(Parte 1 de 11)

Prof. Agamenon Roberto TABELAPERIÓDICA w.agamenonquimica.com 1

01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de:

a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e) Eletroafinidade.

02) (EFEI-MG) As propriedades dos elementos são funções periódicas de sua (seu):

a) Massa atômica. b) Diâmetro atômico. c) Raios atômico e iônico. d) Número atômico. e) Número de oxidação.

03) Na tabela periódica, estão no mesmo grupo elementos que apresentam o mesmo número de:

a) Elétrons no último nível de energia. b) Elétrons celibatários ou desemparelhados. c) Núcleos (prótons + nêutrons). d) Níveis de energia. e) Cargas elétricas.

04) (UFAL) Para um elemento químico representativo (grupos A), o número de elétrons na camada de valência é o número do grupo. O número de camadas eletrônicas é o número do período. O elemento químico com configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p3 está situado na tabela periódica no grupo:

a) 3A e período 4. b) 3B e período 3. c) 5A e período 4. d) 5B e período 5. e) 4A e período 4.

05) (UF-PR) Os elementos representados pelas configurações eletrônicas I, I, II e IV pertencem, respectivamente, aos grupos da tabela periódica:

06) (UFAL) A configuração eletrônica do átomo de um elemento do grupo 2A da classificação periódica foi representada por 1s2xsy . Assim sendo “x” e “y” valem, respectivamente:

07) O período e o grupo em que situa um elemento de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3 são, respectivamente:

Prof. Agamenon Roberto TABELAPERIÓDICA w.agamenonquimica.com 2

08) Assinale a alternativa em que o elemento químico cuja configuração eletrônica, na ordem crescente de energia, finda em 4s2 3d3 se encontra:

a) grupo 3B e 2º período. b) grupo 4A e 2º período. c) grupo 4A e 5º período. d) grupo 5B e 4º período. e) grupo 5A e 3º período.

09) (UFPB) o período e o grupo em que se situa um elemento de configuração eletrônica a seguir são,

10) O subnível mais energético do átomo de um elemento químico é 4p3 . Portanto, seu número atômico e sua posição na tabela periódica serão:

1) (PUCCAMP-SP) O subnível de maior energia do átomo de certo elemento químico é 4d5 . Esse elemento é um metal:

a) representativo do 4º período da tabela periódica. b) representativo do 5º período da tabela periódica. c) de transição do 5º período da tabela periódica. d) de transição do 4º período da tabela periódica. e) de transição do grupo 5B da tabela periódica.

12) (Unimep-SP) Nos metais de transição interna, o elétron de diferenciação (o mais energético) se localiza no:

a) subnível “s”, da última camada. b) subnível “p”, da penúltima camada. c) subnível “f”, da antepenúltima camada. d) subnível “d”, da antepenúltima camada. e) subnível “g”, da penúltima camada.

13) (PUC-SP) Na classificação periódica, considerando-se uma sequência de elementos de transição, dispostos em ordem crescente de números atômicos, pode-se concluir que os elétrons vão sendo acrescentados sucessivamente na:

a) última camada eletrônica. b) penúltima camada eletrônica. c) antepenúltima camada eletrônica. d) última ou penúltima camada eletrônica. e) penúltima ou antepenúltima camada eletrônica.

14) Na classificação periódica, os elementos de configuração:

Estão, respectivamente, nos grupos:

c) IVB e IIA

a) IVA e IVB. b) IVA e IIB. d) IIA e IIB. e) IIB e IIA.

Prof. Agamenon Roberto TABELAPERIÓDICA w.agamenonquimica.com 3

15) (Uneb-BA) Um átomo apresenta normalmente 2 elétrons na primeira camada, 8 elétrons na segunda, 18 elétrons na terceira camada e 7 na quarta camada. A família e o período em que se encontra esse elemento são, respectivamente:

a) família dos halogênios e sétimo período. b) família do carbono e quarto período. c) família dos halogênios e quarto período. d) família dos calcogênios e quarto período. e) família dos calcogênios e quarto período.

16) Um elemento X tem o mesmo número de massa do 20Ca40 e o mesmo número de nêutrons do 19K41 .

Este elemento está localizado na família:

a) IA. b) IIA. c) VIA. d) VIIA. e) zero.

17) Os garimpeiros separam o ouro da areia e do cascalho fazendo amálgama com mercúrio. Recuperam o ouro usando um maçarico para volatilizar o mercúrio, o que contamina o meio ambiente. A revista

Ciência Hoje, de abril de 1990, divulgou a invenção de um “aparelho simples e barato que pode reduzir a poluição por mercúrio” nos garimpos. Levando-se em conta as propriedades físicas do ouro e do mercúrio, e que possuem, respectivamente, os seguintes subníveis como os de maiores energia: 5d9 e

5d10 . Pode-se afirmar que:

a) O mercúrio é elemento representativo e o ouro de transição. b) Estão em uma mesma família da classificação periódica. c) Localizam-se, respectivamente, nas famílias 1A e 2A. d) São elementos de transição externa. e) Ambos são elementos representativos.

“De todos os materiais recicláveis os metais são, sem dúvida, um dos mais vantajosos e lucrativos, pois, podem ser reciclados diversas vezes sem perder suas propriedades”. Os metais recicláveis podem ser divididos em dois grupos: Metais ferrosos e metais não ferrosos. Os metais não ferrosos, no entanto, são mais rentáveis e sua reciclagem é mais destacada. A grande estrela dos metais não ferrosos é o alumínio (Al: Z = 13). 18) (ACR-2002) Sobre o texto e temas relativos, analise as afirmativas abaixo:

0 0 Os metais constituem a maioria dos elementos químicos. 1 1 O alumínio é um elemento químico que se localiza na família 3A. 2 2 Encontraremos o alumínio no 3º período da classificação periódica. 3 3 Podemos afirmar que o alumínio é um elemento de transição.

4 4 Outros metais não ferrosos são: cobre e chumbo, que também são metais representativos da tabela periódica.

19) (PUC-PR) O subnível mais energético do átomo de um elemento químico no estado fundamental é

“5p4 ”. Portanto, o seu número atômico e sua posição na tabela periódica serão:

20) (Ufac) O número atômico do elemento que se encontra no 3º período, família 3A é:

Prof. Agamenon Roberto TABELAPERIÓDICA w.agamenonquimica.com 4

21) Observe os dados da tabela a seguir:

Átomo Nº de prótons Nº de elétrons Nº de nêutrons I 12 12 12 I 12 1 13

0 0 Os átomos são mesmo elemento químico. 1 1 São eletricamente neutros. 2 2 Têm número de massa 12. 3 3 São isótopos de elementos químicos diferentes.

4 4 São de um elemento de transição.

2) O estanho, Sn, está na família 4A e no quinto período da tabela periódica. A sua configuração eletrônica permitirá concluir que seu número atômico é:

23) Um elemento X é isóbaro do 20Ca40 e isótono do 19K41 . Este elemento está localizado na família:

a) IA. b) IIA. c) VIA. d) VIIA. e) zero.

(Parte 1 de 11)

Comentários