalados em diversas cidades brasileiras, e um grupo crescente de monitores que prestam consultorias para as comunidades de sua região na montagem dos coletores e instalação dos sistemas. Porém a SoSol espera alcançar o alvo, no médio prazo, de ver instalado em cada lar brasileiro um modelo do ASBC.

2. O sistema ASBC

2.1 O princípio de funcionamento

(Parte 1 de 5)

Comentários